segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (27)

DIÁLOGO DESSE MAFUENTO ESCREVINHADOR COM GAZZETTA e PERGUNTAS AOS OUTROS TRÊS NA DISPUTA
Campanha política é um campo minado. Ótima para distanciar pessoas, pois durante esse período o acirramento de ideias corre solto. Não fujo do confronto e o faço abertamente, sem esconder de como penso e são minhas ações. Reproduzo abaixo um diálogo iniciado via facebook, quando li algo, respondi e hoje, durante o dia, uma troca de mensagens entre mim e o candidato CLODOALDO GAZZETTA - PV. Expus meu ponto de vista e mesmo não concordando com o dele, não posso negar, não fugiu do pau, respondeu, mesmo não tocando em alguns dos temas sugeridos por mim. Não tenho pretensão de polemizar, de questionar como sendo o único dono da verdade, algo arrogante e muito menos, de moralismo. Meu caminho é bem outro. O diálogo com o Gazzeta está aqui reproduzido:
Diego Willian, 13 anos, internauta participante do Grupo de Discussão no facebook, o “Acorda Bauru! Proteja o cerrado”, publica em 25/08, 21h31 o seguinte texto: “TODA MENTIRA É DESCOBERTA, AMIGOS DE BAURU, RODRIGO PREFEITO NÃO ESTÁ NA FRENTE, UMA AMIGA VIZINHA QUE LEVA AS FILHAS NA SORRI BAURU ME CONTOU QUE AS FILHAS DELA É QUE VOTARAM NA PESQUIZA A FAVOR DO PREFEITO, AS MENINAS TEM 7 E 8 ANOS, E AS DEMAIS CRIANÇAS QUE ESTAVAM LÁ, VEJAM SÓ QUE GRUPO DESSE CARA. NÃO ADIANTA MENTIR A VERDADE VEM A TONA. SOU GAZETTA SOU 43”. Eu, que nem sei o que sou, mas vejo algo muito semelhante em três candidaturas à prefeito de Bauru, vejo que Diego postou isso ao não concordar com pesquisa que coloca Rodrigo com quase 70%, Chiara e Gazzeta em torno de 5% cada nas intenções de voto em pesquisa encomendada pela TV Tem.

Respondo ontem, 26/08, logo ao acordar, às 6h11 e da seguinte maneira: “Diego - Todos mentem Uns mais, outros menos. Uns com mais perniciosidade, outros com menos, mas não existem os que não omitem o que realmente fazem. De Rodrigo você escancarou isso, de gente do DEM/PSDB, tudo o que de pior existe nesse país, os acordos mais espúrios e tudo acobertado pelos barões da mídia. E do tal do Gazzetta, o santo do pau oco dessa eleição, que gravita em todos esses salões e descaradamente vem a nós dizendo que é um ser diferente, que propõe o novo. Nada disso. É mais velho e arcaico que os demais, pois omite, oculta, esconde, escamoteia. O PV é um arremedo de partido e o que menos defende hoje é a questão ambiental. É uma sigla igualzinha a todas as outras. Quer um exemplo:  Natalino, o vereador de Bauru sempre votou, por imposição do partido, ao lado de tudo de ruim o que tivemos dentro da Câmara. Vá constatar e depois me diga: por absoluta imposição partidária. E só me responda algo: Quem são os que ditam as normas do PV na cidade? Não se iluda meu caro, dentre todos, o bom mocismo do Gazzetta é o puro lobo se fazendo de cordeiro. Um abracito do HPA”
O próprio candidato adentra o campo de jogo e ainda ontem, 26/08, às 23h54 me dá a seguinte resposta: “Prezado Henrique Perazzi de Aquino quando vc tiver pelo menos um mínimo de educação para falar das pessoas, vai merecer ao menos o meu respeito em responder aos seus questionamentos. Na vida como na politica a tolerância aos que pensam diferente de vc é essencial em para a boa convivência em uma sociedade democrática, pena que vc não deve ter a compreensão do que é civilidade, e do que é respeito”.

Foi doído, tanto que ao acordar hoje, 27/08, não perdi o apetite, mas respondi a ele ainda de barriga vazia, 7h53: “Gazzetta, te respeito, mas não te entendo. Minha civilidade tem limites. Enxergo e busco as respostas aos meus questionamentos nas entrelinhas. Posso lhe questionar disso aqui proposto (e não respondido) e muito mais. Tudo muito simples, como dois e dois são quatro: como alguém pode ser diferente, propor o novo estando inserido carnalmente com tudo o que é atraso e arcaico? Felizmente, o povo parece ter percebido isso. Com os pés em tanta canoas, uma hora é líquido e certo, o fim será o fundo do rio. Abracitos cordiais do HPA”.

Como já previa, Gazzetta não gostou e veio na sequência, 27/08, às 10h01 com essa: “Agora sim podemos dialogar com civilidade! Seus questionamentos agora merecem minha manifestação. O que vc não sabe é que meus pés continuam firmes e fortes no mesmo propósito que me trouxe para a politica. Continuo com os mesmos ideais que tinha, quando aos 21 anos entrei para o PV. Não sei sinceramente de onde vc tirou essa história de pés em várias canoas, ela é tão absurda, que vc vai precisar achar outro para aplicar sua tese, talvez o governo atual que imagino vc deve ser um defensor e admirador possa servir de exemplo para essas conjecturas. Se vc soubesse a dificuldade que temos para manter o partido com vida orgânica na cidade, e para colocar a Campanha na rua, que só é possível graças aos trabalho incansável da militância e dos jovens que nos ajudam neste processo, mesmo sabendo das dificuldades que vamos enfrentar com os esquemas que estão enraizados na cidade para que ela fique do jeito que está, suas colocações são tão absurdas que se tiver pelo menos a curiosidade, venha conhecer o único movimento partidária da cidade que vive de forma independente. Mas tudo bem, acredite se quiser! Quanto ao voto, ele não precisa ser conquistado de ninguém, as pessoas é que devem estar convencidas da cidade que elas querem morar e do projeto ideológico que melhor representa este sonho”.

Às 12h53 batuquei isso como resposta: “Gazzetta: Essa campanha tem algo que não bate. Quando vejo vc, Chiara e Rodrigo se dizendo diferentes um do outro, isso não condiz com a realidade. Todos são neoliberais, muito ligados ao tal do pensamento único vigente e fazendo o jogo acertado com e da minoria, em detrimento do da maioria da população. Veja só o seu caso, por exemplo. Primeiro tentou ser vice do Rodrigo, sem sucesso. Depois tentou o mesmo com a Chiara e até com o PSDB, idem. Por fim, tentou algo com o PTB (o Ricardo explica bem isso) e também nada conseguiu. A única e última opção foi se lançar da forma como o fez. E se tivesse optado por Rodrigo, hj seu discurso seria outro. Do que diz de Chiara e do PSDB percebo algo mais, não uma dura crítica, mas algo ameno. Isso tem motivo, sempre esteve ligado ao PSDB, tentou ser secretário de Estado, depois negociou assumir vaga na ALESP, com a saída de um deputado, que assumiria outro cargo e tu seria deputado. É sempre muito mais fácil fazer a crítica ao Governo Federal do que ao Estadual, ainda mais quando existem relações muito próximas, posicionamentos políticas similares aos tucanos. O PV em Bauru, com atuação na Câmara vota tudo em comum acordo com os tucanos e força seu único vereador, constrangido, a fazer o mesmo calado, com pífias explicações. Isso é ser diferente? O PV não é diferente de nenhum outro. Até seu presidente, o Penna, para continuar no cargo, age igual a qualquer outro. Onde está a diferença, me explique. É isso, nada contra sua pessoa, simpática, bonachão, agradável, mas quando o assunto é política, temos que ser duros, sinceros e honestos conosco mesmo. É o que faço. E querendo continuar o papo, estou à disposição. No final da tarde, repercuto essa conversa e um algo mais no meu blog, pois aqui no facebook ela já é mais do que pública. Um abracito do HPA”.
Como não podia deixar de ser, quem cutuca, recebe o troco. Ele chegou às 13:34 : “Prezado Henrique Perazzi de Aquino tá vendo como suas reflexões estão baseadas em fatos que não existem, e claro que sua visão fica totalmente distorcida da realidade. Quem te disse que alguma vez cogitei ser vice do Rodrigo ou da Chiara, talvez vc precise renovar seus contatos ou conversar com pessoas de credibilidade. Posso te dizer que fomos muito, mas muito mesmo assediados com facilidades para entregar o jogo, mesmo assim continuamos firmes e fortes com o mesmo propósito de apresentar um novo projeto para a cidade. Vale lembrar, que o PV foi a primeiro partido a dizer que teria candidatura própria, basta vc procurar um pouco nas mídias desde 2011. É verdade que conversamos com todas as agremiações partidárias, até porque fomos procurados por todos, uma hora para desistirmos da disputa, outra para compor na chapa proporcional. Não mudei de lado, nem de discurso, e nosso vereador na Câmara vota conforme seu pensamento individual, nunca fizemos qualquer policiamento ideológico, e somos cobrados por isso, ao contrário do que vc nos cobra, veja como engraçado são as coisas. Concordo com vc que o PV não é diferente de qualquer partido, mas, independente de sigla partidária eu continuo com os mesmos princípios, mesmo que vc e a politica tradicional da cidade tentem rotular. Grato”.

O que disse e o que o candidato disse pode ser facilmente comprovado, mentiras e verdades. Batuquei algo novo às 14h32: “Candidato: Meus fatos existem sim, estão aí. Vc diz ser verdade o que me escreveu, eu idem do que escrevi. Os fatos é que podem desmentir a um ou a outro. Nada me diz da proximidade quase umbilical ao que prega e faz o tucanato. É isso mesmo ou fantasio? Percebo isso pela observação atenta da ação sua e do PV. Triste isso, de ser cabo de força para algo maior. E se isso for mesmo verdade, me responda: Por que não unir forças numa só candidatura, DEM, PSDB e PV? Torço e o que me move é por um Brasil novo, mais justo, diminuindo as desigualdades, com ações claramente voltadas para a massa, hj enganada, ludibriada. E não vejo essa possibilidade em nenhuma dessas três candidaturas. Só isso e sendo sincero comigo mesmo, sou obrigado a mostrar isso quando instigado. Abracitos do HPA”.
Sua resposta veio logo a seguir, exatamente às 14h47 e de uma forma a encerrar o papo, ainda fugindo de responder a certas perguntas: “OK, agora sim esclarecido! Cada um acredita na versão que quer acreditar e na visão de cidade que quer defender! Com educação, o diálogo sobre qualquer assunto fica democraticamente legal! Abraços e boa sorte!”. Ficamos nisso.

Gostaria de poder fazer o mesmo com Chiara e Rodrigo (e também com o Paulinho). Lanço aqui somente uma pergunta (para começar o bate-papo com eles), como se jogasse uma garrafa ao mar em busca de encontrar alguém do outro lado.
PERGUNTA PARA CHIARA: Percebo que, em sua propaganda eleitoral, ao falar sobre a morte da adolescente no PS, procura livrar a cara do Hospital Estadual, jogando toda a culpa na Prefeitura. Acha certo isso? Por que não aproveita e discorre no mesmo programa todas as reclamações, que só não vieram a se transformar em óbito por pura sorte, da falta de atendimento no Estadual (lembra da fala da dra Tereza?). Pratica o protecionismo aos seus e crava estaca só no erro do adversário. É assim sua ação? E sobre uma declaração do deputado Pedro Tobias no seu programa, de que se eleita, tudo melhorará e o governo estadual terá outro posicionamento. Acha certo isso? Quer dizer, que se você perder, estaremos no mato sem cachorro? Não acha justo dar um puxão de orelha no deputado ou pensas igualzinho a ele, afinal ele disse isso no seu programa de TV?

PERGUNTA PARA RODRIGO: Composição partidária é mesmo um problema, chega de tudo, os ruins e os bons, os de um lado e de outro, os negociantes e os negociáveis. Conviver com isso não é fácil. Diga-me, foi percebido durante seu mandato que não consegues dizer não aos grandes que te ajudaram na campanha. Tem momentos em que é preciso contrariar esses interesses, não deixando eles imporem nomes desqualificados para cargos. Conseguirá fazer isso daqui para frente, mesmo não tendo feito até agora? Por que essa sua preferência para dentre os aliados, ficar sempre aos lado dos mais direitosos (posições conservadoras) e cada vez menos ao lado dos mais esquerdistas (posições progressistas)? Não acredita que seu governo poderia ter uma outra cara, se optasse pelo jogo ao contrário?
PERGUNTA PARA O PAULINHO: Você não acha que está perdendo uma grande oportunidade, quando fica martelando que o Governo Federal é isso e aquilo, instigando menos os três candidatos nos debates, deixando de mostrar o quanto cada um é parecidíssimo com o outro? Por que do comedimento? Esses debates ditos de “alto nível” é o que "eles" querem, sem provocações, sem o dedo na ferida, sem mostrar de fato a que vieram. Meu caro, se não fizer isso, você sabe, ninguém mais o fará. Quando um mediador como o empresário Duda, da TV Preve faz elogios rasgados a ti, vejo que algo de errado está acontecendo. É sua chance de ao provoca-los, cair nas graças do eleitorado e pelo menos deixar dois atrás de ti. O que está faltando para fazer isso?

Obs final: Todas as fotos ilustrativas desse texto foram tiradas por mim ontem, durante a 5º Parada da Diversidade, na avenida Nações Unidas, Bauru. São expressivas e nelas muita gente que gosto de ver pelas ruas, alguns amigos e outros, que mesmo desconhecidos, estavam deslumbrantes e merecedoras de um click. Pena fotografar tão mal.

7 comentários:

Anônimo disse...

parabéns H.P.A. pela sua iniciativa, ja que a midia convencional cuida de outros interesses que nao o de bem informar o povo.
lazaro carneiro

Anônimo disse...

Henrique

Num certo momento o Gazzetta quase assume tudo, hem? Esboça algo sobre seu próprio partido. Mais umas duas perguntas ele capitulava. Foi bom. A Chiara não toparia responder essas coisas. Não teria a nesma firmeza. Poderia por tudo a perder.

Alvarenga

Anônimo disse...

Suas fotos são boas, expressam tipos populares de Bauru num momento de festa. Só eu vi uns quatro conhecidos retratados e percebi o quanto perdi ficando em casa na tarde de domingo.

Quanto as perguntas: Gostei demais da expressão que usaste para o Paulinho - Elogiado dessa forma, por tudo e por todos é sinal de que algo está errado. Ainda dá tempo de mudar e desconcertar os debates. Paradões e chatos, precisa do algo novo.

Aurora

Anônimo disse...

caro Henrique
N~~ao sei se postar isso aqui é o mais adequado, mas preciso desabafar.
Acabo de ouvir a candidata Chiara falando pelo rádio, numa entrevista para a 94 e lá algo claro. Ela na sua campanha faz duras críticas ao DAE, criticando a atual administraçl~~ao por tudo o que de ruim lá acontece e ao mesmo tempo sabe que a Saúde de Bauru está do jeito que está por causa de roubalheira no Base, patrocinada por gente do PSDB, que está com ela, seu vice é desse partido. Ela critica um, que é contra ela e n~~ao aceita discutir o ruim que está no colo dela. Fraca. Nunca ela irá criticar o ser Pedro Tobias e ele precisa ser encostado na parede, pois tudo nasceu na Saúde com gente dele lá dentro. N~~ao gostei do que ouvi vindo dela.

Paulo Lima

Ana Maria Muniz disse...

Parabéns, Henrique!

Se possível, gostaria que você questionasse os candidatos também quanto às propostas que têm ( deveriam ter) com relação aos animais. Já passou da hora de Bauru ter um programa de castracao de animais de rua, por exemplo. É um absurdo! As ONG's lutam como podem, individualmente muitas pessoas "enxugam gelo" e o poder publico se omite. Não sou atenta como você, mas procure a Beatriz da ONG VIDA DIGNA, informe-se sobre a matança cometida em certa época no CCZ e "cutuque as onças"! Não conheco pessoalmente a Beatriz, na época acompanhei o caso pelos jornais. Um abraço!

Anônimo disse...

"A corrupção é uma estrutura. É maneira pela qual você chega ao poder. Chegar com 20 partidos ao poder é porque ele está totalmente fatiado. A chance de você criar um processo democrático na relação Estado/sociedade é completamente eliminado."

Marcelo Freixo, candidato do PSOL à prefeitura do Rio de Janeiro. E, não, ele não está falando sobre a coligação do Rodrigo Agostinho.

Almir Ribeiro

Anônimo disse...

CAVALETE, CARRO DE SOM, PANFLETOS NA RUA, PROP. RIDICULA. O CANDIDATO TEM QUE CONVERSAR TETE A TETE., FAZER REUNIÕES, PORTA DE FABRICA, RESIDENCIA, DISCUTIR A CIDADE, OLHANDO SEMPRE NO OLHO. POLUIÇÃO VISUAL E PANFLETOS NAS RUAS E QUINTAIS, JÁ ERA.

GILBERTO TRUIJO