quinta-feira, 16 de agosto de 2012

UMA MÚSICA (89)
UMA ROSA DANDO SEUS FIRMES PASSOS HOJE EM BAURU
Um evento grandioso estará ocorrendo durante o mês de agosto em várias unidades do SESC, é o FESTIVAL SESC JAZZ & BLUES. Por aqui, o show de maior monta ocorrerá hoje. A baiana ROSA PASSOS, cantora, compositora e violinista é dessas peças raras, que passam despercebidas pela maioria do público, mas para quem a conhece, impossível não ver em seu trabalho algo inigualável. Uma deusa da boa música. Tudo estará sendo oferecido ao público de forma gratuita e hoje em dose dupla, pois às 20h quem sobre ao palco é o grupo paulista TRIO CURUPIRA e na sequência, 21h30 é a hora de mergulhar (ou seria rosear?) com gosto e desbragadamente numa das vozes mais encantadoras do país. Ela não vem só e um dos inseparáveis a acompanhá-la é o violão de LULA GALVÃO, outro mestre, também pouco conhecido do grande público.
Como perder isso? Para mim, praticamente impossível. O Brasil perde muito por desconhecer essa gente, ainda oculta. Quem toca Rosa Passos hoje? Por aqui, somos privilegiados, pois temos duas FMs, a Unesp e a Veritas, dois persistentes divulgadores da boa música. Deixemos a preguiça de lado (meu amigo Lázaro Carneiro, alega sempre isso para deixar de botar o bloco na rua, mas hoje quero botar fogo nos seus calcanhares e fazê-lo tirar a bunda da poltrona) e vamos gratuitamente curtir algo inigualável dentro da música brasileira. Por onde passo instigo pessoas a comparecerem hoje no SESC. Fiz isso com o baterista Nino, outro mestre, morador de Jaú, que deve arrastar suas baquetas para o lado de cá do rio Tietê na noite de hoje. Tudo vale a pena, ainda mais se for para ver e ouvir essa rosa (será que pode cheirar?).
Já escrevi aqui tempos atrás que uma das interpretações dela que mais me encanta é PARIS: DE SANTOS DUMONT AOS TRAVESTIS (http://www.youtube.com/watch?v=SSQ2AmMdEfY) , letra divinal de Aldir Blanc e Moacyr Luz, um suingado rebolado explicando da mistura portuguesa com o francês. Na voz dela tudo fica mais lindo. Impossível não gostar. Eu não gosto, adoro. Tenho aqui no mafuá dois CDs dela, o FESTA (Velas, 1994) e o PANO PRA MANGA (Velas, 1996) e sempre gasto a ambos de tanto escutar. Dias desses ao comentar do show numa roda, ouço da amiga Rose Barrenha, que o Décio Bassan (falecido dias atrás) a tinha como uma de suas preferidas. Vai ter bom gosto assim na...
Ouçam-na cantando FEITIO DE ORAÇÃO, do NOEL ROSA, junto de nada menos que RON CARTER clicando a seguir no: http://www.youtube.com/watch?v=wUKPddvZx9s. Para deleite de quem gosta dessas iguarias mais do que picantes, aqui ela toca e canta um clássico do Bosco e do Aldir, o PRET A PORTER DE TAFETÁ (http://www.youtube.com/watch?v=SM6gx4-C75A). Dá para não gostar disso? Impossível. Tem mais, algo de sua lavra, a CAUSA PERDIDA (dela e do maior poeta vivo no país, ALDIR BLANC): http://www.youtube.com/watch?v=fAGiS_kQWd4. Seu show não é só de voz, é também muito de cordas, principalmente violões. Melhor show do mês por aqui, sem tirar nem por. É disso que gosto, e muito. Não tinha como escrever de outra coisa no dia de hoje, pois nada de mais importante acontece por aqui e na região além disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Foi lindo demais.
Estive lá e a abracei como nunca tinha feito antes com um artista, desses que consideramos e temos como ídolo.
Que voz, hem?
Que belo time e o filho a acompanhá-la, um grande músico. Achei lindo ela em cada m´suica, abrir espaço para que cada m´suico fizesse um solo só dele.
E as rosas, que lindo, não?
Uma mesa no palco e ela distribuindo rosas para os fãs.
Sai de lá encantada e mais ainda após conhecê-la pessoalmente.
Tirei fotos e só não comprei um CD porque os dela havia acabado no show que fez antes, numa outra cidade.
Quero agora conhecer melhor o trabalho dela. E ver todos os mísicos de Bauru a reverenciando é a cverteza de que realmente ela é tudo isso que dizem.

E seu blog sempre presente.

Cleide B. Silva

Anônimo disse...

rosa passos é show.

aldo wellicham

Anônimo disse...

Querido Henrique,
Obrigada pelas palavras carinhosas que você escreveu a meu respeito!
Adorei conhecer você!
Acabei de pedir para você me adicionar.
um beijo
EROSA PASSOS.