terça-feira, 21 de agosto de 2012

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (58)

PARA MIM, DEBATE DE “ALTO NÍVEL” É ALGO FRIO, INSOSSO, INODORO E INSÍPIDO*
* A charge diz tudo: ouça, esmiuçe, investigue seu candidato e só sacramente após ter absoluta certeza. É do Gilmar.
Um debate aconteceu ontem em Bauru entre os quatro candidatos à prefeito de Bauru. Patrocinado pelo grupo facebookiano denominado “Vivendo Bauru”, bancado, dirigido, comandado e articulado pelo publicitário Renato Senis Cardoso. Nada contra esse ou aquele grupo patrocinar debates. Eu, particularmente não sei se isso acrescenta algo mais do que todos já sabemos dessas quatro pessoas e suas propostas, nada mirabolantes, reafirmo. Perco pouco tempo com isso e acredito, que mesmo agindo dessa forma não estou menosprezando, muito menos não dando a devida importância para essa eleição. Eu até quero dar, mas é que a ladainha de que um é diferente do outro, faria melhor, escolheria outro caminho, teria outra rota me dói, pois dos quatro, três são muito parecidos, Rodrigo, Chiara e Gazzetta. Paulinho é diferente, mas sem nenhuma chance dentro do esquema atual. Não espero nada além do trivial desses três. O que vejo é que, com alguns a coisa pode até piorar. Bauru não merece isso. Hoje, todos são santos (do pau oco, viu!), amanhã será um deus nos acuda, pois todos já vimos esse filme. Bonitinhos por fora, mas pão bolorento por dentro, pois ocultam segredos inconfessáveis aos pobres mortais. Por isso, prefiro ficar na minha, quieto e reservado. O que gostaria de ver acontecendo na cidade, tenho absoluta certeza que nenhum dos com condições de ganhar farão. Nada de revolucionário, de cutucar quem deve ser de fato cutucado, de abalar as estruturas, de propor o realmente novo e inovador. Tudo de conformismo e adaptação ao modelo vigente, com alguma reforminha, como essas que faço aqui em casa, meras escoras para a casa não cair de vez.

Tive coragem de assistir trechos do debate e da afirmação de todos: “Foi um bom debate, de alto nível”. Só por isso, da forma como foi colocado, vejo que se todos os demais forem iguais a esse não preciso assistir a mais nenhum, serão todos iguais. Vamos cuidar de nossas vidas e fazer outra coisa. Quero que os candidatos saiam de lá incomodados, com a pulga atrás da orelha, com perguntas desconcertantes, questionamentos que gaguejarão ao responder, irritados até o último fio capilar, pois do contrário, confesso, já estou saturado da previsibilidade. Pecaram os entrevistadores pela falta de coragem de instigar, provocar e cutucar. Fizeram algo bonito, merecedor de elogios pelo ajuntamento de pessoas da cidade nos bastidores, mas não inovaram no formato.
Já do grupo “VIVENDO BAURU” algumas considerações. Colo abaixo algumas das postagens feitas pelo Renato lá no grupo: “Jornalistas interessados no agronegócio: Montamos o grupo Agronegócio e estão todos convidados a postar artigos técnicos no grupo e convidar empresário do ramo. Link ao site www.expoanimais.com.br”, não conseguiria permanecer atuante num grupo que apoia o agronegócio, que tanta infelicidade leva ao homem do campo.Tudo acertado entre governo do Estado e prefeitura municipal. Pelo link http://www.baurunapolitica.com/2012/08/hb-e-repassado-prefeitura-de-bauru.html Hospítal de Base é repassado à Prefeitura de Bauru”, esse foi publicado sem nenhum outro comentário, como se tudo estivesse ocorrendo e da melhor forma possível na transferência da AHB para o Governo Estadual. “Sabesp em Bauru e Hospital de Base para a Prefeitura: arranjo perfeito e não se fala mais nisso”, aqui uma clara demonstração de que o dirigente do grupo é sabespiano de carteirinha e comunga das idéias privatistas para o setor da água e, consequentemente, de tudo o mais. Acredito não haver imperfeição maior que essa. Continuarei recebendo posts desse grupo (e até respondendo a algumas, debatendo se possível for), mas deixo claro, não coaduno com as principais ideais do seu núcleo gestor. As minhas são exatamente no oposto disso.

Para encerrar, posto como ilustração ao texto algo presenciado domingo na feira e faço questão de registrar, o amigo Aldo Wellicham desfilando com uma pomposa camiseta de descrédito a tudo o que se refere ao quesito eleitoral (da forma como se apresenta). Fotografei e deixo aqui registrado como mais uma dica: ele me disse comprar a camiseta por meros R$ 9 reais, a impressão segue a reprodução de sua idéia e foi feita numa loja de galerias na rua Batista, mais uns R$ 10 reais. Depois é só fazer como ele, ter a coragem suficiente para sair garbosamente expondo-a pelas ruas. Faz o maior sucesso por onde passe.

UM LANÇAMENTO: Márcio ABC, o jornalista da TV Tem, e ex do Bom Dia lança mais um livro hoje na cidade, dessa vez o romance “PATER”, passado no governo Collor e esmiuçando a conflituosa relação de um coronel do Exército e seu filho, líder estudantil. Fica a dica, mas como pego estrada nesse momento e só volto altas horas, não tenho como compartilhar do abraço com ele. O faço depois. É gente de Bauru escrevinhando de forma avassaladora, contínua e desestressante. Amanhã aqui, três poemas de outro escrevinhador, esse poeta, Lázaro Carneiro, um que escreve como poucos, mas encontra pouco espaço para publicar. O outro lado da mesma moeda.

8 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Você é uma cara legal, porque joga limpo. Não esconde o que pensa. Tem quem goste e quem desgoste. Seu posicionamento sobre o referido grupo é salutar. Não é um fechar de portas, é um posicionamento, deixando claro o que pensa e como pensa. Não sei se eles entenderão dessa forma, mas fez e bem feito a sua parte. Seu texto é bom para abrir os olhos da imensa gravitação de um um lados para outros nos muitos grupos no facebook. Já do debate, que não vi e vou procurar assistir, ri da sua conclusão, a de que se todos concordaram que foi de alto nível é porque faltou sangue. É isso mesmo, faltou sangue no debate? Brincadeira, viu!

Paulo Lima

Anônimo disse...

Hoje tem o da Batra. Assista.

Rosângela

Anônimo disse...

a coragem e a criatividade do ALDO me causou inveja, quanto as minhas poesias vou fazendo e distribuindo as pelos blogs da vida, já que editar um livro é coisa para grandes escritores.
mas, agradeço a lembrança.
um forte abraço.
lazaro carneiro.

Reynaldo disse...

Henrique, mesmo morando longe do Brasil da pra perceber que infelismente Bauru esta a pe em material de administracao. E ja faz tempo. Eu tenho o meu ponto de vista a respeito disto tudo baseado nas materias que saem nos jornais de Bauru,nas suas materias e opinioes a respeito deixadas aqui no Blog, comunidades de Bauru no Facebook e outros veiculos de informacao. E mais, eu nunca senti Bauru tao mal administrada com ela vem sendo nas ultimas administracoes. Outro dia eu assisti pela TV Preve uma reuniao da Camara dos vereadores...sinceramente la se salvam o quanto muito uns tres veradores que parecem trabalharem serio, os demais sao uma verdadeira piada, pra nao dizer simplesmente ridiculos. Deu pra perceber alguns dormindo, outros nenhum pouco interessados sobre o que um colega deles estava falando. Alguns vereadores mal sabem se expressarem, dando a entender que mais parecem estararem preocupados com o salarios deles do que defenderem os interesses dos cidadaos na qual votaram neles. Pobre Bauru que infelismente continua nas maos dessa rataiada.

Anônimo disse...

Henrique

Nada sei do realizado ontem pela Batra, mas hj os candidatos irão às 19h num colégio particular, o COC e pasmem, as perguntas todas foram filtradas pelos organizadores (não dos candidatos, mas da escola). Que belo exemplo estão dando, quando não deixam os próprios alunos levantarem as mãos e perguntarem ali mesmo na hora. Qurem provar o que com isso? Que são certinhos e não provocam constrangimentos a nenhum dos candidatos? Acho isso deprimente e vindo de quem veio, de uma escola, que deveria ensinar lições de liberdade, um péssimo exemplo. Confiram, mas só as perguntas sem sal nem açucar serão feitas.

professor Paulão, muito revoltado

Anônimo disse...

Henrique

Corrija aí, escrevi errado o horário e não consigo consertar por aqui.

O horário correto do debate é 10h.

Grato

Paulão, ainda bravo

Anônimo disse...

Henrique

Entrei aqui para te parabenizar, mas ao ler o que o professor Paulo escreveu, mudei de rumo.

Quero só escrever algo. No meu tempo, que não faz tanto tempo assim, mesmo quando os dirigentes da escola faziam algo desse tipo e faziam eles uma seleção prévia, sabe como agíamos? Fácil. Na hora em que todos estivessem reunidos, um levantava a mão e fazia uma pergunta, depois outro e mais outro. Fazendo isso, os dirigentes da escola ficariam de queixo caído e não teriam o que fazer. Querem ser democráticos, mas o que são mesmo é um bando de medrosos e autoritários.

E tenho dito.

Aurora

Anônimo disse...

Gente

Muita calma.
Alguém que comentou assitiu o debate na escola.
Foi isso mesmo?
A Aurora foi ponderada e ironica. Legal a proposta. Ja o Paulo me parece um revoltado.
Henrique, cheque isso. O como foi.
Depois publique aqui.
Lu