sábado, 11 de agosto de 2012

DICA (97)

O LIVRO DE REGINÓPOLIS, UMA FESTA, EU E FAUSTO POR LÁ
O livro,“Reginópolis, Sua História”, escrito por mim e desenhado brilhantemente pelo amigo Fausto Bergocce, tantas vezes reverenciado por aqui (com filho é assim mesmo, infindável escrevinhação) tem mais um capítulo ocorrendo nesse final de semana. Todo ano a maior festa a ocorrer em Reginópolis é a festa de sua padroeira, quando cobrem parte da praça da igreja, armam um imenso palco e a cidade e região fazem e acontecem durante o mês todo, de sexta a domingo. Eu e Fausto pedimos permissão ao padre Geraldo e montaremos um espaço nosso nesse final de semana para continuar divulgando o livro aos que ainda não tiveram a oportunidade de comprá-lo. Nosso quiosque estará aberto à visitação hoje à partir das 18h (até o arroz secar) e amanhã durante o Festival de Música Sertaneja (das 10h e até por volta das 18h), junto a violeiros raiz de todo o sertão paulista. Do livro em si não tenho muito mais o que falar, além do prazer de tê-lo escrito e de tudo o que o mesmo tem me proporcionado. Fui conhecer o Ziraldo em seu estúdio no Rio, tivemos um convite para fazer um evento na famosa Confeitaria Colombo (a mais charmosa do Rio), recebi elogios de Paulo Betti, Cristina Pereira, Miguel Rep, Muniz Sodré e tanta gente, entre eles, o violeiro Levi Ramiro (foto ao lado), morador da Estiva (parede meia com Reginópolis), distrito de Pirajuí, que conhece bem algumas das histórias ali relatadas, pois ouve isso constantemente de gente que vai cruzando os seus caminhos sertanejos. Meses atrás quem passou por Reginópolis para entregar um Núcleo Habitacional aos seus moradores foi o governador Geraldo Alckmin e o prefeito da cidade lhe deu de presente o livro. Tenho minhas divergências políticas com Alckmin, mas ele é nosso governador e vê-lo folheando e falando bem do que estava vendo é sempre gratificante. Eu e Fausto estamos organizando uma exposição com todos os originais (250 coloridas aquarelas) num local público de Bauru (talvez a Galeria junto ao Teatro ou mesmo a Casa Ponce Paz) para setembro e o Fausto deverá ter outra exposição de sua obra no Templo Bar de 28/08 a 08/09, com outros trabalhos seus.Aqui em Bauru quem se interessar pelo livro, informo que ele continua sendo comercializado em três pontos: Banca do Orlando, rua Primeiro de Agosto, Banca Aeroporto, da Hilda, junto ao Aeroclube e Banca Rodoviária, do Valdir e da Vera Tamião, no terminal rodoviário. Enfim, continuamos ralando e na estrada, vendendo nosso peixe.
O TIGRÃO SE FOI E COM ELE A BUZINA (texto publicado na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade, edição de hoje, 11/08/2012) e o BUZINEIRO DO NOROESTE (texto publicado na seção Minuto de Silêncio, Bom Dia, edição de hoje, 11/08/2012):
Abro o JC de hoje (ontem) e lá na página  dedicada aos anúncios fúnebres uma foto me chama a atenção. Morreu o Tigrão, que também era chamado formalmente de Wilson Sanches, pelo qual ninguém o conhecia. Sempre foi o Tigrão e minha história com ele é dos anos 70/80, no campo do Noroeste, quando ele batia cartão em todos os jogos, e sempre muito bem acompanhado. Fez fama por carregar um trambolho composto de uma potente bateria e buzina dessas de caminhão, barulhenta e estridente. Com esse aparato fazia e acontecia nas arquibancadas e o barulho emanado daquilo tudo fez história nos jogos do nosso querido Noroeste. Além de ficar registrado eternamente em nossa memória, era uma espécie de cartão de apresentação (ou de visitas, sei lá) para todos os torcedores. Era o incentivo quando o time estava a atacar e bombando para fazer um gol e também um alerta quando o time estava aos tropeções e servia como uma espécie de despertador para o torcedor, que após escutar a buzina, voltava a torcer de forma aguerrida. Ele fez isso por décadas e tinha a simpatia de todos. Um menestrel que deveria ter esses instrumentos, a buzina principalmente, imortalizados num museu noroestino. Trigrão faz parte de uma geração de torcedores românticos, como pouco se vê nos dias de hoje. Deixa saudades e ótimas recordações em todos nós. Ganhou a vida com o comércio de carros, mas sua fama foi a do buzinaço no Alfredo de Castilho, lugar ainda não ocupado por nenhum outro torcedor. Em 25/02/2012, jogo 1x1 com o Rio Claro, eu, Tigrão e os quase mil torcedores que acompanham religiosamente o Noroeste estávamos lá no campo e eu tirei essa foto que hoje ilustraria esse texto. A buzina ele já havia aposentado fazia tempo, mas não o ímpeto de torcer pelo time do coração. Tigrão é merecedor de uma placa no estádio e um buzinaço no próximo jogo (a Sangue Rubro podia organizar isso), tudo em sua homenagem.
HPA, professor de História, jornalista e blogueiro, mas antes de tudo noroestino, como Tigrão.

9 comentários:

Anônimo disse...

Henrique - Divulgue isso, por favor. Rubens Colacino

Meu Grande Amigo.

Espero que você e todos de sua família estejam com muita saúde e paz.

Sei que ando meio sumido, meio afastado dos amigos e sei também que isso é imperdoável.
Porém, como já devo ter dito, ando dividindo meu tempo na Secretaria da Agricultura, na qual trabalho e me empenhando nos trabalhos de divulgação na Internet, de minhas músicas e vídeos.

Até o final do ano ou, no mais tardar, até meados de 2013 estarei aposentado e poderei retornar ao convívio dos amigos, o que me faz muita falta.

Estou lhe enviando os links abaixo para que você e seus familiares possam conhecer algumas de minhas músicas e para aqueles que tiverem um canal no YouTube, peço que deixem ali um comentário sobre minhas composições.

Um forte abraço, muita Paz e muita Luz!

Seu amigo, sempre:

Carlos Abreu Carvalho (Kako Abreu)

Estes são os links de minhas músicas no YouTube. Você pode acessa-los aqui mesmo, nestes links. Se não surgir aquela mãozinha ao clicar no link, é só clicar, mantendo apertada a tecla Ctrl, no canto inferior esquerdo do seu teclado.

http://www.youtube.com/watch?v=MMHy9orC3aA (Cantiga dos Sonhadores)

http://www.youtube.com/watch?v=s9SVy81p-qU (Viajante do Mundo)

http://www.youtube.com/watch?v=8ac10oy3pIU ( Programão!)

http://www.youtube.com/watch?v=R46ciBRuJcE (Quando Brincávamos de Morrer)

http://www.youtube.com/watch?v=TWxOTP_VJEc (Sem Rumo) – vídeo caseiro.

Esses vídeos também podem ser acessados digitando-se o nome da música no Google, seguido de meu nome artístico Kako Abreu. Porém, com esses links é bem mais prático.

Estes dois links não são de música. São das interpretações que fiz na USC, no Teatro Véritas, quando nos eventos do Movimento Poético Arte Liberdade e de outros momentos lá no teatro.

http://www.youtube.com/watch?v=d3Ik5gEbCM8 - Calvero, o adestrador de pulgas!, personagem de Charles Chaplin, no filme Luzes da Ribalta.

http://www.youtube.com/watch?v=bBx16ZFux9E – Calvero, um Maestro em Conflito! (performance de minha autoria, usando o personagem Chapliniano)

http://www.youtube.com/watch?v=WP3q1uj6RkY – Falando sobre o Arte Liberdade, no Teatro Véritas, na USC / Bauru.


http://www.youtube.com/watch?v=IQoEhcy-F4M – Leitura e interpretação do poema “Nos Degraus da Câmara Municipal” – Teatro Véritas / USC Bauru.


Sugiro que não exclua este e-mail. Salve-o em alguma pasta de seu provedor de Internet ou em alguma que você tenha criado em seu computador.

Contando com seu apoio e incentivo, deixo-lhe um forte abraço e votos de Saúde, Paz e Felicidade a você e a todos os seus.

O amigo, sempre

Carlos Abreu Carvalho

abreu-carvalho@uol.com.br / kako.abreu@ig.com.br /

kakoabreu@hotmail.com

OBS- Digitando-se no Google meu nome Kako Abreu abrem-se diversas ocorrências. O site “Vagalume” e alguns outros exibem os vídeos e as letras das músicas. Alguns mostram as músicas já legendadas.

Reynaldo disse...

Henrique, eu conhecia o Tigrao de fotos da torcida.E o Carmelo, professor de violao,era meu tio.Que Deus os tenha.Abracos.

Mafuá do HPA disse...

caro Reynaldo, nosso embaixador em New Jersey:
Esse texto sobre o Tigrão, vs sabe, eu escrevi primeiro pensando na publicação no seu blog, depois enviei para os dois jornais e ambos o publicaram hoje. Depois que saiu em todos esses lugares repiquei aqui no mafuá.
Um abracito bauruense do
Henrique - direto do mafuá

Reynaldo disse...

Obrigado Henrique. Ja esta publicado no Blog.Abracos

Anônimo disse...

"E lá vamos nós pra Reginópolis hoje !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"
Helena Aquino

Anônimo disse...

"Henrique Perazzi de Aquino, quero publicamente te agradecer, em meu nome e de meu filho, as palavras carinhosas que publicou em seu blog e nos jornais sobre meu pai, o Tigrão! Eu sou suspeita para falar, mas sei que meu pai foi um ícone na história do Noroeste como torcedor e seu carinho foi admirável! Muito obrigada! Vamos continuar nos falando, temos em comum a admiração pelo Tigrão que se foi tão cedo...um abraço fraternal!"
GINA SANCHEZ

Anônimo disse...

Descanse em paz Tigrão, amigo do meu pai e por extensão meu, sempre ali do lado ao nosso comércio!!
BKl
Bruno

Anônimo disse...

Puxa que pena!! Grande figura, amigo e o melhor vendedor de carros que eu conheci!! O conhecia desde que eu era criança. Mais uma figura que fez parte da história de Bauru que se foi!
Luiz Manaia, o Ralinho

andreza disse...

meu sogro .. homem de fibra !! sdds.. simplesmente faz muita falta !!!