sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CENA BAURUENSE (114)


MONSTROS SEMPRE SÃO AS PESSOAS –  FATO OU BOATO NO CASO ADUTORAS
Nos dois jornais de Bauru de anteontem a mesma manchete sobre o DAE – Departamento de Água e Esgoto de Bauru. No JC, “Problemas em rede – Rompimento de adutora seca torneira de 17 mil moradores” e no BD, “Adutora rompe e agrava a falta de água em Bauru”. O real motivo está explicado em algo muito simples, formatado numa só frase: “ACIDENTE NA TUBULAÇÃO”. Tem quem se conforme com isso ou com outra justificativa, a de que “o encanamento é muito antigo e algo assim é mais do normal”.  Não consigo mais engolir algo assim tão simplista e a história dos acidentes nas adutoras tem sido pra lá de anormais. Assim sendo, quero buscar um melhor entendimento sobre boato que circula na cidade faz muito tempo e que poucos ainda tiveram a coragem de abordar. Quero fazê-lo sem me direcionar diretamente a esse ou aquele, mas no atacado, buscando entender e ver se existe ou não um fundo de verdade no que a cidade inteira ouve e nunca tem uma resposta satisfatória.

Olha a coincidência do que vou escrever. Estava segunda à noite na festa de lançamento de um livro no saguão da 94FM e lá ouvi de um vereador algo assim: “O atual presidente da autarquia é uma excelente pessoa, mas no caso do DAE está batendo de frente com algo perigoso quando toma decisões de cunho decisório sem anuência da Diretoria. Bate no peito e fala, ‘eu decido, é assim que vai ser feito’. E assim tem sido feito. Não sei se é coincidência ou não, mas o que vou escrever não é de hoje, algo antigo. Todas as vezes que um presidente acaba não se compondo com as forças existentes dentro do sistema de água da cidade, começam a pipocar estouros aqui e ali de adutoras, rompem-se misteriosamente canos e mais canos. Isso virou folclore na cidade e precisa uma hora ou outra ser devidamente averiguado e por que não dizer abordado. Que raio de coisa do além é essa?

É um tema perigoso, diriam, explosivo. Sim, muito perigoso. Não sou o único que ouço isso, isso está na boca do povo. As perguntas que faço a seguir são de um leigo, alguém querendo saber o fundo de verdade disso. Existe ou não “forças ocultas” internas e com um alto poder dentro da autarquia, até maior do que o do próprio presidente e do prefeito? Isso é vero ou é falácia? Desconhecer os comentários é querer tapar o sol com a peneira. O atual presidente estaria ferindo alguns interesses internos ou isso é besteira? Se sim, que interesses seriam esses? E se não, então por que os boatos não param de circular? Eu não escrevo isso acusando ninguém e nem poderia fazê-lo, pois desconheço a estrutura interna do DAE. Muita gente trabalhou lá e conhece melhor do que eu a realidade existente lá, inclusive o atual presidente da Câmara de Vereadores.

Não quero ser processado por ninguém por injúria ou difamação. O que faço é simplesmente reproduzir algo que ouço nas ruas, incessante zum zum zum nesse respeito. Alguém poderia me explicar sobre a existência ou não desses grupos antagônicos lá dentro do DAE. Quem são, o que defendem e por que ninguém os denunciam, se é que existem? Abro um canal de informação. Sei que pelo facebook toda e qualquer mensagem possui a identificação do seu remetente. No meu blog eu permito a postagem anonimamente e peço que o façam lá, se alguém estiver interessado em esclarecer de fato e de direito algo sobre esse tema. Se nada ocorrer, fica tudo subtendido que o que ocorre são mesmo boatos sem lógica e sentido. Ou a coisa é muito séria ou é tudo uma grande brincadeira. O que sabemos desde os tempos do Scooby Doo é que monstros não existem e sim, sempre pessoas por detrás daquelas horrorosas máscaras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique

Voce já escreveu sobre isso. Não se iluda. Ninguém mais quer se posicionar. Até eu que estou fora de Bauru já ouvi esses boatos, mas na hora de alguém o confirmar por escrito, colocando nome e sobrenome junto, daí tem uma grande diferença. Não espere isso das pessoas que hoje ficam a postar coisinhas alegrinhas e divertidinhas no facebook. Ninguém vai fazer nada além disso. é o mundo de hoje, ou melhor, o Brasil de hoje.

Aurora