segunda-feira, 4 de novembro de 2013

INTERVENÇÕES DO SUPER HERÓI BAURUENSE (63)


SAÚDE MUNICIPAL – QUANDO TUDO É TRATADO COMO MIXARIA...

O problema da SAÚDE em Bauru tem se mostrado algo sem solução, pelos menos nas apresentadas pelos poderes constituídos. “Uma inabilidade a toda prova para direcionar a questão”, esse o resumo do Guardião, o super-herói bauruense, em pouquíssimas palavras e após uma semana recheada de acontecimentos surrealistas renovando-se dia após dia com a fala de alguns personagens envolvidos na questão. “Ou a direção municipal no setor está mais perdida que cego em tiroteio, ou é mesmo inábil e não possui nenhuma condição de enfrentar o problema a unha e resolvê-lo. Todos sabem que os médicos lotados no serviço público não cumprem a jornada de trabalho e ninguém conseguem enquadrá-los. Eles continuam impondo as condições em que querem trabalhar e assim atuam. Nenhuma outra categoria profissional faz isso sem a devida punição aos seus”, essa outra da lavra do mesmo personagem (criação do desenhista Leandro Gonçalez e com pitacos desse mafuento HPA).

A confusão ocorre não só nas hostes de direção, mas também dentre os que poderiam dar alguma luz à questão, os vereadores. “Três deles são médicos e querendo ou não agem dentro do espírito certo corporativista reinante entre eles. Um deles, Raul Gonçalves de Paula - PV, demonstrando sua inabilidade disse que ‘médico brasileiro não se sujeita a mixarias. Médico cubano que faz isso’. Novamente infeliz, pois deixa claro na declaração que tudo se resume a dinheiro, grana, bufunfa no bolso e bem acima da média nacional. Menospreza o médico que atende voltando seus olhos para a questão social e enaltece o que o faz para receber altos soldos. Se esse é o pensamento dominante entre a classe, só existe mesmo uma solução: está tudo errado e tudo precisa ser urgentemente refeito”, apregoa Guardião. Mais estarrecido ficou ao ler no JC declarações da médica Marli Faria, esposa do vereador Faria Neto PMDB sobre o salário ideal para a categoria e a defesa dos 16 atendimentos diários e não das 4 horas reguladas na contratação desses: http://www.jcnet.com.br/Politica/2013/11/medicos-nao-fazem-jornada-completa.html.

Enquanto isso a população continua sendo humilhada quando em busca do atendimento. “Tudo é tratado como se fosse uma mera mercadoria sendo comercializada nos postos de saúde. Os médicos simplesmente encurralam o Executivo, impõem suas regras e amedrontam a todos sinalizando que se contrariados podem pedir demissão em massa. Fui bater um papo com um munícipe, o Tião Camargo que já foi de Núcleo Gestor de Saúde e me contou uma experiência pessoal dele no Posto do Jardim Europa", conta. “Fui lá e me disseram que não tinha vaga, teria que ir na segunda, madrugada e ficar numa fila ao relento na calçada para conseguir uma das 80 vagas semanais. Dessa forma eles distribuem todas as vagas da semana. Recusei-me e ao ameaçar chamar a polícia me deram um número. Fui lá no dia marcado e percebi que os 16 tem o mesmo horário, não espaçam por exemplo, de 15 em 15 minutos, tudo num bolo só. Cheguei ao meio dia, hora marcada e lá fiquei até 15h sem comer nada, esperando. São insensíveis, resolveram o problema para os médicos, mas não o de quem necessita do atendimento. E naquele dia o médico chegou uma hora atrasado. Essa é só a ponta de um iceberg de proporções inimagináveis. A atendente vendo que tinha plano de saúde particular ainda fui chamado de elitista, mas na verdade queria mesmo é ser atendido decentemente. Falei disso pessoalmente ao prefeito, mas nada foi resolvido. Cansei”, são suas palavras.

Para finalizar, ainda do JC, Guardião não se conforma com a conclusão que o representante do CREMESP - Conselho Estadual de Medicina deu a tudo o que está acontecendo: “Na rede privada isso não acontece porque há um patrão que exige o cumprimento da jornada contratada. (...) No âmbito público prevalece a lógica de que o contratante finge que paga e o contratado finge que trabalha”. Simples assim. E depois, como o médico vereador, o Raul textualmente disse e Guardião faz questão de relembrar para que ninguém esqueça jamais disso: “Médico cubano é que trabalha por mixaria”. “Gente assim, alguns privilegiados tratam os demais como se vivessem num outro mundo, acima de tudo e de todos. Se a classe médica não se pronunciar e rebater isso, fica subtendido como se todos comungassem da mesma linha de pensamento”, conclui Guardião.

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Quero lhe contar uma coisa.
Esse negócio dos médicos serem mandões e impositivos não é algo a acontecer somente em Bauru. Aqui onde moro na Grande São Paulo é quase a mesma coisa.

Eles, os médicos adoram privilégios, a diferença de tratamento. Não se acham iguais as demais categorias. Daí o desprezo com que o vereador médico aí de Bauru, que não conheço, não deve ser do meu tempo, mas além de infeliz ele se mostrou elitista. Ou melhor, ele se revelou. Foi bastante claro no que disse. Ele pelo menos deve agir assim, com a caixa registradora aberta.

Triste demais a cena. Certa vez você disse aqui que hoje faltam aulas de Humanas nos cursos de Medicina e sobram aulas de Exatas. Daí a falta de sensibilidade, preparados mais para o mercado do que para atender e compreender o ser humano. Vejo que não será fácil retirar da classe médica a pecha de elitista e excludentes que eles estão adquirindo nos últimos tempos.

Nem sempre foi assim. Conheço muitos que atuam de forma diferente. Conheço alguns que saíram de suas cidades e foram trabalhar bem longe, enfiando-se em cidades distantes e ali construíram suas vidas. Os de hoje não querem mais fazer isso.

O desabafo de vocês dois pelo personagem do Guardião é mais do que justa.

Continue assim. Não esmoreça.

Aurora

Anônimo disse...

Prezado amigo,
Após ler a sua crônica, concluo mais uma vez o que todos estão cansados de saber. O POVO NÃO SABE ESCOHER SEUS POLÍTICOS, e o resultado aín está, não só em Bauru, mas em todos os quadrantes desse enorme continente chamado de Brasil.Dizem eles( que isso é o exercício da DEMOCRACIA)Pode ser qualquer coisa, MENOS DEMOCRACIA. Para sermos um povo democrata, temos que ter preliminarmente EDUCAÇÃO, RESPEITO PELO PRÓXIMO,HONESTIDADE, POR PRINCÍPIO. e é o que não teêm esses politiqueiros que pór aí se apresentam.Quanto aos médicos, continuemos a denunciá-los na imprensa e em seus Conselhos, até que tomem providênciasn e VERGONHA NA CARA E PAREM DE SER PROTECIONISTAS
É melhor para por aqui
ESSE PAÍS É E ESTÁ UMA VERGONHA
Um abracito carioca
PAULO HUMBERTO LOUREIRO - RIO RJ

Anônimo disse...

O vereador médico em questão disse mesmo que OS MÉDICOS BRASILEIROS NÃO TRABALHAM PRÁ GANHAR "MIXARIAS"...

Ele deve estar se achando o máximo dos máximos e inclusive, viram como ele se acha o bom? Teve colega que não gostou disso aí que ele disse de forma genérica.

Tem nada não DOUTOR MIXARIAS nas próximas tentativas suas de se eleger o senhor certamente sentirá a falta dos votos de todos os ELEITORES que ganham muito menosw do que MIXARIAS e conseguem viver dignamente com seus familiares sem quererem ESNOBAR nem se passar por BURGUESES. Muitas dessas escolas (faculdades) de medicina PÚBLICAS (mantidas pelo Governo) são proporcionadas para quem consegue passar no vestibular mas são PAGAS para os alunos através dos IMPOSTOS descontados nas folhas de pagamento dos que ganham MIXARIAS mas que não SONEGAM um centavo sequer e mesmo assim as MIXARIAS sustentam suas famílias. É só uma questão de tempo DOUTOR... o tempo é o SENHOR.

José Luiz Schubert

Mafuá do HPA disse...

Schubert

De uma coisa tenha certeza:

ESSE NOME PEGA, OU MELHOR JÁ PEGOU:

DR MIXARIAS

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique veja essa charge animada sobre atendimento médico e olhe a realidade tb do setor privado rs.

http://charges.uol.com.br/2013/10/28/cotidiano-marcando-a-consulta/

Clica no vídeo em Flash e depois no play para assistir

Abraços

Marcos Paulo - Comunista em Ação

Anônimo disse...

VEJA QUE AS DECLARAÇÕES PARTIRAM DE VEREADOR E DE ESPOSA DE VEREADOR. DEPOIS FAZEM BICO QUANDO FALO, TIRANDO O ROQUE DE LÁ, O POVO NÃO TEM MAIS VOZ NA CÂMARA.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

VEREADOR MIXARIAS. URNA NELE
GILBERTO TRUIJO