domingo, 17 de novembro de 2013

FRASES DE UM LIVRO LIDO (74)


“A QUEDA DA AMÉRICA”, POEMAS DE ALLEN GINSBERG (ED. L&PM, 1987)
Sempre gostei muito dos livrinhos de bolso da gaúcha L&PM, tanto pelo formato como pelo custo. Mais ainda pela linha editorial, um primor. Desde que surgiu, acredito que nos anos 80, vou consumindo-os vorazmente. Esse aqui, cujas frases reproduzo hoje nesse bestial domingo, calorento e onde vejo que o país expele fogo pelas ventas, quando uma parcela está radiante com petistas presos e a outra aponta o dedo para um Judiciário sempre ao lado dos poderosos. Prefiro ficar com minhas citações de um que remou à margem disso tudo, em frases retiradas de seus escritos dentre os anos de 1965 a 1971. Esse livro eu li em abril de 1991, deleitem-se com as frases colhidas por mim:
- “Um Exército é um exército contra o amor” (página 18)
- “...todo homem é um embromador nato” (página 19)
- “Jovem americano sempre interessado na própria pele”. (página 27)
- “...mulheres secas anticaralhais...” (página 28)
- “ ...estaca Vampira de política Patriótica é cravada no peito branco de Adolescentes”. (página 28)
- “...homens imensos obesos poderosos... Enfiando mensagens em milhões de ouvidos limpos inocentes” (página 30)
- “Que alívio que vai ser quando os chineses tomarem o Texas!” (página 31)
- “Se eu soubesse vinte anos atrás o que eu sei agora eu podia ter regido uma orquestra sinfônica em Minneapolis de casaca e tudo” (página 34)
- “Apertamentos...” (página 42)
- “Senso comum, ternura comum & tranquilidade comum aos meios de que dispomos na América pra controlar a máquina da guerra devoradora de dinheiro...” (página 51)
- “Come carne que você vira fera, fuma nicotina que tuca carne multiplica monstrinhos de câncer, fica rico que tua mente se perde num milhão de papaizinhos verdes...” (pagina 53)
- “Difícil pro Homem na terra escapar das arapucas da ilusão, tudo errado, o processo do pensamento ouviu berros desde a infância” (página 54)
- “E os filhos dos Donos da Guerra são insensatos do combate criado por seus pais...” (página 63)
- “Tão bonitinha a Existência!” (página 66)
- “E por mim nós perderíamos a guerra & o ânimo & nossos exércitos seriam desbaratados tal como desbaratamos os guerrilheiros aéreaos” (página 69)
- “...toda essa conversa fiada sem sentido bostejada pelo rádio, ... espero que a gente perca essa guerra” (página 70)
- “Se a Seleções do Reader’s Digest levasse um tiro no cérebro ficaria mais inteligente”” (página 83)
- “Um bando de Esquizofrênicos gordos & magros mandando nas ondas mentais do planeta” (página 84)
- “O que eu tenho a perder se a América cair? Meu corpo? Meu pescoço? Minha personalidade?” (página 95)
- “...destino deles submetido à vossa Vontade Policial Humana...” (página 114)
- “Poluição oculta Ilsuão, paranoia patrulha ruas das metrópoles com uniforme azul com armas” (página 129)
- “Um Milhão e Meio morrem de fome em Biafra – Atletas propagandeiam flocos de milho...” (página 131)
- “A Guerra é um bom negócio. Invista o seu filho” (página 142)
- “Poluição da terra idêntica a poluição da mente, poluição da consciência idêwntica a céu imundo” (página 148)
- “Daqui a mil anos, se houver História os Estados Unidos serão lembrados como um paisinho antipático cheio de Panacas” (página 153)
- “Quem pode conviver com essa Consciência sem acordar assustado ao raiar do dia? A Fazenda é uma Farsa!” (página 159)
- “nem vão saber quando o homem acabar” (página 160)
- “Polícia, só Polícia, principal causa do crime” (página 164)
- “Que são esses trailers todos subindo a serra, mais gente? Assim como é que Lyca vai dormir? (página 169)
- “Ó Homem terrível! O que fizemos com o mundo! Ó homem explorador capitalista do Planeta-Mãe!” (página 171)
- “Maldito seja este mundo onde bebês passam fome deitados em catre imundo!” (página 191)

OBS FINAL DESSE ESCREVINHADOR: Esse registro eu dedico ao amigo artesão e poeta SILVIO SELVA que dia desses irritou-se com frases que ia lendo no facebook, citadas como de Clarice Lispector, mas que nunca saíram de sua pena. Enraivecido escreveu: “Frase de verdade tem que vir seguida do livro e do número da página”. É o que faço...

6 comentários:

Anônimo disse...

Rabugento

Rabugento

Rabugento

Rabugento

Rabugento

Mafuá do HPA disse...

Meu caro (a)
Acrescente a isso
Ranzinza... mas com alegria. E sem hipocrisia.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, grande amigo, você sempre se lembrando deste simplório leitor e obscuro escriba, Ginsberg figura entre meus poetas preferidos. Ando um tanto afastado do FB, a insânia se faz presente a cada dia com mais intensidade. Se dizemos que gostamos de cachorros, já aparece um nos xingando porque ele acha que odiamos gatos, citam autores que nunca leram, enfim, agradeço pela lembrança e você sabe que nunca me refiro a você em minhas tiradas. Grande abraço!!!
Silvio Selva

Mafuá do HPA disse...

rolou isso junto a esse post lá no meu facebook:

Beto Grandini Caro HPA ... Você não recebe nada do PT ... Ficou muito claro que roubaram e chefiaram quadrilha que levou o meu e o seu $$$$ ... O desespero é tal que os sujeitos se autoproclamam presos políticos ... De quem? Do próprio partido? A maioria do STF foi indicada pelo PT ... Como não "aceitaram" as ordens do JD agora não prestam e são serviçais das elites ... É sempre assim e este foi um dos grandes motivos me desiludi do PT em 1983 ... Quando você não concorda, você é fascista, "de direita", etc... Aí me lembro do Cazuza: Te chamam de ladrão, bicha, maconheiro, transformam o país inteiro num PuTeiro ... Assim, roubam mais dinheiro ... Chega de "defender" bandido!!! Como já te disse, independente da "sigla", lugar de bandido é onde eles estão agora!!!!
17 de novembro às 23:43 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Beto, simples assim. Tudo o que ocorreu é irregular, mas no caso do mensalão do PT todo o dinheiro foi usado para financiamento de campanha e muito foi pago depois. Nada, mas nada mesmo foi usado para uso pessoal, enriquecimento ilícito. Isso uma coisa, outra coisa é o caso do Mensalão Tucano do Azeredo, do propinoduto do Metrô Paulistanmo, do Rombo dos Fiscais do Kassab e o da AHB em Bauru, que foi para enriquecimento pessoal dos envolvidos. e os valores do mensalão petista, voce sabe disso, foi bem menor que a maioria dos citados, daí ficarem repetindo que foi o maior escândalo, piada de mal gosto e hipocrisia pura. Eu não defendo bandido Beto, quem fez algo que pague, mas sem hipocrisia deixando os maiores ladrões do país soltos e sem possibilidade de julgamento. Isso é que não aceito e boto a boca no mundo. Por que isentam os piores que tudo isso que me descreve? Meu ponto de vista é só esse.
há 23 horas · Curtir · 2

Henrique disse...

E eu te cito sempre, Silvão, porque, voce também sabe, gosto muito de ti e de sua produção em escrevinhações. Quando te chamei certa vez de o novo Broncolino de Bauru não o fiz brincando, foi pela forma como produz seus escritos, curtos, rápidos, lépidos e rasteiros, sempre com boas tiradas e na veia (não na véia, viu!).

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, um dia a preguiça permitirá e farei um blog com atualizações constantes e eternamente lhe dedicarei!!!
Silvio Selva