sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FRASES (112)


CARLÃO OCTAVIANI NÃO SABERIA O QUE É “ZOOLIAR”, MAS ENTENDE MUITO DE “XAROPISMOS”
Criticar é preciso, assim como o “navegar” na famosa poesia de Fernando Pessoa. Nem todos entendem assim. Critiquei (e continuarei criticando) essa semana um ser político de nossa região, o ex-prefeito de Agudos, José Carlos Octaviani – PMDB, também conhecido por Carlão. Acredito que toda pessoa que se predisponha a entrar para a vida pública deixa a partir daí sua vida mais exposta, sujeitas a “chuvas e trovoadas”. Nada mais natural que assim o seja. Ninguém é dono da verdade, acerta todas e está acima do bem e do mal (e da lei). Nem quem opina e nem quem recebe a crítica ou o elogio. Como não vejo nada de muito abonativo na trajetória política do dito Carlão, me acho no direito de expor isso, não de julgá-lo, mas de espezinhá-lo. Os onipotentes, os que se enxergam acima das críticas e reagindo de forma intempestiva, grosseira, devem mesmo merecer uma admoestação mais incisiva, talvez até a ficha cair e voltar a navegar com os pés mais no chão, mais modestos.

Carlão comete repetidamente fatos novos merecedores de muitas críticas. O exemplo que ele apregoa para a Agudos governada por eles deve ser entendida por outros ângulos. Fica evidente que houve ali um arroxo na atividade oposicionista, verdadeiro massacre. Não é preciso ser bidu para constatar que Agudos vive uma situação sui generis no quesito arrecadação de recursos. Daí o fazer muito mais do que as demais cidades, além da obrigação, a certeza da utilização dos recursos existentes. Recentemente ele ficou até o último dia da data de filiação, para definir por qual partido iria disputar o próximo pleito como deputado. Um horror isso, pois demonstra como encara os partidos, como mero aluguel para disputa eleitoral. Queria escolher o que teria menos trabalho para chegar ao seu intento. Continua na mesma linha quando dentro do PMDB diz morrer de amor por membro de outro partido e fará campanha para esse, no caso o deputado Pedro Tobias - PSDB. Para pessoas como ele os partidos não existem. O compromisso não se faz com linhas partidárias e sim, com uma proposta pessoal de conduta. O que se pode dizer disso?

Dos seus oito anos governando a vizinha Agudos, comento. Até então Agudos vivia uma situação política com constante alternância de suas lideranças, vários partidos tendo prefeitos eleitos. Ele mudou o quadro. Fica evidente que está impondo o clã da família Octaviani como quem de fato dá as cartas por lá. Nada mais é permitido sem a anuência deles. Ocuparam de fato e de direito todos os espaços, até a Câmara Municipal é presidida por um deles. Ouço horrores da situação vivida e de quem tenta algo para quebrar isso. Quer algo mais insensato de quando não pode mais se reeleger a indicação do seu sobrinho para ocupar a Prefeitura e quando esse é eleito, cria o cargo de Gerente da Cidade, para permanecer no comando de tudo. Ainda bem que a Justiça tomou as medidas necessárias para impedir o acinte autoritário e antidemocrático. Outra coisa odiosa é a constatação da utilização religiosa embutida no discurso político, algo com declarada conotação conservadora. Dessa forma tentam aglutinar os votos dos evangélicos, atuando em cima da boa fé religiosa e constituindo-se no que hoje se denomina de Prefeituras Teocráticas. Abomináveis em todos os sentidos e incentivando para que o país perca seu laico sentido.

Poderia me estender (e o farei se a polêmica prosseguir) com maior detalhamento dos procedimentos que, tenho certeza não condizem com o recomendável para a política. Prefiro reproduzir nesse momento os adjetivos pelos quais fui taxado pelo Carlão, somente por apontar-lhe o dedo e demonstrar onde o vejo errando. Primeiro me chama de “tolo” e na sequência “imbecil”, “ridículo”, “julgador do mundo”, “frustradão”, “invejoso”, “incompetente”, “trouxa” e por fim solta um “xaropão”. Juntei tudo no mesmo balaio e deixou claro que a todos os questionamentos feitos, não respondeu a sequer um. Destilou seu ódio aos que o questionam. Trato pessoas iguais a ele com muita ironia, fazendo questão de acentuar cada vez mais as suas contradições, que no caso desses são muitas e uma mais evidente que a outra. Alguns dos adjetivos que cospe sobre mim, não fazem jus à minha pessoa e os repudio de forma veemente. Outros, mesmo não os incorporando retribuo, sem os devolver para sua pessoa, mas promovendo algo bem diferente do que o tenho visto fazer ao longo de sua vida. Fazer política todos fazem, mas cada um a seu jeito. Ele na dele e nunca quereria eu fazer igual a ele (toc toc toc). Meu estilo é outro e conto abaixo.

Na quarta mesmo fui fazer política junto de pessoas queridas lá no SESC Bauru, quando no seu Ginásio de Esportes aconteceu um show com CLÁUDIO ZOLLI, um mestre do soul brasileiro, que nos anos 70/80 encantou toda uma geração com seu suingue malemolente e um toque mais do refinado na guitarra. O nome do show, “Vem pro Baile”, é algo que Octaviani não deve fazer já há um bom tempo entretido e tendo seu tempo todo tomado com suas atividades agudenses. Eu vou regularmente a bailes, aliás, como todo “xaropão” igual a mim. Nós gostamos de diversão, mas estaremos sempre atentos a gente igual a ele, que precisam mesmo ser denunciados em caso de passar dos limites. Com Zolli a xaropice é outra, puro resgate da cultura negra vivenciada nos bailes blacks, com uma mistura mais do que contagiante com funk, soul, hip hop, samba, rock e blues. Xaropões, em outra sintonia da do Octaviani gostam demais disso e pelas fotos que publico junto ao esse texto, dá para sentir como se divertem.

Saio de lá e recebo a notícia de que meu nome estaria entre os doze homenageados do Prêmio Luiz Mahin, para pessoas que não destilam ódio de classe e não são efetivamente xaropões no trato com o semelhante. Na noite de quinta, ao sair da homenagem, passo num bar (adoro bares, viu Octaviani, assim como a maioria dos xaropões), o Dona Pinguetta e lá na calçada, um senhor de uns 70 anos me aborda com um intuito, me entregar um brinde. Era o querido Zé da Viola, músico e uma pessoa sintonizada com o lado bom dessa vida. Ganhou um raro CD com dois mestres do instrumental, Dominguinhos no acordeon e Yamandu Costa no violão, gravou alguns exemplares e o distribui para diletos amigos. Entrega um a mim e o pergunto: “Está entregando esse para os xaropões?”. Fica sem entender, mas sua resposta foi exemplar: “Que isso, meu! Xaropões não gostam de música boa e nunca o faria para gente assim”. Tirem as conclusões que quiserem.

Por fim não me venha esse representante da clã dos Octaviani’s responder e me acusar de baladeiro, biriteiro, viado, inoperante, desregrado, destrambelhado, desajustado, inoperante, inócuo, bestalhão, xarope, imbecil, desocupado ou qualquer outro adjetivo. Não cola rebater o que lhe questiono dessa forma, seria mais uma clara demonstração de fraqueza e de todo o seu despreparo.  Eu sigo minha vida ZOLLIANDO, pelas quebradas do mundaréu, na exata contramão de tudo o que gente como esse Octaviani faz. Minha sintonia xaropiana é bem outra, mas saibam que, algo repudiado por todos iguais a mim são os falsos moralistas, os que se dizem impolutos, os que pagam jabá para frequentarem programas de TV, os que pretendem dominar uma cidade pela força, os que criam cargos para tornarem-se ainda mais poderosos, etc etc. Gostamos de farra, mas nossos olhos continuam mais do que abertos e prontos para denunciar as mazelas do dia a dia. E tenho dito.

Carlão, “navegar é preciso”, assim como no caso de sua atuação política, “criticar é mais do que necessário”.
OBS.: Todas as fotos foram tiradas no show do Cláudio Zolli lá no SESC.

8 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

A coisa é séria.
Toda vez que vejo esse Carlão falando me lembro daquele antigo personagem da história em quadrinhos, o REIZINHO.
Lembra dele?
Não é o tipo do sujeito.
Bato na madeira com gente assim.
Valéria

Anônimo disse...

Que xaropão que nada !!!!! Um bon vivant isso sim .... vive a vida e ama a vida .....Tenho um pouco de receio de políticos que xingam, esbravejam, pois isso me lembra o deputado aqui da terrinha e não gosto nada disso .... gosto de quem tem palavras soltas , leves, claras e precisas ao povo .... espero que o povo fique atento e repudiem esse tipo de políticos ...
Helena Aquino

Anônimo disse...

Belas fotos Henrique, não vejo nenhum xarope nelas.
Paulo Lima

Anônimo disse...

VOCÊ NÃO É XAROPE NÃO AMIGO, IGUAL A MIM VOCE É UMA PEDRA NO SAPATO DE MUITOS POLÍTICOS E FIGURÕES DE BAURU, QUANDO FUI COORDENADOR DA CDH/OAB. FUI CHAMADO DE BADERNEIRO E QUE NADA ENTENDIA DE SAÚDE, POR DETERMINADO POLITICO DA CIDADE. HOJE ESTOU AQUI, LUTANDO NO FACE, CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITO HUMANOS, COMISSÃO DA VERDADE E NA COMISSÃO DO DEFICIENTE DA OAB COM O EDUARDO E SADRIN. VOCE NÃO É XAROPE NÃO AMIGO, VOCÊ É UM HISTORIADOR QUE SEMPRE LUTOU PELAS COISAS DE BAURU. SEMPRE DENUNCIANDO HENRIQUE E CHEGA DE PROSA. ABRACITOS. MELHOR BORREGA DO QUE XAROPE.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

HPA , vou discordar com vc em alguns pontos do post, primeiro Agudos não vive em regime de coronelismo como vc diz, vc cita a alternância de poderes antes da eleição de Carlos Octaviani e como um bom acompanhante da politica regional, sabe que Agudos passava por muitas dificuldades, faltava tudo na cidade e esse cenário mudou nos últimos 13 anos.
Te pergunto onde esta a oposição para mostrar uma alternativa de governo diferente desta que esta aqui?
Te faço uma outra pergunta, o que aconteceu em Bauru com Rodrigo sendo eleito com mais de 80% dos votos não quer dizer que Bauru esta na mesma situação de Agudos?
A quanto tempo que vc não visita Agudos? quando veio com quem conversou para chegar a conclusão que vivemos nu regime de coronelismo?
Vc cita que a câmara é presidida por um Octaviani ,mas este foi o vereador mais votado nas ultimas eleições , será que ele obrigou as pessoas a votarem nele?
Outra falacia e dizer que Agudos vive num paraíso de arrecadação, a renda per capita em Agudos é igual ou menor que a grande maioria das cidades da região.
Não concordo com a maneira como o Carlão te ofendeu, nem com sua aliança com Pedro Tobias, mas ai vc querer dizer que ele comanda tudo em Agudos com mão de ferro, esta equivocado, acompanhe as noticias na Auri Verde e verá que ele está rompido com o prefeito que caminha com pernas próprias e hoje é um dos mais respeitados políticos de nossa região

Mafuá do HPA disse...

caro Anônimo

Vamos por partes, como fazia jack, o Estripador;

1 - esqueceu de se identificar ou foi proposital não cotar seu nome?

2 - existe sim uma dificuldade em qualquer que não seja da clã dos Octavianis querer assumir postos de comando na cidade. Dou a isso o nome de coronelismo.

3 - vou a Agudos regularmente e um dos lugares que mais gosto de frequentar é o salão de cabeleireiro do Enoque. Inclusive devo voltar por aí nessa semana.

4 - Nem sempre o vereador mais votado precisa necessariamente presidir a Câmara. Onde está escrito que deve ser assim? Vejo que ele poderia eticamente dizer não estar em condições de fazê-lo exatamente pelo parentesco o prefeito, que isso poderia gerar dúvidas. Pelo que entendo de uma Câmara ela só existe para fiscalizar o Executivo e quando um vive num regime de amigos cordiais isso fica praticamente impossível. Você também não acha isso?

5 - A renda de Agudos é maior sim, demonstre que não comparando com cidades do mesmo porte. Que outra cidade possui um parque industrial tão privilegiado como o daí. Se mesmo assim não existir essa renda acima das demais algo ewstá errado e aí o buraco é mais embaixo. Onde as grandes empresas aí existentes arrecadam e pagam seus impostos?

6 - Talvez estejam rompidos, o que não acredito, mas como na região acontece de tudo, como no caso dos Vaca de Borebi que até se divorciaram sem se separar maritalmente, tudo para um poder se eleger sem ter grau de parentesco, essa briga até prova em contrário me é suspeita.

7 - Acompanho as notícias não só pela Auri-Verde, mas também por todas as outras. Nunca me informo só por uma fonte de informação. Também me espelho pelos comentários dos moradores, os que são a favor e os que são contra.

8 - Não sou dono da verdade e escrevo não só de Agudos, mas de vários lugares e pessoas, assim como muitos escrevem de mim. Debato, esperneio, brigo, discuto e estou sempre pronto para discussôes acaloradas, amenas, tranquilas e algumas mais acirradas. Mas sem uso da violência, nem verbal, muito menos física.

Abracitos do

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Vamos por partes tb.

1_Por que a oposição não lançou candidato a prefeito na ultima eleição? Meu amigo que se diz bem informado das coisas de Agudos?
Pergunte ao seu amigo Enoque o pq de não te-lo feito.
2- vc poderia ser mais especifico ao dizer que existe uma grande dificuldade em quem não é do grupo assumir lideranças na cidade, eu não chamo isso de coronelismo e sim de incompetência de uma oposição que não tem projeto para cidade, mesmo exemplo pego ao governo do estado de SP, pq PSDB esta a mais de 20 anos no poder, incompetência da oposição de mostrar um projeto alternativo.
3- O Presidente da Câmara foi escolhido pelos vereadores que trem a legitimidade de escolher aquele que será o presidente, volto a dizer isso é incompetência da oposição de Agudos .
4- Essas industriais que vc cita já estavam aqui nos governos anteriores, pesquise no tribunal de contas e veja qual é a arrecadação das cidades de porte de Agudos, isto de dizer que Agudos vive num paraíso de arrecadação é balela de quem não tem argumento para debater contra um governo que esta fazendo a diferença em Agudos.
5- O que esta briga traria de lucro para o grupo politico, não há impedimento em grau de parentesco para que qualquer um dos trés se candidate a cargos públicos, vc faz uma analise de quem não conhece a politica Agudense.
6- Tb sou aberto a debates , tb sem violência e agressões, quando vier a Agudos ,não fique restrito ao salão do Enoque , vá aos bairros da cidade e converse com o povo, sinta o que eles acham de Agudos nos últimos 13 anos e o que era Agudos antes.
Abraços

Mafuá do HPA disse...

Respondendo ao anônimo:

1 - continuo sem saber seu nome. Por que?

2 - circulo muito em Agudos e o salão do Enoque é só um dos lugares dentre tantos outros. Muitos dos que conversam comigo pedem para nãoserem identificados, por temerem represalias. Não sei que nome dar a isso...

3 - algumas atitudes podem ser legais, mas não deixam de serem imorais. Essa do presidente da Câmara que vai fiscalizar a Prefeitura ser irmão do ex-prefeito e tio do atual se encaixa nisso. Não me respondeu se o fical, nessa circustância vai mesmo fiscalizar o alcaide...

4 - Os 20 anos do PSDB em SP são um caso a parte. Hoje o estado de Sp é o mais conservador da federação. Antigamente diziamos que o Nordeste votava decabresto, hoje é o nosso estado. Temos que isso possa também ocorrer em algumas cidades, onde só um grupo passe a dominar tudo, sem chances para outros. Comento disso num texto em breve. Aguarde.

Um abracito do HPA