segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (38)


NATAL CHEGANDO E O FURDUNÇO NÃO SE AQUIETA...
Caso 1 - Tomo conhecimento de um novo jornal impresso circulando na cidade, o semanário JORNAL DE BAURU, emblemática sigla, “JB”, trazendo lembranças do saudoso Jornal do Brasil carioca. Numa postagem na internet, alguém logo pergunta: “Sinceramente não conhecia esse jornal. Como está sendo sua venda e distribuição?”. Na rua, o Kyn Jr me mostra alguns exemplares e aproveito o questionamento e a resposta dada por um dos seus responsáveis, EUGENIO JABUR (algum parentesco com o Jabbour do JC?): “O Jornal é semanal, sai toda sexta-feira e é distribuído gratuitamente em um pedágio na Getúlio Vargas aos sábados, repartições públicas, algumas empresas e disponível no Fran’s Café do Ponto Bauru Shopping, Bookafe da 13 de Maio e Pepper. Formato standart e a partir de janeiro a versão on line diária”. Instigado pergunto a ele: “ Eugenio, só para gente saber e ficar ciente dos bastidores: Inciativa de quem? Quem o banca? Quais nomes constam da relação de participantes? Você é o jornalista responsável? Também não sabia do jornal, passo no Fran's para ler um”. A resposta dele foi a seguinte: “Henrique, um jornal sem pretensão para discutir aquilo que os outros veículos não discutem, não somos concorrentes de ninguém e damos espaço a todos os políticos e pessoas que queiram debater ideias. Mas que sejam coisas interessantes e não apenas para auto promoção. A editora é a Lucilene Motta. Tem mais dois jornalistas que são amigos. Eu sou apenas um apoiador. Quem banca??? A fé e alguns clientes que anunciam. Por enquanto é isso...abraços”. Gosto muito de novas iniciativas no campo jornalístico, mas como não gosto muito de ver jornais ou quaisquer outros meios de comunicação atrelados a incógnitos patrocinadores, ocultos financiadores e atuando por debaixo do pano, prefiro conhecer algo mais desse para emitir alguma opinião. Entendo assim esse negócio: se alguém tem pretensão de lançar algo, que o faça, mas coloque junto seu nome e sobrenome, para todos do lado de cá saberem de fato e de direito com quem estão a tratar. Não sei ser esse o caso, mas isso deveria servir de conduta para tudo e todos se lançando nessa árdua batalha de lançar produtos de informação.

Caso 2 - Conheci muita gente lá em Reginópolis quando lancei o livro sobre a cidade junto com o Fausto. Um deles foi o João Valdemir Franco, o Nenê da Oficina, uma pessoa boa de papo e de copo. Estamos em campos opostos e nem por isso ficamos a digladiar gratuitamente. Na manhã de hoje acordo e o vejo postando uma foto do ministro presidente do STF Joaquim Barbosa, quando num vôo Brasília/Rio, ao lado do comandante da aeronave com essa legenda: “O Ministro Joaquim Barbosa voando na econômica, junto com o público sem nenhuma regalia, sem utilizar aviões emprestados ou fretamentos escusos ou favorecimento da Força Aérea...”. Quis provocar algo nele e reproduzi foto do prefeito de SP viajando de circular, o inquerindo dessa forma: “Joaquim de classe econômica e Haddad nos ônibus circulares paulistanos, cada um a seu jeito. Seria bom se todos se entendessem melhor deixando seus egos de lado e trabalhando unidos por esse país, não por projetos pessoais ou de grupos”. Sabendo ser ele convicto ant petista sua resposta veio assim: “Esse é um PTralha, fazendo parte do tudo bona gente”. Respondi assim:
Esse seu defeito, caro João, o Joaquim também não é nenhum santo, sabemos do deslize com o filho na TV Globo, do apartamento em Miami muito além de suas posses, do autoritarismo exacerbado quando no poder exercendo o cargo de presidente do STF, até acima da lei, desviando-se dela e para ele tem aplausos, já para o prefeito de SP, só pelo fato dele ser do PT, já vem com o termo "PTralhas", generalizando tudo. Se não sabe, o Joaquim, esse mesmo do STF acaba de não permitir o aumento do IPTU paulistano, onde os mais ricos pagariam mais e os mais pobres menos, num gesto nada louvável para alguém que se diz defensor da Justiça. Postei a foto desse só para demonstrar para ti não existirem santos na política, nem na Justiça nacional. Não os idolatremos, pois eles possuem muitos interesses, cada um mais perniciosos que o outro”. João rebateu: “O quem importa não só para eu como para todo o Brasil, se não fosse o Joaquim PTralha algum estava comendo cana, esse é um dos poucos brasileiros que já entrou para os anais da História...”.  Respondi dessa forma: “Veja caro João, os TUCANALHAS, piores que os PTRALHAS, estão soltos e atuando na política, lesando os cofres cada vez mais. Devemos nos preocupar em punir esses também, pois o montante lesado por esses é infinitamente maior que os do mensalão. Tem gente da alta esfera do governo paulista envolvido e o STF, nem o pessoal daqui do facebook não esperneiam tanto como no caso dos petistas. Por que, saberia me responder?”. A resposta do João foi essa encerrando o debate: “Caro Henrique, você não tem argumentos para me convencer, nossa ideias são opostas e mais um detalhe falou que é politico, não deixa de ser ou será corrupto ... até mais ver boas festas”. E assim encerramos a discussão.

Caso 3 - Repercuto aqui algo que li três dias atrás no Jornal da Cidade: “Casa é derrubada por engano no Parque Pampulha em Agudos”. A história é de arrepiar, com o título de “Milton não era Nilton e a casa caiu”, podendo ser lida aqui: http://www.jcnet.com.br/Regional/2013/12/milton-nao-era-nilton-e-a-casa-caiu.html. A monstruosidade maior é que a reportagem ao querer ouvir do Juiz dos motivos e se aceitavam o erro, a Justiça já estava em recesso (volta só dia 06/01) e a família está vivendo de doações. Minha resposta é uma só e a fiz pelas redes sociais dessa forma: “VÉSPERA DE FESTAS - É nesses momentos que se percebe se um Governo Municipal é bom ou não. Ocorrer uma falha dessa natureza é meio que inconcebível, quase uma maluquice burocrática, mas já que aconteceu e o erro está estabelecido e não existe meios de se voltar atrás, daí o que olho é a atitude que terão as autoridades daquela cidade para com o erro cometido. Como acolherão essas pessoas e o que farão para corrigir o lamentável erro? Se nada ocorrer, trata-se de um DESPREZÍVEL governo, se a medida for paliativa, mais um governo, pouco diferente da insensibilidade grassando hoje por aí, mas se a reparação for absoluta, com a amparação da família e a imediata instalação dela num outro imóvel, daí algo a ser louvado como GRANDIOSO. Veremos como trataremos os donos da cidade, os que soltam e mandam prender lá pelos lados de Agudos, mas só depois de ver a solução para o ocorrido. Aguardo ansioso o desfecho disso para escrever algo mais sobre o tema...”. Como conheço o assessor jornalístico da Prefeitura e da Câmara, fiz um questionamento ainda não respondido por ele: “ caro Paulo Corrêa, com a palavra os administradores de Agudos...”. Será que tudo o mais por lá também entrou em recesso? Espero que não.
 
Caso 4 - Por fim fazem exatos 25 anos que CHICO MENDES foi brutalmente assassinado no Acre. Compartilho mensagem recebida da amiga Cláudia Pinto: “Há exatos 25 anos era assassinado um dos maiores defensores do povo e da floresta Amazônica. Chico Mendes, que seu legado continue sempre vivo dentro de todos nós! ‘No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade’, Chico Mendes”. Ao reproduzir a imagem e esse texto para os meus deixei junto a seguinte mensagem: “Não nos esqueçamos nunca dele. Para os que me dizem petistas, olho para trás e comparo tudo com os dias de hoje, percebendo ainda existirem muitos idealistas, pensando e agindo da mesma forma de 25 anos atrás. É ao lado dessas pessoas que continuo minha caminhada, acreditando sempre que um novo mundo sempre será possível”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Salve Chico! Um dos maiores homens que já existiram aqui. Sua luta é um exemplo para mim. Pena que muitos brasileiros nem sabem quem ele foi e o que ele fez!
Tania Oliveira

Paulo Corrêa disse...

Caro Henrique, vi somente agora seu post, mas vms lá, se leu a reportagem completa viu que o terreno que foi feita a reintegração de posse esta correto, faltou vc citar que a autora da ação a senhora Odete Luciano foi candidata a prefeita e nas ultimas eleições foi candidata a vereadora pelo PT, pode ter certeza que a prefeitura não ira deixar desamparada a família, discordo de vc mais uma vez ao citar que aqui tem quem manda prender e soltar, frase preconceituosa e cheia de rancor, já falei pra vc mostre aqui na cidade uma oposição que tenha um projeto diferente do que hoje faz a cidade desenvolver, mas o que parece a oposição aqui derruba casas de pessoas humildes, deixando para que a prefeitura resolva o problema depois, não vi vc falar sobre o projeto transformação divulgado no ultimo sábado na TV Tem, projeto da Acomje com a prefeitura que constrói casas para famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, ou o que é bom não interessa divulgação?
se não assistiu segue o link

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/tem-noticias-2edicao/videos/t/edicoes/v/portadores-de-deficiencia-ganham-casa-adaptada-em-agudos/3034851/
abraços

Henrique disse...

Paulo, obrigado pela resposta. O meu texto insinua que a ação ocorrida, sendo municipal, estadual ou federal deveria merecer uma ção especial e de pronto atendimento do município, onde está localizada a residência derrubada e onde mora a família, que como vimos necessita de amparo. Seria ótimo ver algo noticiado como a Prefeitura ter amaparado a família até o final do feriado e mais um pouco, até ela ser reparada pelo dano sofrido, demonstrando sensibilidade pelos seus. Sou um pouco mais mordaz com os atuais administradores de Agudos por vários motivos, ainda mais quando soube dos motivos da atual rivalidade entre os Octaviani's, o Carlão e o atual prefeito. Depois de tudo ainda vem me dizer que não existe algo encolvendo só os da família no poder. Estou checando a história dos motivos da briga e conto aqui para depois contar com seu comentário. Um abraço de boas festas. Em tempo: Não me interessa que partido está por trás disso ou daquilo, faço meus escritos incluindo todos os que pisam na bola, desse ou daqule, sem distinção.
Henrique - direto do mafuá

Henrique disse...

ALGUNS COMENTÁRIOS FEITOS A ESSE POST NO FACEBOOK DO HPA:

Ventura Picasso · 2 amigos em comum
Roque o titulo JB pertencia ao Zarcilo -
há 21 horas · Curtir (desfazer) · 2

João Ranazzi MAS QUE BITOLADO É ESSE SEU AMIGO! "O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER"...
há 21 horas · Curtir (desfazer) · 2

Eugenio Jabur · Amigo de Kyn Junior e outras 16 pessoas
Hernrique, não tem nenhum parentesco com meu amigo e sou um ajudador no projeto, como em tantos outros.Quem paga a a conta desse jornal é os patrocinadores do jornal.
há 18 horas · Curtir (desfazer) · 4

Hermann Schroeder Junior Henrique. O Eugenio Jabur além de publicitário é um excepcional chargista!
há 16 horas · Curtir (desfazer) · 5

Mafuá do HPA disse...

CONTINUIDADE DOS COMENTÁRIOS DO MEU FACEBOOK:

Gilberto Truijo ESSE JORNAL JB DEVERIA SER ENTREGUE NO ALÇADÃO Eugenio Jabur E NÃO SO NOS LOCAIS NOBRES. PARABENS PELO LANÇAMENTO TO GOSTANDO.
há 7 horas · Curtir · 2

Gilberto Truijo QUANTO A CASA Henrique Perazzi de Aquino, SE FOSSE DE ALGUM FIGURÃO DE AGUDOS, DUVIDO QUE ESTARIA NO CHÃO.
há 7 horas · Curtir · 1

Beto Grandini Você se esquceu que o Joaquim fez a viagem completa ... O PTralha andou somente um ponto e desceu ... Foi o tempo da filmagem ... rsrsrs ... Quanto ao IPTU ... Todo o judiciário brasileiro (a maior parte indicada pelo PT) está errado ... Só o Haddad está certo? Fica em SP uma semana e verás as barbaridades deste louco ...
há 6 horas · Curtir · 2

Paulo Corrêa Mas Henrique não vi vc mencionar em nenhum momento a autora da ação, pessoa publica, politica de nossa cidade, são essas parcialidades que incomodam, imagino se fosse o Carlão o autor da ação, o grande destaque que teria dado, a referida é politica de um partido da cidade, que já foi candidata a prefeita e vereadora, não teria que ter a mesma sensibilidade para com a família? ainda mais partidária de um partido tão engajado nas causas sócias?
há 6 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Beto Grandini, temos que aprender a julgar sem os partidarismo e se não sei, sei que padeces do mesmo mal. Não vamos discutir qual o pior, pois isso já cansou. Vejo Haddad querendo acertar com o IPTU, onde a injustiça persiste em ser a forma de cobrança, mas querer que os ricos paguem mais é mesmo complicado, muitos interesses em contrário e até os muitos Joaquins em questão. Joaquim faz mais jogo de cena, pois quer adentar o jogo político, mas vc sabe o quanto ele errou e continua errando nos seus arbitrários julgamentos. Pelo que sei, Haddad tem viajado muito de circular e não só de um ponto a outro e o vejo querendo acertar. torço para que SP fique melhor, pois ele a encontroiu de um jeito calamitoso. Boas Festas...
há 5 horas · Curtir · 1

Beto Grandini Sinceramente, na anterior se andava, de carro ou de ônibus ... Na atual, não se anda ...
há 5 horas via celular · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Beto Grandini, primo, não se avexe, saia mais de casa, não ande só de metrô, o faça de ônibus também.
há ± 1 hora · Curtir

Mafuá do HPA disse...

caro Paulo Corrêa, Assessoria da Câmara Vereadores e Prefeitura Agudos:

O JC deu hoje isso sobre o assunto e até agora nenhuma manifestação de ajuda, auxílio, apoio, solidariedade, amparo vinda da Prefeitura de Agudos:

"Família que teve casa derrubada por engano pretende processar o Estado - Cinthia Milanez - Especial para o JC

O confeiteiro Milton Carlos Abreu Machado, que teve a casa derrubada por engano durante cumprimento de liminar de reintegração de posse no último dia 17 em Agudos (13 quilômetros de Bauru), está temporariamente na casa da mãe dele com a família. Ele diz ser constrangedor ter de pedir favor para as pessoas, porque não tem lugar para ficar. “O Natal não vai fazer sentido algum para mim, é vergonhoso eu ter de viver de favor, dependendo da boa vontade das pessoas”, desabafa. Embora arrasado, o confeiteiro pretende ir atrás dos seus direitos. “Foi uma vergonha, uma humilhação. Eu não vou deixar isso quieto. Assim que passar o Natal, pretendo conversar com o meu advogado”, diz.

Menos de dois meses após ganhar na Justiça uma ação de usucapião de lote na quadra 54 do parque Pampulha, em Agudos, o confeiteiro teve o imóvel, onde mora com a mulher grávida de sete meses e o filho, derrubado durante cumprimento de liminar de reintegração de posse.

Ele afirma que o documento era referente à casa do irmão dele, Nilton Abreu Machado, que é seu vizinho, e alega que sua residência foi destruída por engano.

A ex-mulher do antigo proprietário do terreno entrou na Justiça com um pedido de reintegração de posse do lote S da quadra 54. Na ação, o requerido consta como Nilton, irmão de Milton e seu vizinho.

No dia 19 de setembro, com base na alegação da requerente de que a residência estava sendo ocupada por criminosos, o mesmo juiz concedeu liminar para reintegrar a posse a ela. No último dia 17, Odete e seu advogado foram até o local, acompanhados do oficial de Justiça e da polícia, para cumprir o mandado liminar de reintegração de posse. Em poucos minutos, a casa, que levou anos para ser construída, estava no chão.

Quem puder doar materiais de construção à família, entrar em contato com Jacqueline pelo telefone: (14) 99881-0650".

Anônimo disse...

Henrique, hj tudo parado por causa desta data ridícula e como comunistas não comemoram isso, vou tomar um tempinho para comentar algo sobre um comentário que vc fez sobre o IPTU em SP.

Realmente ser tomado por partidarismo e não por consciência ideológica é cair em enganos e fanatismos como um religioso.

Quem é comunista e realmente conhece esta ciência social, não cai nessa falácia tanto aqui quanto em SP sobre o IPTU.

Os ricos, os que detém o grande capital, não só questão de sonegação, mas eles como donos da cadeia de produção não pagam impostos, pois toda a produção vem embutida todos os seus custos e no final quem paga é o trabalhador, quem sofre com o aumento é e sempre será o trabalhador.

É preciso estar mais ligado em Sampa para ver realmente o que acontece e não basearmos em falácias de propagandas de partidos, tenho amigos que moram em Itaquera por exemplo e o aumento lá seria bem alto, será que lá valorizou a ponto de virar bairro nobre só por causa do estádio do Corinthians?? Acho que não.

Eu adoro SP, grandes amigos e lembranças de lá e posso te afirmar uma coisa, mesmo nunca tendo sido a solução, afinal ela não vem por essa via, mas que saudades da Erundina. O Haddad é incrível a incapacidade de gerir certas questões de governo, confuso, covarde em muitos momentos, tenta uma coisa depois recua, lambanças na hora de implantar alguns projetos, nem de longe tem perfil de administrador.

O que vejo de toda essa discussão postada aqui, é o quanto as pessoas estão definhando ideologicamente e intelectualmente, que besteira discutir se sujeito anda ou não de onibus, esse populismo safado. Não vejo mais grandes embates, revolucionários de verdade, é um bando de fanáticos defendendo os seus bandidos.

Meu lado é o esquerdo,o da ideologia, da coerência, meu lado está em Chiapas, em Cuba, nas selvas da Colômbia, não nesta farsa neoliberal que ainda tenta se passar por esquerda, mas destruíram tudo o que sonhávamos construir para este Brasil.

Enquanto a militancia besta de tucanos e petistas ficam aí brigando a defender bandidos e passando perrengues no dia a dia para viver, Lula, Dilma, FHC, Collor e Sarney, voavam juntos no avião presidencial, postando fotos amistosas, abraçados nas redes sociais, cena essa impensável 20 anos atrás.

Camarada Insurgente Marcos Paulo