quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADES DE ERNESTO VARELA (80)


A GRANDE IDÉIA – TROFEU ABACAXI e LADO B 2013 VÃO PARA...
Durante o ano são entregues variados troféus para os ditos empreendedores dessa cidade. Muitas publicações patrocinam esses eventos, festas grandiosas são realizadas e junto a jantares de muita pompa. A nata da cidade comparece e aparece em todas as fotos, publicadas e distribuídas para todos. Láureas e láureas para os endinheirados dessa cidade, em votações e escolhas feitas entre eles. E os do lado de cá, os do LADO B de Bauru, os que ralam durante todos os dias da semana pouco ou nada são lembrados. Vemos muito desses realizando inovadoras proposituras, suando pra dedéu e sem terem seus nomes inscritos em premiações de nenhuma monta. Para sanar isso, esse Mafuá está instituindo duas premiações, uma designando quem fez de tudo e mais um pouco para tornar a vida dessa cidade algo penoso, árduo e insensato, dando a esse o nome de TROFÉU ABACAXI.

Diante do adiantado da hora, hoje dia dezoito de dezembro, acredito que nesse ano, o troféu deveria ser entregue numa espécie de Hours Concurs para a insensível CLASSE MÉDICA BAURUENSE, principalmente a lotada no seu serviço público, que tem demonstrado dia mais dia estar na contramão de tudo o que possa ser considerado bom senso. Aqui não existe uma generalização, mas é preciso ser denunciado o estado de coisas provocado por alguns médicos, pensando somente em seus anéis e que de uma forma muito cruel colocam toda sua categoria profissional num estado de descrédito nunca visto até então na cidade. Judiam da população mais necessitada com uma crueldade beirando o irracionalismo. E ainda somos obrigado a ouvir de um médico vereador, fazendo a defesa desses que “médico não trabalha por mixaria”. Foi feito um acordo único dentro do funcionalismo municipal pagando a esses os maiores salários hoje para um servidor público, mas isso não os contentou e com apenas quatro horas nos plantões, não aceitam a instalação de relógio digital de ponto e querem trabalhar por produção e não cumprindo carga horária. Querem estabelecer a lei a ser cumprida ao empregador, tudo ao bel prazer. Se existem os que são contra isso, não aceitando o que alguns fazem, esses precisam ser mais corajosos e virem a público, fazerem até o que os três médicos da bancada de vereadores não estão com coragem de fazer, denunciar os péssimos profissionais. A manchete de hoje no JC diz tudo sobre isso: “MP investiga 22 médicos em Bauru”. São o ABACAXI hoje na administração e portanto, vejo como merecedores dessa premiação, inconteste aclamação pública por serviços não prestados. Em 2013 não tem pra mais ninguém.

O outro lado da moeda. Certo dia um senhor resolve dar uma guitarra de presente para um certo jovem inglês e a partir deu no que deu. Queria muito poder ao final de cada ano premiar com a devida pompa, numa justa homenagem a uma personagem da cidade, uma que vem se destacando no quesito realização, honradez, esmero, dedicação e afinco ao que faz, dando murros em ponta de faca, mas seguindo altaneira e cheia de luz, cabeça erguida e sempre pronta para a nova batalha. O Troféu LADO B a cada ano poderia ser escolhido pelo voto popular. Encarrego de fazer a divulgação entre hoje e amanhã para duzentas pessoas, com algumas sugestões de nomes e dentre todos os que votarem, ano após ano, daremos um troféu para a pessoa que mais se destacou no ano que se encerra. As respostas deverão ser dadas via facebook ou via e-mail e na somatória, veremos essa semana um prêmio para tão expressiva pessoa.

Minhas sugestões para a premiação desse ano são para:
Dona Hilda – catadora de papel na região central
Zé da Viola – músico das quebradas do mundaréu
Inês Faneco – pipoqueira de todos os eventos de rua
Baiano dos Ratinhos – expoente da venda de amendoim
Maria do CPT – trabalho incessante junto aos assentados
Carioca – o livreiro da Feira do Rolo
Adilson da Banca – ponto de conversa fiada e afiada
Sueli Ribeiro – violeira num universo dominado pelos homens

Poderíamos escolher um e buscar uma premiação, sendo a mesma entregue numa data a ser previamente marcada para o início do ano. É o Mafuá destacando os que mais judiaram de Bauru e um (ou uma) que mais demonstra ser o Lado B de Bauru.

3 comentários:

Anônimo disse...

o troféu abacaxi deveria ser dado a Havan tb, pois a estatua da liberdade é caos...
Neli Viotto

Anônimo disse...

O troféu abacaxi merece ser entregue para todas as pessoas oportunitas, caras de pau....
Maria \cristina Zanin Sant'Anna

Anônimo disse...

Henrique

Mesmo longe de Bauru, mas por acompanhar seus escritos, vejo que todos os nomes relacionados por ti são importantes, mas vejo o da dona Hilda, a papeleirs do centro de Bauru, como alguém merecedora de uma premiação como reconhecimento por tudo o que ela faz. Pela sua idade, pela família toda desestruturada e por conseguir guiar a todos eles com seu exemplo é um exemplo de luta e persistência. É dessas que não pode parar, pois se parar tudo é desmontado ao seu lado. Uma vida de muita luta pela sobrevivência. Não desmerecendo nenhum outro, fico com ela.

Paulo Lima