sábado, 21 de dezembro de 2013

RETRATOS DE BAURU (149)


JOSÉ ESMERALDI SÓ DIGNIFICA O MICROFONE POR ONDE ATUE

Poderia pesquisar um pouco para escrever de uma pessoa pela qual nutro um carinho mais do que especial, mas não, prefiro fazê-lo só de memória e ela, com o passar dos anos acaba nos traindo. Talvez me esqueça de algo, de algumas passagens, mas quero deixar registrado hoje aqui, um bocadinho do que me lembro dessa imponente, altaneira e vigorosa pessoa para a história do rádio bauruense.

JOSÉ ESMERALDI é paulistano, tem cara e jeito de paulistano, vivência de quem viveu anos dourados dentro da maior cidade brasileira. Tudo o que adquiriu dos seus tempos paulistanos ele trouxe para Bauru e aqui cedeu graciosamente para os bauruenses através das ondas do rádio por onde atuou até agora. Acho que o conheci através do Clube do Gramophone – Estação Memória (tenho até carteirinha), um programa na Auri Verde, onde fazia os ouvintes sentiam-se num baile. Tenho uma história disso. Meu vizinho, seu Carlos, hoje com mais de 85 anos, na época ouvia aquilo e meu nome junto, tanto que num dia me disse: “Que raio de baile é esse, que o cara diz que você está lá, mas está aqui”. Expliquei a ele e o Esmeraldi passou a falar que ele também estava no baile. Outra passagem das mais dignas foi na sequência do “Samba & Bola” (criação do Galvão de Moura), um dominical, também na Auri Verde, antecedendo o futebol. Suas histórias dos boleiros e tocando samba de verdade são inesquecíveis (lanço uma campanha em 2014 para a rádio trazê-lo de volta). Passou pela 710, nos tempos em que o Damião a levou para junto da Panela de Pressão. Um dia fui eu e o Tarcisio Mazzei (levei meu filho junto), no seu programa, lá pelos idos de 2008 e tirei históricas fotos dele naquele microfone. Na FM da Unesp, levou o “Rádio Saudade”, só com nostalgia e deve ter sido uma das maiores audiências deles. Precisou se ausentar por uns meses, mas quando quiz voltar, nem falando com o reitor da universidade houve mais jeito. Saiu da Auri Verde desgostoso pelas trapalhadas do seu diretor, o Silvestre e depois disso, quando todas as portas se fecharam, criou o seu próprio espaço. Com alterações constantes, mas sempre atuante, mantém até hoje sua voz em evidência no seu “Frequência Memória”, com o slogan “uma rádio fora de moda”, expondo um bocadinho de sua discoteca (http://www.frequenciamemoria.net), com estúdio e tudo mais na sua própia casa, lá pelos lados da rua Alfredo Ruiz. Não posso me esquecer de algo, muitos o chamam de Lyllo, nada mais italiano e jovial, a sua cara.

Obs.: Esse texto sai também hoje no meu facebook, como nº 330 dos "Personagens sem Carimbo - O Lado B de Bauru".

6 comentários:

Rádio Sem Limites FM disse...

Ainda bem que estou sendo o primeiro a comentar essa carinhosa matéria do amigo Henrique. Cito ainda bem porque preciso agradecer e dizer que não sou merecedor de tamanha honraria, apenas fiz o que fiz, porque minha vida é norteada pela máxima: "você só será feliz no dia em que fizer a felicidade de seu próximo". Mas é muito difícil agradar a todos e, talvez, devido à minha autenticidade, acabei "ofendendo" algumas pessoas que imaginava amigos. O detalhe é que nesta vida recheada de hipocrisia se você quiser estar bem com essas ditas pesssoas, você tem que ser político e não considerar o mal que elas, soberbas, irônicas, rançosas, nos maltratem através de palavras e atos desleais. Putz, eu entrei pra agradecer ao Henrique e acabei desabafando algo que aconteceu há quase 10 anos... Mas, ainda bem que a Auri Verde, aqui citada, recebeu uma "dedetização" e, aparentemente, foi descontaminada.(risos). Voltando ao tema, senti-me duplamente honrado com a homenagem feita pelo Henrique. Primeiro pelas palavras e lembrança de alguns de meus bons anos de vida, aqueles que vivi militando algumas das mais prestigiosas rádios da cidade. E também por ter o privilévio de estar num post bem pertinho de um dos meus ídolos inspiradores, o José Carlos Galvão de Moura, a quem sistematicamente ouvia, aos finais de semana, em seu programa "Conversa de Botequim" e, nas tardes de domingo, no "Samba e Bola", brilhantemente criado e comandado por ele a quem tive o prazer de conhecer e conversar, uma única vez, apresentado que fui pelo amigo Ademir do Grupo Gota Dágua, no Restaurante Mamma Mia saboreando uma pizza. Pouco tempo depois o Galvão nos deixou e, coincidentemente, coube a mim dar sequência às suas criações, na mesma emissora. Mas vou parar por aqui senão o comentário ficará maior que a matéria. Muito obrigado Henrique e à todos que, de uma maneira ou de outra, ainda se lembram de mim. Um forte abraço à todos e sejam felizes pois isso significará que seus próximos também o são!

Anônimo disse...

Maravilha, Henrique! O "Zé" é merecedor!!! Quero muito bem a ele.
Goias Brasil

Anônimo disse...

Com toda certeza faz falta comunicadores que tem a linguagem do povo, sempre trazendo as notícias e a melhor música essencialmente brasileira....
Sérgio Coelho

Anônimo disse...

Henrique

Eu ouvia o Samba e Bola e uma coisa muito marcante foi a gravação que ele patrocinou no programa com o Hino do Noroeste, uma coisa única. Se não me engano na época ainda existia a orquestra lá da USC, a Veritas e foi ela quem gravou com um coral e tudo. naquele tempo ouvíamos aquilo tudo e era muito bonito. Depois que ele saiu da rádio por causa da implicância do Silvestre, a rádio nunca mais tocou o hino feito por causa do seu empenho. Já está mesmo na hora de voltar a ouví-lo e da rádio reconsiderar e trazê-lo de volta para alegrar as tarde de domingo antes do jogo de bola. Eu sai de Bauru fazem uns tres anos, trabalhando aqui perto de Prudente e ouço a rádio pela internet, mas sinto saudades do Esmeraldi. Estou na torcida para elçe voltar.

Paulo Lima

Anônimo disse...

ISSO ESTAMOS JUNTOS NESTA DELE VOLTAR PARA RÁDIO, CONTE COMIGO, O ZÉ MERECE.
PAVANELLO

Mafuá do HPA disse...

DO FACEBOOK DO ESMERALDI ESCRITO EM CIMA DO MEU TEXTO:

Caro amigo Borges, será que agora não é hora de vc abordar o Darezinho, na Auri Verde, sobre este assunto comentado por vc há algum tempo? Lembra-se? Estou disposto a ajudar na divulgação do nosso querido Norusca neste novo momento... O que vc acha? Um forte abraço e feliz natal extensivo à seus familiares!!! JOSÉ ESMERALDI

Meu amigo, prometo a você nesta vespera de Natal,que irei falar com Darezinho a respeito, pois o nosso Noroeste precisa muito da divulgação, e você é o CARA. aproveito desejo feliz natal e um proximo 2014 com muitas realizações, fique com DEUS, estamos sempre juntos. vai dar tudo certo..ok!!!!!!! JOÃO BORGES FILHO

Valeu, meu amigo Borges, partindo de vc EU ACREDITO!!! Estou convicto que poderei colaborar muito com nosso querido e tão sofrido Norusca... Talvez agora, com a Auri Verde praticamente "descontaminada" conseguirei colocar em prática algumas ideias no programa Samba & Bola... Permaneço no aguardo e, se houver necessidade, detalharei ao Darezinho todo o ocorrido com a minha saída da rádio... Um abraço!
24 de dezembro às 23:20 · JOSÉ ESMERALDI

Reynaldo Grillo - Grande Esmeraldi, pode continuar com a minha antiga audiencia do Samba e Bola.
Ontem às 04:14 · Curtir

Reynaldo Grillo - Capricha la Borges!
Ontem às 04:15 · Editado · Curtir