terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CARTAS (115)


RELIGIÃO, SEXO, CARTAS PARA UM JORNAL, ESTADO LAICO E CHARLES DARWIN
Tem um debate rolando nas páginas do Jornal da Cidade e ele merece ser melhor entendido. Primeiro uma carta publicada na Tribuna do Leitor em 21/11, escrita por Marcos Paulo Resende, “Conselho de Pastores?” (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=231691). No mesmo dia corroborei o que nela estava escrito e produzi um texto no blog, o “O QUE QUER NA VERDADE ESSE CONSELHO DE PASTORES INTERFERINDO NAS DECISÕES POLÍTICAS DA CIDADE” (http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=CARTAS+(113)). Diante da primeira carta do Marcos mais três contrárias ao seu posicionamento saíram publicadas nas edições de 24/11, “Ao ‘progressista’ Paulo Rezende”(http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=231740), 26/11, “Ao leitor Marcos Paulo Rezende” (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=231761) e por fim no último domingo, 01/12, “Frutos do Meio” (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=231840). Em todas a imposição da visão religiosa sobre a política, como se isso fosse a coisa mais normal desse mundo, pelo menos nos tempos atuais.

Marcos é claro não ficou quieto e está propondo uma reposta aos três, em nova carta que deve sair em breve no JC. Antecipo seu conteúdo, pois só assim o debate ocorrerá, pois o que se viu nas três missivas foi um fechamento de questão, uma obtusidade e pouco debate, pelo menos o saudável.  Abaixo e com o título de “Ao pastor Ubiratan Sanchez”, vejam sua proposta sensata de estabelecer algo mais sério na discussão:

“Essa base de seu raciocínio é comum entre as tais autoridades eclesiásticas, resposta em velhos e terríveis clichês, uma lógica vazia, o tipo de mundo que você quer viver, não tem base no tipo de mundo em que você vive realmente. Religiosos assim, são os guardiões do conservadorismo, um fundamentalismo que distorce a vida real, tentam impor uma nação teocrática, utilizam-se das desgraças desta sociedade capitalista para arrebanharem suas "ovelhas", onde o papel é não permitir que as pessoas questionem, tenham consciência de mundo, seu real lugar na natureza e que possam avançar rumo a uma sociedade planejada e justa socialmente. O senhor fala de democracia e ditadura como se estes dois não andassem juntos, mas qual o conceito que tem sobre os dois? Verá que toda forma de sociedade tem regras ditadas, então todos, inclusive em nossos lares onde temos regras vivemos sob uma ditadura, até o que você pode chamar de democracia e também a natureza tem suas regras, a questão no âmbito social é para quem são feitas as regras, para o povo ou para uma minoria que se aproveita deste povo. Falando em regras totalitárias a religião é campeã nisso, Deus é um conceito de ser extremamente totalitário, cheio de ranço, ódio, vingativo. O livro que você chama de "eterno" defende escravidão, denigre mulheres, amaldiçoa homossexuais, vai contra a natureza de nossa espécie, cria regras sabendo que ninguém poderá cumpri-las e para isso criaram uma válvula de escape num "salvador" onde todos os crimes e mazelas desta sociedade podem ser perdoados se o sujeito arrepender-se e aceitar o "salvador", enquanto a única coisa imperdoável é o de uma pessoa negar a Deus, um senso de justiça ridículo esse, de um ser totalitário que só quer adoração, humilhação e contra todo conhecimento que possa superá-lo. Não confunda avanços científicos, tecnológicos com social, os problemas desta sociedade que citou são causados por uma desigualdade enorme deste sistema, que vocês insistem em molda-lo a seu bel prazer, pudera, este é o paraíso das igrejas que não pagam impostos, arrecadam rios de dinheiro e sempre querem um pouco mais, realmente Deus não é um bom administrador, além de "venderem" um produto invisível. Não é exclusividade das redes sociais a pedofilia, visto o número que só cresce de casos entre os clericais, Deus nãos os salvou desta não é mesmo? Sabia também que o maior número de mensagens, curtições, seguidores nas redes sociais são de cunho religioso? Mais uma vez o divino não está fazendo o papel direito. Doutrinar crianças numa religião é tirar a opção de escolha, de ver a vida real, isso também é atentar contra elas.
Qualquer questão de saúde pública, deve sim ser debatida por profissionais da área e pessoas com um pingo de conhecimento e bom senso, não somos obrigados a ouvir todos os lados, quando um lado é uma tremenda de uma porcaria, não temos que ensinar num curso de medicina sobre cegonhas que trazem bebês só porque algum maluco disse isso num dia remoto, aliás se a ciência se deixasse levar pelos dogmas religiosos, ainda estaríamos achando o mundo ter apenas 10 mil anos e este ser o centro do universo. Responsabilidade na educação sexual é importante, porque é algo natural em nossa espécie caso você não entendeu isso, conscientizar das DSTs, da gravidez precoce e com isso dar acesso sim a todos os métodos contraceptivos. Parem de reprimir as pessoas, parem de querer tomar conta do corpo da mulher achando que esta é apenas a parideira oficial do estado, que as pessoas possam ter prazer quando quiserem e com segurança, afinal sexo também é bom para saúde. Eu, assim como muitos que abriram os olhos para a realidade estaremos a combater sempre que a religião tentar envenenar mentes, os tais escritos sagrados não passam de termos feitos por editores que tinham em mente o domínio social, este livro que tanto passou pelo crivo editorial destes é igual a Wikipédia, qualquer um pode escrever o que quiser, a essência do totalitarismo, do sado-masoquismo, que diz que devemos amar aquele que também devemos temer, um atentado a integridade básica das pessoas que as impedem simplesmente de viver bem socialmente na única vida que temos a certeza de ter. Vamos combater essa perversa relação Senhor-escravos, a derradeira estupidez que ainda nos trava a avançar como sociedade”.

Não entendo isso como um ataque a religião, pelo contrário, o ataque é aos inescrupulosos e para os que vestem a carapuça, talvez porque tenham alguma culpa no cartório. Marcos quer debater e fundamenta bem sua defesa. No mais, só para enriquecer a discussão, meu filho, aos 19 anos, não optou por seguir religião nenhuma. Ele continua estudando, hoje cursa Letras na Unesp e lê de tudo, inclusive de todas elas. Já leu a Bíblia, o Alcorão, o Livro dos Mórmons, textos de Buda, da Umbanda, do Espiritismo e de tudo o mais. Talvez faça uma opção por seguir uma delas, talvez nenhuma e no domingo passado, ele lá em Araraquara onde estuda, ligo da banca do Carioca e lhe digo que estou para lhe comprar um livro, o “A Origem das Espécies”, do Charles Darwin, sobre a comunhão da origem em todos os seres vivos e a formação das espécies por um processo de seleção natural. Ele me diz já ter lido, mas insiste para que que o compre, quer ter para consulta. Eu reforço cada vez mais isso e sei que acerto, pois é exatamente quando ciente de tudo, comparando todos esses textos é que poderá discernir sem estar imbuído de preconceitos, mentiras, falácias e interesses. Quantos que opinam sobre isso e aquilo possibilitaram o mesmo aos seus filhos? Sem diversidade uma geração inteira será mais facilmente dominada e subjugada. Sinceramente, vejo que os próceres do Conselhos dos Pastores não educam seus filhos dentro da diversidade inerente aos novos tempos. Uma pena constatar isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Só um adendo ao que escreveu amigo Henrique.
Meu ataque é sim aos inescrupulosos e a religião também, o grande propósito delas é preciso destruí-lo.

Grande abraço
Camarada Insurgente Marcos Paulo

Anônimo disse...

Só um adendo ao que escreveu amigo Henrique.
Meu ataque é sim aos inescrupulosos e a religião também, o grande propósito delas é preciso destruí-lo.

Grande abraço
Camarada Insurgente Marcos Paulo

Henrique disse...

ESSA CONVERSA ROLOU NO FACEBOOK DO BAURU NA POLÍTICA QDO POSTEI O TEXTO POR LÁ:

Pili Cardoso o]O Estado Brasileiro é laico , desde a entrada em vigor do Decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890, de autoria de Ruy Barbosa.
Posteriormente este princípio legal foi elevado a princípio constitucional.
Mas as forças políticas que representam os cidadã...Ver mais
há ± 1 hora · Editado · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Ainda mais quando os que se consideram mais intelectualizados, até com poderes divinos, acima do bem e do mal, longe de serem intelectuais de botequins ou da internet, mas o sendo de ar refrigerados e de Casas Rosas, também nada fazem, deve-se mesmo ficar esperto, pois num futuro bem breve poderemos ser governados por eles, os "representantes de deus" (sic).
há ± 1 hora · Curtir · 1

Pili Cardoso O problema é um dia estas pessoas, ditos representantes de Deus, poderão também ser os representantes do povo, sendo legitimados através do voto, dai estará o problema.
Só para refrescar a memória, Hitler foi eleito, em um primeiro momento, pelo povo alemão e posteriormente, por se achar um enviado divino e aclamado nas urnas pelo povo alemão tomou o poder para si e deu no que deu......
há 57 minutos · Curtir · 1

José Eduardo Avila no brasil esse tipo de governo teocratico é impossivel implantar ninguem consegue, pela miscigenação de raças com diversos credos religiosos carreados por essa misturança toda, tenho para mim amigos que podem ficar em paz, agora essas discussões são salutares e cada qual em seu quadradinho como sempre foi...respeitando as diferenças ..jamais issoaqui vai virar irã...
há 33 minutos · Curtir

Renato Secco espero q vc esteja certo seu josé eduardo
há 19 minutos · Curtir · 1

José Eduardo Avila com ctz não temos esse perfil e a extensão territorial não comporta esse tipo de desinteligencia...
há 17 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Pilli, o chato é mesmo constatando da existência de convergênciua em muitos pontos, por causa de uma questão política acirrada (o tal do embate pt x psdb), ocorre um distanciamento cruel e besta. E daí tudo continua desunido e os tais teocráticos avançando o sinal e gente que poderia estar unidos contra o mal comum, continuam desunidos e em desavença. Desse jeito eles conseguem seus objetivos mais facilmente.
há 5 minutos · Curtir

Douglas Cirilo É justo que os grupos defendam suas opiniões, mesmo os grupos religiosos, desde que respeitadas as leis e nossa Constituição.. como bem disse o Pili Cardoso. O Estado é Laico e não Ateu. As pessoas tem o direito de se organizar e de serem votados. Ano que vem tem eleição e deve ser coibido o uso indevido de templos, de TVs (que são concessões públicas) e recursos dessas entidades para a promoção de candidatos.
há 3 minutos · Curtir (desfazer) · 1

Anônimo disse...

Eles interpretam qualquer questionamento das palavras deles como uma atitude de um ateu,fazem de tudo para matizar sua imagem como a de uma pessoa que não acredita em Deus.Agem como se sua religião fosse a dona da verdade,como se fosse um axioma total e possuidora do dom da infalibilidade.Eles interpretam qualquer questionamento das palavras deles como uma atitude de um ateu,fazem de tudo para matizar sua imagem como a de uma pessoa que não acredita em Deus.Agem como se sua religião fosse a dona da verdade,como se fosse um axioma total e possuidora do dom da infalibilidade.

Holmes Rodolfo Martins

Anônimo disse...

Em um poema do meu tio Lazaro Carneiro Carneiro, ele diz que três coisas escravizam o homem, deus o estado e o dinheiro, e quando as três andam de mãos dadas nada de bom pode sair disso. Mas meu comentário para os lideres religiosos sejam eles quem forem de onde forem, parafraseando o cara que em tese é a base de todas estas religiões ocidentais " A Cesar oque é de Cesar" ou seja líder religioso não se mete em assuntos de politicas publicas em um estado laico.
Luiz Henrique Carneiro