segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (59)


ENFIM, QUAL A FINALIDADE DESSES TÍTULOS DE CIDADÃO?
Bauru toda se recorda de um vereador que laureou o atual presidente da FPF – Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero com o Título de Cidadão Bauruense. Ele nem sabe direito os caminhos para se chegar à Bauru e só veio aqui por causa do futebol, nada mais que isso. Antes dele, outro vereador havia concedido o mesmo título para um ex-presidente da FPF, Eduardo José Farah, esse também mal conhecia Bauru. A premiação de uns tempos para cá perdeu o status de ser concedida para pessoas que tenham desempenhado algo de relevância para a cidade. Virou um festim para homenagear apaniguados e afins, ou até para alguém que possa beneficiar (sic) ou favorecer (sic) a cidade ou alguns dos privilegiados seus habitantes no futuro. Algo totalmente fora do propósito. Na última semana mais uma personalidade recebeu o título, dessa vez o agraciado foi o ministro AUGUSTO NARDES, presidente do Tribunal de Contas da União.

“A vinda do ministro à cidade foi combinada durante viagem a Brasília (DF) dos vereadores Raul Gonçalves Paula (PV) e Lima Júnior (PSDB). Na ocasião, João Augusto relatou que, no livro em que narra a saga de sua família, desde o século XIX, consta a passagem por Bauru de seu trisavô, o tropeiro Pedro Ribeiro Nardes, em 1834, quando foi dado como morto após lutar contra indígenas que viviam na região. “Meu trisavô foi pioneiro nas terras onde está hoje Bauru, que eu ainda não conheço. O episódio é relatado pelo historiador Celso Prado”, conta o autor. Apesar do que fora registrado oficialmente, com o auxílio da pesquisadora Janice de Franceschi, o ministro soube de passagens do trisavô pelo estado do Paraná, em 1836, dois anos depois de ter estado por aqui”, Jornal da Cidade, 29/11/2013.

Ele não nasceu aqui, nada fez por Bauru, mas por ser presidente do TCU, dois vereadores vão até Brasília e o convidam, depois tudo é aprovado na Câmara de Vereadores. Isso não é tudo, o pior está por vir e foi citado no texto do JC, o trisavô do ministro foi o que podemos denominar de um MATADOR DE ÍNDIOS. Sim, ele o trisavô circulou por essa região como invasor de terras a serviço de interesses de grilagem e deu seu quinhão de contribuição na matança generalizada de índios ocorrida nos primórdios de Bauru. Isso seria motivo de comemoração? O registro histórico é válido, o livro do ministro pode ajudar na compreensão de parte da história de Bauru ainda não revelada, mas daí a laurear alguém nessa linha sucessória é lamentável fato, além de incompreensível. Beira a história de Gabriel Garcia Marques em "Cem Anos de Solidão". Montaram uns rapapés de grande monta para o laureado.

“Acabei de entregar o título de cidadão bauruense ao ministro Augusto Nardes,...”, publica o vereador ARILDO JR – PSDB, em sua página do facebook na semana passada. O advogado Gilberto Truijo o questionou sem resposta: “O que é que esse cara fez por Bauru. Absurdo...”. Holmes Rodoldo Martins, o popular Lelo, dirigiu-se ao vereador com o seguinte questionamento: “Perguntei para este nobre vereador, na pagina dele, aqui no face, qual o motivo para tal procedimento... estou esperando a resposta..”. Para sua surpresa, a resposta não veio e por lá tinha ocorrido algo a mais: ”Fui conferir na página dele... tiraram minha pergunta”. O professor Sinuhe Preto não se segura e solta um: “Uma bosta, política paralítica e sifilítica”. A educadora Marly Jobstraibizer desabafa: “Não entendo! Será que ele trabalhou pela cidade como eu? Será que ele parou seus afazeres para atender e ouvir pessoas carentes e necessitadas como eu fiz? Será que, como eu e muitos na cidade fazem e fizeram pelo menos favorecidos (desabrigados, doentes, crianças e idosos) esse senhor fez? Me fale o que, pois não me lembro. Coisa arranjada me dá nojo!! Nada mais nos causa estranheza em uma cidade onde o Ministério Público é quem precisa governar se não o povo continua morrendo sem remédio e sem hospital, aqui são muitos ajudando a população muitas pessoas anônimas que fazem com amor, com coração se não o povo morre a mingua”.

A revolta continuava alta no face do advogado Truijo, com a jornalista Gisela Nardelli postando: “O Presidente da Câmara Municipal não tem compromisso com nada, nem com ele mesmo, ele pediu para eu montar um jornal pra ele, e quando estava quase pronto, o cara nem me pagou nada.. IMAGINA O QUE ELE DEVE FAZER COM A CIDADE, OU MELHOR COM O DINHEIRO DA CIDADE.... FALSO CRENTE...”. Outro cidadão, Martinho Teixeira desfere: “O próprio homenageado deveria recusar uma homenagem sem merecimentos”. De Marília Feinha Munitinha escreve: “Aff... aqui em Marília deram titulo de cidadania a um jogador Marcelinho Carioca ele nem sabia onde era Marília, eu questionei na hora o vereador me chamou de mal educada eu o chamei de mal caráter”. Na sequência Cauê Charles Bulhões posta: “Digo mais Doutor Gilberto Truijo, aí está a prova que nossos tribunais não têm nada de imparcial, principalmente o TCU, que vem [COM O PERDÃO DA PALAVRA] fodendo a classe trabalhadora/operária, pois declara ilegal tudo o que a favorece”. Lelo volta a carga: “Vocês precisam ver o passado político do homenageado!!”. Reynaldo Grillo lá de New Jersey entra na discussão: “Seria ótimo se o nobre vereador explicasse o porque desta honraria....Tantas necessidades em Bauru e este pessoal se preocupando em bajular uns e outros. (...) Eu pensei que com a mudança do quadro de vereadores na ultima eleição de Bauru fosse ter alguma mudança significativa...Mas nada ..Tudo continua na mesma.... (...) O grande problema e que o eleitor votam neste pessoal e não acompanham o trabalho deles e depois ficam reclamando...Sem contar aqueles pilantras que tem a cara de pau de quererem sair como deputado estadual ou federal em futuras eleições. Pobre Bauru”. Lelo ironiza mais um pouco: “Os trinetos do Buffalo Bill também tem direito...”. Alberto Ayub entra na brincadeira: “John Wayne também matou índios. Kkkk. vai ganhar também?”.

O grande questionamento daqui por diante e a ser feito para quem define e aprova esses nomes é um só e está expresso no título desse texto. Vamos encaminhar esse texto a eles e ver se o idealizador pelo menos desse título venha a público e explique os seus motivos. Se não vier, assim como um dos vereadores já é chamado de Dr Mixaria, esse poderia muito bem ser chamado daqui para frente de "Mister Confraria" ou até como sugeriu o próprio Truijo, de "Buffalo Bill".

Esse texto teve seu conteúdo baseado nas declarações em post de Gilberto Truijo, inseridas no seu facebook de 01/12/2013.

10 comentários:

Anônimo disse...

O Saab(aquele dos desvios no Hospital de Base) também ganho este Título que só foi retirado devido Petição minha lá na Câmara Municipal e quem deu foi o Batata.
pedro Valentim

Anônimo disse...

acho q pessoas mereciam mto mais esse título do que apenas políticos e diretores de autarquias...vejam por exemplo, o que faz Mariza Basso pela Cultura de nossa cidade levando o nome de Bauru aos 4 cantos do mundo...hj por exemplo está a trabalho no México...acho q ela é mto mais importante nesse quesito do que essas pessoas q estão recebendo esse título...

Madê Correa

Anônimo disse...

Qual o real motivo para esse título de cidadão bauruense agraciado para o ministro AUGUSTO NARDES, presidente do Tribunal de Contas da União, pelos Vereadores Lima Jr. (PSDB) e Raul Gonçalves de Paula (PV), só porque passou por Bauru o seu trisavô, o tropeiro "MATADOR DE ÍNDIOS" como bem colocou Henrique Perazzi de Aquino, o Sr. Pedro Ribeiro Nardes, em 1834 e o Dr Gilberto Truijo questionou o vereador Lima JR (PSDB) e não obteve resposta, gostariamos de saber.
Sérgio Coelho

Mafuá do HPA disse...

Sérgio Coelho, deve ser as tais "forças vivas" de Bauru tomando as decisões sobre as "forças não tão vivas", no caso nós, o restante da população.

Madê - Homenagear os Tipos Populares que muito fazem por essa Bauru é um projeto que precisa começa ra vingar.

Pedro - Essa do Saab havia esquecido, mas foi uma vergonha sem tamanho. Depois do escândalo formatado tiveram que recuar e retirar a homenagem.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Concordo com vc Henrique... Neste país os valores estão invertidos e os vereadores pelo Brasil afora encontraram nas homenagens, muitas injustas, para justificarem seus altos salários, pois, trabalhar em prol a comunidade que os elegem, nem pensar...

Gustavo Barros

Anônimo disse...

Esse titulo deveria ser ofertado apenas e tão somente para pessoas não bauruenses de nascimento (tem muito bauruense que não nasceu aqui mas que ama esta cidade mais do que os que aqui nasceram) que REALMENTE tenham feito coisas (não vale coisas banais) efetivamente úteis e marcantes para a cidade. Antes de algum vereador sugerir a entrega ele deveria sujeitar ao parecer dos outros colegas sobre a outorga do referido título. Com isso será evitada a banalização do referido mimo.
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

EU ACHO QUE O RECEBIMENTO DESSE TÍTULO DEVERIA PASSAR PELO CUNHO DA POPULAÇÃO.DEVEMOS ESCOLHER SE QUEREMOS OU NÃO HOMENAGEAR PESSOAS QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA O ENGRANDECIMENTO DE NOSSA CIDADE. O VEREADOR ANTES DE SAIR DISTRIBUINDO TÍTULOS QUE NÃO SÃO DELE ( SÃO NOSSOS ) DEVERIA PELO MENOS PESQUISAR A VIDA DE QUEM ELE QUER FAVORECER!!!
SONIA SANTOS MEDEIROS

Anônimo disse...

Qual é a função de um vereador mesmo? Hein? ...
Neto Amaral

Anônimo disse...

Henrique
E tem muito bauruense sem título!
Ricardo Coelho

Anônimo disse...

Com certeza essas forças vivas de Bauru estão tomando as decisões ou seja "Tirando as castanhas da chapa quente com as Mãos dos outros"...
Sérgio Coelho