quarta-feira, 23 de abril de 2014

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (79)


NÃO PRECISA SER BERNE PARA SABER – PARA RAUL, MÉDICO VEREADOR DIRETOR EMPRESÁRIO
O vereador RAUL GONÇALVES DE PAULA – PV BAURU gosta demais da conta de estar nas paradas de sucesso, mais pelas posições um tanto conservadoras, do que por qualquer outra coisa. É dele a famosa frase, “médico não trabalha por mixaria, quem trabalha assim é médico cubano”. Sendo médico, um dos três da edilidade bauruense, proferiu isso meio que na contramão de aceitar a chegada dos médicos cubanos para tentarem botar um fim na barafunda da saúde pública brasileira, onde os médicos tupiniquins fazem e acontecem, tudo ao seu bel prazer. Foi o mote para o bloco carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto desfilar esse ano com a marchinha tendo por título “Bauru, cidade sem Mixaria”. Entrevistado ele afirmou ter gostado da lembrança para a festa.

Na edição de abril do jornal mensal Metrópole News (edição nº 10) por presidir a Beneficência Portuguesa de Bauru, um hospital particular e mesmo com uma grave denúncia não ter se pronunciado a respeito, nem para desmentir, muito menos para confirmar (a edição saiu por volta de 15/04) poderia ter sido novamente lembrado. Está escrito no jornal: “Sangue doado é cobrado pelo Hospital Beneficência Portuguesa – Quando pessoas solidárias doam sangue, elas logo imaginam que os pacientes que precisam serão contemplados e beneficiados. Pelo menos era isso que era passado para a sociedade e para centenas de doadores voluntários, mas não é bem assim”. Pedro Valentim, no texto mensal d’O Malagueta, descreve na edição todo o desenrolar de uma cobrança efetuada pelo citado hospital presidido pelo vereador, afinal é seu mandatário maior. “E a população não é informada quando vai doar que seu sangue será cobrado dos pacientes que irão usá-lo nos Hospitais Particulares”, consta de um trecho do artigo. Cobrança a ele reconfirmada nesta data e oportunidade.

E por fim, mais uma declaração do mesmo médico vereador onde demonstra seu quase total desconhecimento da questão do Patrimônio Público e do que venha a ser os tombamentos de imóveis com importância histórica em uma cidade. Vejam só o teor da nota do Entrelinhas do JC, edição de 15/04: “REAÇÕES – RGP (PV) mandou um recado da tribuna: ‘Não me pressiona que eu não sou berne!’. Foi a forma encontrada para responder às críticas por ter apresentado emenda que isenta de IPTU os imóveis tombados, sendo que é diretor da Beneficência Portuguesa, cujas características da fachada precisam ser preservadas. ‘Quem quer ter um imóvel tombado hoje? Nem mesmo os seguros os querem’, justifica”.

Não se faz necessário ser BERNE para ter um mínimo de conhecimento e sensibilidade com a questão patrimonial no Brasil. Muitos por aqui possuem o pensamento de que é mesmo belo ver um imóvel tombado lá na Itália, todos muito bem cuidados, mas por aqui, ainda mais na minha casa, de jeito nenhum. Tacanha forma de enxergar a questão. Não posso acreditar que essa seja a dele, mas pela demonstração dada, beira a isso. Esperei exatos dez dias para escrever isso, pois esperava uma reação do pessoal do CODEPAC. Como não veio, demonstrando uma inexplicável indiferença, deixo a minha conclusão entre aspas: “O dono de imóvel tombado no Brasil desconhece dos benefícios que pode vir a ter nessa situação. Acha que só tem prejuízos, por desconhecer o outro lado da moeda. O Codepac deveria se pronunciar e montar a partir de uma declaração desse naipe uma Oficina ou Evento Esclarecedor para os donos de imóveis e legisladores do assunto, mostrando quais as alternativas possíveis e até lucrativas dessa situação. Tudo hoje passa por um quase total desconhecimento, principalmente daqueles esperando que tudo lhes caia do céu como maná. Feito isso, com certeza, o vereador diretor médico teria proferido frase menos bernenta, pelo menos nesse quesito. Para os demais, também muito recomendável, deixo uma singela dica desse mafuento escrevinhador: Proceda uma imediata reciclagem ou talvez uma aspirada em falas cobertas de pura e autêntica teia de aranha”.

Por fim, a frase proferida pelo vereador ficaria melhor se dita assim: “NÃO ME PRESSIONA SENÃO EU VOU PRA BERN, NA SUIÇA”. Aí sim e lá teria bons exemplos de imóveis tombados e devidamente preservados.
OBS.: Na ilustração um trabalho infantil sobre BERNE e na última foto, imagem aérea de BERN, a cidade suiça.

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DE AGORINHA MESMO NO MEU FACEBOOK:

Silvio S. Selva Bauru, apesar de muitas vezes eleger figuras erradas, também é impiedosa com maus políticos, este como a "boa doutoura" estão com seus dias contados...
há 27 minutos · Curtir (desfazer) · 1

Adriano Coelho Hernandes Médico cubano trabalha por mil reais ... qq diarista ganha mais q isso ...
mas pra quem passava fome em Cuba, aqui é o paraíso .
há 24 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Adriano, nesse nível, sem conversa e sem papo. Basta de tolices sem sentido.
há 23 minutos · Curtir · 1

Adriano Coelho Hernandes só um adendo .
há 23 minutos · Curtir

Adriano Coelho Hernandes ouvi falar q Dilma vai p Cuba aprender a formar médicos em série e vai por os jovens do BF p fazer medicina.... ganhou meu voto . ( mata 2 coelhos em uma cixa dágua só kkkk ) = forma mais médicos p o povo e dá ótimos empregos p os bolsa família saírem da pobreza extrema q ainda se encontram .
há 20 minutos · Curtir

Antonio Giroto Junior Perazzi, faltou uma para o Vereador, assim que se tornou vereador, houve uma fiscalização da Vigilância Sanitária na Benê, e o hospital foi multado por uma Enfermeira. Ele disse pra todo mundo que iria acabar com a carreira da enfermeira por ter multado o hospital, pois agora era vereador e tinha poder pra isso e amizade com o secretário de saúde. Ou seja, esse rapaz ainda não entendeu o que é ser vereador numa cidade como Bauru.
há 16 minutos · Curtir (desfazer) · 1

Adriano Coelho Hernandes Vereador praticamente é um nada ......e o q eles deviam fazer pelo menos, fiscalizar.... não fazem..... uma farra com $$ público... uma farra de funcionários públicos na prefeitura , EMDURB e DAE .... aí ñ sabem pq não tem $$ p nada ... além de não mostrarem p o povo, quem fez os rombo da Cohab e agora da Funprev...
há 9 minutos · Editado · Curtir

Adriano Coelho Hernandes e essa Funprev , q qdo ganha milhões não dá nada p o povo, qdo perde vem tirar $$ do povo , uma vergonha na cara de todos e ninguém fala nada .
há 9 minutos · Curtir

Adriano Coelho Hernandes e nem devia ter isso, deviam ser na previdência porca do governo Federal como todo mundo ....e nem plano de saúde deviam ter, pq o povo patrão deles ñ tem ... e eles tem ?
há 8 minutos · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves Adorei a brincadeira com a Suíça no final, confira aí Raul Goncalves Paula. Imagino sua felicidade e sentimento de completude, vivendo por lá. Suíça, o Principado de Mônaco ... são a sua cara ... pura sofisticação ,,, tudo TOP
há 7 minutos · Curtir

Anônimo disse...

Deveriam perguntar ao Dr. Raul o que ele acha dos 12 médicos bauruenses que pediram demissão porque não querem bater ponto, afinal, são Doutores... E o que ele acha das 62 vagas de médico que não são preenchidas em Bauru. Aqui é Acre, Rondônia ou Amapá?Deveriam perguntar ao Dr. Raul o que ele acha dos 12 médicos bauruenses que pediram demissão porque não querem bater ponto, afinal, são Doutores... E o que ele acha das 62 vagas de médico que não são preenchidas em Bauru. Aqui é Acre, Rondônia ou Amapá?
Erick Prado

Anônimo disse...

Não conheço o doutor Raul Goncalves Paula pessoalmente porem creio que ele esta pavimentando e muito bem o caminho rumo a prefeitura ontem com a assinatura do convenio entre iamspe e beneficiencia portuguesa nós outros funcionarios publicos estaduais ficamos agradecidos....
Ávila

Anônimo disse...

Sr Henrique


Só posso sentir vergonha de um político dito esclarecido e que pela opção profissional deveria amar o ser humano, acrescendo que para exercer seu mister político, deveria ao menos ter lido a Constituição Federal.


Rogeria Regina Dos Santos Martins

Anônimo disse...

Menos, amigo Ávila
GILBERTO TRUIJO