sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ALGO DA INTERNET (91)


ESCRITOS ANTERIORES Á ELEIÇÃO (04) - APARENTE INDIFERENÇA DO ELEITOR AO PLEITO E MEUS SONHOS

BOLIVARIANOS! COMUNISTAS! SOCIALISTAS! TUCANOS! PETRALHAS! COXINHAS! MARINETES! Como gerenciar uma palatável conversa?

Em eleições anteriores a movimentação nas ruas e lugares públicos era bem mais ostensiva. Não sei se a aparente indiferença é algo aqui de Bauru, ou retrata o que ocorre por todos os lugares. Nas ruas somente cabos eleitorais ostentando placas, bandeiras e distribuindo folhetos variados. Manifestações de militância têm sido raras. Algumas com data e hora marcada e com baixa freqüência. Seria isso mesmo? O eleitor, de uma forma geral, está desinteressado dessa eleição? Esse clima de quietude talvez não reflita desinteresse, mas um monte de outras coisas juntas. Para alguns pode ser receio em demonstrar sua preferência, talvez por vergonha ou para evitar debates acalorados. Nem todos possuem hoje vontade de ficar nas esquinas defendendo o seu candidato. Sempre existirão os mais exaltados. Particularmente não fujo desses, mas evito contatos prolongados, pois em muitos casos vejo mais a vontade desses imporem sua linha de pensamento, do que ouvirem algo contrário. Alguns dos ditos “cabeça feitas” tornaram-se chatos, bitolados e repetitivos nos argumentos. De tudo um pouco nas ruas, muitos “amoitados”. Parece aquele negócio do “gigante adormecido”. Tem quem não queira cutucar esse bicho nesse estado de aparente hibernação.

No pós-debate de ontem na TV percebi algo de alguns que se mostravam contrário a algo e hoje já pensam diferente. Posso estar enganado, mas a grosso modo quem acabou se saindo melhor, talvez pela carinha de “bom moço” (sic), tenha sido o Aécio Neves. Em dois momentos percebo em pessoas ontem decididas a não votar nele de jeito nenhum, hoje já querendo reconsiderar. Mais esperto e liso que bagre ensaboado, soube se safar de algumas situações. Dilma se mostrou às vezes confusa, abrindo e fechando aquela pasta a todo instante (todos consultaram dados em papéis em seu poder) e um tanto nervosa, embromando dados. Para mim o país está aí, o antes e o que foi feito. Fácil comparação. Tem muita gente de memória curta, esquecendo de algo do passado, lapsos ou mesmo já imbuído do reinante ódio petista. Gosto mais da Dilma pelo seu passado corajoso, empunhando até armas, do que o momento atual, mas é o que temos para o momento. Para mim, diante de tudo o que vejo e na comparação com o que poderá nascer (olha o Ovo da Serpente aí gente!), continuo apostando minhas fichas nela. Houvesse algo realmente novo, transformador, agiria de modo diferente, mudaria meu voto, mas não vislumbro nada disso dentre tudo o que vi, ouvi e li nesse período eleitoral.

Que diferença poderão ainda ter os tais indecisos e os que nesse momento ainda pensam em mudar o voto? Não sou perito nisso (aliás, sou perito em quase nada). Dou meus pitacos, ora aceitos, ora não. Nem sempre acerto, mas também nem sempre erro. Torço para que tudo se resolva nesse primeiro turno, pois ando sem saco para continuar com inócuas discussões (nem todas, viu!), mas se ocorrer o segundo, continuarei minha ladainha e até a incrementarei na defesa do meu ponto de vista. Antes possuía maior poder de persuasão que hoje. Vejo muitos assim, mas ainda me vejo tentando convencer alguns. Com outros nem perco mais tempo, prefiro me manter calado. Não me peçam para participar do triste espetáculo do ódio coletivo que percebo vicejar por aí. Os que me conhecem nem se aproximam com a velha cantilena discursiva do mau agouro, pois sabem como penso e de que lado sempre estarei. Nunca votaria em nada parecido com Aécio ou Marina, mesmo ciente de que do meu lado, tentando manterem-se ocultas, estão as mesmas pérfidas sombras de algo a me constranger. É que acredito em alguns ainda desse lado dispostos a virar a mesa. Tenho que continuar acreditando nisso, pois do contrário deixaria de sonhar, de ser utópico e de crer na possibilidade de outro mundo. Muita água vai ter que passar por debaixo dessa ponte para algo novo ocorrer, mas seria extremamente doloroso para mim e tantos outros ter que começar tudo de novo. É que já tenho 54 e ando um pouco cansado disso tudo. Deixem-me continuar sonhando e acreditando. É o que me resta.

QUERIA TANTO CONSEGUIR MONTAR ALGO ASSIM AQUI POR BAURU - Imagine um grupo assim cheio de muita irreverência espalhando humor, galhardia e samba no pé em plena Batista numa tarde de sexta ou manhã de sábado. Seria uó do borogodó! Vamos tentar junto seu... (e repasso para uns trinta endereços de gente ligado a algo musical na cidade):
https://www.facebook.com/video.php?v=754895747932913  

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Comentário do facebook 1:

Rosangela Maria Barrenha Meu querido amigo HPA, tirou as palavras da minha boca e a emoçao do meu coraçao.Nestes dias vejo amigos queridos querendo nao debater, mas impor, usando de um terrorismo assustador e fazendo aquela velha politica rasteira de promover seus candidatos sem uma linha ou palavra sequer de propostas e realizaçoes, somente atacando o inimigo.
Estou cansada.Disse o mesmo ontem: nao queiram me tirar o sonho, lu nada mais restara do que sou.Triste.Quero que acabe logo.
3 de outubro às 14:49 · Descurtir · 2

Cleide Portes Caro Henrique Perazzi de Aquino, creio que o debate de ontem pouco contribuiu para a decisão dos indecisos. Poucas propostas e ou programas de governo foram apresentados. O Aécio só atacou o atual governo e a Dilma, por sua vez, tinha que se defender dos ataques de quase todos. Apenas o candidato do PV apresentou-se com um pouco mais de disposição para discutir propostas. A Marina falava toda hora que foi a única que tinha programa de governo, mas não o apresentou. Penso que todos perderam a oportunidade de mostrar seus propósitos. Luciana Genro mais uma vez foi contundente com os adversários e falou da Rede Globo o que muita gente tem vontade....Na minha opinião, a apatia para com a realização dessas eleições é que não há nada de novo no cenário...
3 de outubro às 14:56 · Descurtir · 3

Marcia Nuriah Bem lembrado, henrique, o ovo da serpente. aqui na Europa esta chocadinho, chocadinho....
3 de outubro às 15:00 · Descurtir · 3

Marcia Nuriah Sabe que eu simpatizo mesmo é com o Eduardo Jorge? Mesmo que ele passe total despreparo para exercer a funcao, pelo menos ele defende o abortpo, casamento livre, descriminizacao das drogas, etc. Ok, caiam as pedras.
3 de outubro às 15:02 · Descurtir · 4

Henrique Perazzi de Aquino Voto da Dilma, mas o discurso dele e a sua postura em toda a campanha é muito boa. Ele difere do proprio partido, o PV, que nasceu uma coisa e acabou se transformando noutra. Também gostei muito dele e dos seus posicionamentos. Ah, se todos os verdes fossem assim!!! Ah, se todos os petistas fossem como o Roque Ferreira, Eduardo Suplicy, o Renato Simões!!! Ah, se todos os pesebistas fossem igual a Erundina!!! E aí por diante.
3 de outubro às 15:20 · Curtir · 4

Marcia Nuriah Ah eh pq PV , fala serio. E olha que eu sou fundadora ai em Bauru. Doces anos 80 ...
3 de outubro às 15:27 · Descurtir · 1

Vera Pasq Henrique de sua lista, hoje só ando triste com Erundina.... tristeza que passa, fiz campanha para ela em Sampa...... mas dos outros estou contigo.....Alias vivi a Prefeitura de Erundina quando morava na Capital e triste por ver tudo o que ela fez ir pelo ralo.....e quanto a fazer campanhas.... tentei colocar um adesivo no meu carro da Dilma e meu filho não deixou.... falou mãe vão riscar o carro, como eu vi fazerem e como moramos num condomínio aonde eu devo ser a excluída, mas devido a ter comprado minha casa a 18 anos atras, quando PT ser governo era somente um sonho..... ou seja todo o medo e ódio colocado a cada dia, 24 horas por dia durante estes 12 anos...e nessa eleição esta ao extremo.....
3 de outubro às 15:36 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Eu mantenho um lá no meu: DILMA SUPLICY PADILHA ROQUE
3 de outubro às 15:46 · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

comentários do facebook 2:

Almir Ribeiro Como já disse, nunca fui conhecido pela inteligência. Talvez por isso tenha dificuldade em entender porque devemos votar em quem tem o apoio da miss motosserra e rainha do agronegócio Kátia Abreu, do clã medieval dos Sarney, do ex-caçador de marajás Collor, do miliciano Garotinho (e de Pezão (!) e também Crivella, no RJ), de evangélicos fundamentalistas e é financiada por construtores, por bancos e grandes empresas, para... para derrotar a direita!
3 de outubro às 15:57 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Mas eles não fazem parte do que que ainda acredito, são os apoios de todos (todos, viu!) que querem aceitar participar desse jogo político dentro da atual estrutura. Nós semos sem sendo, entendeu!
3 de outubro às 16:18 · Curtir · 2

Vera Pasq Almir porque infelizmente a Presidente nada faz sozinha..... e o povo continua votando em tudo que vc. citou..... isso é o que temos no Congresso...... Basta saber que a Presidente apresenta o Orçamento do Brasil inteiro.... mas quem aprova e mexe e remexe.... é o Congresso com a canetada final do Senado..... existem emendas...mas ela não pode usar esse recurso o tempo inteiro....ela pode vetar.....mas não pode deixar de cumprir...posso estar errada em algo, mas isso é o que entendo. Se o estiver que me corrijam.
3 de outubro às 16:34 · Descurtir · 4

Almir Ribeiro Cara Vera: como disse, sou burrinho. Mas com certeza os motivos você citou não explicam a contradição que apontei.
3 de outubro às 17:06 · Curtir · 1

Narciso Do Tempo politica n é a conquista e manutenção do poder... não é para virgens imaculadas que nao querem sujar as mãos... é a grana que elege, dificilmente a militancia. esse é o momento em que nos encontramos da luta de classes. as pessoas não votam em projetos, em partido. sinceramente, não tenho respostas para uma Katia Abreu... expressa a degeneração do partido. era muita ingenuidade acreditar que a degradação toda gerada pelo capitalismo não atingiria um partido de massa como o PT, que cresceu como cresceu e ocupou cargos. espero que o pstu possa construir alguma presença parlamentar. porque governo, administração e politica se faz com quem foi democraticamente eleito pelo voto, sarney e cia. sei dos limites dessa democracia. sei tambem que política é muito mais do que isso. não se trata de vontade, mas das condições objetivas, de correlação de forças. sem o apoio de um pmdb não saia nem um fome 0 da vida. e ai ja pensou o desastre que seria? o retrocesso para a esquerda em geral. um governo de esquerda fracassado porque foi obstruido pelas forças política conservadoras... só teríamos desculpas a dar, ficar se lamentando. não duvido que esse seria o caso quase (dificil até de fazer essa projeção) se fosse eleito um presidente de um desses partidos minúsculos da esquerda (eustou 100% de acordo com o discurso, com o programa, mas não com os metodos)
3 de outubro às 17:24 · Descurtir · 3

Narciso Do Tempo qual a base social de vcs?
3 de outubro às 17:25 · Curtir

Narciso Do Tempo não é culpa da esquerda
3 de outubro às 17:26 · Curtir · 1

Mafuá do HPA disse...

comentários do facebook 3:

Narciso Do Tempo o Estado foi demolido, o trabalho precarizado, os meios coletivos de organização esvaziados... por varios fatores, por conta das proprios movimentos do capitalismo ... da ação deliberada nos anos dos liberais a testa do governo nos anos 90 etc etc
3 de outubro às 17:29 · Descurtir · 2

Narciso Do Tempo esse governo hegemonizado pelo PT reverteu um processo generalizado de privatizações (sei tambem que ele privatiza, do leilão de libra etc)... mas esse Estado como indutor do desenvolvimento não é pouca coisa. cortou o desemprego por mais da metade. fez o país crescer em um tempo de recessão violentissima do capitalismo mundial, diminuiu as desigualdades... o salario minimo cresceu 50% a cima da inflação enquanto Lula foi presidente
3 de outubro às 17:33 · Descurtir · 1

Narciso Do Tempo agora concordo, existem distorções políticas absurdas... o apio a garotinho, o crescimento do fundamentalismo (cresceu a sombra de nossa fraqueza), a capitulação diante da midia burguesa
3 de outubro às 17:36 · Descurtir · 1

Vera Pasq Se dependesse dos meus sonhos e ideal.... tudo seria tão diferente..... so que não posso impor isso para uma população que nem sabe o que quer dizer socialismo.... uma população que foi domesticada pela TV e uma população tão carente que as vezes pensa que é isso que ela merece...... são tantos fatores.... e em cima disso.... vamos trabalhando.... tentando ao menos dar dignidade a esse povo..... e mostrar que eles tem os mesmos direitos..... um caminho que não pode ser radical, mas que deve ser continuo..... eu te pergunto Almir, como você faria para mudar tudo isso????? E por favor, não se menospreze...... ninguém tem falta de inteligencia....
3 de outubro às 17:38 · Editado · Descurtir · 1

Narciso Do Tempo eu como vc admirado professor Almir Ribeiro, tambem sou meio burrinho ... não tenho a dimensão real das mil e uma canalhices desse partido pra defender essas amplas alianças eleitoreiras tão podres, e uma tal governabilidade que não funciona a nosso favor, não presta pra nada... a economia capitalista continua governando a política ... mas acredito que uma reforma política possa fazer alguma coisa
3 de outubro às 17:40 · Descurtir · 1

Narciso Do Tempo melhor do que ficar de braços cruzados esperando pela redenção revolucionária que nao virá
3 de outubro às 17:41 · Descurtir · 1

Narciso Do Tempo e sim, continuar construindo pela base, o protagonismo da classe trabalhadora
3 de outubro às 17:41 · Descurtir · 1

Marcia Nuriah Amanha eu so saio de casa com um saco de pao enfiado na cabeca. acaba de passar em rede nacional aqui materia sobre eleicoes no Brasil apresentando todas aquelas aberracoes, candidatos palhacos tipo "Bin Laden", "Nao sei quem do demonio - que taca fogo...Ver mais
3 de outubro às 18:10 · Descurtir · 3

Marcia Nuriah Desculpa, nao tem nada a ver com o post
3 de outubro às 18:10 · Descurtir · 2

Almir Ribeiro "... continuar construindo pela base, o protagonismo da classe trabalhadora".
Foto de Almir Ribeiro.
3 de outubro às 18:15 · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO FACEBOOK DO MONTAR ALGO AQUI 1:

ualizar comentários anteriores

Oscar Fernandes da Cunha Melhor ainda.
3 de outubro às 15:56 · Descurtir · 2

Denise Amaral VAMOSSSSSSS!!!!!!!!
3 de outubro às 16:26 · Descurtir · 2

Rosana Milleo · 18 amigos em comum
eu topo também eh so me dizer que horas !!!
3 de outubro às 16:40 · Descurtir · 2

Fatima Brasilia Faria Eu tenho disposição. ...
3 de outubro às 19:10 · Curtir · 2

Claudia Coelho to dentro.
Ver tradução
3 de outubro às 20:06 · Descurtir · 2

Carlos Adalberto Murça Murça conta comigo,
3 de outubro às 20:47 · Curtir · 1

Tatiana Calmon eu topo
3 de outubro às 20:55 · Curtir · 1

Alberto Pereira Alguém consegue um tarol ou caixa pra levar amanhã?
3 de outubro às 21:46 · Curtir · 1

Claudia Coelho Henrique Perazzi de Aquino, precisamos nos reunir e começar esquentar os tamborins, afinar as idéias e deixar as idéias e alegria fluirrr.
3 de outubro às 21:48 · Curtir · 2

Rosangela Maria Barrenha Henrique Perazzi de Aquino, convide o pessoal da Coroa Imperial
3 de outubro às 22:22 · Descurtir · 1

Leandro Silversax Eduardo Guarnetti Johansen ai manolo! Vom fazer barulho!
4 de outubro às 01:26 · Descurtir · 2

Rosangela Maria Barrenha Giovanna Luna
4 de outubro às 07:25 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Mariana De Souza Duré
4 de outubro às 07:25 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Lenir Arantes
4 de outubro às 07:25 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Rosana Milleo, chame os meninos!
4 de outubro às 07:32 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Vamos curtir
4 de outubro às 07:33 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Ligia Zam
4 de outubro às 07:33 · Curtir · 1

Rosangela Maria Barrenha Valquiria Correa, vamos comemorar o niver!
4 de outubro às 07:34 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Drika Valério
4 de outubro às 07:34 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Meiri S Brito
4 de outubro às 07:35 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Patrícia Cardoso
4 de outubro às 07:35 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Marcos Vinicio
4 de outubro às 07:35 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO FACEBOOK DO MONTAR ALGO AQUI 2:

Alberto Pereira Genten
Rola hoje uma batucada de maracatu de aprendentes...
Quem quer vir, venha...
O trem já ta andando faz um tempo. Começou co. Oficina pra construir os i instrumentos.
4 de outubro às 07:35 · Descurtir · 3

Rosangela Maria Barrenha Vinicius Ana Paula Palhaci
4 de outubro às 07:35 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Paula Lucena, Paulo Fraga
4 de outubro às 07:36 · Curtir · 1

Rosangela Maria Barrenha Ana Paula Vallim
4 de outubro às 07:36 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Claudia Pinto, Se ja voltou do Rio...
4 de outubro às 07:37 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Audren Ruth
4 de outubro às 07:38 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Carlos Alexandre De Carvalho
4 de outubro às 07:38 · Curtir · 1

Alberto Pereira Quem tiver um tarol ou caixa será maia bem vindo ainda
4 de outubro às 07:41 · Descurtir · 2

Rosangela Maria Barrenha Yuri Tasso, Priscila Lellis Krupelis, Priscila Silvino, Priscila Medeiros, Natalia Godiano Siqueira
4 de outubro às 07:42 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Ilze Godiano, Larissa Ferreira Sahade, Cristina Lorenzetti Campos, Cristina Sahade
4 de outubro às 07:43 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Jose Damiao, traz a Tata, ela vai adorar!
4 de outubro às 07:44 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Marcia Pestana Mota, Marcia Elvira,Elvis Elvis Pimenta
4 de outubro às 07:45 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Renata Munhoz Guimaraes, Renata Zambon
4 de outubro às 08:13 · Curtir · 1

Meiri S Brito Uauuu!7
Ver tradução
4 de outubro às 09:32 · Curtir · 1

Pallu Roberto Acho que podemos fazer isso sim. ë só fazer o movimento certo.
Foto de Pallu Roberto.
4 de outubro às 23:09 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Coisa feia, Pallu Neto
4 de outubro às 23:11 · Curtir

Pallu Roberto ?
4 de outubro às 23:12 · Curtir

Alberto Pereira Vtnc... não entendeu????
4 de outubro às 23:12 · Curtir

Pallu Roberto hein?
4 de outubro às 23:13 · Curtir

Alberto Pereira Entendi....
Tbm faz parte do movimento "Relincha São Paulo"
4 de outubro às 23:15 · Curtir

Pallu Roberto Nossa,,, sem comentários energúmeno. e sei o que é vtnc. vai voce
4 de outubro às 23:16 · Curtir

Pallu Roberto valeu Henrique Perazzi de Aquino. Quando voltar o respeito por aqui eu volto também. abs
4 de outubro às 23:17 · Curtir

Alberto Pereira Posta bosta verde, se faz de desentendido e quer carinho???
Ahhhhhhh... peninha...
Samba, galhardia e humor é o tema...
4 de outubro às 23:20 · Curtir · 1

Pallu Roberto
Foto de Pallu Roberto.
4 de outubro às 23:21 · Curtir

Alberto Pereira Acabou o argumento...
4 de outubro às 23:24 · Curtir

Pallu Roberto cresce. fica adulto e depois a gente conversa.
4 de outubro às 23:26 · Curtir

Pallu Roberto bora lá/ cada um na sua.
4 de outubro às 23:26 · Curtir

Alberto Pereira Num post divertido e propositivo para a cultura bauruense eu vem com Merda, se faz de desentendido, vem com mimimimi e eu que sou o criança?
Conheço muitos "machos" por trás da telinha...
É só mais um "adulto"...
Prefiro as crianças... os brincantes... os passistas.
4 de outubro às 23:36 · Curtir · 1

Alberto Pereira Voto Roque Ferreira 1328
Não postei propaganda dele em outro lugar que não minha própria página.
4 de outubro às 23:37 · Curtir · 2

Tatiana Calmon Olha, muitos desconhece a função de deputado,que é legislar e fiscalizar,e isso independe de município. Dizer que se eleito for trará dinheiro é um forma de corromper e enganar a população. Sem termos nenhum deputado federal o governo Dilma mandou mai...Ver mais
Ontem às 00:09 · Editado · Descurtir · 3

Rosangela Maria Barrenha Quis pegar carona na minha pg.Nem vem.
4 de outubro às 23:54 · Curtir

Audren Ruth To dentro!
Ontem às 08:52 · Curtir · 1