segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (86)


INQUIETAÇÕES DE UM PROFESSOR (A) DIANTE DO AVANÇO DO PENSAMENTO CONSERVADOR EM SEU LOCAL DE TRABALHO, RUA, BAIRRO, CIDADE, ESTADO, PAÍS


Não quero identificar essa pessoa, pois ela me pediu tanto sobre manter o anonimato. Trabalha numa instituição particular dominada pelo arraigado preconceito, sentimento patronal com forte conotação impositiva de seus valores, conduzindo o país no caminho das trevas e do pensamento único, um que indica como única e absoluta saída o neoliberalismo (toc toc toc). Querendo e necessitando manter seu emprego, ela tudo vê, sofre por pouco poder fazer e quer dar o seu quinhão de contribuição para reverter a bestialização do seu local de trabalho, de sua cidade, do estado onde mora e também, é claro, do país. Recebi três ligações, bem ao estilo de “pedidos de socorro” e ao ouvir seu relato, não tive como me manter indiferente. Passo tudo para a frente, atendendo seu pedido de ser dessa forma a sua modesta contribuição PRÓ-DILMA.

“Onde trabalho predomina a predileção tucana. O patronato incentiva o voto neles, assumiram o discurso de que uma provável ‘MUDANÇA’ ocorre com Aécio. Sim, ocorrerá, mas será benéfica, em partes, para eles, os patrões, nunca para os trabalhadores. O neoliberalismo nunca será benéfico para os trabalhadores, na maioria das vezes só para os patrões desprovidos do bom senso globalizado humanitário. Essa palavra ‘MUDANÇA’, sendo repetida mil vezes na cabeça das pessoas está interferindo na cabeça das pessoas, as que não querem refletir profundamente sobre seus efeitos. Aqui onde trabalho um jovem negro, pobre, recebendo bolsa do ProUni, quer dizer fazendo uso das benesses provenientes dos programas do atual Governo, veio me dizer que vai votar pela mudança e em Aécio. Sentei com ele e o fiz entender a besteira que estava fazendo. Nunca conseguiria fazer um curso universitário num governo neoliberal, pois nunca existiria algo similar em governos pensando na iniciativa privada e não no pobre. A mudança, disse a ele, tem que ocorrer dentro desse mesmo governo que aí está e nunca virá do concorrente, declaradamente contrário a esse tipo de Bolsas. A propaganda está mexendo demais com as pessoas e até os que normalmente deveriam se alinhar ao lado de Dilma não o estão. Vejo a propaganda tucana sendo feita de forma constante, exagerada até, pois nos dias que antecederam o primeiro turno recebi mais de dez ligações e recados via celular, todos pedindo votos em tucanos. Nenhum para petistas. Eles estão sabendo se utilizar desses meios e massificar a idéia deles.
Observo a existência de gente paga por eles para difundir e propagar a idéia deles nas redes sociais e difamar o lado contrário. Isso está evidente e é necessário desmascarar essas pessoas da pior espécie humana. São os lacaios do mundo moderno, se vendendo por migalhas para trair seus próprios interesses, pois também serão prejudicados pela ação dos neoliberais. Por que o PT se utiliza pouco das redes sociais? Não os vejo com a mesma ação propositiva junto a donos de celular, por exemplo. Precisa também começar a fazer uma propaganda, não só com fala da Dilma, mas de gente representando o trabalhador, eles mesmo dizendo que a mudança necessária vai ocorrer mas dentro do segmento popular e que, nunca virá de um lado que menospreza o trabalhador e o pobre. O trabalhador brasileiro precisa deixar de acreditar no canto da sereia, botar mais os pés no chão, olhar o que já foi feito, quem de fato olhou e fez algo por ele nas últimas décadas e reconhecer isso. Está na hora de uma propaganda mais objetiva, que lhe dê um toque realmente desses que o fará chacoalhar e cair na real. Sei que as forças contrárias ao governo do PT, a algo feito em prol do menos favorecido e do trabalhador, quando se unem, perecem algo intransponível nesse país, mas já o vencemos outras vezes. Dessa vez o embate está me parecendo mais duro, porém existem meios de reverter o quadro.
Faço a minha parte, tenho minhas preocupações e queria ser ouvida com essas idéias enquanto ainda há tempo disponível para algo de concreto ser feito. O país não pode cair nas mãos desse insano neoliberalismo, pois o pobre e o trabalhador serão brutalmente penalizados. Dessa forma presto minha ajuda e continuo fazendo o que estiver ao meu alcance para não permitir o avanço desses”.


Qual será a escola/universidade bauruense com esse predominante pensamento tacanho? Eis seu desabafo, passado para a frente nesse momento. Quantos iguais a essa pessoa não estão nesse extato momento pensando da mesma forma? A reação precisa ocorrer AGORA, JÁ, DE FORMA IMEDIATA. AMANHÃ SERÁ TARDE DEMAIS. De uma coisa todos (as) tenham absoluta certeza: Nunca o que está junto, ao lado e por detrás de Aécio poderá representar os interesses dos pobres e da classe trabalhadora desse país, daí DILMAR se faz necessário.

Obs.: As charges ilustrando esse texto são todas do impagável LAERTE, um a serviço de fazer esses do lado de cá pensarem livremente e todas irresponsavelmente gileteadas por mim. Tenho a pela certeza de que seu trabalho cai como uma luva para demonstrar o que vai pelo texto afora (e adentro).

Um comentário:

Anônimo disse...

BRAZIL IS OVER!!!
Apesar de anular o meu voto tenho assistido
aos debates para a presidência da república.
Nível baixíssimo tomou conta dos dois candidatos
até agora, pois apresentar propostas para a melhoria
do nosso Brasil nenhum deles possui. O duro de
aguentar é que cada partido deles estão envolvidos
em escandalos como o do mensalão, petrobrás,
metrô de São Paulo, e até aqui em nossa terrinha
a coisa tomou rumo como os milhões subtraidos"
do Hospital de Base. Você já olhou para o seu "rabo"
antes de falar de mim? Cadê os projetos para
a saúde, educação, e a falta d'água então e nenhum
deles nada diz . Enfim é um xingando o outro,
ofendendo o outro, e como é que pode uma pessoa
chamar de leviana e mentirosa uma "mulher" candidata
à reeleição para o maior cargo da república? Coitada dela?
coitado sim de todos nós. E por essa e muitas
outras barbaridades eu digo : O Brasil Acabou !!!
Aldo Wellicham