sábado, 20 de maio de 2017

AMIGOS DO PEITO (132)


ALGO SOBRE A VIRADA CULTURAL

Hoje tem virada em Bauru e, mesmo nos seus estertores, ainda tem algo palatável pela cidade. Vejo Clarice Abujamra no palco e Daniela Mercury no Vitória Régia. Se estivesse em Bauru iria nesses dois eventos, mesmo sabendo que hoje tem Badi Assad no SESC e ela é mais do que imperdível.

Antes de tecer uns poucos comentários sobre a Virada, reproduzo aqui uma foto de tempos idos, do começo, eu e Gilson Dias, acredito que na primeira ou segunda edição e tudo o que já escrevi sobre as edições em que participei e nas que fui assistir e me metia escrevinhar algo a respeito: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=virada+cultural

A Virada já foi boa e o José Vinagre sabe disso. Nos tempos em que foi Secretário Municipal de Cultura ainda se podia ir discutir junto ao órgão que organizava a festa, os nomes de quem viria para Bauru. Hoje, inimaginável. Ou perdemos a importância ou a festa feneceu e logo mais morrerá por inanição.

Participei de algumas edições divinais e relembrar os shows lá na Estação da NOB são para mim ressuscitar algo não mais possível, pois tudo hoje está concentrado em dois lugares e com programação tido "goela abaixo", bem ao estilo tucano. Nem com o Paulinho Pereira, homem tucano hoje na Ação Cultural acredito tenha ocorrido algum tipo de insubmissão e ida para sugerir nomes e outros lugares para eventos. Já é mais do que sabido que tucano gosta mesmo de favorecer tucano e de uns tempos para cá, os melhores shows já eram dedicados para cidades onde algum tucano reinasse. Hoje, pelo desprestígio que vejo a Virada acontecer, acho que nem isso mais ocorre. Virou tudo uma grande massa e o Alckmin e os seus esperam o devido momento para decretar seu fim.

Sou do tempo em que o evento ocorria no Teatro e no Vitória, além do evento extra na Estação da NOB. Filas se formavam diante do teatro para buscar ingressos. Certo dia fui assistir a Céu, mesmo trabalhando lá no Vitória, alta madrugada. João Gordo e Scandurra na Estação. Quem vivenciou aquilo tudo tem belas histórias para contar. Hoje, tudo lembrança.
Sivaldo na despedida do bailarino Marcos.


É sempre muito mais fácil deixar de investir em Cultura, alegar crise e continuar injetando grana feia em outras atividades mais lucrativas. A política como rola no país é uma merda para a Cultura. Aproveitem, pois ainda tem algo pela aí e pode ser a última Virada em Bauru, vide que até em Sampa estão confinados somente em dois lugares. A Cultura Alckmista está circunscrita a um cercadinho, mas com Dória a tendência será piorar.

DESABAFO DE SIVALDO CAMARGO NO FACEBOOK, POUBLICADO EM SUA PÁGINA NAS REDES SOCIAIS:
Eu acho que o poder público, deve avaliar o que realmente vale a pena investir na cultura. A Secretaria de Cultura de Bauru, investiu uma quantia considerável em um Projeto Falido da secretaria do estado. (VIRADA CULTURAL). E vira as costas para muitos projetos da cidade que estão formando artistas. A Secretaria de Cultura não investiu um centavo na ida do bailarino Marcos Arantes, bailarino da Companhia Estável de Bauru e que recebeu uma bolsa para estudar em Vancouver, Canadá. conseguimos viabilizar a ida dele por meio de pessoas que acreditam na arte, Digo que a chuva que caem hoje sobre Bauru, também vai levar muitas coisas entre elas a Companhia Estável de Dança de Bauru

Nenhum comentário: