quinta-feira, 11 de maio de 2017

UM LUGAR POR AÍ (95)


LULA E A GURIA ANA JULIA – LIÇÕES PARA UMA VIDA TODA*

* Quarto texto deste HPA para edição virtual d'O Alfinete, de Pirajuí, além de aguardar publicação na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade e Blog do Sócio de Carta Capital:

Hoje é impossível escrever alguma coisa que não tenha a ver com o dia que passei ontem em Curitiba, acompanhando o depoimento do ex-presidente Lula junto à Lava Jato. Quero ir contando em drops algo do presenciado por lá. Como diria Roberto, o também Carlos, “foram tantas emoções”. Hoje conto uma. Lula depôs num lugar da cidade, o banker do Moro e aproximadamente 50 mil pessoas estiveram reunidas na praça Santos Andrade, bem no centro da cidade, ali agrupadas pela impossibilidade de aproximação de onde ele se encontrava. Ao final do depoimento, praça cheia, Lula chega com Dilma e ao discursar, um congraçamento meio que inimaginável nos dias de hoje, pois não consigo vislumbrar outro político brasileiro com tanto poder de juntar pessoas como ele. Mostrem outro? Não existe. Ele fez seu discurso e já havia se retirado do palco. Pouco menos de um minuto, ele volta e abraçado com uma guria, uma que já havia usado a palavra no microfone.

Ana Julia o seu nome, todos se recordam dela. Foi a corajosa secundarista paranaense que, ao ter a oportunidade de subir na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, quando as escolas públicas daquele estado sofriam o seu pior ataque, desferido pelo insano governador tucano Beto Richa, aproveitando muito bem da rara oportunidade, fala algo do fundo do coração e emociona o país inteiro. Foi uma das coisas mais lindas ocorridas ano passado, pois foi algo dito e vindo lá do fundo de sua alma, sentimento logo compartilhado com tudo, todas e todos.

Lula volta ao palco quando todos já se encaminhavam para sair da praça, diz do motivo de ter voltado:

- Outro dia, toca o telefone lá no Instituto Lula e me dizem que uma tal de Ana Julia queria falar comigo. Lembrei-me de uma antiga governadora do Pará, mas me dizem não ser ela e sim, a garota paranaense, a que enfrentou os parlamentares favoráveis aos ataques à educação pública. Vou atender e do outro lado ela me conta do motivo de ter ligado. Eu quase desmontei. Ela, uma jovem consciente, tão nova, diz que, diante de todos os ataques que vê sendo desferidos contra minha pessoa, está se filiando ao PT.

Lula fala algo mais. Não consigo me lembrar de tudo, mas insiste para que ela fale. Ela, tímida pelo inusitado momento pega o microfone, pensa um pouco e fala:

- Eu nunca imaginava acontecer comigo o que presencio neste momento. O que tenho para falar para Lula é só agradecer. Ele, o que menos estudo tem, foi o que mais ajudou a escola pública, o que mais abriu universidades, todas públicas. E o que mais precisamos hoje é de alguém que volte a ajudar a escola pública.

Veio outro abraço, mais do que perceptível, agora de dupla emoção. Deu para sentir isso lá de baixo, de onde observava a cena. Consegui tirar algumas fotos e aquilo não me saiu da cabeça. Foi a chave de ouro para fechar brilhantemente todo o ocorrido no dia, o dia todo do depoimento praticamente sem notícias, o agrupamento nas ruas com gente do país inteiro e ali na praça, as falas todas no palanque e por fim, a chegada de Dilma e Lula, por volta das 19h30.

Quando todos acreditavam terem se encerrado o rol das emoções do dia, eis que Ana Julia e Lula surpreendem a todos. Voltei caminhando 1,5 km até o ônibus, pensando naquilo tudo e até me dispersei de tudo mais à minha volta. Achei por bem contar esse acontecimento, como forma de desabafo, até para compensar o cansaço de dois dias dormindo dentro de um ônibus, um para ir, outro para voltar. Por essas pequenas coisas, tudo vale muito a pena.


OBS final: Ao final deste vídeo com o discurso de Lula, o retorno dele ao palco e com Ana Julia. Aqui o registro de tudo, muito emocionante: 

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

Saiu hoje publicado também na Tribunado Leitor, do JC:
http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=248128