sábado, 13 de maio de 2017

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (99)


RESPONDENDO A UM AMIGO: “NÃO ENTENDO COMO VOCÊ DEFENDE ESSA CORJA?”

“Henrique. Te amo. Mas não entendo como você pode defender essa corja. Não vamos debater não. Apenas quero tomar umas geladas com você e atualizar a resenha de outros assuntos. Você é uma das pessoas mais inteligentes que conheci. Abraços”, Zé Eduardo Zé Loca

Lá vai... Essa resposta serve para tudo, todas e todas me questionando sobre o mesmo assunto.

Não defendo nenhuma corja. O que não engulo é a HIPOCRISIA nacional, tomando conta de tudo à minha volta. Lula e o PT cometeram erros grandiosos, muitos deles já sendo pagos, pois o que mais se viu nos últimos tempos foi petista detido. A hipocrisia reside justamente aí neste quesito: por que só os petistas? Culpabilizados deveriam estar sendo todos, mas não o são e isso não incomoda ninguém. O que incomoda é ver Lula preso. E o que Lula fez? Pelo que vi até agora, nem comprou o apartamento e muito menos o sítio. A insistência em pegá-lo é algo que não faz mais ninguém pensar: não estariam fazendo demais com ele e passando dos limites do tolerável? Com Lula, pelo jeito, vale tudo e a maioria aplaude e pede bis.

Penso em algo bem simples. Todos sabemos que a TV Globo não é santa, aliás mente mais do que fala a verdade. E por que a população continua nessa dependência exclusiva e absoluta no que ali vê? Uma indução de décadas, difícil de ser quebrada. Se o que se vê ali não é a absoluta verdade, por que tantos repetem o que ali se vê, mesmo ciente de ser mentira deslavada? Todos já leram algo sobre os excessos do juiz Moro, ultrapassando os limites toleráveis de quem conhece a Justiça e seus desdobramentos. Não é justo ele continuar impune no que faz, pois abre perigosos precedentes e a nação num todo é quem perde. Se hoje faz até com Lula, imagina com a gente. Não estariam a Globo e o Moro alinhados com interesses de um partido, o PSDB? Perceba, nenhum tucano está sendo processado com seriedade ou mesmo foi detido, mesmo muitos deles tendo culpa comprovada nos cartórios da vida. Alguém acha saudável um juiz como Moro se encontrar com acusados e gente que ele investiga, como o Aécio e o Temer e ficar de risinhos e abraços. Não dá a entender que eles se alinharam contra o outro lado, o PT e Lula? Evidente. E por que não se grita contra isso com a mesma veemência do que se grita contra Lula?

Para mim é muito simples. Lula deve ter lá suas culpas, massa diante de todo o massacre ocorrendo contra ele e ciente de tudo o que está sendo feito, as injustiças todas, as perseguições, vejo que, se sou contra o que representa a Globo e ela bate no Lula. Se sou também contra os excesso do Moro e ele insiste em só culpabilizar Lula, para e penso: Tem gato nessa tuba. E se esses dois e diante de tudo isso que os golpistas estão a fazer com o país, tiro conclusões bem simples. A primeira: o Governo de Lula foi imensamente melhor do que o atual, fazia a defesa do trabalhador e dos menos favorecidos e o de Temer faz o contrário. Alguma dúvida disso? Nenhuma. Segundo: Se a Globo e Moro estão insistindo tanto em pegar Lula por causa de um apartamento, três anos de insistentes denúncias e até agora nenhuma prova e por outro lado, muitas provas contra Aécio, Temer, Alckmin, Serra, Jucá e outros e nada contra eles, fácil deduzir de que lado devo ficar. Do de Lula, claro. Ninguém ficaria tanto tempo fazendo isso tudo para ele não voltar ao poder, para retirá-lo da disputa eleitoral se ele não representasse no mínimo o oposto desses outros todos. Ele, sabemos, representa muito mais, fez muito mais, mesmo tendo dado suas pisadas na bola. Diante do quadro horroroso que se apresenta eleitoralmente e diante de todo o exposto, Lula é o, não só melhor candidato, como o mais indicado.

Quando leio a palavra “corja” repetida só para Lula e os seus e sendo abrandada ou nem sequer pronunciada com os demais, muito piores que Lula (só comparar os valores de uns e de outros), percebo que o que a TV Globo e a mídia queriam incutir no povo brasileiro, obteve o esperado resultado. Sabe aquilo de uma mentira repetida mil vezes, até que num certo momento a pessoa de tanto ouvir aquilo acaba acreditando naquilo. Acredita quem não tem mais outra fonte de informação e não compara mais notícias. Ouve, vê e lê num só lugar e já acredita, daí repete tudo. Quando pergunto para a imensa maioria dos que denominam Lula e o PT de corja, o que eles de fato fizeram, a maioria confirma serem eles os piores, mas não me diz dos motivos. Ou melhor, não sabem. Sabem que o são, pois ouviram dizer, leram e viram na TV, mas nada além disso. Não seria o caso de terem comprado gato por lebre? Não seria o caso de alguém mais esperto ter feito esses acreditarem em algo que de fato não ocorreu da exata forma como lhe foi passado? Isso vale pouco. Vale é que Lula e o PT são uma corja, daí para reproduzirem isso como verdadeiros “papagaios de pirata” é um pulo.

Queria ver Lula e o PT respondendo pelos seus erros, mas não dessa forma. Muitos já o respondem e até com excesso de zelo. O mesmo não ocorre com outros muito piores. Pergunto a muitos desses, amigos aos borbotões, se algum dia já lhe perguntaram numa conversa franca: enfim, por que odeia tanto o PT? De onde tirou isso? O mesmo sentimento contra o PT você sente pelos demais? Quando existe a possibilidade de uma franca conversa, percebe-se a influência do meio de comunicação de massa sobre a mente de todos, numa espécie de lavagem cerebral. Ou seja, O PT tem culpa, mas viceja um ódio ampliado, esquentado, requentado e continuado, tudo para que esse partido acabe. O que viria depois? O fim da corrupção? Claro que não. Com o golpe de Temer & Cia já deu para perceber o quanto pioramos sem o PT na parada. E por que continua o ódio com o PT? Já se perguntaram disso? Simples. O PT ainda não foi eliminado de vez e pode voltar. Aliás, cresce, tanto que, parte da população, diante de tudo o que representou seu Governo de inclusão, continua lhe dando respaldo e voto. O outro lado continua a espezinha-lo, pois, pelo que se se entende, se voltar os grandões perdem, mas o povo ganha. E de que lado estariam esses que chamam Lula de corja: dos interesses do povo sendo hoje massacrados ou de uma minoria privilegiada, cada vez cravando mais a faca nos costados do povão.

Sim, eu continuo do lado da corja e do que Lula representa. Tenho meus motivos. Primeiro: Nunca estaria do lado da TV Globo (dela e da maioria da mídia massiva tupiniquim), do Judiciário como se apresenta hoje e comprando gato por lebre. Se o desgoverno de Temer é um mal para o país e está acabando com tudo, terra arrasada na legislação trabalhista e direitos tão duramente conquistados, devo me posicionar no oposto disso. Não votaria em ninguém que estivesse vinculado ao golpe aos desmandos atuais. Também não sou contra o PT. Mesmo com todos seus erros, continua representando uma real alternativa e, hoje, a mais viável eleitoralmente. Creio que Lula não incidirá nos mesmos erros do passado e não mais se aliará com gente que no futuro lhe cravará a faca nas costas. Deverá fazer uma reformulação total nas comunicações e impedirá que a mentira prevaleça sobre a verdade, como hoje ocorre. Ele, mesmo muitos se opondo e fazendo cara de birra, continua sendo o nosso político com maior poder de aglutinar as pessoas. Não vejo outro. Desmerecer o seu legado é cegueira. Fez e fez muito. Hoje jogam tudo na lata do lixo e mesmo assim, a corja é Lula e os seus. Todos os que nos massacram hoje não são de uma corja muito pior? Enfim, o que cada um entende por corja? Isso vale também para os que você faz vista grossa? Não adiante tentar varrer nada para debaixo do tapete, pois mais do que evidente de que, sem Lula e com esses aí no páreo, a coisa só vai piorar.

Comecemos por isso e se quiserem e toparem, num debate franco e aberto, continuo num outro momento. Por hoje, já dá para abrir um amplo debate. Só vale quando com consistentes argumentos, pois briga de rua já estou cheio. Esse texto, caro amigo Zé Loca, não o fiz só para ti, você sabe disso. Serve para muita gente. Também quero tomar umas geladas contigo e atualizar as conversas. É só marcar...

HPA

Nenhum comentário: