segunda-feira, 1 de maio de 2017

COMENTÁRIO QUALQUER (163)


ANOTAÇÕES FEITAS NUM CADERNO DE RASCUNHO E NO DIA DO TRABALHADOR


ANOTAÇÃO 1 - DIA DO TRABALHO - Eis a maravilha proporcionada pelo desgoverno do golpista e ilegítimo Michel Temer. Eis como se dará a tão decantada negociação entre empregador e empregado e sem a interferência de nenhum Juiz do Trabalho e muito menos legislação trabalhista. Será muito democrática e o trabalhador, como podem ver, terá todas as possibilidades de argumentação. Belo entendimento entre as partes. Quem apóia isso? Com certeza os que apoiam Temer, os ainda golpistas de plantão. Continuem a fazê-lo e em pouco tempo não terão mais nem as calças, mas daí, me desculpem, será tarde demais. Lutemos todos juntos e enquanto tudo pode ser revertido. Mão à obra, nenhuma trégua para Temer e tudo o que o mesmo representa. é o que temos para hoje, DIA DO TRABALHO E DO TRABALHADOR.




ANOTAÇÃO 2 - EU NÃO SÓ GOSTO, EU ME DECLARO
A carta de abertura da seção CARTAS CAPITAS da edição 950, chegando nas bancas hoje é de minha lavra e responsabilidade. Frequento duas bancas de revistas em Bauru, a do Cláudio e seu filho Gustavo, lá no Paulistão das Nações e a da Ilda, lá junto do Aeroclube e para todos, não me canso de repetir diante daquele mar de revistas: "São tantas, mas não me dizem nada. Só umas poucas me arrebatam". CARTA CAPITAL me arrebata pela intransigente defesa que faz da verdade factual dos fatos. Dela me tornei, não só amante, mas mantenho uma relação duradoura, pelo menos até o momento em que mantiver sua linha editorial pautada pelo primoroso texto, lúcido, claro, objetivo, original e, mais que tudo, verdadeiro,sem se deixar levar pelas ondas ($$$) do momento. Dos que a criticam, das duas uma, ou nunca a leram, ou se o fizeram e ainda a criticam, ou não entenderam nada ou entenderam e estão exatamente do lado e campo oposto. Expresso isso tudo nas poucas linhas agora publicadas. Acredito ser necessário a exposição pública de muito que vai dentro da gente, mais e mais, expor o nosso lado, deixar isso bem claro, sem receios e medos. Meu lado é este, todos já o sabem, mas não custa reafirmar e numa Declaração de Amor. Ainda mais num momento de mar revolto.

ANOTAÇÃO 3 - MAIS UMA PORTA FECHADA...
Desço toda manhã pela rua Araújo Leite a caminho do mafuá e no caminho a obrigatória parada em alternadas padarias. Gosto de variar o pão e a conversa. Em cada lugar, novas amizades, novos olhares, sempre renovados e ampliados. Neste aqui, dia desses, bate a tristeza. Trata-se da padaria e lugar de comidinhas variadas, a VILLA BUENA, ali na esquina defronte a Maternidade Santa Izabel. As atendentes eram um encanto, sempre alegres. Não existe maior tristeza do se deparar com as portas cerradas e aqueles papeis de cobrança jogados no chão, um após o outro, num acumulo de doer os ossos. Vejo ainda um balcão lá no funco aceso, pacotes de biscoito em cima de um deles e um vizinho me informando que o filho da dona passa sempre ver as coisas, mas fecharam, se foram, cansaram... Não vou mais papear por ali, nem falar aquele animado bom dia para as meninas que ali trabalhavam, uma pena. Que a coisa anda dura, pela hora da morte, diria, isso todos sabemos, pois driblamos a falência a cada novo quarteirão, mas ela dói muito e se repete, aqui, ali e por variados e múltiplos lugares. Para mim, não será com esse desgoverno golpista que sairemos disso tudo. Ando tateando no escuro, mas com uma réstia de luz a me guiar, enquanto ainda me restam forças. Uma padaria a menos e o pão deles eras dos bons. Em protesto, hoje nem café tomei.

ANOTAÇÃO 4 - MACRI EM NOVA YORK - Essa a única reação plausível mundo afora para usurpadores de liberdades e fomentadores do ódio, além de implementadores da crueldade social como forma de governo. O mesmo acontece com o temerário em suas incursões país e mundo afora. Gente desta estirpe merecem mesmo isso: BASURA (lixo da história). O povo não é bobo... Cliquem a seguir para ver o vídeo: https://www.facebook.com/118997844848271/videos/1124025907678788/

ANOTAÇÃO 5 - ODE A PANELA DE PRESSÃO
O Ginásio Panela de Pressão serve maravilhosamente para diversos propósitos. Ontem foi divinalmente ocupado para um deles, o de servir como único espaço possível em Bauru na realização de jogos para equipes de ponta no cenário brasileiro, como as bauruenses de vôlei e basquete. Teve casa cheia na vitória do Bauru Basquete sobre o Brasília e mostrou, mais uma vez, a que veio. Aliás, veio e ficou, está definitivamente fincada como resquício de uma era de algo possível, resistindo ao tempo. É o reduto esportivo com a cara de Bauru e deve ser valorizada e não menosprezada, como vejo constantemente alguns fazendo. Nasceu dentro de um momento não mais existente, o de uma grande empresa pública fincar obras na cidade. O estádio e o ginásio são frutos desse momento e só existem e persistem por causa de algo, que pode ser criticado (feito com dinheiro e mão de obra pública), mas transpassaram gerações e hoje, décadas depois, são explícitas demonstrações de obras que vieram para serem eternizadas. Não endeuso a forma como foram possibilitadas, mas por existirem e serem hoje, únicas e ainda mais que úteis, bens preciosos. A Panela pode ser citada como ultrapassada, demodê ou qualquer outro adjetivo pejorativo, mas está aí, imponente e servil, para todo tipo de interesse. Pedra preciosa dentro das muitas joias da coroa pertencentes ao conglomerado do Esporte Clube Noroeste (graças a Claudio Amantini, quem as comprou e deu vital contribuição para seu pagamento e deveria ser merecedor de dar-lhe o nome). Vê-la lotada, transbordando de gente e diante de tantos a desdizendo, sinto a necessidade de fazer sua defesa contra bastiões de moderninhos, os que gostam de fazer desmedido uso, mas com pouco apreço. Usar, no meu ponto de vista é também dar o seu quinhão de contribuição para preservá-la, mantê-la com a devida dignidade e respeito, sem nada pedir ou exigir em troca. Todos que dela se beneficiam e por ser peça rara, único exemplar de reconhecida utilidade na cidade, deveriam fazer o máximo (o possível e o impossível) para torna-la cada vez mais vistosa, bela e altaneira.
Respeito com a Panela e tudo o que ela representa. Ginásios existem muitos pela aí, mas poucos com esse histórico. Outro pode até surgir num futuro não tão próximo e nem por isso, a cidade aceitar e ser adepta de campanha difamatória contra quem lhe serviu de forma tão boníssima. Sou Panela e a defendo com unhas e dentes. Patrimônio que já deveria ter sido tombado pelo bem do resguardo do que ainda nos resta de respeito pelo passado de glórias ali perpassadas. Digam-me aí, quantos outros clubes possuem situação tão confortável como as que vejo ocorrendo com os dois daqui? Daí, sou paneleiro de quatro costados, ontem, hoje e pelo visto, se não sempre, pelo menos, mais boas décadas. E nem me fale em privatização, leilão ou coisa que o valha. Viva a Panela de Pressão, seus defeitos e, principalmente, seus atributos!

ANOTAÇÃO 6 – Um vídeo com a fala sempre oportuna do escritor uruguaio Eduardo Galeano, “Viver sem Medo”: https://www.facebook.com/Templo.Cultural.Delfos/videos/1074845155885232/?pnref=story


ANOTAÇÃO 7 - UM TV ABANDONADA SOB UM ARVORE NUM TERRENO QUALQUER...Mas como alguém pode jogar algo assim defronte a casa alheia? Coisas deste país. A TV ali estava, jogada ao leu. Foi simples, montei o aparato. A coloquei entre os galhos e tasquei uma inscrição mais chamativa: "Fora Temer". Enquanto alguém não recolhe o aparelho (sempre tem quem os leve), ao menos serve como outdoor para algo de reconhecida utilidade.

Nenhum comentário: