quarta-feira, 24 de maio de 2017

CARTAS (175)


ENCONTRO COM A IMPRENSA: MINO CARTA E JORNALISTAS (MINO, AZENHA, FERNANDO MORAIS, NASSIF, RODRIGO VIANA, ELEONORA LUCENA, PAULO HENRIQUE AMORIM, SERGIO LIRIO...)*
* Insistam, o vídeo só começa de fato aos 9 minutos e 34 segundos.

Cliquem a seguir para verem o vídeo:
https://www.facebook.com/CartaCapital/videos/1487211527966923/.

O triste desabafo de Mino, responsável pela mais vibrante revista semanal brasileira, diante do clamor de muitos para que não deixe de escrever seus editoriais semanais na revista e o algo mais sobre a situação de Carta Capital, mal das pernas, como tudo o que ainda defende a verdade factual dos fatos. Ontem, parei tudo o que fazia e deixei a entrevista rolando e só consegui me levantar de uma poltrona aqui existente ao ouvir o final do debate. O sentimento principal é, em primeiro lugar, tristeza e depois, uma constatação em forma de questionamento: por que não conseguimos nos juntar e engrandecer, tornar mais fortes publicações como essa? Perdemos até essa capacidade, a de ler e valorizar o que ainda nos resta de publicações honestas?

Ao termino da audição, sento e escrevo algo para a revista:
"Meus caros Sergio Lirio, Manuela Carta, Nirlando Beirão e todos os de Carta Capital

Em primeiro lugar, vamos convencer o Mino a não nos deixar desamparados. Paro tudo nesta manhã de quarta e nada mais faço sem antes ver e ouvir esse debate ocorrido ontem na Barão de Itararé.

Dele e após prestar muita atenção em tudo, um só pedido: publiquem a reprodução disto tudo na próxima edição. Até como uma espécie de continuidade do escrito de Mino e respaldado por tantas brilhantes presenças, incentivadoras e apoiadoras. Publiquem na edição impressa. Vamos espalhar isso.

Como gostaria de poder ajudar, de dar o que tenho para que a revista continue sendo publicada. Deixei de jogar na loteria faz tempo, mas jogo hoje alguns caraminguás, tudo para que, ganhando, possa ajudar não só no milhão e meio que dará sobrevida para a revista, mas para que algo assim possa ter solução de continuidade por um indefinido tempo. Torçam para que ganhe, pois não me esquecerei do tanto que fazem por pessoas como a mim, necessitando muito de boa leitura, dentro da verdade factual dos fatos, tão em falta hoje em dia.


Vou me desdobrar mais do que já faço para tentar convencer sindicalistas e gente que ainda lê, permanece lúcido e sensato em apoiar a revista. Não se esqueçam, por favor, reproduzam essa entrevista na próxima edição impressa. Quero guardar isso junto de mim e poder ler em vários outros momentos de minha vida.

Quero também, agora que meu mestrado quase chega ao fim, tenho portanto um tempinho a mais livre, enviar mais e mais textos para vocês da revista e em nenhum deles quero receber nada, pois minha intenção é dar meu quinhão de contribuição para que ele continue mais e mais a nos felicitar com o que mais prezo no jornalismo, a seriedade e a verdade estampada em suas páginas.

Baita abracito bauruense do HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO - jornalista, professor e pequeno comerciante e também rodeado de pequenas e grandes dificuldades nesses bicudos e odiosos tempos."
A resposta veio em questão de minutos, na pessoa de Sergio Lirio, o diretor executivo da revista:

"Henrique, muito obrigado. Seu apoio condicional, sua leitura, nos honra muito. Forte abraço, Sergio Lirio".

Aos que ainda me leem, ou como Juca Kfouri se comunica com seus ainda leitores, repito aqui para uns poucos que possuem a paciência de darem atenção a este mafuento, "raro leitor, rara leitora". Pois bem, quem foi até o fim dessa aula conjunta, reunião coletiva de resistentes jornalistas, algo salutar: por que não a união de forças para salvar publicações como Carta Capital, Brasileiros, Caros Amigos...
OBS.: Nas duas fotos, algo da manifestação e repressão ontem em Brasília DF.

Meus caros de Página 12 – Em especial Ernesto Tiffenberg e José Pablo Feinmann - 30 ANOS DE PÁGINA 12

Moro em Bauru, estado de São Paulo (hoje o mais conservador do meu país), Brasil e leio diariamente o Página 12 na sua versão virtual. Todo dia, 365 dias por ano, faço uso da tal ”notícia repetida”, uma que muito me satisfaz e nunca me cansa. Tenho comigo algo em especial sobre a imprensa latino-americana: Página 12 é hoje o melhor jornal diário de toda nossa América. Não encontro nada de igual teor no meu país, nem consigo fazer comparação com qualquer outro. Ao abrir a página no site, logo pela manhã, me deparo com notícias de quase todos os países da América Latina, algo impensável nos jornalões brasileiros. E no mais, como diz um ditado popular brasileiro: “boi preto anda com boi preto”. Leio o que bate com minha linda de pensamento libertária, dentro da verdade factual dos fatos e o Página 12 me satisfaz.
Conheci o Página 12 em março de 2007 quanto estive em Buenos Aires para presenciar e escrever texto para uma revista brasileira, a Carta Capital sobre o comício de Hugo Chavez no estádio Ferrocarril, enquanto Busch fazia o mesmo em Montevidéu. Viciei de cara e desde então, o leio todos os dias. Até bem pouco tempo, após um cadastro, recebia um e-mail às 6h da manhã com o link para lembrar e abrir o site. Hoje não mais recebo o toque pelo e-mail, mas continuo fiel e o retorno continua tão intenso quanto antes, sempre em busca das informações mais confiáveis possíveis. No Brasil, dentro da mídia massiva algo parecido só numa revista semanal, a Carta Capital (capitaneada pelo jornalista Mino Carta) e as mensais Caros Amigos e Brasileiros.

Faço esse preâmbulo para chegar ao assunto que me leva a escrever novamente para este diário: os 30 anos hoje completados. Havia visto dias atrás o anúncio de um encarte especial sendo distribuído junto aos exemplares e já pensava em como conseguir tê-lo em mãos. Ao abrir a site hoje, a brilhante solução e num click consigo abrir toda a versão em PDF. Imprimi, coloquei um espiral e passei a ler e guardar junto de algumas edições especiais que faço questão de guardar por aqui. Neste ano, por intermédio de um amigo residente em Buenos Aires, recebi via Correios a agenda do Rep, a Caras y Cartas Mundo Trump e o Anuário 16. Ainda adepto da leitura no formato papel, resquício difícil de ser superado e transportado para o virtual, o que consigo vou juntando aqui em meu escritório. Imprimi desde pouco antes do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff tudo o que vocês publicaram sobre a situação do Brasil, dia após dia e tenho hoje um belo calhamaço de mais de 500 páginas contando parte significativa da História do Brasil, numa versão muito próxima dos fatos, muito mais verdadeira do que a dos jornalões brasileiros.

Fiz também questão de imprimir, nesta manhã, todas as 48 páginas do Suplemento Especial 30 Anos e com muita sensibilidade felicito inicialmente por dois textos, o que abre a publicação, “Uma notícia 10.275 veces repetida”, do Ernesto Tiffenberg e o que fecha o caderno, o “La permanência”, do José Pablo Feinmann, um que merecidamente merece ser emoldurado como dessas peças raras e edificantes do jornalismo mundial. A importância de um jornal como o Página 12 conseguir chegar ao feito de completar 30 anos, remando contra a maré é algo merecedor de uma ampla avaliação. Somente com muita credibilidade se chega ao um feito desses.
Desejo vida longa para o diário e que, continue sempre com o mesmo espírito, voltado e crendo piamente nos Direitos Humanos como forma condutora e mola mestra. Sou muito grato a quem me fornece algo raro hoje em dia, um jornalismo voltado para a verdade dos fatos e contra a mediocridade reinando na imensa maioria dos meios de comunicação de massa. Escrevo cheio de emoção e com um único intuito, o de paparicar um pouco todos da redação e reafirmar algo que já é senso comum entre seus fiéis leitores, o de não existir algo igual, tanto no mercado editorial argentino, como brasileiro. Resistam e contem comigo para continuar lendo e os divulgando em meus diários escritos.
Baita abracito bauruense e brasileiro do jornalista e professor de História HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO
PS.: Estarei em Buenos Aires entre 29/07 e 04/08 próximos. Uma das primeiras visitas na cidade será no Kiosko do jornal, ali perto do Congresso Nacional, para tentar comprar a edição impressa do dia 22/05, com a capa “Todos contra Temer”, uma quase especial só sobre Brasil, pois quero guarda-la e tê-la para consulta, pois vi nela, naquele dia, muito mais do que encontrei em todos os jornais brasileiros. A verdade dos fatos ali está e, tanto na forma quantitativa como qualitativa, um banho de jornalismo. Se puder e conseguir, gostaria muito de agendar uma visita na redação do jornal e para tanto, conto com a aprovação de seus diretores.

Bauru SP Brasil, sexta, 26 de maio de 2017.

Nenhum comentário: