segunda-feira, 22 de maio de 2017

DIÁRIO DE CUBA (86)


STÉDILE DISSE: "MIAMI É PUT....", OPS, DIGO LUGAR DOS CANALHAS DO MUNDO

No mesmo dia do depoimento do ex-presidente Lula para o juiz Sergio moro na Lava Jata, uma multidão de pessoas o aguardava numa praça no centro de Curitiba. Num palanque ali montado, personalidades e políticos se revezavam ao microfone. Clima degrande expectativa e ansiedade entre todos, os que ouviam e também entre os que faziam uso da palavra. parte significativa do mundo dito esquerdista brasileiro passou pelo microfone na praça Santos Andrade. Um dos últimos e também um dos mais inflamados foi João Pedro Stédile, pessoas das mais influentes do staff do MST - Movimento Sem Terra. Ele sabe ser duro, questionar e ir na veia no exato momento e da necessidade. Dentre sua fala, de aproximadamente uns dez minutos, algo marcou e não pode passar batido, necessitando ser lembrado e levado adiante.

Relembro aqui esse raro momento, onde Stédile, no calor dos acontecimentos e no meio de sua fala diz algo assim: "Miami, essa cidade norte-americana representa e é o local onde está localizada a maior putaria do planeta". Foi ovacionado. Nem terminou a frase e a apresentadora veio lhe cochichar algo ao ouvido. Antes de continuar seu inflamado discurso, fez questão de corrigir: "Sou chamado a atenção e corrijo o que disse. Me desculpem as putas, que não tem nada a ver com isso. Melhoro o que disse. Miami é a capital dos CANALHAS do planeta. Ali, a maior concentração de tudo de ruim que ocorre no mundo capitalista e em escala mundial". Mais poderia ter dito e até completou com um algo mais, mas não consigo lembrar de tudo.



O que faço a  seguir é seguindo a linha de raciocínio dele, complementar com o que acho de Miami. Sim, para começo de conversa, acho o mesmo, sem tirar nem por, exatamente o mesmo, ali é o pior exemplo de todas as incoerências do capitalismo e em escala mundial. Vejo a escória do mundo, a de todos os que produzem bestiais lavagens de dinheiro afora, indo gastar a bufunfa ilegalmente ganha ali naquele reduto. Todos convergem para ali. O lugar parece imantado para receber esses todos, os que juntam dinheiro de uma forma inexplicável. Podem gostar ou não do Stédile, de mim ou da afirmação feita por ele, mas não podem, ninguém o conseguirá, desmontar ou desqualificar o dito, pois ele é de um cirúrgica precisão.

Cito até outros lugares e na mesma laia de Miami. Eu fui para Cuba uma vez e um lugar que nem por sonho tenho curiosidade de conhecer por lá é a tal praia de Varadero. Deve ser uma bosta, ou seja, paraíso do afortunado turismo, dos que vão para encontrar benesses e dizer, não só da perdição da ilha, mas da exaltação do desperdício e da luxúria. Eu vou e quero voltar para cuba para estar em outros lugares e o último lugar que iria seria Varadero. Seria o mesmo que ir nessas muitas praias particulares pros que gostam num lugar o que demoro uma vida inteira para gastar. Cuba precisa de um lugar assim pois ela traz divisas ao país e a grana ali arrebanhada é gasta de uma forma social, louvável. Vou sempre que posso e o dinheiro me permite para a Argentina, mas nunca iria para Bariloche e no Uruguai, a mesma coisa, nunca colocaria os pés em Punta del Este. São cópia de Miami, reproduções espalhadas mundo afora de paraísos onde os que ganham de um jeito fácil gastam também fácil e se mostram para todos os demais. 

O que vale num lugar desses é a opulência, a aparência e a sordidez. Miami não me diz nada no quesito desejo pessoal, mas diz muito no quesito repugnância. os motivos são esses ditos por mim e também pelo Stédile. Poderia discorrer muito mais sobre o assunto, mas acredito já ser o suficiente para confirmar: Miami não é flor que se cheire.

Nenhum comentário: