segunda-feira, 17 de maio de 2021

CENA BAURUENSE (214)

 NUM DIA EM QUE CABEÇA ANDA A MIL, VAMOS DE CENAS BAURUENSES

01. Em 18.05.2021: "Em foto do poeta José Brandão, 'Seguindo a própria sombra (Quem está morrendo de vontade de sair de casa?)', representando esse incontido e irrefreável desejo de em fotos pela janela, ao ver o que se passa nas ruas, já querer ir ruar. Mereceu também o comentário de outro poeta, Lázaro Carneiro: 'A vida é uma sombra que todos nós perseguimos até o pôr do sol".

02. Em 17.05.2021: "Quadra 16 da rua Saint Martin, muro dentro de terreno vazio, grafite relembra algo das lutas em curso, com um Fora Bolsonaro e do Dia Internacional na Luta contra a Homofobia. De tudo, mato crescendo na frente, a constatação de que, tá na hora de cortar esse mato, ir pras ruas e virar logo essa mesa, pois o fundamentalismo e negacionismo não pode continuar vingando".

03. Em 16.05.2021: "Passei boa parte da manhã e a tarde toda de hoje, à procura de meu cão Charles, o fujão e dentre as idas e vindas pela cidade quase de cabo a rabo, foi impossível não dar um breque em tudo quando cruzei com seu Fábio, antigo funcionário da Associação dos Aposentados de Bauru, um dos homens mais elegantes desta aldeia. Parei tudo para fotografá-lo. A ideia, já que estava na rua seria conversar, mas estava sem clima, correria dia todo (e o cão ainda por aí ruando sozinho) e isso deixei para depois, mas o registro foi feito e aqui deixo a pergunta: alguém de vocês conhece pessoa por essas plagas mais elegante do que ele? Pra mim é hours concours".


04. Em 14.05.2021: "Façam todos suas despedidas, pois a Secretária de Cultura já anunciou que, seguindo desejo da novíssima (sic) prefeita de Bauru, jornalista Suéllen Rosim, a edificação alugada para receber a Orquestra e a Banda Municipal, na rua Saint Martin, não mais terá seu contrato renovado e a partir do segundo semestre, quando se normalizar a vida na cidade, ambas estarão desalojadas e sem endereço para suas atividades. Dizem que, os ensaios poderão ocorrer na praça Rui Barbosa e os instrumentos guardados todos no quartinho debaixo do coreto".

05. Em 13.05.2021: "Uma cafeteria famosa, movimentada na avenida Otávio Pinheiro Brisola, próxima do Aeroclube, fechada após ser vendida, reformada e nunca mais aberta. Fechada até agora, coisa de uns três anos, tudo permanece com tapumes, muito pó e alguma saudade. Dizem que ali seria aberto mais um Fran's Café, porém, nem uma coisa nem outra".

06. Em  12.05.2021: "A igreja Humanidade Livre, do Matheus Brito e padre Beto vai mesmo fechar as portas por estes dias ali na Henrique Savi, com os cultos sendo realizados daqui por diante em locais variados e a Geladeira Cultural, projeto de distribuição e fomento de livros já foi retirada do lugar, hoje mais triste sem a movimentação literária ali proporcionada. O cenário do local sem a geladeira é entristecedor, pois a igreja tudo bem, mas a destinação do projeto, ainda incerto é preocupante".

07. Em 10.05.2021: "Centro velho de Bauru, rua Primeiro de Agosto, quadra 6 uma das últimas casas remanescentes só comercializando jogos de loteria à moda antiga, bilhetes, a Totó Só Loterias. Uma antiga portinha e em em cada cliente que ali aporta, se acotovela naquela curtido balcão ou fica com olhos pregados nos bilhetes expostos, muitas histórias, esperanças e ali algo perdurando com o tempo. O último reduto com a cara do passado no quesito loterias em Bauru. Tomara resista ainda por muito tempo, pois ali tem cheiro de nostalgia, de passado e de muitos acontecimentos no entorno de tão diminuta porta e espaço físico".

08. Em 09.05.2021: "Registro feito hoje pela manhã do preço do etanol ultrapassando a barreira dos quatro reais por litro e a gasolina os cinco reais por litro, posto de combustível na esquina da Araújo com Nuno, numa prova inconteste do maravilhamento deste país fundamentalista e bolsonarista".


09. Em 07.05.2021: "Na rodovia Bauru/Arealva, uns 10km no máximo distante de Bauru, uma porteira, a da São Luiz, dessas que instigam as pessoas a atravessá-la e ir em busca do que existe ali por detrás: sítios, chácaras e afins, lugares de pouso, descanso e prazer, contentamento. Numa dessas, na mesma estrada, décadas atrás, existia um enorme elefante, que saído de um desfile de escola de samba ali foi colocado e era o melhor indicativo da pessoa ter encontrado o lugar desejado/ procurado, uma boate. Enfim, existem indicativos até melhores que placas e letreiros enormes".

10. Em 06.05.2021: "Da loja de produtos japoneses, a Ikebana, na quadra 12 da rua Gérson França, o que mais chama a atenção é o estacionamento, todo florido, rodeado de muitos vasos, todos pendurados e espalhando verde por todos os poros. Na conversa com o proprietário a surpresa maior, pois me diz que, por falta de tempo, quem cuida de tudo é uma só pessoa, uma vez por semana e nada mais. Mesmo assim o visual no local é dos mais magnetizantes".

Nenhum comentário: