quinta-feira, 20 de maio de 2021

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (165)


SALLES 1
DE QUASE PRESO A PAPARICADO EM BAURU
O quase preso Salles virá mesmo amanhã em Bauru?
"Ironias da vida: nesta quinta, o ministro Ricardo Salles iria a Bauru, a convite da blogueirinha Suh Tube (já pensando em 2024?) para cumprir uma agenda qualquer e, de quebra, atacar o deputado e ex-prefeito Rodrigo Agostinho, seu algoz na Comissão de Meio Ambiente. Por obra e graça da fortuna maquiavélica, calhou que, na véspera, a Polícia Federal, com aval do STF, resolveu realizar uma grande operação para apurar um suposto esquema de exportação ilegal de madeira. Salles virou alvo de busca e apreensão e teve seus sigilos fiscal e bancário quebrados, a mando da Justiça. Talvez ele nem mantenha a agenda - isto se não acabar sendo preso (do jeito que as coisas vão, não podemos duvidar de mais nada). Aliás, pode ser que caia do cargo, antes mesmo de quinta. De qualquer forma, ainda que insista na visita, com que moral poderá apontar o dedo a quem quer que seja - ou mesmo falar em projetos futuros, estando com a cabeça a prêmio? Vai ter muita coisa a explicar, se puser os pés na rua", jornalista Rodrigo Ferrari.

SALLES 2
O CIRCO ESTÁ TODO MONTADO - MINISTRO QUASE PRESO HOJE, AMANHÃ EM BAURU, SALLES VEM SÓ PARA ESPEZINHAR DESAFETO RODRIGO: E SE SAÍSSE PRESO DA CIDADE???
"AVISO DE PAUTA - A prefeita Suéllen Rosim acompanha a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que estará em Bauru nesta quinta-feira (20). O ministro assinará um acordo de cooperação com a Prefeitura de Bauru, para o cumprimento da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, para a melhoria na gestão de resíduos, saneamento e áreas verdes urbanas.

O ministro vai vistoriar o descarte inadequado de resíduos da construção civil e o lançamento de esgoto no Rio Bauru. Nestas duas vistorias, a imprensa poderá acompanhar para registro de imagens. Depois, será assinado o acordo de cooperação, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, com a presença de autoridades e imprensa.

Agenda
9h – Vistoria no ponto de descarte inadequado de resíduos da construção civil
Localização - https://goo.gl/maps/BbLMmbCxemTq7qrK8
9h30 – Vistoria no ponto de lançamento de esgoto no Rio Bauru
Localização - https://goo.gl/maps/tDRVNiuETobuxFrs9
10h – Assinatura do acordo de cooperação com a Prefeitura de Bauru
Local – ETE Vargem Limpa
Localização - https://goo.gl/maps/tfE2czUMoaFgn1dt6
Obs – nas duas primeiras vistorias, a imprensa poderá fazer o registro de imagens. Na assinatura do acordo, cada veículo de comunicação poderá contar com, no máximo, duas pessoas, para evitar aglomerações por conta da pandemia - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU".

Num dia o ministro é quase preso e no dia seguinte vem para Bauru, terra de reduto fundamentalista, para espezinhar seu mais novo inimigo político, o ex-prefeito bauruense Rodrigo Agostinho. Como se sabe é o caso do roto falando do esfarrapado. Momento auspicioso para um baita de um protesto. Melhor seria se fosse dado voz de prisão para visitante tão enrolado com a Justiça. E a rádio Jovem Pan, ops, digo, Velha Klan, reduto do mais sórdido reacionarismo, vai puxar o saco do quase preso. Esse o Brasil mais que no fundo do poço. Só falta também aparecer seu Walace Sampaio e seu Eduardo Borgo adicionar pitadas de surrealismo fantástico no ato. 

SALLES 3
BAURU, A CIDADE QUE ACEITA NUMA BOA OS DESMANDOS BOLSONARISTAS E APLAUDE CRIMINOSOS COMO O MINISTRO SALLES – SUÉLLEN PASSA BOIADA JUNTO DO QUASE PRESO E AINDA MINISTRO
Não dá mais para contemporizar e ficar passando a toalha, Bauru regrediu e muito. Hoje existe uma turba insuflando a população a prestar reverência para o fundamentalismo bolsonarista, o mundo retrógrado dos negacionistas. Parece até uma conspiração contra a cidade e mesmo diante de tudo o que já foi comprovado contra o presidente miliciano e tudo o mais à sua volta, o desastre do país, a regressão que já era eminente, com eleição da cantora gospel e jornalista, a novíssima (sic) Suéllen Rosim, única eleita por um dos partidos mais conservadores do país, o Patriotas. Antes dela, já estava em evidência uma classe política atuante e de cunho populista de direita, principalmente ligados a setores religiosos, como o evangélico neopentecostal, católico da Renovação Carismática e afins. Foram ocupando espaços e junto de políticos neoliberais, tendo os dois últimos prefeitos pertencentes a esse grupo, se aliam com outros grupos de poder, como o empresarial, judiciário e midiático, daí, deu no que deu, retrocesso crescente, pulsante e ditando regras.

Hoje, quinta, 20 de maio é um dia mais do que especial para tentar entender o que se passa de fato deste envolvimento de Bauru com o conservadorismo. Ontem, o ainda ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles por pouco não foi preso, quando estão muito perto de descobrir seu envolvimento com o tráfico de madeira da Amazônia. O presidente do IBAMA já foi afastado e a coisa beira um grande escândalo internacional. No desGoverno do Senhor Inominável não se salva ninguém, todos com culpa no cartório, cada qual por motivo evidente, ligação umbilical com o modus operandi da famiglia do capiroto. Esse tal de Salles é o mais nefasto, o que está “passando a boiada” enquanto nós, os reclusos por causa da pandemia nos resguardamos e estamos preocupados com os rumos de algo sem controle. É um dos mais perversos e, creio, em breve será totalmente desmascarado e culpabilizado, pois transformou a pasta do Meio Ambiente num ambiente de confronto contra as regras de bom senso para o setor.

De quase preso ontem, ele vem para Bauru hoje só para não desmarcar agenda previamente marcada, onde a intenção é somente uma, criar problemas para o deputado federal, eleito por Bauru, Rodrigo Agostinho. Se hoje estivesse nas ruas protestando iria com certeza portando este cartaz: “SALLES, O MINISTRO NÃO VALE NADA, DESPREZÍVEL E CRIMINOSO, MAS TUDO O QUE DISSE DO RODRIGO É A MAIS PURA VERDADE”. Ou seja, é impossível defender Salles, mas ficou mais do que difícil querer defender Rodrigo, pois o mesmo após sua eleição votou quase tudo contra os trabalhadores e seus interesses. Só agora, quando já estava mais do que comprometido com o retrocesso, parece que caiu a ficha e se posicionou contra Bolsonaro, principalmente no quesito meio ambiente. Foi o bastante para despertar o ódio de gente como Salles e daí, dá-lhe levantar seu currículo e desanca-lo. Eles que se entendam.

Com a vinda de Salles algo evidente: como o jornalismo hegemônico da cidade é ligado ao neoliberalismo e também negacionismo, pois em todas as entrevistas para com o quase preso, todos pegando leve e sem tocar nos seus atos escabrosos. Todos se apegaram a um trator (no caso, retroescavadeira) que o ministro diz irá doar para Bauru, mas ainda não o fez e talvez nem dê tempo, pois está no bico do corvo para ser defenestrado. Seria de bom alvitre acompanhar essa entrega, pois com esse pessoal do Bolsonaro tudo é prometido e quase nada concretizado. Não se esqueçam que, até agora nenhuma grana veio para Bauru desde a eleição do atual presidente e tudo o que recebemos foi anterior, dos governos petistas. Isso é constatação e não balela e louvação como faz o seu Pittolli na rádio. Esse péssimo jornalista chama a 94FM de “Rádio Cafuné”, pela bajulação de poderosos da cidade, mas o que a Velha Klan faz é imensamente pior, pois defende o fascismo. Hoje no palanque, além da prefeita, gente como o vereador Eduardo Borgo, hoje descaradamente defensor bolsonarista de olhos fechados, criticando os adversários, mas sem olhos para olhar pro próprio rabo. Gente como esses, mais Reinaldo Cafeo, José Roberto Martins Segalla, Walace Sampaio e o bando de neopentecostais eleitos como vereadores, representam este momento de insanidade pela qual vive hoje Bauru.

O evento em alguns locais previamente demarcados hoje como ponto de passagem do ainda ministro foi pensado somente para cutucar o algoz Rodrigo. É o troco do bolsonarismo pela perda do até bem pouco tempo apoiador, com votos e postura. Na verdade, estão na mesma linhagem de entrega do país, pois Rodrigo acaba de prestar depoimento na CPI do DAE/Água e praticamente já prescreveu, o “DAE é inviável”, ou seja, será garoto propaganda de sua entrega para a iniciativa privada. Deprimente mesmo foi Pittoli, o da Velha Klan ter alardeado desde ontem, junto com o advogado Koffani a passagem do ministro pela rádio e quando acontece, muita babação de ovo, puxa-saquismo desvairado, Salles ali permanece por menos de dez minutos. Estes todos, ao louvarem gente desqualificada e tão enrolada com a lei, mostram sua verdadeira face, a mais escabrosa e algo pela qual Bauru precisa urgentemente superar, pois do contrário, seremos considerados muito em breve mais do que a mera capital do bolsonarismo, mas também palco de momentos como hoje, vergonha nacional. Quando o mundo incrimina o bolsonarismo, hoje aqui representado pelo Salles, Bauru o aplaude e finge desconhecer e não enxergar suas mãos sujas de sangue. Pioramos e muito.

OUTRA COISA
MAFUÁ DO HPA CHEGANDO LÁ...
No Dia do Pedagogo, 20 de Maio, foto de Piaget em sua biblioteca, lembra muito o Mafuá do HPA, modesto esconderijo deste mafuento criador de caso. Lugares como este são verdadeiros paraísos. Faço de tudo e mais um pouco para transformar o meu em algo parecido com o do conhecido mestre. Ainda chego lá...

Nenhum comentário: