quarta-feira, 5 de maio de 2021

PERGUNTAR NÃO OFENDE (173)


É ISSO AÍ
"Paulo Gustavo acaba de morrer.
Quero pedir dois favores a quem pensa que ele “foi castigado por Deus por conta da sua orientação sexual”:
1) Me exclua do seu Facebook imediatamente;
2) Vai tomar no meio do seu cu!
Grato", jornalista Vitor Oshiro.

Penso do mesmo jeito e maneira.

SE QUEREM COMEÇAR BEM O DIA, EIS UMA BELÍSSIMA HISTÓRIA
Conheci o jornalista René Ruschel em Curitiba, quando lá estive algumas vezes em incursões feitas para se manifestar diante do prédio da PF e da injusta prisão do ex-presidente Lula. Sabia ser ele jornalista da Carta Capital, me apresentei, tiramos fotos juntos e nos tornamos amigos. Ele escreve muito bem e possui uma pegada social das mais instigantes, sempre com temática voltada para as histórias no entorno dos movimentos sociais e das pessoas que realmente fazem algo por este país, ou seja, ele escreve sobre o Lado B, motivo também de muito do que produzo. Desta feita, abro a edição desta semana da revista e lá um artigo para motivar qualquer um a não perder a esperança, "Memória da Casa dos Mortos - Sidinei Brzuska, juiz e cronista da miséria dos injustiçados e esquecidos que lotam as cadeias brasileiras". É dessas crônicas da vida urbana mais do que necessárias, pois ainda percebemos nitidamente que, mesmo diante de tamanha adversidade, nem tudo está perdido.
Como seria bom ver outros juízes com a mesma característica e postura desse gaúcho Brzuska. Me encantei pela história e já queria saber onde encontro mais dos seus escritos, daí compartilho a matéria e vou em busca de algo mais. René é um jornalista na acepção da palavra. Meu amigo. Leiam e digam se não vale a pena ter amigos desse quilate? A maioria dos meus são assim, inquebrantáveis. 


PIADA PRONTA
Eles publicam para o público deles, o que eles querem ler, algo totalmente fora da realidade, com chamada primeira página e incautos acreditam, mas tem muita coisa fora da normalidade nessa pesquisa, a começar pelos seus realizadores. Enfim, não compre gato por lebre, pois tá na cara ser Fake news. Tive muito apreço pelo JC, mas na gestão atual, perderam a noção do bom senso. O mesmo instituto, em pesquisa recente, também publicada com estardalhaço pelo jornal, apregoa altos índices para a prefeita Suéllen Rosim. Creio se tratar de irremediável perda de compostura e credibilidade. Ou Bauru já se tornou isso mesmo, reduto de empedernidos bolsonaristas ou tem gato nessa tuba.
 
ENFIM, QUAL A INTENÇÃO DA CEI DA ÁGUA? E A DO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA?
Fatídica semana nas hostes da Câmara Municipal de Bauru, quando de uma só tacada duas CEI - Comissão Especial de Inquérito são anunciadas. Na primeira, pedido feito pela vereadora Chiara Ranieri e analisando sobre o futuro da questão da água na cidade, tendo no frigir dos ovos, quando após 60 dias de muito debate e depoimentos, eles irão dar a opinião do que deve ser feito com o DAE - Departamento de Água e Esgoto. Semana passada, boa parcela deles estiveram no pátio da autarquia se manifestando em defesa do DAE e contrários ao desejo da prefeita, a novíssima (sic) Suéllen Rosim na pretensão já anunciada de privatizar tudo, algo bem parecido com o que Bolsonaro faz com o país. Os trabalhos são iniciados e a partir de hoje, já começaram os depoimentos de convidados/convocados para prestar esclarecimentos ou informações sobre o que fizeram, como fizeram, o que faltou fazer, como deveria ser feito e não o foi e como se faz. Na minha modesta opinião vão dourar a pílula, encher linguiça e lá na frente, demonstrar por A + B, que a autarquia já não é mais viável e precisa urgentemente ser vendida, talvez até mesmo na Bacia das Almas. Torço para que não seja isso, mas cético com movimentações dessa gestão legislativa, não imagino nada além disso. A prefeita já criou até um grupo, só com gente favorável à privatização, um tal de Núcleo de Estudos de Concessões e ao meu ver, o que está em curso dentro da Câmara neste exato momento é algo no sentido de lá na frente, após intensos estudos, constatar que a prefeita está certa e venda/privatização será inevitável. Estejam todos preparados, pois desse mato não deverá sair coelho, mas talvez um lobo mau. Tomara esteja errado e queime a língua. Vejo na presidência da CEI a vereadora petista Estela Almagro, escolhida por seus pares e quiçá não a tenham colocado lá exatamente para no final ela não ter saída e referendar alguma intenção maléfica. Ela que fique muito esperta. A questão da água é algo mais do que inquietante, pois se algo está ruim hoje, pode piorar e muito se ocorrer sua privatização. Que essa CEI venha para corrigir arestas e melhorar o serviço, mantendo-o público. É só isso e nada mais.

A segunda CEI ainda é um pedido e seu idealizador, o vereador Eduardo Borgo junta assinaturas para tentar viabilizá-la. Com a alegação de apurar ações tomadas pelo Executivo, no caso a Prefeitura Municipal de Bauru no enfrentamento da pandemia, nos anos de 2020 e neste, 2021. Para ser instalado se faz necessário nove vereadores e pelo que foi divulgado, seis já se manifestaram favoráveis. Causa estranheza esse pedido, pois Borgo, como até as pedras do reino mineral sabem, ele é governista, ou seja, salpica no mesmo quintal da prefeita, o bolsonarismo desvairado e tresloucado, daí, pouco entendível ele querer pregar algo em Bauru, com fiscalização na ponta dos cascos. No caso do seu mentor lá no desGoverno Federal, se mostra frouxo e pouco fiscalizador, ou seja, dois pesos e duas medidas. Na verdade, eu na qualidade de "velho lobo das estepes", desconfiando até da sombra, sei que Borgo sendo do PSL e Suéllen do Patriotas, pouca divergência, daí, não sei até onde essa fiscalização se aprofundará de fato. Cansado de investigações para alavancar a bola de uns poucos, com pouco resultado prático, sei que, a grana/recursos recebida por Bauru, cerca de 70 milhões, foi de fato reutilizada em diversos outros gastos e se algo for feito de concreto, sério e sem tergiversar, a prefeita pode se estrepar. Isso deverá ser facilmente comprovado, basta querer. Confesso, ainda não entendi se a intenção será essa mesma ou algo mais. Como não entendi e no momento, reúno mais dados para tentar sacar o que está de fato em jogo e sendo disputado, fico com um pé atrás. Já, PSL e Patriota, um investigando o outro, criando caso para o outro, não é lá algo muito comum no cenário atual. Se alguém puder me explicar melhor algo mais em curso, agradeço antecipadamente.
OBS.: A charge é do Fernandão, edição do JC de hoje.

O FUJÃO
Quando vejo todos batendo ao mesmo tempo no general Pazuello, ex-ministro da Saúde, a primeira coisa que me vem na mente é a de que, tudo o que esse infeliz fez, foi a mando de alguém no degrau acima dele, ou seja, pau mandado, cumpridor de tarefas, executor, cuja pena deve ser pesada, porém, o mandante, o chefe, o que determina como o subordinado deve agir, este deve pagar até dobrado, pois é o mentor, o grande mentecapto. Assim sendo, hoje quando vejo Pazuello novamente cumprindo ordens e inventando desculpa para não depor na CPI do senado sobre os desmandos do desGoverno do seu chefe em relação à pandemia, uma só certeza, ele não está indo, pois recebeu ordens para assim agir. Pazuello continua sendo títere de Bolsonaro, foi seu boneco de ventríloquo, disse e fez o que o chefe lhe mandou dizer e fazer. Portanto, não deu as cartas, não definiu a política pública, agiu sempre sob as ordens de seu comandante supremo. Outra característica predominante deste Senhor Inominável hoje na presidência da República é abandonar os feridos no campo de batalha. Em breve este será mais um, cuja carniça estará exposta a execração pública, enquanto o chefe pousará de isento.

Nenhum comentário: