quinta-feira, 3 de junho de 2021

PERGUNTAR NÃO OFENDE (174)


DOMINGO O CAPIROTO ESTARÁ AQUI
Tenho um amigo internético que é do outro lado, aliás tenho vários, pois dentro mais de 4 mil pessoas, impossível e salutar muitas diferenças. Este passa dos limites. André Duarte é o que se chama de promoter e o conheço dos tempos de Cultura Municipal e por aqui, pelas vias escrevinhatórias das redes sociais. Em poucas ocasiões tivemos opiniões convergentes. Ele tenta esconder seu lado bolsonarista, tenta se mostrar isentão, mas isso é impossível. Já levou umas traulitadas por causa disso, mas não se cansa. Dias atrás posto a charge dos motoqueiros desfiladeiro abaixo junto do Bozo, este ao volante e ele simplesmente me posta como comentário, a imagem da divulgação do que teremos aqui nos próximos dias. Isso vale este post.

Como comentário escrevo lá: "cruz credo, não sei como tem coragem. Isso é coisa da ultra direita, gente pregando um país completamente atrasado. Esse astronauta só envergonha Bauru. Não sei como consegue...". Ele educadamente: "eh só um passeio de moto". Respondo: "Não é. É algo em apoio ao milicianismo em curso no Brasil. Algo mais que perigoso...". Ele retruca: "o cara sempre esteve presente na realização do arraial aéreo, agora chegou a réplica da capsula Soyuz ele tb vai estar lá... Daqui pra frente qq passeio de moto eh pro Bolsonaro? Vai mas redes do Marcos Pontes e procura a divulgação". Fui e vi, as entrelinhas dizem tudo e muito mais. Valério Marques Viana me ajuda com comentário: "o cara continua ministro da tecnologia desse desgoverno sem nunca ter rebatido nenhuma asneira dita na pasta onde atua, ou melhor, não atua. Isso não lhe parece suficiente? Basta estar junto aos porcos para se tornar um (e não, não me refiro ao porco animal, esse nos serve de alimento)".

Pois bem, isso posto, é claro que André sabe do que está em curso. Não revela, pois isso faz parte do jogo da ultradireita. Na coluna Entrelinhas do Jornal da Cidade, edição de hoje, quinta, 03/06, a explícita revelação do que está em curso para acontecer em Bauru. "BOLSONARO - Há um comentário que circula pela cidade a respeito da possível vinda do presidente da República, JAir Bolsonaro, a Bauru neste domingo. Não tem a ver com a Prefeitura, nem com o atual governo municipal, mas sim com o lançamento da réplica da cápsula do astronauta Marcos Pontes e um passeio de motocicleta como parte do lançamento" e "MOTOCIATA - No próximo domingo, a partir das 9h30, haverá uma Motociata Solidária, para arrecadar alimentos nas ruas. O percurso, que também terá a presença do astronauta Marcos Pontes, se iniciará na praça do Avião, na av. dr. Mario Oliveira Mattosinho. Ao final, por volta das 12h, será inaugurado para o público a réplica da cápsula Soyuz TMA".

Precisa dizer mais alguma coisa? Mesmo assim digo. O filho do ex-capitão já se pronunciou dizendo estar assinando ficha com o partido da prefeita, a novíssima (sic) e imperfeita (sic) Suéllen Rosim. Bozo fará o mesmo e até provável o faça em Bauru. Vergonha é pouco. André e tantos outros seguem fazendo propaganda, nos querendo engambelar, fazer de bobo, primeiro se dizendo isentão e depois apregoando "campanha alimentar" junto dos motociclistas a defender o miliciano e sua forma de desGovernar este país. Estejamos preparados, pois de hoje até domingo, nos preparos seremos praticamente alijados da cidade, pois qualquer resquício de demonstração pública de contrariedade é motivo para averiguações, investigações e como já se deu em outros lugares, enjaulamento precoce. Isso tudo é mais que um acinte para a história desta cidade. Resistir é preciso.


DE COINCIDÊNCIA NÃO DEVE TER NADA...
Desço cedo para o Mafuá, passar umas horas junto de meu cão, ouvindo MPB e folheando livros, os inseparáveis deste meu mundinho cada vez mais restrito. Tenho um oásis particular e dele me sirvo. Pois bem, descia a Treze de Maio e ali na beirada da calçada um senhora ao lado de seu carro, arrumando algo no porta malas. Bato os olhos de forma mais apurada e ela com uma boina do jeito que já tive algumas e desde ter perdido a última, estou acéfalo e procurando nova. Adoro esse tipo de boina. Abaixo o vidro do outro lado do carro e pergunto a ela onde comprou. Ela leva um susto e me explica: "Foram nos chineses da Batista. Entre aqui mesmo pela Treze, para quem desce do lado esquerdo, está em várias lojas e vários modelos e cores". Agradeci e continuei viagem até o Mafuá.

Chegando lá, faço a festa com o cão, ligo o som e ao pegar o celular pra ver as novidades, levo um susto. Eu sei que, se você clica algo pelo qual está interessado via celular, como por exemplo, "lanche de estrume", em instantes aparecem aos borbotões indicações de onde encontro o tal acepipe. Para meu espanto ali estavam enfurnados no meio de outras postagens, um anúncio exatamente da boina que havia parado e comentado com a senhora. Naquele momento nem estava com o celular nas mãos e sim no bolso, mas mesmo assim, uma publicidade da tal boina (preço caro por sinal, estratosfericamente mais caro que o preço dos chineses, mesmo sem ter ainda passado por lá). Como ficaram sabendo? Sei lá, achei coincidência. Naveguei mais e outra publicidade da boina. É algo muito específico para aparecer assim por acaso, ou não? Estarei vendo coisas ou tudo daqui por diante é assim mesmo. Eles nos vigiam mesmo com a maquineta no bolso. Que será de meus segredos daqui por diante? Ligo para um amigo e o conselho recebido é extremado: "Jogue imediatamente fora num bueiro qualquer seu aparelhinho de celular e volte a viver sem vigias nos seus calcanhares".
Em tempo: Eis este mafuento HPA envergando a tal da última boina do tipo que, misteriosamente querem lhe vender via internet, mas creio eu, depois dessa, comprarei das mãos dos chinas da Batista. Essa da foto comprei numa feirinha de calçada, próximo da Praça Mauá, centro portuário carioca - quanta saudade!!!

O CAÓTICO FUNCIONAMENTO DO desGOVERNO MUNICIPAL
A dívida da COHAB bate às portas de Bauru e pelo visto os atuais administradores não estão levando muito a sério isso de Bauru se tornar mais rápido que o um raio inadimplente e com dívida impagável pela frente. Amigo meu, gaiato e debochado, tem outra tese para explicar tudo: eles sabem muito bem o que vem pela frente, daí gastam tudo o que podem já, pois quando a coisa for inadiável talvez já tenham aumentando mais o numerário e, assim sendo, para quem deve alguns bilhões, alguns milhões a mais, talvez tudo passe desapercebido.

Veja bem, ao consultar as informações verdadeiras e corretas do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, resolvi dar uma espiada nas licitações em curso, desde janeiro de 2020, no portal da Prefeitura Municipal de Bauru, aqui: https://www2.bauru.sp.gov.br/ - Licitações Abertas. Quis checar se a maldita "reforma da UPA - Ipiranga" poderia, veja só, constar da lista. Enfim, se a Igreja quer fazer a reforma, que ao menos seus administradores a tenham como prioridade.

Caí duro! É uma lista mastodôntica!
Foram precisamente 265 licitações no ano passado!
De janeiro de 2021 até agora, já somam 116!!!
A impressão que dá é que TODAS AS SECRETARIAS resolveram tentar gastar os tubos, licitando artigos e quantidades à base de toneladas!

Não vi a maldita "reforma da UPA - Ipiranga" com licitação aberta em 2021, mas essa unidade da Vila Nipônica aparece ali mencionada em pelo menos uma licitação da Secretaria de Saúde, dando a entender que opera regularmente, tanto quanto os demais postos, que são: 18 núcleos municipais de saúde, 6 postos para a Saúde da Família, 6 postos municipais para a Saúde Mental, 8 unidades municipais para Pronto Atendimento, onde aparece a UPA - Ipiranga [ Rua José Miguel 21- 45 (esquina com Antonio Valderramas D'Aro), Vila Nipônica - Fone: (014) 3106-1121 / (014) 3106-1122 / (014) 3106-1125 - Horário de Funcionamento: 24 horas ], além de 13 Unidades Referenciais e uma unidade para a Saúde Coletiva, com o seu Centro de Controle de Zoonoses.

Conclui-se, então, que os titulares dos setores dessa Administração Municipal compram e gastam além da demanda rotineira, mesmo ante as ameaças de quebradeira geral nas finanças bauruenses, com os bilionários rombos da COHAB/Prefeitura, que começam a ser cobrados por bloqueio do BACENJUD.

Ou seja: desgoverno total ... Ou, não? Creio eu, a tese do amigo gaiato é mais do que plausível. Outro me diz algo na mesma linha: "Eles sabem o que estão a fazer. Devem estar muito bem instruídos e com informações de cocheira. Bestas somos nós, os pobres mortais que, querendo saber das coisas, precisamos ficar cavando isso como verdadeiros garimpeiros. De algo dá para ter certeza: o que vem pela frente será maior do que aquele tsunami japonês. Preparado que sou levanto o Mafuá em 15 metros da altura do chão, pois pretendo enxergar, no mínimo, tudo lá do alto.

Nenhum comentário: