sábado, 5 de junho de 2021

REGISTROS LADO B (48)


NO 48º LADO B ALGO DA NECESSÁRIA RESISTÊNCIA JURÍDICA COM MARIA CRISTINA ZANIN, REBELDIA E VIDA DE LUTA
A cada semana um novo entrevistado (a) e a renovação das esperanças, com histórias cheias de “sangue, suor e lágrimas”. A vida dos aqui abordados são todas recheadas de muita luta, algo a mover todos deste LADO B. Quando se faz uma escolha na vida, a da defesa das causas populares, lutar pela melhoria das condições de vida para os esquecidos, desvalidos e menosprezados deste mundo, sabe-se de antemão que, as agruras serão infindáveis, assim como as perseguições. É do conhecimento até das pedras do reino mineral que, estar ao lado do povo por essas plagas é sinal de criar problemas para os detentores do poder, os que os tratam como peças fora do baralho, meras massas de manobra. E todos os que os defendem são tratados como subversivos, perigosos, pessoas cujas punhaladas devem ser constantes, primeiro para tentar arrefecer o ânimo com que defendem os indefensáveis deste mundo, depois cooptar, fazendo de tudo e mais um pouco para que mudem de lado e quando nada disso é conseguido, se inicia uma campanha de difamação. Muita gente é difamada injustamente neste país e por causa de suas escolhas, a de estar ao lado dos interesses do povo. A escolhida para estar aqui hoje nesse 48º bate papo do LADO B – A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES foi escolhida a dedo, pois representa muito na luta destes tempos.

MARIA CRISTINA ZANIN SANT’ANNA é advogada de reconhecido cabedal jurídico e enfrentamento nas malversações e malversadores destes tempos. Cumpre um papel dos mais dignificantes para o ser humano, o de estar contrário as injustiças todas, mas indo além disso, não só as observando, mas também fazendo o possível e o impossível para tentar vergá-la. Essa abnegada personagem faz isso e muito mais. Hoje, tornou sua vida algo toda voltada para essa luta e quando isso acontece, sabemos que, muita coisa é deixada de lado. Zanin vive quase que exclusivamente para a defesa do que escolheu fazer na vida. Sua causa não somente os seus clientes, mas algo que vai muito além deles, pois ao decidir participar da ABJD – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, essa instituição nacional de briga e confronto com os poderosos e as injustiças destes tempos, ela sabia estar adentrando um mundo onde não teria mais paz. Vive quase que exclusivamente para a continuidade da defesa desta causa, envolvente, inebriante e contagiante. Em tempos de pandemia a vida social está praticamente abortada e ciente disso, hoje ela está tão enfronhada no que faz, não pensando em quase mais nada, que convidá-la para uma simples conversa de amigos, como este bate papo é uma saga. Cheia de compromissos, não foi fácil encontrar uma brecha para ela aqui estar.

Este mafuento HPA é persistente e insistiu muito, conseguindo ontem, quando a arrebatou para um café no meio da tarde, junto de sua amiga, minha irmã Helena Aquino e os dois juntos, demonstrando o que se queria, qual o objetivo, a intenção com tudo isso, aos poucos, ela foi cedendo e por fim, aceitou. Ufa! Cristina tem muito para nos contar. Só por vê-la envolvida em temas como a campanha “Moro Mente” e a inclusão do nome do nosso genocida presidente no rol dos detestáveis e abomináveis criminosos mundiais junto do Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, a certeza de estar diante de uma pessoa que tem muito para falar. Aqui em Bauru, Cristina tem algo mais para nos relatar além de sua história de vida. Durante bom tempo pode desfrutar da proximidade de um dos maiores juristas destas plagas – para mim o maior de todos -, Gastão de Moura Maia. Ele foi seu sogro e da proximidade, só aprendizados para o resto de sua vida. A passagem de seu Gastão, impoluto e resoluto homem público na gestão de Tuga Angerami, demarca um tempo inesquecível na vida bauruense. Ela irá reviver um pouco dessa história e deste ser humano de inolvidável humanismo e sensibilidade jurídica. O nome Zanin por si só nos remete à luta do ex-presidente Lula, pois um Zanin está ao seu lado em sua defesa e ela nos conta dessa proximidade, essa família com sobrenome ligado a algo mais do que pulsante.

O país encalacrado num atraso nunca visto, retrocessos despontando e querendo tomar conta de tudo e todos, mentes sendo arrastadas para o desvario, populismo de ultradireita agindo com bandeiras desfraldadas pelas ruas e daí, diante de tanta coisa aviltando em nosso meio, nada melhor do que trazer aqui para a conversa semanal alguém envolvida numa verdadeira luta a combater esse grande mal. Cristina Zanin representa hoje a resistência possível, uma que dá a cara a tapa, luta com as armas possíveis, enfrenta touros e moinhos de vento à unha, não desiste, insiste e persiste e conversando com gente dessa laia, a grande possibilidade de muita coisa mais que boa ser passada adiante. A intenção é essa, a de ao ouvi-la, muitos subtrair desse papo algo de grandioso para a continuidade da luta. Subsídios não faltarão. A proposta é exatamente essa. E muitas outras histórias virão, como a da conhecida instituição jurídica local, a ITE – Instituição Toledo de Ensino, que ontem teve um papel grandioso na formação de advogados e gente do mundo jurídico, mas hoje atrelada ao movimento conservador cumpre um outro papel. A conversa abordará também muito disso, algo necessário para o entendimento o desta cidade, dita e vista como Sem Limites. Um privilégio tê-la por aqui, onde tenho a certeza todos ganharão e ao final, teremos também uma lição de luta e persistências, dessas que nos mantém acesa a chama e o sonho transformador.
A seguir alguns escritos que dela já fiz pelo meu blog, o Mafuá do HPA, aqui com partes reproduzidas para aguçar a curiosidade dos que estarão assistindo o bate papo logo mais ao vivo:

- Em 07/10/2018 sobre o momento do país ela escreveu e eu reproduzi: "Se não houver luta, luta efetiva, rua, atos de força e resistência por parte do PT, e aqui esperamos que outros partidos venham somar a essa luta contra o fascismo, autoritarismo, extrema-direita, o Brasil cairá de vez no abismo da violência política generalizada e será uma total tragédia social. Acredito na força do HADDAD, Manuela as propostas e somada a força e propostas dos demais partidos democratas, e aguardamos esse apoio a luta para combater essa onda fascista, destrutiva à democracia etc. Costumo dizer que estamos em guerra. Alguns não acreditavam, mas estamos numa guerra. E para ganhar uma guerra, necessário estratégia e muita luta. Alguns ainda não acordaram para a importância da militância de rua, demonstração de força, atuação constante, rebatendo de forma mais organizada as mentiras propagadas, fake News disparados. Por isso dou total importância a criação de escola de formação aos filiados e não filiados, um trabalho constante que vise revolucionar. Pois, nenhum super-herói vem nos salvar, contamos com a luta individual de cada um de nós".

- Em 29/10/2018 logo após muitos levarem um livro para a cabine eleitoral quando da eleição do capiroto, ela escreveu e eu reproduzi: “Está muito difícil respirar. Mas tenhamos a determinação da poda e a coragem de cortar fora.... Aqueles que votaram em branco, nulo e aqueles que não deram apoio a luta e não defenderam a democracia, pagarão caro. Ajudaram a jogar fora: direitos e garantias arduamente conquistados. E colocou as minorias num perigoso caminho. Porém, parte da sociedade brasileira, estará acordada. Somos muitos e temos consciência e não vamos desistir dos nossos postos. Estaremos prontos e vamos resistir as violações, a opressão.... Um revolucionário, mesmo nos períodos mais sombrios, busca sua poesia no futuro, essa é a chave de ruptura com a impotência”.
O algo mais virá da conversa de hoje, mas já deu pra perceber que a coisa vai pegar fogo...

AVISO DE ÚLTIMA HORA
Inesperado imprevisto e estou adiando o bate papo que ocorreria hoje 18h, o 48º Lado B, com Maria Cristina Zanin. Tão logo possa ser realizado, nos próximos dias, estaremos comunicando nova data e horário. Com o adiamento, cresce a expectativa. Fiquemos com essas lindas fotos tiradas em seu ambiente de trabalho, dando uma límpida demonstração da grandiosidade da nossa querida amiga, batalhadora das boas causas. Avisaremos tudo, todas e todos com antecedência. Até logo mais...
HPA - Bauru SP, 17h46, 05 de junho 2021.


CIDADE TRAVADA, SOLUÇÕES DISTANTES E LEMBRANÇAS DE UM QUE SABIA FAZER BEM FEITO*
* Texto publicado edição virtual de hoje no site do jornal DEBATE de Santa Cruz do Rio Pardo, o 16º deste mafuento HPA:

Bauru tem seus altos e baixos. Tempos atrás uma fábrica de baterias contaminou o solo de região hoje compreendendo 30% de sua área urbana. Ninguém foi culpabilizado e a fábrica veio a falir, mais pela incompetência deles mesmos do que por fiscalização ou algo parecido. Dos tantos contaminados, algum acompanhamento público, mas a maioria se virou como pode, com seus próprios esforços. No Brasil, é sabido, não existe uma cultura de perseguir poderosos, os tais donos do poder. Estes fazem e acontecem. Poucos os punidos pelas constantes pisadas na bola. Quanto mais com prefeitos, pois estes terminam o mandato e esquecem tudo.

Eu tento olhar para trás e analisar a procedências de nossos últimos alcaides. Tem gente de todas matizes e quilates. Os dois antecedendo a atual novíssima (sic) e imperfeita (sic) Suéllen Rosim são conhecidos pela origem ambientalista, ou seja, a sensibilidade teria que estar à flor da pele. Na região de Bauru uma extensa área ainda onde o cerrado, nossa vegetação natural é mantida a fórceps, ou seja, por decreto. Nem os dois conseguiram segurar o avanço da especulação imobiliária sobre nosso verde. Cederam às pressões e hoje, até uma deputada estadual aportou por aqui e quer propor um projeto na Assembleia Legislativa decretando o fim da área de preservação e com anuência da atual administração.

Nos governos petistas muita grana veio para a cidade na forma da viabilização de projetos, sendo o maior deles e de mais alto custo, o do tratamento de esgoto. O rio Bauru cortando o centro da cidade, deixou de ser bostento, mas a construção física da Estação de Tratamento de Esgoto não sai nem com reza brava. Passaram-se dois mandatos de prefeitos e neste atual, a mesma novela. Ao que tudo indica, um projeto de engenharia deixando a desejar, cheio de remendos e aditivos. De promessa em promessa, a atual alcaide também estabeleceu um prazo para conclusão da obra, mas pelo que se observa no canteiro de obras, tudo como dantes, travado e sem movimentação. E a grana se esvaindo.

Histórias como essa podem ser contadas e descritas aos borbotões. O último que movimentou mesmo algo auspicioso na cidade foi Tuga Angerami, que em dois mandatos, com espaço no meio de uma década, fez algo a mais, muito comentado e pouco reconhecido na cidade. Na primeira administração reuniu um time de dispostos a trabalhar de fato, maioria com posições de esquerda, ousadas e progressistas. Foi um avanço em todos os níveis e no segundo mandato, com o que veio depois dele, rombo incomensurável nos cofres, cidade falida e com nome sujo, sem poder receber nenhum tipo de grana federal. Pagou dívidas nos quatro anos e ao final, algo pouco usual nos tempos atuais, deixa os cofres com boa reserva financeira.

O dinheiro foi gasto e tudo continuou como dantes. Enfim, como Tuga, ousando nos nomes para administrar a cidade, gente qualificada e fora dos padrões dos donos do poder local, mais ninguém. Outro pagador de contas e gerenciador de problemas, com o mesmo cabedal será tão difícil quanto Bauru vir a receber tanta grana, como a que aqui aportou nos tempos de Lula e Dilma. Hoje, a realidade é bem outra, a prefeita é fundamentalista e bolsonarista, segue rezando na cartilha do mentor e na sua igreja, aberta em tempos de pandemia. A cidade está as portas de falir, quando for obrigada a pagar os bilhões de dívida da sua Cohab e agora, tudo é feito através de selfies e lives – rezas também. Nenhum dinheiro federal, só promessas e estadual, em litígio com o governador, de costas um para outro, ela não o reconhecer, não o procura e dá-se o menosprezo.

Ou seja, se já estivemos ruins, hoje nem sei que nome poderia ser dar ao atual momento. O bicho está pegando e vai pegar muito mais. Algo eu recordo com muita saudade: homens públicos como Tuga Angerami são cada vez mais raros. Bauru, pelo jeito, viverá de saudade.
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

URGENTE PROTESTO CONTRA O BOLSONARO NESTE DOMINGO DE MANHÃ EM BAURU!
"A Esquerda de Bauru junto aos coletivos, Partidos e Movimentos da Cidade, convoca um Protesto neste Domingo dia 06/06 as 9:00 horas da manhã no Parque Vitoria Regia, contra a vindo do Presidente Genocida, junto ao ministro da Ciência (Marcos Pontes) em Bauru.
A previsão é de que ocorra uma manifestação de moto entre Bolsonaro e seus apoiadores na Avenida Getúlio Vargas Domingo de manhã, e nos se concentraremos no Vitoria Regia para fazer a intervenção no percurso nos Terra-Planistas.
Estão todos convocados para esta luta. basta acessar o link abaixo para mais detalhes.
https://fb.me/e/1dAKVeUkc
Contamos com a presença de toda a oposição ao genocida!", Matheus Versatti.

Nenhum comentário: