domingo, 22 de agosto de 2021

CARTAS (231)


PATROCINADORES DO BOZO EM BAURU
Ontem um amigo me pergunta pelo whatts: "Você sabe quem está bancando a vinda do capiroto em Bauru no próximo dia 28?". Respondo que não e pergunto quem. Ele me responde: "O Sindicato Ruralista Patronal, Bauru e Região". Nenhuma surpresa. Talvez se o presidente ainda fosse Maurício Lima Verde, também estivessem alinhados com a perdição deste país. Os ruralistas, na verdade, no frigir dos ovos, são desavergonhados, pois nunca lucraram como hoje, o Agro como sabemos não é Pop coisa nenhuma, mas é sacana, pensa só nos seus botões, se emburra de grana e dá as costas para atender justas reivindicações dos trabalhadores do setor. A classe dos ruralistas sempre foi e esteve envolvida em retrocessos, atraso cultural e neste momento, um dos mais perversos do país, segue apoiando e incentivando a destruição do restante do país, pois estão ganhando e isso para eles é tudo. O bancar a vinda do capiroto em Bauru e com concentração num lugar público, própria da municipalidade, o Recinto Mello Moraes, ligação umbilical com o negócio rural é a confirmação de que estes continuam cumprindo maravilhosamente bem o papel de destruidores do que ainda nos resta de soberania, legislação trabalhista e dignidade. São e sempre foram perversos até a medula e não seria hoje que mudariam. Se fazem o apoio de forma velada, pior ainda, pois não possuem coragem para escancarar ou seja, sabem o que fazem e ciente disso, escondem dos pobres mortais seu lado mais perverso, desumano, insensível, cruel, predatório, nefasto. Não são os únicos neste apoio e mesmo agora, quando o ex-capitão está ruindo, não roem a corda. Ruim é pouco para designá-los, diria mesmo, Talebans dentro do armário...

COMO GOSTO DE POSTAR O QUE O MARCOS PAULO RESENDE ESCREVE - EIS ALGO DE HOJE DA TRIBUNA DO LEITOR, DO JC:
Pastor Hugo e o direto ao preconceito
Em seu artigo do dia 08/08 (Direito de Todos) o pastor Hugo Evandro tenta de forma elegante justificar o seu direito de defender um modelo único de família e condenar modelos cujos valores acha 'excêntricos'.
Primeira página do jornal Folha de SP de hoje.
Caro pastor, o senhor tem total direito de professar sua fé, mas a partir do momento que discursos provocam os gatilhos do preconceito, da discriminação que empurram pessoas para a marginalidade... não, você e ninguém tem esse direito. O que o público LGBT busca e luta por isso em pleno século 21 é pelo seu direito à vida e inclusão social, reparar uma opressão histórica contra esse grupo assim como negros e indígenas sofreram e ainda sofrem nesse modelo de sociedade que o senhor acha o exemplo da democracia e liberdade construída pelos valores judaico-cristão.
Só que são esses valores, esse modelo familiar e social que oprimem e empurram esses grupos à marginalidade. Quantos cristãos diariamente são agredidos, expulsos de casa, excluídos do trabalho e socialmente, condenados muitas vezes à margem da sociedade e prostituição apenas por serem cristãos? Pois é, isso que ocorre todos os dias no país da "liberdade" que é um dos que mais mata LGBTs, que lhes nega o acesso ao mercado trabalho, que muitas vezes sofrem violência familiar quando descobrem sua identidade de gênero, violência essa cometida pelos ditos 'cidadãos de bem' com Deus no coração. Aliás o pastor quer entrar numa seara que não entende lhufas, não sabe a diferença entre gênero e identidade de gênero, e sim, a justiça fez bem ao proibir o tal vídeo citado pois de biologia não tinha nada e sim o intuito de distorcê-la para plantar um preconceito. Assim como em outro artigo o senhor distorceu um estudo publicado pela universidade de Harvard sobre o "Gene gay" onde alega que o estudo prova a não existência desse gene e que portando a homossexualidade seria um comportamento não genético, mas idealizado, mais distorções, o que o estudo diz de fato é que não existe um único gene que possa ser isolado e identificado, e sim vários genes que constituem a genética de certos instintos, tanto que a homossexualidade é observada também em outras espécies na natureza. É preciso sim desconstruir esse ideal hipócrita de família de onde parte tanta desigualdade de trabalho, tanta violência infantil, tanta misoginia, controle e punição da sexualidade.
Os valores que fundaram essa "maravilha democrática" dita pelo pastor, são os mesmos que provocaram a maior matança indígena no ocidente, que destruiu suas culturas, impôs a fórceps nova crença, idem o papel que tiveram na escravização dos negros, marginalização das minorias, apoio a golpes militares e mais recentemente no Brasil o amplo apoio a um presidente que vomita ódio, preconceito e promoveu um genocídio com a pandemia no país. Espero uma palavrinha do pastor sobre ao menos o genocídio atual, se já se arrependeu ou se continua como muitos dos seus pares apoiando em nome da família dos 'bons costumes'.
O pastor também erra quando fala da Palestina, mistura palestino com religião islâmica, nega o genocídio praticado pelo Estado sionista de Israel, assim como o holocausto foi real, a ocupação em território palestino e toda opressão também é, desconhece total o que chama de mundo árabe.
Sei que não irei convencer o pastor de nada pois já dizia Carl Sagan: "não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências mas numa profunda necessidade de acreditar", mas deixo alguma possível reflexão.
Saudações ateístas! Abraço.
Marcos Paulo Rezende

UMA DELICIOSA LEITURA DOMINICAL SOBRE RAPHAEL MARTINELLI 
"Ana Cristina defendeu esta tese de Doutorado em 2018 e virou este livro lindo que recebi de presente hoje, rico em pesquisa, persistência e amizade.
Conta com vários documentos do acervo pessoal do meu pai, desde sua trajetória política sindical à sua atuação frente a luta pela democracia no país, incluindo tortura e prisão.
Nem preciso dizer o quanto sua história me orgulha, mas preciso dizer que segurando o livro é como sentir de novo a força de suas mãos, sempre e sempre construindo esperanças", escreve Rosa Maria Martinelli e disponibiliza um link para leitura do livro, depoimento maravilhoso sobre um bravo guerreiro, lutador destes tempos, destes que não podemos esquecer um só momento do resto de nossas vidas.

Eis o link para leitura da obra na sua íntegra:

Nenhum comentário: