domingo, 26 de março de 2023

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (158)


NOROESTE
EU SOU DE UM TEMPO...
... em que, nos meus tempos de moleque, ia pro campo do Noroeste, levando meu radinho de pilha, escolhia a rádio que iria ouvir o jogo, sentava lá dos lados dos eucaliptos debaixo da sombra e pelo menos algumas horas antes do jogo começar, ficava curtindo o que estavam falando do jogo. O Galvão de Moura tinha um programa onde ia nos preparando para a contenda e junto tocava música. A gente ia se envolvendo com o jogo desde muito antes. O Jota Junior, hoje na Jornada Esportiva é deste tempo. Era uma delícia, mas hoje isso está difícil. Ouvir eu só ouço pela Jornada e com as transmissões do Rafael Antonio, pois pela tal de Jovem Pan, só mesmo muito despirocado para aguentar aquilo. Mas nada começa muito antes como tempos atrás. As transmissões coemçam quase na hora do jogo começar e terminam muito pouco tempo depois do jogo acabar. No meu tempo, tinha um repórter de cada lado do campo e para cuidar de cada time, o do time adversário, por muito tempo, foi o Beto Pampa e as entrevistas de cada lado após a contenda eram pra gente continuar plugado na transmissão que tomava conta do dia todo.

Tudo era mais envolvente. Hoje, com a retirada dos eucaliptos, vendidos a preço de banada, perdemos não só a sombra, como parte da nostalgia do lugar. Se formos hoje, dia de decisão, mais cedo para o estádio, não teremos transmissão nenhuma para nos recepcionar e quem estará lá erá um solão de rachar mamona. Eu estou nos preparativos para ir ao estádio, passo antes para o pit stop no Bar do Genaro - e buscar meus ingressos -, tomo algumas por alí e subo de lá a pé, pois estacionamento hoje será algo difícil de ser encontrado. Pois bem, o jogão contra o Novorizontino, primeiro de dois, será às 18h30 e tento, mesmo tudo estando um tanto diferente, neste reencontro, momentos de alegria e contentamento.

OBS.: Nas fotos, de tempos atrás, dois amigos e aos fundo, os eucaliptos de saudosa memória. Na última foto, minha decepção quando me deparei pela primeira vez o estádio sem as arvores.


NÃO GANHAMOS EM CASA E ADIAMOS DECISÃO COM NOVORIZONTINO PRO PRÓXIMO SÁBADO - 1 X 1 EM CASA
Deixa eu escrever uma cosinha só sobre essa paixão pelo futebol e pelo time de minha aldeia, o Noroeste, a tal maquininha vermelha, que já na cor me enche de orgulho e paixão. Este time nasceu e se fortificou sob o manto ferroviário e nele sobrevive, quer queiram ou não. O passado bauruense e a pujança que teve e tem se deve a este entrocamento. Isso uma coisa, o time daquio reflete isso. Não tem quem tirar isso da gente, está encruado na nossa alma. E mais, hoje vivenciamos ardor esportivo pelo basquete, vôlei e outros esportes onde despontamos, mas é no futebol que todos realmente se unem e se apresentam como verdadeiramente são. Quem esteve lá no estádio do Noroeste nestes dois últimos jogos sabe do que estou escrevendo. É diferente esse amor ao Noroeste do que aos demais. Eu mesmo vivencio isso e quando olho para os lados vejo a cara de toda essa cidade ali torcendo pelo Noroeste, algo que nos une, mesmo que só naquele momento, mas nos une de maneira única.

O time deste ano, deste retorno pra Série AII, a Segunda Divisão do Paulista de Futebol é aquilo que pode ser denominado de Samba do Criolo Doido - criação do Stanislaw Ponte Preta, o jornalista Sergio Porto -, pois estávamos com o técnico Martins desacreditados e vendo como faríamos para não voltar pra Série AIII. Até o jogo com o Juventus, a derrota de 3 x 0 em casa, éramos desesperança, nada mais. Mudamos o técnico e a guinada aconteceu. Quem assistiu estes dois últimos jogos em Bauru, o 0 x 0 com o Velo e este 1 x 1 contra o Novorizontino, sabe o que falo. Não somos um timão, longe disto, nem demonstramos muita garra, mas chegamos, estamos nas cabeças e isto move o povão e todos vieram ao campo. A quanto tempo não ocorria uma Ola no estádio? Pois ela aconteceu nos dois jogos. Eu sei que já fomos longe demais e podemos nem passar dessa fase, mas o futebol propicia esse gostinho de quero mais a cada partida e isso é empolgante. Como chegamos até aqui? Só o inexplicável do futebol explica. O melhor de tudo é que o povão bauruense, de todas as camadas sociais esteve nas ruas e mostrou sua cara e algo do maor pelo "vermelhinho". O jogo em si é outra coisa, pois para mim o que vale mesmo é o momento vivido e quando no meio desta barbúrdia na rua ali defronte e dentro do estádio, estou em êxtase total, como diria Arrigo Barnabé em uma de suas canções: "Orgasmo Total". Que essa ejaculação se prolongue...

OUTROS ASSUNTOS
01.) SÓ DE OUVIR A VOZ DE CLARICE PASSO MELHOR
Entrevista com Clarice Lispector, 1976
Nas imagens deste post, vemos partes de uma entrevista que Clarice Lispector concedeu ao repórter Araken Távora em 1976. O vídeo apresenta algumas falas da escritora com reflexões sobre seu trabalho e nos mostra imagens de Clarice utilizando uma máquina de escrever, enquanto Ulisses, seu cão de estimação, descansa aos seus pés. O cinegrafista também registrou alguns de seus livros traduzidos para outros idiomas.
As imagens não editadas foram captadas para serem exibidas em uma edição do programa “Os Mágicos”, da TV Educativa do Rio de Janeiro. O material está contido no conjunto documental da Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa, que está sob a guarda do Arquivo Nacional.
A TV Educativa do Rio de Janeiro foi uma emissora pública que entrou em operação em 1975 e foi extinta em 2007. A documentação desse órgão televisivo foi recolhida ao AN em duas etapas: em 2002 e 2010.
No vídeo, entrevista com a escritora Clarice Lispector, concedida ao repórter Araken Távora, em 1976. Arquivo Nacional. Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa. Eis o link da gravação: 
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/videos/123197630713516/

02.) ATOR PEDRO CARDOSO ARRASA COM SERGIO MORO E O JORNALISMO QUE O DEFENDE
Pedro Cardoso incendia debate sobre Moro na CNN. Como eu vi um sujeito aqui dizer, "jantou a CNN com farofinha". Essa frase colada aqui é de autoria de Carlos Eduardo Bonora. Eis o link: https://www.facebook.com/marcos.soaresjunior.39/posts/pfbid02FKSvJ95vosS2scZtiqpKhRU3QP2MX13qTV1MZqQsHq5siCyhJ14gp5WDtervShvel

Nenhum comentário: