quarta-feira, 29 de março de 2023

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (188)


ESSA MÍDIA BRASILEIRA NÃO MERECE RESPEITO ALGUM
Pra começo dos trabalhos, Noam Chomsky:

O QUE ESTAMOS A FAZER NO COMBATE AO AVANÇO DA ULTRA-DIREITA - O BOLSONARISMO INSISTE COM DIÁRIAS TENTATIVAS GOLPISTAS
Abro o noticiário do dia a cada nova manhã e nenhum espanto, mas constatação: os golpistas estão em todo momento se reagrupando, se reorganizando e prontos para apunhalar a democracia. Não dão um minuto de trégua, pois perderam momentaneamente o poder - tomara não voltem nunca mais -, daí fazem de tudo e mais um pouco para recuperá-lo, usando de todos os meios possíveis e também dos impossíveis. São perversos até a medula e não merecem nenhuma consideração por parte dos ainda defensores da democracia ou de um saudável Estado de Direito. Precisamos ser muito mais Pedro Cardoso, corajoso a enfrentar a CNN quando convidado para uma entrevista ao vivo. Ele não perdeu a oportunidade, mas é raridade, quase exceção diante do avanço de uma direita cada vez mais insana, doente e cruel.

Os exemplos pipocam diante de nossos olhos. Não me causam supresa nenhuma, pois agora, quando descobriram a luz do sol, não querem mais voltar para o ostracismo e a penumbra. Jogam sujo a todo instante, principalmente tentando impedir qualquer avanço no atendimento e realizações propostas pelo Governo Lula. Venhamos e convenhamos, Lula faz o possível, não é nenhum revolucionário, mas propõe alvissareiras mudanças e isso já é motivo de muito incômodo. Não querem, nem aceitam nada em prol dos desvalidos, do povão e jogam pesado. Essa taxa de juros proposta pelo Banco Central é não só abusiva, como criminosa. Não iremos crescer enquanto ela perdurar. E no jogo de braço entre Lula, que a encabeça e o almofadinha presidindo o BC, qual o papel destes todos que elegemos Lula? Enfim, o quer fazemos para ajudá-lo a vencer e vergar este insólito cidadão a serviço somente de manter seu anéis e deste cruel e insano "Mercado"?

Respondo em alto e bom som: Fazemos pouco ou quase nada. No máximo, esgrimamos por aqui, somente pelas redes sociais. Não vejo nenhuma movimentação nas ruas a defender a proposta de Lula. Diante dessa falta de pressão e manifestações nas ruas, o lado contrário, o que aposta hoje no quanto pior melhor, insuflam para que tudo se dane e o projeto de transformação deste país não dê certo. Nós, os tantos que vencemos a eleição e apostamos as fichas em Lula não deveríamos nos manter inertes. Essa imobilidade favorece o crescimento e renascimento dos golpistas.

Essa desmobilização vale para tudo à nossa volta. A este caso do Banco Central se junta a do truque, a pífia montagem - se igualando a da facada fake - dos que levantaram a bola de Sergio Moro nestes dias, justamente quando estava sendo revelado algo mais da falcatrua do que foi a Lava Jato, quando Moro e Dallagnol, supostamente, barbarizaram o País, mas, como revelou o advogado Tacla Duran, existia também facilidades em troca de dinheiro. A Rede Globo, que muitos ainda apupam, não deu nada, como se assunto não fosse merecer da manchete do dia. E não vamos pras portas dessa TV exigir no mínimo um jornalismo dentro de padrões mínimos de honestidade. A Globo, tanto atacada por Bolsonaro, não demorou nem três meses de governo Lula e já se mostra golpista novamente. E nada fazemos.

Alguns reagem, como o ministro Flávio Dino, quando inquerido por estes infames golpistas, sabe responder à altura e o faz diariamente. Ele ontem não permitiu que um deputado bolsonarista viesse com fake-news sobre 200 e tantos processos e coloca o parlamentar na lata do lixo, com fortes argumentos. Está fazendo o mesmo diariamente, mas o vejo isolado. Todo o ministério deveria estar pronto para isso, reagindo à altura os ataques grosseiros, inadequados e inconsistentes. Muitos pegam leve e agindo assim, os fascistas, golpistas e ultra-direitas se sentem encorajados a continuar. Essa volta programada do Bolsonaro ao Brasil, marcada para o próxima sexta é algo a demonstrar uma programação já construída para ir minando o governo Lula. Pode ter certeza, irão se suceder infinidade de atos para incrementar revoltas e de apoio ao que de pior existe. Os bandidos não conseguiram seu intento em 08 de janeiro, mas não desistiram e se nada for feito, de verdade, para combatê-los, só crescerão e quando uma reação for tentada, talvez seja tarde demais. São tantos os motivos para irmos pras ruas e no entanto, continuamos só por aqui, pelas redes sociais e sem nenhum movimento crescente de resistência e na defesa de nossa frágil democracia. Sem entrar no mérito da questão, na França o buraco é muito mais embaixo. Concluo: estamos todos a fazer pouco contra os fascistas e isso me apavora.


O TAL DO CORTE NO BOLSA FAMÍLIA - ALGO SOBRE
Ontem um amigo que se beneficia do Bolsa Família quis me encostar na parede, pois teve o seu cortado e, pelo que me dizia, de forma injustificada. Dizia que, de onde vinha, um dos locais de atendimento e cadastro destes, as pessoas xingavam o Lula de tudo quanto é nome. Queria me ver aderindo as críticas, mas preferi e disse isso a ele, me informar e depois repassar o apurado.

A justificativa principal pelos cortes, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas é: "Porque o governo está cortando o Bolsa Família? O motivo seriam irregularidades no cadastro. A maior parte com renda acima do permitido. Desde o início de janeiro, a atual gestão tem passado um pente fino no chamado “Cadastro Único”, que serve de base para pagamento de benefícios como o Bolsa Família". Isto no site do Governo. Complemento: No final do desGoverno de Bolsonaro ele e os seus pagaram $ 600 reais para todos, sem um pente fino e neste bolo, muita gente recebendo o valor indevidamente. Algo precisava ser feito e está sendo. O cadastro é responsabilidade do município, ou seja, a lista dos beneficiários quem produz é cada cidade e com o corte, quem também estará reincluindo quem foi barrado será o município.

Ainda do site governamental: "O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai cortar ao menos 1,55 milhão de beneficiários irregulares do Bolsa Família em março. O governo voltará a chamar o programa social de Bolsa Família, em substituição à marca Auxílio Brasil, associada à gestão Bolsonaro. O principal motivo que leva ao bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado da família no Cadúnico. A inscrição na base de dados do governo federal é fundamental para ter acesso ao novo programa". O pente fino é necessário e se ocorre algo indesejável neste momento, caso onde o Bolsa Família esteja bloqueado, a pessoa pode buscar o setor responsável do programa na sua cidade para regularizar a situação. Normalmente o cidadão deve comparecer à Secretaria de Assistência Social ou na sede específica do Bolsa Família. Se ouvir algo empurrando a culpa para o Governo Federal, saiba que, a ação é conjunta e o município dela participa. E deste total,1,5 milhão de pessoas, existem cerca de 400 mil cadastros unipessoais (famílias de apenas um membro).
Eu imagino o sofrimento de quem teve seu auxílio suspenso ou cortado definitivamente. Cada caso é um caso e merece atenção especial. Não creio que, injustiças serão perpetuadas. Algo precisava ser feito e mais que isso, quem recebeu indevidamente, que seja obrigado a devolver. Não existe como defender quem o faz injustamente, mas de quem foi retirado e este continua sendo merecedor, vejo que tudo merecerá atenção e em breve a normalização. O programa é mais que bom, existe algo similar no mundo todo e corrigir as imperfeições e afastar a malandragem algo mais que necessário.

PARA QUEM NÃO SABE, ACABAM DE ACONTECER ELEIÇÕES EM CUBA
Entenda como ser possível algo assim sem dinheirama envolvida.
Eis o link da explicação: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/pfbid0R44mjdF7b8P8fdkb2hNiBJKDv6Z2DxJo1HFaw3S4BrrYaxRj75A7WgnCYRogHjLpl

RECADO DO HPA (17)*
* Ouvi a história, guardei no fundo da cachola, cheguei em casa, a coloco no papel e espalho com o vento.

Nenhum comentário: