sábado, 25 de março de 2023

BAURU POR AÍ (213)

DAS TROMBADAS DESTA VIDA SURGEM REENCONTROS DE GRANDE MONTA

Eu que me acho pessoa conhecida em Bauru fui ao último jogo do Noroeste aqui no Alfredo de Castilho, no 0 x 0 contra o Velo Rio Claro e comentei com o Cláudio Lago: "Pô, Cláudio, 10 mil pessoas e não conhecemos mais ninguém, ou foi Bauru que cresceu demais ou a gente caiu num ostracismo sem volta". Rimos e conversamos a respeito, sem chegar a nenhuma conclusão definitiva. O fato é que, tempos atrás, a percepção que tenho é tínhamos mais conhecidos que hoje. Sei, deve-se levar muito em consideração os lugares por onde você circula. Se só anda nos lugares onde os seus conhecidos estão, evidente estará sempre rodeado de gente a lhe cumprimentar e puxar conversa. 

Comentei isso e vida que segue. Na sexta e sábado dessa semana vivenciei algo disso e conto algumas das trombadas proporcionadas pela vida, dessas inesquecíveis. Sabe aqueles lugares onde você vai para passar meros dez minutos, fazer tudo rapidinho e quando vê, encontra com alguém conhecido e acaba passando ali mais de hora ou mesmo, horas. Pois bem, me senti revitalizado dentro do tema de não ser conhecido. Conto algumas das trombadas.

Fui levar o amigo Kyn Kunior no Bar do Tatu e este me convida para entrar. Conheço um senhor de fino trato atrás do balcão, que confundo com o dono do estabelecimento, mas Kyn me esclarece. "Esse é irmão do Ralinho Manaia". Isso foi o suficinete para estabelecer uma longa conversa e falamos de tudo, até da mãe de ambos, que era muito minha amiga e morava na boca de entrada da feira dominical, ali junto da Julio Prestes com Antonio Alves. Comentamos até o fato do baterista, no caso seu irmão, ser o que mais trabalho tem, pois é o primeiro a chegar pra montar seu aparato e o último a sair. Ou seja, a conversa rendeu.

Rendeu mais, pois quando estava saindo dessa, me aparece ali na frente alguém que conheço da noite bauruense, o tocador de Cajon, que me esqueço o nome. Pessoa das mais simpáticas e outra vez volto para o balcão e conversa recomeçada. Ele, por fim, me conta de estar participando com um quadro num programa de rádio, toda sexta, a partir das 13h, onde esmiúça as letras e origens das letras dos famosos sambas. A conversa rende, pois me interesso em ouvir seu quadro e ficamos a falar de compositores de hoje e de antanho. Ele com um copo de cerveja na mão e eu querendo não começar, pois dai, sei que tudo desandaria. Consigo escapar e vou para o compromisso caseiro do qual estava mais do que atrasado.

De lá, adentro o supermercado Confiança Nações para comprar um último pedido vindo lá de casa, algo específico para complementar o almoço. Entro nosaguão do lado e dou de cara com o publicitário Gutão, sentado sózinho e quando me vêr abre um sorriso e me convida a sentar. Acabo esquecendo o que me havia trazido ali e ele me conta agruras das muitas campanhas políticas e publicitárias onde esteve envolvido. Conversa longa e complementada pela chegada de Tatiana Calmon, que me liga e precisa pegar algo em meu poder. Se juntou a nós e daí, aproveitamos pedir um suco na loja do lado e perdi hora, pois os assuntos se intercambiavam uns aos outros. A política não sai de nossa boca e entre risadas, comentamos algumas trapalhadas passadas por alguns nos últimos tempos. Saio de lá muito atraso para o almoço.

Tem mais e vou contando aos poucos, quando tiver tempo e na medida em que vou me lembrando, pois ando muito esquecido.

ACONTECIMENTOS IMPERDÍVEIS DE BAURU
Boa tarde, HPA! Td bom?? Paulo Tonon aqui na área te fazendo um convite especial: nesta segunda-feira, dia 27 de março, às 19h30 na sala 1 do Cine’n Fun do Alameda, minha banda “Obscuro Lavrador” que tenho junto com o jornalista Luís Paulo Domingues, vai exibir um longa-metragem contemplado pelo ProAC! Grátis! É o primeiro filme de longa-metragem bauruense produzido por uma banda daqui a ser exibido em um cinema local. Seria muito importante sua presença, como divulgador na nossa arte municipal e regional nessa data! Como vc gostou dos “Relógios Adiantados” tenho certeza que você pode gostar deste tbm pq vamos falar do José Theodoro de Souza, um desbravador sanguinário que tinha a alcunha de Obscuro Lavrador… Vou te mandar o cartaz abaixo, muito obrigado pela atenção!!

Este foi o recado recebido do Paulo Eduardo Tonon , dessa arte dele e do Luís Paulo Césari Domingues. Já marcado na agenda. Imperdível

OUTRAS COISAS: 
01.) RELEMBRANDO LEILA DINIZ, ATÉ PARA NÃO ENLOUQUECER
“Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar
O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.
Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar.”
Viva Leila Diniz, poeta, feminista, super poderosa, irreverente, doce, corajosa, livre, salgueirense e flamenguista, que faria 78 aninhos hoje se aquele maldito avião não tivesse caído. Eis o link: 
https://www.facebook.com/jose.bulcao/posts/pfbid0315bid7EwCuAVDLdChLzWvuUu8hZCYj1c3UGQh5pgeN4tB8GHVjAugmFQcfiVjbv5l
Cena do filme Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira. O poema é de autoria da própria Leila e depois foi musicado por Milton Nascimento na linda Um Cafuné na Cabeça Malandro.

02.) NECESSIDADE DE VERGAR ESSE PREPOTENTE BANCO CENTRAL
O Brasil precisa precisa superar este momento, baixar os juros e volrar a crescer. Com este Banco Central jogando contra os interesses nacionais é impossível caminhar. Entenda clicando no link a seguir: 

Nenhum comentário: