quarta-feira, 3 de abril de 2024

DIÁRIO DE CUBA (243)


COISAS ACONTECENDO NUM MUNDO ONDE OS ANOS BOLSONARO COMPLICARAM TUDO
Credito isso tudo ao período bolsonarista, quando cabeças se convulsionaram e estão até o momento em pororoca, em órbita e agindo desordenadamente, como se vê no ocorrido semana passada lá no "paraíso" (sic) paranaense de Guarapuava. Casal de segurança se depara com um caminhoneiro num ponto comercial e o acham estranho, inadequado para o local. Propostos a colocar ordem no lugar, o agridem e o humilham publicamente. Este chega em sua casa, se despede da família, volta ao lugar e mata friamente os dois. Eis o link da fala do caminhoneiro: https://www.youtube.com/watch?v=cbNcYqMkZjA

No fundo, inegável existir uma relação, desconhecida até pelos envolvidos, mas bem latente hoje no país. O país foi insuflado para agir desta forma e muitos incorporaram a bestialidade repassada por quem detinha o comando. Provavelmente ambos são bolsonaristas – tudo leva a crer quer o sejam. O casal se achou no direito de manter o lugar onde estavam conforme acreditavam ser o mais adequado e assim, partiram pra cima do caminhoneiro, agindo com o respaldo dado por um espírito de impunidade. E o caminhoneiro, que poderia ter ido numa delegacia de polícia e denunciado o ocorrido, preferiu eliminar o mundo de gente má e com as próprias mãos. 

Todos são vítimas deste momento ainda longe de ser superado. Compreender isso tudo não é fácil. Estamos no meio de uma convulsão mental de grandes proporções. E antes de deitar vejo o caso do rico bêbado com seu Porshe, este atropelando e matando um entregador. Leio o que escreve Ricardo de Callis Pesce: “A CULPA É DA PORSCHE - Outro Porsche mata entregador que estava em moto. Este carro é um perigo para a sociedade. (...) A ideia é fazer uma triste ironia com a coincidência nefasta. Mas que ninguém se espante se as autoridades brasileiras afastarem a responsabilidades dos condutores dos veículos de luxo para atribuir a culpa...aos próprios veículos de luxo. Neste país, desde o bolo que iria crescer para depois ser dividido, nada é impossível. (...)

INSTITUIÇÕES RACISTAS E SUBSERVIENTES A RICOS - Depois do caso Porsche, PMSP invade casa de negro, agride-o e a seu pai cadeirante. (...) Depois das mesuras dispensadas ao assassino do Porsche, PM do Tarcísio vai a bairro pobre de Piracicaba e "manda" morador pobre e negro sair de frente do portão de sua casa. Assim, sem mais, nem menos. O morador se recusou e foi agredido. Entrou em casa para se refugiar, mas foi seguido pelos PMs que continuaram com a agressão. Diante dos protestos do pai cadeirante da vítima, o agrediram também. As cenas foram tão fortes e revoltante que Andréia Sadi fez cara de ódio. Como nas notícias de estupro”.

Fiz questão de juntar tudo num mesmo texto. Podem me dizer – e com razão – que, fatos assim, sempre ocorreram. Sim, porém hoje se proliferam mais facilmente. Falem o que quiserem de esquerdistas e coisa e tal, mas nestes todos, a mentalidade de perversidade reinante no bolsonarismo está presente. Tem um amigo que, ao se deparar com algo desta natureza, crava no alvo: “Não erro uma. Tudo bolsonarista”. No caso da PM, pode perceber que, quando um governo dito de esquerda ou mesmo mais liberal no poder, ela é contida e atua mais dentro das tais “quatro linhas”. Vejo o mesmo ocorrendo hoje na Argentina. Com a chegada de Milei, a Gendarmeria atua de forma escandalosamente violenta e a reprimir o povo em tudo, algo contido quando dos governos peronistas. Paras mim, não tenho a menor dúvida: a Direita é um perigo sem tamanho, inclusive para a mentalidade das pessoas mais influenciáveis.

ENQUANTO ISSO, EIS COMO CUBANO REAGE AS PROVOCAÇÕES...
COPIADO DE UM AMIGO EU AMO!!!!!
Em uma agência de viagens enquanto esperava ser atendido... Um cara vem e pergunta de onde eu sou, eu respondo, cubana, e diz: País de ditadores, prostituição, corrupção e crime.
Eu digo-lhe, você é delinquente? Me diz "não", por que? Pergunta-me.

Digo-lhe porque se fosses uma pessoa culta me dirias, terra de: o mais universal dos cubanos; José Martí, de Nicolás Guillen, José Ángel Buesa, Eliseu Diego, José Lezama Lima, Dulce Maria Loynaz, Gertrudis Gómez de Avellaneda, José Maria Heredia e Alejo Carpentier.
Terra de: Amelia Peláez, Roberto Fabelo, Wilfredo Lam, Carlos Enríquez, Antonia Eiriz, Victor Manuel García, Pedro Pablo Oliva e Manuel Mendive.

Se você fosse um atleta me diria, terra de: Martin Dihigo único jogador de basebol a estar no Hall da Fama de três países diferentes: Cuba, México e EUA. José da Caridade Mendes, Javier Sotomayor recorde mundial em salto alto. Alberto Juantorena único atleta a ganhar ouro olímpico em 200m e 400m na mesma olimpíada, Kid Chocolate, José Raúl Capablanca primeiro Latino a vencer o campeonato mundial de xadrez e vencê-los todos de 1921 a 1927. Luis Tiant, Teófilo Stevenson 3 vezes campeão olímpico de boxe. , Ivan Pedroso e Orlando “El Duque” Hernández.

Se fosses músico dirias-me, terra de: Miguelito Cuni, Cachao criador do Mambo, Dámaso Perez Prado primeiro Latino a estar 15 semanas consecutivas no #1 do Hit Parade nos EUA. Celia Cruz, Arsenio Rodriguez, Henrique Jorrin criador do Cha Cha Cha. Ernesto Lecuona, Silvio Rodriguez, Juan Formell, Bola de Neve, Omara Portuondo, Elena Burke, Pablo Milanés, Arturo Sandoval, Chucho Valdez 6 vezes vencedor do Grammys America e Beny More.

Terra do: Son, a Rumba, o Mambo, a Guaracha, o Cha Cha Cha, o Bolero, o Danzon, a Nova Trova, o Guaguanco e o Filin.
Terra de: Desy Arnaz primeiro Latino na Televisão nos EUA, Carlos J Finlay descobridor da vacina para a febre amarela, de Esteban Bellan primeiro jogador de basebol latino nas Grandes Ligas e de Ramon Fonts primeiro latino a ganhar medalha de ouro olímpica
Falar-me-ias sobre o tabaco dele, o açúcar, o rum, as praias, as paisagens e o povo dele.
Sarahi Sanchez.

e algo dos que lutaram a vida inteira
NADA COMO REVIVER ALGO DA VERVE DE BORDINI
Em dezembro de 1989, segundo turno, com 46,96% dos votos válidos, as forças imperialistas e burguesas derrotaram a gente na primeira eleição pós Constituição Cidadã de 88, perdendo Lula e vencendo Collor. Veja, aqui, o que o grande Camarada José Ricardo Bordini mandou ver no espaço do leitor do jornal Diário de Bauru. Uma missiva dessas inesquecíveis, entrando para a história, com aqueles posicionamentos que todo homem dito de esquerda tem que ter. Vale o registro, deixando bem claro quem foi o grande Bordini.

Nenhum comentário: