terça-feira, 9 de abril de 2024

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (201)


CONTO ALGO DA MINHA LUTA E A DE UM AMIGO, DIFERENTES CAMINHOS, AMBOS SONHADORES - SONHAR É PRECISO
Gente, eu tenho um amigo que gosta de ficar me provocando e desdizendo em tudo do governo do Lula. Escreve ele, me sugerindo indiretas de apoiar algo inominável, de monta destrutiva e coisa e tal. Eu até tento lhe mostrar algo ao contrário, mas ele não aceita e insiste em quere mostrar por A + B, ser Lula, petistas e todos os que estão tentando não deixar o país cair nas mãos dessa braba direitona internacional a tomar conta do planeta, como os piores destes tempos. Não existe como convencê-lo do contrário. Ele me diz da existência de um movimento mundial dos trabalhadores, algo em movimento e pronto para promover uma revolução transformadora e libertadora, mas olho para todos os cantos e nada vejo. Eu até gostaria de me engajar nestes últimos anos de vida que me restam em algo assim, mas quanto mais tento encontrá-los, vejo não mais existirem no formato que ele ainda os enxerga.

Gosto de seus escritos, de como se apresenta pronto para enfrentar os barões todos da maldade, mas o vejo a cada dia mais isolado e sózinho. Daí, dialogamos e vou tentando dizer que, Lula hoje representa algo que veio para salvar o país e não para destruir como me diz. Não fosse Lula, hoje estaríamos encralacrados em algo duradouro e de uma perversidade que, creio eu, nem poderia estar mais escrevinhando este texto. Ele sabe disso, mas finge desconhecer. Diz que, seria melhor vir logo a ultra-direita e destruir tudo, pois começariam tudo de novo, do zero e um dia vergaríamos os poderosos e implantaríamos no mundo uma sociedade justa, igualitária, bem próximo do que Marx apregou, ele se encantou e faz questão de reproduzir para todos seus dias. Eu acho lindo sua luta, mas não dá mais pra ficar sentado detrás de um computador e achar que tudo vai se resolver num simples movimento que, mundo afora, está mais desencontrado do que um bêbado saindo de um bar depois de derrubar o bar inteiro pra dentro de si.

Eu sonho, ele sonha muito mais, mas meus pés continuam no chão. Já fui homem de teoria, hoje leio outras coisas, pois aos 63, creio eu, restando pouco tempo pela frente, continuo lendo muito, mas quero agora algo mais suave, com experiências de gente que enfrentou o gigante Golias e conseguiu ao menos dar umas estocadas, provocar alguns ferimentos em seus pés. Estes tem belas coisas para nos contar. Eu me delicio lendo o que estes me contam em belas biografias e relatos de terceiros. Isso me impulsiona a querer continuar na lida e cutucando os poderosos com minha varinha enferrujada. Meu amigo é mais que um sonhador, pois ainda acredita que verá em vida o mundo pelo qual sonhou a vida inteira. Eu já não sonho mais e quero mais é, como acontece com o governo Lula, melhorar algo aqui e acolá, ir batalhando contra os malversadores todos, os tais dos 300 ladrões que ele um dia disse existir - e continuam por lá - no Congresso. Enfrentar estes se faz necessário, mas quando se é minoria, sem negociação, só mesmo se matando e indo lá, se esborrachando diante do poder representado por estes. Não vou me imolar. Nem eu, nem meu amigo.

Eu jogo com as armas que tenho. Nem mobilização hoje conseguimos mais como antes, daí, quando vejo o que Lula faz, aplaudo e sigo junto, pois sei estaríamos imensamente pior se ele não tivesse sido eleito. Olho para o que ocorre na eleição que ocorrerá em Bauru neste ano e quando me deparo com o desencontro de uma tal frente ampla, sem nenhum plano para enfrentar o poder estabelecido pela alcaide, que chegou e se impôs com um estilo bem longe do que acreditamos ser, no mínimo normal. Olho para os lados em Bauru e vejo como se dá a união de interesses e gente disposta a ir pra luta. Tem muita gente querendo, mas esgrimando contra o vento, enquanto o poder aqui estabelecido ri na nossa cara e promove algo destruidor, cada vez mais insano e doentio. E pouco estamos conseguindo fazer e produzir. Daí, como vou querer me juntar a uma ideia de que, Lula seja o pior de tudo e tudo o que faz é nefasto, se olho para os lados e ainda o vejo como alguém tentando driblar os perversos da ultra-direita, mesmo estes roendo seus calcanhares. Ele perde aqui, ganha acolá e alguma coisa é conquistada. O vejo lutando, perdendo muito, mas não esmorecendo e quero agir assim, corajosamente, criticando o que vejo de medonho, mas sem deixar de enxergar que, a luta empreendida por Lula é grandiosa, pois luta contra algo imenso e querendo tomar conta do mundo todo.

Eu não digo que este meu amigo está fora da realidade, pois sei não estar. Ele, assim como eu, quer buscar uma forma de transformar este mundo atual naquilo tudo que leu e, mesmo nunca tendo visto ter sido conseguido algo onde foi colocado realmente em prática, ele acha possível, mas as condições do mundo atual, não só aqui no Brasil, demonstram o contrário. Eu e ele não desistiremos nunca. Ele acha que sem o Lula estaríamos melhor, eu já afirmo o contrário, pois vejo em suas pequenas conquistas grandes vitórias, ainda mais levando em conta tudo o que vemos acontecendo mundo afora. O barco segue seu rumo, ele lá me enviando seus textos e me impulsionando a lutar. Ele sabe que luto, mas não dá para fazê-lo do jeito que sonha e imagina, pois tudo a nossa volta hoje é muito diferente das condições mínimas e necessárias para se conseguir algo. Vai ser algo impossível ter êxito em algo como o feito dos Castros em Cuba nos anos 60. Ele sabe disso, tudo conspira contra. Tudo hoje dominado pelas redes sociais e mentes sendo aculturadas para divinizar seus algozes. Distorção cruel e melando uma luta de conquistas sociais para os trabalhadores. Me parece tudo muito mais difícil que décadas atrás, mas mesmo assim, existem brechas e nelas me encaixo e remo contra a maré. Ele faz o mesmo, temos muitas convergências, assim como divergências, somos lutadores e quem sabe, algum dia, algum de meus sonhos se realizem, assim como os dele. Sonhar é preciso e necessário. Lutar é preciso, sabemos disso. Cada qual em sua trincheira, pois creio eu, exercemos a boa luta, não pensamos em algo para nós, para mim e para ele, mas num todo, para a amplidão de gente sendo massacrada mundo afora. Lutamos por estes. Temos como alvo melhorar a vida destes todos. Isso já é mais que um bom sinal, mas desmerecer Lula, acredito eu, seja um baita tiro no pé. Nem conseguiria dormir direito se, justamente neste momento, diante de tanta problematizações pros lados do atual governo, eu virasse as costas para tudo o que ainda é feito, deixando campo livre e favorecendo atuação da cruel e insana ultra-direita, fundamentalistas e fascita. Baita abracito pra este meu amigo, um baita de um sonhador, assim como pra mim, outro de igual teor. Tudo é luta.

O MOMENTO NÃO É PARA BRINCADEIRA, ENTENDAMOS...
Governo Lula, com todos os problemas, é a última linha de defesa contra a "internacional fascista". Vale muito a pena dar toda a atenção para este áudio:
https://www.instagram.com/reel/C5i_Z5MrBHm/?igsh=Z2U2ZHp2cGc0Njhk&fbclid=IwAR2K0b3VOtGs0L64pkgzLUYF-3GsYfJFqn_gpIhEmJGi1DGr0XGl8g2aZUk_aem_AXPKCKYiuSG13p-nuwyNLXvAIw_-EGxYRl0N-Ut-uFLtGD3BL_jAnW4CPpWK4SwVMGiyVHjUA5sd0pTdvSFssXAt

E PARA ESPAIRECER, ALGO DA DISPUTA IGREJAS X BARES

Nenhum comentário: