sábado, 27 de abril de 2024

CARTAS (228)


DUAS CARTAS DESTE HPA, COM AS DEVIDAS RESPOSTAS:
1 - Caro Ricardo Kotscho
Espero te reencontrar bem em sua Porangaba. Talvez vc não se lembre de mim, mas eu muito de ti, enfim te acompanho desde muito tempo. Sou jornalista (sem diploma), escrevo desde muito tempo aqui pelas rebarbas e possibilidade de minha aldeia, Bauru SP. Vc esteve aqui no lançamento de seu livro de memórias. Foi uma noite e tanto. Seu livro continua em lugar de destaque na minha biblioteca. Dias atrás, num sebo daqui, achei esse, o "Cartas do Brasil" e como escrevo muito sobre personagens "menores", tipos populares, gente simples dentro da imensidão desta vida, me autointitulando "historiador das insignificâncias", vi no teu livro mais uma inspiração. O devorei quase de uma só sentada. Os relatos do fim do desGoverno de Collor são doídos, mas os do bolsonarismo, para mim, doem muito mais, pois não acabam e pelo visto, não acabarão enquanto viver. Luta contínua. Escrevo só para dizer do livro lido e pra te mostrar um texto escrito ontem e publicado no meu Facebook, com meu nome completo e depois no meu blog pessoal, o MAfuá do HPA. Queria te mostrar o que escrevi movido pelo que acabo de ler. Quando escreve sobre os populares, sobre a pulsação aqui do lado de cá. Estes me movem muito e muito. Faça contato. Como vão as coisas, a aposentadoria (a minha chegará ano que vem, quando completar 65 anos), o jornalismo hoje e diga dos planos. A gente sempre tem planos, mesmo, como eu, já tendo dobrado o Cabo da Boa Esperança. Espero te reencontrar cheio de gás e pronto pra outras. Baita abracito bauruense de alguém quer sempre te teve como inspiração. HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO - BAURU SP

Resposta do KOTSCHO: “Caro Henrique Aquino, Gostei muito das tuas histórias da vida real e seus personagens anônimos. É isso que tá faltando na nossa imprensa, cada vez mais voltada para os gabinetes oficiais e distante do cotidiano dos leitores. Nem me lembrava desse livrinho “Cartas do Brasil”... Estou no UOL News, onde faço comentários no jornal das 17 horas duas vezes por semana, participo todos os dias da reunião de pauta às 9 da manhã e escrevo uma coluna, agora quinzenal. Às quartas-feiras, tenho um programa ao vivo, às 16h30, no portal My News, chamado “Pergunte ao Kotscho”. É isso: o pessoal manda perguntas sobre qualquer assunto e eu tento responder... Dá uma olhada... Vida que segue. Abraços, Ricardo Kotscho”.

2 – “Meu caro amigo AFONSINHO, aqui é o HPA de Bauru. Afonsinho, domingo agora, como você já deve saber... Fiquei muito emocionado quando você citou o Noroeste na sua última coluna na Carta Capital, quando ele e o Velo Clube subiram novamente pra Série AI do Paulista. E neste domingo, o XV de Jaú vai sair daquele marasmo, emaranhado do futebol que é a Bezinha, a Série D. Agora fizeram até a A5 aqui em São Paulo. Uma loucura, mas o Xv vai jogar neste domingo às 10h da manhã, contra um outro que já foi grande aqui no interior paulista, o Rio Branco de Americana. Já pensou isso aí no passado, XV de Jaú e Rio Branco? Era um confronto muito bom, o Rio Branco também já foi grande e o XV tem uma história. Eu vou sair aqui de Bauru e vou lá assistir, 10h da manhã o jogo. Eu vou sair daqui 8h, antes das 9h, mais ou menos 8h45 devo estar lá em Jaú. Já reservei o ingresso no Bar do Célio, passo amanhã cedo pra pegar e vais estar a cidade toda lá, né! Imagina, você vindo pra cá Afonso. Pega um ônibus aí no sábado à noite, desses da Reunidas que chega em Jaú bem cedo. Conforme for te pego até na rodoviária e de lá nós vamos. Você tem parentes e amigos muito grandiosos em Jaú, daí imagine o XV subindo e o Afonsinho, um dos sempre lembrados por aqui, presenciando tudo. Ia ser maravilhoso. Afonso, pense a respeito. É um momento histórico esse ressurgimento e a volta do XV, numa possibilidade mais do que concreta, realdo XV subir de divisão. Eu, como bom bauruense e gostando de todo futebol aqui do interior, eu vou estar presente, tenho que ir lá prestigiar, testemunhar este retorno e imagina o Afonso estando aqui e chegando lá de surpresa, que loucura ia ser.

Resposta do AFONSINHO: “Boa noite, Henrique, só agora pude ouvir aí sua simpática mensagem. Pra você ver como as coisas estão aí, eu não tinha nem notícia de quer o XV tinha um jogo decisivo aí pra subir. Felizmente eu só vejo agora, com você me tentando aí. Essa tentação de pegar um ônibus, que é o que eu faço vez ou outra. Tô até pra ir pra Jaú, acho que passando o 1º de Maio, a primeira oportunidade eu vou. Uma ou duas vezes por ano eu pego o ônibus aqui, saio de onde moro, em Paquetá, pego lá na Novo Rio e amanheço lá. Mas dessa vez não vai dar. Tô vendo só agora e também não ia ser possível. Mas você me representa. Tô representado lá. GALO, NORUSCA, Avante, abração".

MENSAGEM ENVIADA A MIM POR JAIR FANTÃO ODRIA, 80 ANOS, DIANTE DE MEU ESCRITO DE ONTEM SOBRE TENTATIVA DA ALCAIDE EM CALAR VEREADORES
Nunca pensei, em meus mais de oitenta anos, que iria ver em Bauru, uma situação tão deprimente, causada por uma pessoa que chegou ontem aqui, que se elegeu prefeita, que conseguiu uma expressiva votação, eu mesmo votei nela, e pela primeira vez em minha vida arrependi de te-lo feito, mas desde o primeiro ano de administração, fatos, digamos estranhos, tem vindo à baila, e agora chegou numa situação estarrecedora, fato nunca acontecido, a união dos nove vereadores, em favor da alcáide, que lhe da a certeza de ganhar todas as disputas, mesmo essa da concessão da ETE, pois se temos R$300.000,000,00, de reais na caixa do fundo de tratamento de esgoto, o porque endividar a cidade, e nos fazer pagar uma divida que será contraída de três bilhões e quinhentos milhões de reais, quando técnicos e engenheiros, afirmam que os milhões em caixa, são suficientes para terminar a ETE ou fazer uma nova, e ainda sobrarão alguns milhões no caixa.

ADHAM MARIN, EMBAIXADOR BAURUENSE, ESTUDANDO MEDICINA NA ARGENTINA EM MAIS UM DIA NAS RUAS E LUTAS: ATRÁS DE AXEL KICILLOF E CRISTINA KIRCHNER

Hoje mais um dia de resistência do argentino nas ruas. Por dois momentos, as duas mais importantes figuras públicas a representar a esperança de dias melhores, dignos representantes do peronismo fazem falas nas ruas e lotam estes espaços. Quem nos envia notícias, pois lá se encontra é ADHAM MARIN, estudante de Medicina em La Plata, cercanias de Buenos Aires. Ele me instiga a acompanhar junto dele os acontecimentos e a luta do povo argentino por libertar-se do regime da motosserra. “Estou em Quilmes, no Conurbano, discurso do governador da Província Axel na comemoração dos 21 anos da eleição histórica de Nestor como presidente. Aguardando a fala da Cristina”. E me complementa: “Estou muito feliz por viver isso aqui”.

Sai correndo da fala do Axel e parte para outro lugar, onde Cristina falaria na inauguração de um estádio com o nome de seu falecido marido, ex-presidente argentino, Nestor Kirchner. Ele me diz da dificuldade de postar, pede calma e o faz já no trem, quando retornando para sua casa, começo da noite. Pergunto a ele da emoção de ouvir pessoalmente Cristina. Ele: “Como se eu tivesse visto o Lula, que nunca vi e sempre quis, chorei igual criança. Parece que ela exala esperança no povo, nunca vi no mundo os trabalhadores, estudantes, intelectuais e aposentados pararem pra ouvir uma aula de economia de uma mulher, falando sem ler, em silêncio absoluto. É emocionante demais, a Cristina tem, acredito, a melhor retórica dos líderes populares da américa latina nos últimos 20 anos. Meu par perfeito seria ela e Lula, porque ele tem o pé na fábrica que ela não tem, mas tem uma capacidade intelectual que eu invejo”.

Envia muitas fotos e alguns vídeos, todos compartilhados aqui, pois a luta que se dá por lá, se repete por aqui e, ao meu ver, a necessidade de ir pras ruas lá é a mesma que temos, primeiro para não deixarmos ocorrer aqui o que ocorreu por lá com a chegada de alguém como Milei. Ao final, posta algo de quando o casal Kirchner estudaram e se conheceram dentro da escola pública: “foi muito emocionante quando, no dia da marcha, a Cristina postou a libreta estudantil, dela e do Nestor, que é tipo a identificação estudantil que temos aqui; os dois estudaram e se conheceram na Universidade Nacional de La Plata”.

Compartilhar isso é, acima de tudo, pelo menos para mim, querer estar lá, nos mesmos lugares por onde ele circulou hoje e depois, constatar que as lutas de nossos povos por uma libertação passa necessariamente por governos como o de Lula e Cristina, futuramente de Axel, para depois, num outro estágio, com maior conscientização, chegarmos a outro estágio. A luta, como sabemos é constituída de muitas etapas. Hoje, por lá, a luta pela reconquista do que foi perdido e a esperança depositada em dois líderes, Cristina e Axel. Aqui, mesmo com toda adversidade encontrada, o que seria deste país se não tivéssemos eleito Lula? Nem pensar. Adorei isso dito por ele, da união destes dois líderes, Cristina e Lula. Grandes personagens da luta latino-americana em busca de outro mundo possível.

Clicando no link do meu Facebook, além das fotos, os vídeos gravados por Adham, com Axel e Cristina:  https://web.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/pfbid02QCbaDbZaQcT8Mtzrfxat2nAiUsi2mxbPGvoua17XLBT3UnXRrScqEwTJV3kjAGhel

Nenhum comentário: