sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

CENA BAURUENSE (261)


no último dia de janeiro
CENAS PUBLICADAS NO DECORRER DO PRIMEIRO MÊS DE 2025
01 - Publicado em 01.01.2025: Vendo estes eucaliptos perfilados na rua Itororó, muro detrás de onde um dia funcionou o Sanbra, vila Independência, todos no mais perfeito estado, impossível não se lembrar com muita saudade e dor no coração de outros, os que existiam dentro do estádio Alfredo de Castilho, o do Noroeste e dirigentes, acharam por bem fazer dinheiro fácil, vendendo-os. Perdeu-se tudo por lá, desde a sombra até parte da História, essa ignorada e trocada pelo imediatismo, que não salvou os cofres do clube em nada.

02 - Publicado em 02.01.2025: O tronco desta seringueira localizada num dos cantos da praça defronte a ITE é um dos maiores da cidade e sempre fico a imaginar, quantas pessoas seriam necessárias para, unidas, conseguirem abraçá-la?

03 - Publicado em 03.01.2025: A Banca do Samir está há exatos 52 anos localizada na praça Rui Barbosa, centro de Bauru, bem defronte a Catedral católica, já tendo seu funcionamento oficalizado numa espécie de usucapião e o Munir, filho do Samir, está há oito anos tocando em frente um negócio popular, montado e desmontado todo dia, faça sol ou chuva. Muita coisa vai e volta na praça, esses permanecem.

04 - Publicado em 04.01.2025: No centro de Bauru, uma lanchonete recentemente aberta, na Rodrigues Alves, bem onde um dia funcionou uma famosa pastelaria, junto ao ex-Liceu Noroeste, revoluciona no preço dos salgados, todos vendidos a R$ 2 reais a unidade, causando o maior rebuliço nos demais oferecendo o mesmo produto. Dizem que, os chineses, dominando o segmento bares e lanchonetes do centro, tiveram que abaixar o preço, mas não conseguiram chegar no ousado comerciante, que pelo movimento, percebe-se ganha na quantidade de fregueses fazendo fila em seus balcões.

05 - Publicado em 05.01.2025: Na loja da RR Sports da Comendador, venda exclusiva dos ingressos do jogo Noroeste X Palmeiras e no varal na entrada, logo de cara, homenagem ao BAC, antigo e não mais existente rival, porém rendendo eternos dividendos.

06 - Publicado em 06.01.2025: Quando a comunidade e a direção da escola estão unidas, passam adiante uma boa imagem já no seu primeiro cartão de visitas, o muro frontal, como na EE Henrique Bertolucci, começo da vila Independência.

07 - Publicado em 07.01.2025: Na florida avenida das Laranjeiras, no Geisel, árvores recheiam seu canteiro central, porém, quase nenhuma é propriamente laranjeira - se é que existe alguma ali plantada.

08 - Publicado em 08.01.2025: Seguindo em frente na avenida Getulio Vargas, depois da entrada dos residenciais Flamboyant e Samambaia, chega-se no seu ponto final, onde antes da interrupção, causada pela ampliação da rodovia Bauru/Ipaussu, por uma estrada de terra, muito movimentada, era o caminho mais conhecido para se chegar até um dos locais mais frequentados em Bauru, décadas atrás, a famosa Casa da Eni e adjacências. Hoje é o final da estrada, mas antes foi a continuidade para se atravessar e adentrar este icônico lugar.

09 - Publicado em 09.01.2025: São muitas as lojas que fecham as portas e suas marcas perduram ainda por longo tempo nas paredes, até quem sabe um dia, outros aluguem o mesmo espaço e retirem o letreiro e cartazes, como neste, marcante, quase na esquina da Agenor Meira com a Rodrigues Alves.

10 - Publicado em 11.01.2025: Da saudade sentida pelo que fizeram com a ferrovia e da importância que os trilhos tiveram para o progresso desta cidade, não posso ver alguém envergando algo como isso de vestimenta que, já quero tirar foto e puxar conversa. É o que fiz dias atrás, na feira, mais precisamente no Pequeno's Bar da Gustavo, quadra 5, com o ferroviário aposentado Jesus Adriano dos Santos, morador da vila Dutra, também ainda reduto de centena de ferroviários, infelizmente, a maioria aposentados, já que na ativa mesmo, atividade em decréscimo.

11 - Publicado em 13.01.2025: O IML, o Instituto Médico Legal, funcionou - ainda funciona - em Bauru por décadas neste local, avenida Nações Unidas, muito próximo das enchentes do rio Bauru e vimos ao longo do tempo até corpos boiando n'água e instalações vencidas pelo tempo, mas pelo que se vê algo muito próximo de mudança, com edificação nova, quase pronta, na avenida Luiz Edmundo Coube, Geisel, entre Unesp e Hospital Estadual.

12 - Publicado em 14.01.2025: Em foto de Marcelo Ryal Dias, a constatação de que, pela quantidade dessas placas espalhadas cidade afora - cidade adentro, também -, essa a única providência que a gestão da incomPrefeita Suéllen Rosin toma diante das frequentes enchentes na área urbana de Bauru, a colocação de uma indicativa placa. Nada mais. Seria mais ou menos assim: "Se virem".

13 - Publicado em 16.01.2025: Meu amigo de longa data Antonio Carlos Pavanato é reconhecido fotógrafo e dias atrás, neste incessante trabalho de registrar os mínimos detalhes desta insólita Bauru, nos apresenta essa contundente imagem, com a legenda: "...quem vende(o) quem???".

Nenhum comentário: