terça-feira, 12 de maio de 2009

UM COMENTÁRIO QUALQUER (40)

1. NASCE O IBRAM - INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS
Ontem à noite, o presidente Lula e o ministro da Cultura, Juca Ferreira (contou ainda com presença do ex-ministro Gilberto Gil) empossaram a novíssima Diretoria do IBRAM (não confundir com Instituto Brasileiro de Mineração), assumindo sua presidência José do Nascimento Junior, até então diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais, ligado ao Iphan/MinC. O Ibram, a mais nova autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), coordenará as ações da Política Nacional de Museus e promoverá melhorias na gestão do setor museológico brasileiro. Além disso, o órgão tem como meta estabelecer um diálogo entre a área de museus e as artes visuais e criar instituições em municípios de pequeno porte, favelas, áreas quilombolas e indígenas. Com apoio do setor, o projeto do instituto surgiu em 2003 com o intuito de pensar em uma estrutura capaz de gerir políticas públicas na área de museus. O Ibram sucederá o Iphan nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos 25 museus federais. Através de concurso serão contratados 425 novos funcionários, que serão distribuídos entre os museus federais do Brasil.

Eu, na qualidade de novo presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru, tenho certeza que com a divisão de atividades Iphan/Ibram, os museus receberão a partir de agora uma atenção muito melhor e mais adequada por parte do MinC. Nunca outro governo olhou tanto como esse para as instituições museólogicas brasileiras. Nascimento Jr eu conheci em 2007, quando estive na inauguração do Museu da Maré, aqui no Rio de Janeiro, em Ramos, pertinho do Complexo do Alemão. Ele é muito amigo de uma pessoa muito querida dos museus, o idealizador dos Pontos de Cultura, Célio Turino (fez uma linda palestra no Teatro Municipal de Bauru), que não se furtará em nos apoiar nas iniciativas de preservação de nosso patrimônio e modernização de nossos museus.
2. SHOW DOS INCRÍVEIS NO TEMPLO BAR, SETEMBRO 1989, YOUTUBE, EU LÁ...
Na última sexta fui na festa de 15 anos da Maria Carolina, única filha de meu mano Edson (tão careca como eu). Lá reencontro o fotógrafo Xiko Coffani, da Polívideo. Já tinha batido longos papos com ele, junto do Tuba, pois está fotogrando e filmando os eventos do programa "Nota Dez" (esse é nota dez mesmo). No papo relembramos algo de tantos anos atrás. Ele filmou o famoso show que Os Incríveis realizaram no Templo Bar, numa noite de Setembro de 1989. Eu lá estava com minha falecida esposa, a Wilma Cunha, minha mana Erci e o cunhado Paulão (que depois ficou famoso pelo Braseiro Bar). Comprei uma fita com aquela gravação em VHS. Xiko me conta que colocou tudo no Youtube. Fui conferir e quase cai de quatro. Estou no Youtube, em quase todas as gravações, pois sentei logo na frente. Acho que essas são as únicas imagens existentes da Wilma. Deixo aqui os endereços para quem quiser matar saudade do que essa "thurma" aprontava no palco e de quebra, eu e os meus queridos, comendo e bebendo alegremente. Faz tempo, gente!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=sCadF32N7aQ&feature=related
Ao todo são onze vídeozinhos. Posto três e para quem estiver interessado, lá mesmo é fácil localizar os demais.
OBS.: Desculpem pela correria na postagem de textos nesse começo de semana. Estou à trabalho na cidade do Rio de Janeiro. Amanhã, quarta, quando retornar à Bauru, tudo deve voltar à normalidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pô, que barato. Vi você, a Wilma, o Paulão e a Erci... Bem legal! Abração,

Guto