terça-feira, 19 de maio de 2009

COLUNA NO JORNAL BOM DIA (21) E UMA CARTA RECEBIDA (30)

A FÉ PLURALISTA - saiu publicado no jornal BOM DIA edição de 16/05/2009
A Camila aí no BOM DIA resvalou no tema religião (o bacalhau e a quaresma) e percebeu como são sensíveis alguns religiosos. O jornal, a seguir, toca num tema que é algo que sinto aqui bem defronte minha residência, o alto som propagado por algumas igrejas. Adoro o lema de que “Deus não é surdo”. Resolvo também cutucar a onça com vara curta. Além do alto som, que repudio e combato, me posiciono contrário aqueles que transformam os templos em supermercado de cura e sobem aos púlpitos, independente do credo, treinados na arte da retórica, pregando que para enriquecer, basta ter fé, freqüentar o culto e... pagar o dízimo. Sou favorável aos credos, todos eles, que se interessam pelos nossos problemas sociais e políticos. Permaneço longe dos que só se atentam com a vida íntima, o controle moral da família, dos costumes e da sexualidade. Por fim, cito algo doméstico. Dei pouco ensino religioso ao único filho. Generalizei sobre todas elas e quem irá fazer a opção, se assim o quiser, será ele, quando tiver discernimento para tanto. Hoje, aos 15 anos, começa a demonstrar interesse pelo tema. Lê muito e sempre vem buscar livros junto aos meus. Da última vez, dentre os escolhidos, um que me deu grande contentamento, “O Anti-Cristo”, de Nietzche. Com conhecimento de causa, dos prós e contras, sem se deixar levar por imposições, convenções e modismos, encontrará seu caminho. Eu, do meu canto, vibro, pois sei que a saída para não sermos enganados é conhecendo todos os lados da questão, principalmente os mais ocultos.

PORQUE MARCOS É 12 - Recebi do primo Guto, de Sampa, após o goleiro do seu time pegar alguns pênaltis e classificar seu time para fase seguinte da Libertadores. Publico aqui, pois também vejo em Marcos algo que falta no futebol atual, simplicidade e amor a camisa que veste.
"Marcos é 12. Não é 10, porque não foi premiado com o dom para jogar na linha. Não é 01, porque não é um goleiro fresco. Não é 1, porque não é só um goleiro. Marcos é 12, porque além de goleiro é torcedor. Marcos nasceu, como ele mesmo diz, para parar aqueles privilegiados que com sua genialidade (ou não), tentam invadir sua meta. Marcos é simples, faz melhor do que qualquer outro a função que incumbe a qualquer goleiro, defende. E como defende. Com as mãos, os pés, a cabeça... E mais do que a bola, defende como poucos as cores do seu único time, o que é bem revelador do seu bom caráter. É um ser humano como eu ou você, que apesar de desempenhar excepcionalmente o seu ofício, também é falível. E como bom goleiro que é, Marcos também franga, ao contrário de outros arqueiros, que engolem perus homéricos em jogos decisivos, mas locutores e afins insistem em nublar nossas vistas, não comentando ou classificando como "falha". E ele também se machuca, se recupera e quando tem a aposentadoria decretada, renasce e tem atuação brilhante como a de ontem. Poucas vezes vi um goleiro operar tantos milagres quanto Marcos. Se existem fenômenos, Marcos pode mostrar-lhes que são simples mortais. Santo? Sem dúvida, na liturgia palestrina está canonizado. A nós, resta somente dizer mais uma vez, muito obrigado São Marcos de Palestra Itália!"
OBS.: A ilustração do São Marcos é de um dos maiores caricaturistas brasileiros, Baptistão. A do porquinho é do Página 12 e foi feita para ilustrar uma de suas capas sobre a gripe suína, mas caiu como uma luva para esse texto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que luxo, hem?????
Um filho lendo Nietzsche, enquanto a grande maioria fica vidrada nos BBB da vida.

Marcos, o goleiro prova que ainda se fazem jogadores como os de antigamente, que amavam a camisa que vestiam. São poucos, peças raras, mas existem. Marcos é isso mesmo...

Paulo Lima

Anônimo disse...

HENRIQUE

Em nossas vidas, na maioria das vezes, não deixamos que nossos filhos façam a opção pela religião que ele deva seguir. Induzimos isso nas crianças, de acordo com a concepção religiosa de cada um. Deixar que o próprio adolescente faça isso, quando já tiver discernimento para fazer sua própria escolha é uma decisão sábia e de difícil compreensão.
Quero te parabenizar.

Roxxane

Anônimo disse...

Grande Padrinho, valeu por publicar o meu mail. Foi algo que escrevi para os amigos, para dividir o momento de alegria, não só pela classificação do meu Palestra, como pela grande figura responsável pelo feito. Acho que o Marcos cativa a gente não só por ser um grande goleiro, mas por ser autêntico e simples. E pela devoção que tem pelas cores que defende. E quem gosta de futebol como nós sente falta disso. Hoje nesses tempos de clube empresa, espetáculo, cifras altíssimas o foco mudou. O próprio jogo, na maioria das vezes se resume a estratégia e tática, a resultados, sobrando cada vez menos espaço para as individualidades e os talentos. Por isso, é preciso celebrar cada feito como esse, em que o ingrediente humano ainda faz a diferença. Bom, no mais, espero você por aqui! Abraço,

Guto

P.S.: Saudades dos tempos em que a gente ia de Opalão para lugares como Jaú, ver final da Segundona entre Noroeste e Barbarense, em meados da década de 80, com direito a carreata na volta e calcinha vermelha exibida como bandeira nas proximidaes ao Trevo do Horto. Isso não tem preço!

Mafuá do HPA disse...

HENRIQUE
Ontem, no zero a zero com o São Paulo, com o Marcão sendo escolhido o melhor em campo, acho que o "São Marcos" entrou novamente em ação. Salvou "milagrosamente" a porcada de perder. Marcos é tudo o que um time precisa. Veja o jogador do Milan que encerrou a carreira ontem, acho que Maldini. Sempre jogou no Milan. Coisa quase que impossível hoje em dia? Impossível também algo como a Democracia Corintiana, da época do doutor Sócrates e do Casão. Vou escrever deles qualquer dia desses.
Henrique, direto do mafuá