domingo, 10 de maio de 2009

MEMÓRIA ORAL (65)

O ÚLTIMO DOS MOICANOS (ops, digo, DOS COMUNISTAS)
Que os comunistas de hoje já não professam a ideologia como antes, isso é do conhecimento até do reino mineral, tanto que aqui na região, em duas ocasiões, a atuação dos ditos comunistas causa espanto. Em Botucatu aliaram-se ao PSDB, os tucanos, idealizadores e propagadores do neoliberalismo, tudo para terem um vice-prefeito eleito. Um acordo político bem distante do que se entende por comunismo. Na Barra Bonita, um padre não conseguindo legenda para se eleger, adentra o partido e por quatro anos transforma-se no padre comunista. Na reeleição perde e volta para a sacristia. Esses dois exemplos podem ser considerados “fichinha” perto de outras barbaridades ideológicas tão em voga nos tempos atuais. O fato é que o comunista, aquele dito de carteirinha parece agir, em sua maioria, no sentido oposto do que prega a ideologia. Fazem parte de um partido e assim sendo, agem conforme as regras existentes.

“Uma aberração essa perda da ideologia”, é o que ouço de um jovem, 30 anos, sem militância político-partidária, mas se dizendo um autêntico comunista, de direito e de fato. Marcos Paulo Rezende não possui muitos contatos com os "comunistas" de então, preferindo atuar isoladamente com seu grupo do que se render a hipocrisia, pois segundo ele mesmo, “o comunismo não é praticado dentro das legendas que levantam a bandeira da foice e do martelo. Uma coisa é organizar um movimento revolucionário como o 26 de Julho, outra é organizar legendas para disputar eleições nessa caricatura de república, dando espaço ao peleguismo e negociatas. Eu só cheguei a acreditar que esses partidos tinham comunistas na minha adoslecência". Olhando para o que é hoje o PPS e até o PC do B, não existe como não concordar. Diz também que o "ser comunista é a evolução do ser humano, o homem novo como se referiu Che. É preciso primeiro passar por uma revolução e libertação pessoal antes de se dizer comunista e buscar uma revolução. Qualquer um pode se dizer comunista, mas "ser" são para poucos". Marcos é muito conhecido em Bauru, pois só usa camisetas vermelhas com estampas da foice & martelo, Lênin, Che e outros símbolos da resistência comunista. Mesmo adorando futebol (é são-paulino – ninguém é tão perfeito assim), não se sente mais a vontade para envergar a camisa do seu time, pois segundo ele, “o futebol virou um negócio como tantas outras formas de arte engolidas pelo capitalismo e disso estou fora”.

Fui até sua casa conhecer um pouco do seu acervo pessoal. Recebe-me acompanhado do gato Molotov. “Lá no fundo está o Stalin, meu cachorro e a outra gata, Joana D’Arc”. Busca uma coleção de preciosidades, tais como uma medalha soviética, dada por Stalin a todos aqueles que prestaram serviço à URSS após a vitória na Segunda Guerra Mundial. “Comprei na capital, de um colecionador de artigos militares da URSS. Ele havia morado lá e possui verdadeiras raridades. Paguei caro, mas valeu a pena”, me diz. Possui quase todos os livros editados com os discursos de Fidel Castro. “Um pertenceu ao pai de um conhecido, torturado em 64. Na dedicatória, feita em 1969 está escrito: ‘Aceite esse livro como presente pela luta revolucionária no Brasil’. Isso é que está em falta hoje, não temos mais isso, ninguém mais luta, a não ser por interesse próprio, fazem acordos para tudo”, continua me dizendo.

Da geração anos 80, refere-se a ela como a última década de lutas. Lembra da importância que teve em sua formação, pois conta que nos anos 80, ainda sob os ecos dos anos 60 (do que ficou conhecido como contra-cultura), muita coisa chegavam aos ouvidos de muitos jovens da época, "o mundo ainda era bipolar, o marxismo fluia e viviamos em intensos debates e conflitos ideológicos, tinhamos muitas referências e lideranças para nos espelharmos". Amante da arte, agradece a saudosa Discoteca de Bauru por ter lhe colocado no caminho da arte que liberta a mente, amante do puro Rock n' Roll, o preferido dentro do segmento são os Beatles, principalmente John Lennon, “um comunista assumido”, conforme me explica. Mantém no plástico, para não perder a tinta, um jornal de Liverpool, datado de 09/12/1980, dia seguinte da morte de Lennon. “Esse comprei em Liverpool, de um colecionador, paguei uma nota e guardo com muito carinho”, conta. Na seqüência outro documento no plástico, uma cópia autenticada da certidão de nascimento de nada menos que Ernesto Che Guevara, de 15/06/1928. “Muito interessante as testemunhas. O chofer do pai do Che, José Beltran, então com 30 anos, solteiro, um brasileiro, foi testemunha no cartório. Um conhecido militante de esquerda argentino, próximo a Rosário me enviou de surpresa. Para mim é uma relíquia”, me relata.

Marcos não resume seu acervo às relíquias comunistas e revolucionárias, mas também às histórias. “Em 2004, teve que entregar uma carcaça de um fuzil AK-47, pois alegaram que poderia ser usado por alguém um dia para enganar. Era só uma carcaça. E não criei problemas”, diz. No entorno de sua casa conhece muita gente e um desses foi Tom, um músico da antiga e falecido a pouco tempo. “Morava aqui perto. Conheci-o velho, já aposentado da noite. Conversávamos num bar aqui perto e me disse certa vez que sua juventude foi sexo, drogas e rock’n roll. Primeiro parou com as drogas por causa da saúde, depois o sexo pela idade, mas o rock nunca pararia. Sem grana aceitou tocar numa igreja evangélica. Foi claro, disse que iria para ganhar algum e não para ser convertido. Logo de cara, com uma pegada forte de rock na bateria os fiéis começaram a dançar twist ao invés de bater palmas. O pastor mandou embora rapidinho”, relata. Marcos é tocado por histórias como essa, tem centenas, parece ter uma vivência de veterano apesar da idade. Conta várias, todas de tipos populares, sem espaço e na grande maioria, vivendo à margem da sociedade. Outra coisa que o toca muito é a música, sendo sua escola o blues, o jazz e o sempre presente rock’n roll, mas não deixando de apreciar a MPB e a música erudita que diz ser fundamental para qualquer apreciador da arte musical, "lembre do Zappa, ele não demonstrava, mas tinha um grande conhecimento de música erudita, daí as pérolas criadas nas suas composições".

Falar de Fidel é vê-lo crescer (se já não fosse grande). Nesses momentos se infla, fica tomado de um poder diferente, emana um astral de que o mundo possui uma saída e a cubana é um exemplo a ser perpetuado. “Não agüento essa discussão que é feita sobre liberdade. O direito de ir e vir sempre foi relativo como todas as outras coisas. Você não quer ir para Paris? E por que não vai? Falta dinheiro". Sobre o tão criticado ("de forma cinica e hipócrita pelos inimigos") paredón, diz: "o regime comandado por Fidel mandou matar sim, mas poderia ter feito até mais. FDP só prejudica o mundo. Quantas baratas você já matou? Canalhas são tão ruins e insignificantes como as baratas. Mato assim”, me conta esfregando os pés no chão, como se matando baratas. “Eu não escondo o que sou e como penso. Digo em todos os lugares que sou comunista, me mostro assim, não faço concessões para agradar ninguém. Veja nosso melhor vereador, um comunista. Ele não diz isso abertamente nas entrevistas. Só o faz internamente, em reuniões, mas não em entrevistas, talvez porque a palavra comunista seja muito impopular hoje”, conclui. Também não concorda com as críticas feitas ao presidente Lula: "Ele nesse sistema nunca irá conseguir implantar as mudanças que queríamos. Temos que entender isso".

Quando o tema resvala em futebol é categórico. “Perdi o entusiasmo pelo futebol brasileiro. Tudo na mão de empresários e um futebol medíocre, sem fundamentos, paixão e a essência da arte. Assisto muito a jogos do campeonato inglês, o único com resquícios do antigo futebol arte, bem jogado e trabalhado. Nesses momentos vejo só a arte. Se for tocar na parte política, não assistiria mais nada. Ou melhor, existe sim alguém diferenciado no futebol, é a ESPN dirigida por José Trajano. Ele é o que de melhor temos na imprensa brasileira. Ele fez o seu emprego. A ESPN é uma franquia da Disney. Ele paga a mensalidade, contratou gente da melhor espécie e prova que nem tudo é porcaria na TV brasileira. Defende o que eu defendo diante dos microfones. Não tem nada igual na nossa medíocre imprensa”, conta de forma entusiasmada.
Sua vida se passa do trabalho na sua loja de games, a TV para assistir a ESPN e os filmes europeus que tanto ama. Gosta de escrever textos críticos e reflexivos, além de contos e sonetos, todos na madrugada, que usa para a leitura, da qual não abre mão. Diz que o melhor horário para a leitura é ao cair da noite, mesmo tendo que levanter cedo. Intercala ainda, os exercícios físicos, as caminhadas e bate-papos com os amigos pelas ruas da cidade e umas viagens em busca do revigoramento ideológico e cultural. Teve equipamentos roubados recentemente de sua loja e o seguro não o indenizou. Sobre isso desabafa: "O corretor me causou maior prejuízo do que o ladrão, pois esse não possui formação. O corretor as tem e armou uma arapuca para mim. Para manter a ordem, se faz necessário a punição da cria e do criador". No campo sentimental só aceita manter um relacionamento com alguém, se essa pessoa pensar e agir da mesma forma que ele, do contrário, nem pensar. No político, cada vez menos contatos, pois, para ele, o “jogo político é mesquinho, só interesses, negociatas. Dia desses, me encontro com um petista, que combateu o atual Diretório do partido e hoje, circula ao lado de quem criticava. Veio ao meu encontro de braços abertos. Recuei e disse que não aceitava o que estava fazendo. Tudo aquilo que falava já não tinha mais sentido. Estava igualzinho aos que criticava. Não tem como fazer acordo e estabelecer diálogo com a parte contrária”. Como comunista, é ateu e crítico feroz dos dogmas religiosos, também não gosta dos discursos de ecologistas, ambientalistas.
Meu contato nesses dias não se limitou a essa ida até sua casa. Fomos juntos ao show do trombonista Raul de Souza, no SESC de Bauru. Ele me ligou perguntando se iria. “Um monstro sagrado desses não poderia perder. A boa música está resumida nessas pessoas”, me diz. Fomos juntos com Hilda Tolon e Viviane Serra, cubanas residentes em Bauru, que torturaram Marcos tomando uma Coca-Cola, um refrigerante que ele aboliu de sua vida (ele também não bebe álcool, lá foi de suco de uva). Ele também adora conversar por telefone suas insatisfações (que também são as minhas) sobre os desvios do mundo atual e a falta de perspectiva. Faz tudo em longas ligações, de meia-hora para cima, num discurso prolongado e doloroso. O vejo sofrendo nesses momentos, querendo mudar o mundo e sem uma saída possível. “Eu sei que o mundo não vai ser comunista nunca e por causa disso tenho que defender com unhas e dentes as experiências existentes. Na guerra estamos sujeitos a perdas. Se o mundo ainda têm comunistas, cadê a revolução? Só na luta pela revolução voce se transforma. Sabe qual meu projeto atual? Vou juntar uma grana no trabalho, e no máximo nuns dez anos, me aposento daqui, do país capitalista, depois quero passar em todos os lugares do mundo onde de alguma forma existiu ligação com alguma revolução, indo viver depois num paraíso comunista. Cuba é o destino, irei me dedicar a literatura, escrever um livro de sonetos e contos e um ensaio filosófico sobre o comunismo, depois dar o último suspiro da vida na ilha do Comandante”, conclui. E nesse caminho, segue sua vida, cada vez mais único, isolado, sem comunistas verdadeiros a pensarem como ele, um verdadeiro moicano (ou seria um Don Quixote diante dos moinhos de vento?) diante de um mundo pensando e agindo cada vez mais no sentido oposto.

Em tempo: Nas duas primeiras fotos, com uma autêntica bandeira soviética, presente do ex-prefeito Tuga Angerami, entregue a mim e repassada ao Marcos na visita feita à sua casa. A última foto, publicada aqui a pedido dele, feita por mim em Havana, Cuba, março de 2008, na sede a UJC - União de Jovens Comunistas, ao lado de uma foto de Fidel e o gesto revolucionário que tanto gosta de exercitar. "Um gesto que resume bem o que vem a ser a luta", me diz na solicitação.

36 comentários:

Anônimo disse...

Ficou legal essa homenagem Henrique.
O marcos é isso e mais, um super amigão.
Débora Gigo

Anônimo disse...

Esse eu não conhecia henrique mas que legal saber ter um jovem assim e como sempre seus relatos estão lindos.
Um bom dia pra vc

Roque Ferreira disse...

O Marcão é um grande cara.O relato ficou muito legal.

Anônimo disse...

Bela matéria.
E pensar que estive bem próximo desse nosso (último)comunista e nem pude aproveitar, que pena.
Abs.
Egberto BAURU CHIC

Anônimo disse...

é legal ver o Marcos o mesmo de sempre o conheci nos tempos de colegio e sempre foi assim irritado com todas essas mazelas do mundo, bom ver que amadureceu as ideias e não se afastou de seus principios, pode estar isolado do mundo mas não de seus amigos verdadeiros que sempre poderá contar conosco.
Parabens pela lembrança Henrique
bjos
Amanda

Anônimo disse...

sou fã desse camarada
fã mesmo!
valeu hpa
cidinha

Anônimo disse...

Na minha opinião a melhor memoria oral entre todas que o blog já fez. Essa de colocar nomes de revolucionarios no animais de estimação entre outras coisas pra mim é insuperavel. Abracitos Henriqur Lucia e Michel Ferraz

Anônimo disse...

Abro o blog do Henrique algumas vezes durante a semana. Respeito muito seu posicionamento, mesmo discordando de alguns deles. Nem ele me convence, nem eu o convenço. Mas volto sempre aqui, como faço agora.

Quero escrever algo, mesmo sendo motivo de críticas.

Jesus Cristo foi o maior revolucionário que já passou pela face da Terra. Se você for analisar friamente, o que elepregava não difere muito do que prega o verdadeiro, o original comunismo. Todos iguais, um mundo sem explorado e explorador (isso me faz lembrar de dom Hélder). Um mundo sem diferenças, onde um é muito rico e outro paupérrimo. A verdadeira mensagem de Cristo era mais ou menos essa. Depois foi distorcida, vieram os muitos outros pensamentos e utilizações espúrias do nome do revolucionário e até guerrilheiro Cristo.

O que quiz dizer com tudo isso e espero ser compreendido é que o a igualdade, o comunismo puro, como prega Marcos, é muito parecido com oque Cristo pregava lá atrás. E ambos foram incompreendidos. Desceram o pau em Cristo, como o fazem hoje com o Marcão tentando eliminar as nossas gritantes diferenças.

É um diálogo interessante, não ?
Se quiserem prosseguir nessa linha, topo continuar o diálogo

Mauro Duarte

Anônimo disse...

Henrique esse seu tocante relato me faz lembrar uma colocação do livro Ensaio sobre a cegueira, um mundo ante uma epidemia de cegueira onde alguns unicos ainda conseguem ver. è poa aí meu amigo, felicidades para ti e teu amigo

LURDES

Anônimo disse...

Que bom que as viuvinhas do stalin e do comunismo estão acabando emboira sejam como pragas sempre acabam voltando, logo as viuvinhas tb chorarão a perda do ditador cubano cujo fim está proximo

Anônimo disse...

Amigos nem vamos dar bola para o comentario anonimo acima, esses se escondem atras da mediocridade e covardia e sempre com papinho mesquinho.
Bom Henrique, m uito interessante esse texto, um colecionador de preciosidades comunistas em bauru era algo que nem imaginava. O Marcos tem algum email de contato para conhecer esse acervo? Minha curiosidade ficou a mil.
José Lúcio

Anônimo disse...

LEGAL COMPANHEIRO
FAZ UNS 8 ANOS QUE NAO VEJO O MARCÃO, DESDE QUE SAI DE BAURU
MUITO BOM VE-LO FIRME NA LUTA
SAUDAÇÕES

ALEX - CURITIBA

Anônimo disse...

Henrique grande camarada, vc foi perfeito nesta homenagem, sabe que sou suspeito para falar do Marcão devido a nossa grande amizade de anos. Todos nós tivemos grandes experiencias com nosso amigo(vc que o diga hein), é uma pessoa especial e muito boa para se conversar, fora as mil e umas historias, é legal de ver como ele guarda informações mil naquela hd dele na cabeça, lembra de nomes de mil novecentos e bolinha e sempre um papo bom e inteligente. Que mais pessoas com nossos ideais possam a partir deste seu artigo conhecer nosso amigo Marcão.

Um grande abraço camarada

Bruno Matheus
militante do Comunismo em Ação

Tatiana Calmon disse...

O Marcão é um grande exemplo. Tenho um carinho enorme por ele. Ficou muito bom os relato.
Tatiana Calmon

Anônimo disse...

Henrique desculpe perguntar, só fiquei curiosa com uma parte do texto que não ficou claro, o Marcão tá namorando uma jovem cubana? Legal se estiver, um casalzinho tudo a ver, filhotes da revolução :) :)

Anônimo disse...

Poeticamente incoerente com o mundo podes crer
Poeticamente revolucionario do cacete ele é!

três mil mundos podem passar e ele estará
a verdade é chamada razão
destruiram o Brasil mas esqueceram do Marcão
tremulando no planalto central a revolução

Bira
Camarada e louco do Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Estamos velhos Henrique e as vezes ficamos cansados mas quando vemos jovens assim nosso combustivel se renova.
Passei a gostar deste moço desde o dia que o conheci nesta nossa querida bauru
Adiante com a luta Marcos! Nely

Anônimo disse...

É EXATAMENTE ISSO!

Fidel, Che, Lenin, Stalin, Lamarca e outros fizeram o mundo tremer e dar uma perspectiva de luta para muitos povos do mundo. Sobre Fidel especificamente, Fidel sempre foi Fidel, sem mundo paralelo, as convicções em ação para um povo, algo muito distante hoje. Por isso faço das palavras do Marcos minhas palavras, Fidel o maior revolucionário da história. Encontrar ressonancia dessa luta em atitudes de jovens assim é jamais abaixarmos a cabeça para as mazelas de nossa sociedade, por mais duras e cruéis possam ser.

Mariana Birk, cientista social

Anônimo disse...

PÔ Henrique blog legal recebi o email do camarada Matheus, tú é um dos nossos
Marcão comandante é irado e foda, valeu irmão



Michel "Rato" Padilha

Anônimo disse...

É realmente patético. Um retrato da involução, da indolência consentida e voluntária. O cheiro de bolor dos manifestantes da esquerda, com a velha e surrada camiseta do Che, impregna até folha de correio eletrônico. Mas, a mediocridade fascina pela insistência. Há um dia de terminar, pois se até as insensatas mariposas buscam a luz em sua precária existência, porque pessoas desse tipo não haveriam de crescer, nesta ou noutra existência? E, com eles, todos os que se embebedam com as tolas teorias

Ivan Garcia Goffi

obs.: Quem está postando esse texto é o moderador, Henrique. Ivan me respondeu no email, pedi a ele autorização para publicar aqui sua resposta. Quiz contribuir para o debate, ciente de que o pensamento dele é dem diferente da maioria dos que já postaram nesse Comentário. Espero, que mesmo com críticas, não baixemos o nível.
Um abraço a todos e bom debate...
HPA, direto do mafuá (hoje, direto do Rio de Janeiro - onde estou viajando, a trabalho, até a próxima quarta).

Anônimo disse...

Mas vc já baixou o nivel ao colocar um comentario deste fascista.
Bruno

Anônimo disse...

Olha Henrique admiro sua coragem de permitir um comentário tão acéfalo quanto deste senhor Goffi, acho que eu não me atreveria a tanto.
Uma coisa é diferença de opinião outra é ser completamente lunático e raivoso. Sugiro uma anti-rábica.
No mais, bacana seu texto como sempre e gostaria muito em conhecer esse moço, poderia me colocar em contato?

Tenha um Bom dia
Rubens Angeli

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS

Obrigado pela receptividade a esse post. Tenho uma admiração muito grande pelo "camarada e companheiro" Marcos. Estive com ele em Buenos Aires, no dia em que Chávez fazia o contarponto a Bush, ali ao lado, em Motividéu. Depois passamos 19 dias em Cuba, na viagem de nossas vidas. Recebo ligações diárias do inconformado Marcão. O contato com sua arejada cabeça me ajuda bastante nos enfrentamentos do dia-a-dia. Por conhecê-lo bem de perto, pelos desabafos mútuos, também acho que escrevi um texto legal, profundo e sentido. Conversei com ele depois e ouvi dele que foi a melhor coisa que já escreveram dele. Fiquei lisonjeado.

Quanto aos comentários aqui feitos. Só tenho a agradecer a todos. Espero manter a linha. Todos osdias existe algo novo por aqui.

Para a pessoa que me pergunta sobre o amor da vida do Marcos, acho melhor ele responder essa pergunta. Mas adinato que ele não encontrou nunhuma que o tocasse em Cuba e aquio no Brasil sempre existem outras possibilidades.

Quanto a ter postado o Comentário do Ivan Goffi. Quando me enviou a resposta, deixei bem claro que estamos em campos totalmente antagônicos, trincheiras opostas. Pedi a ele para publicar o que me enviou, pois muitos pensam igual a ele e é sempre bom senir o nível dos nossos adversários. Todos que leram o texto sobre o Marcos sentiram que ele não é tão radical assim, gosta de viver, das boas coisas da vida, querendo que isso se estenda a todos. Ivan é muito radical, martela muito e sempre a mesma coisa. Vive num gueto. Foi o caminho que escolheu para sua vida. O que peço para todos é que expressem sim, o que pensam a respeito de pensamento desse tipo, mas sem exaltações desnecessárias.

Tenho comigo um lema: Discutir à exaustão, desde que o oponente tenha algo a acrescentar. Do contrário, largo mão, vou embora fazer outra coisa,pois perder tempo não dá mais hoje em dia.

Quanto aos contatos que alguns me pedem. Escrevam para meu email (mafuadohpa@gmail.com), pois não tenho autorização do Marcos para postar seu endereço eletrônico aqui. Se ele assim o fizer, poderá postar num Comentário que deve fazer logo mais.

Um abracito do HPA

Anônimo disse...

Senhor Ivan, como sempre é infeliz nas suas opiniões que na verdade maqueiam o horror neonazi de seus sentimentos.
Isso que o sr. acha patético, o que esse rapaz faz é a revolução pela evolução, liberdade e chama-se ARTE! Expressão pessoal e independente, sem convencionalismos e sem amarras de um sistema imbecilizatório pelo qual os indivíduos sem visão de liberdade são manipulados como fantoches patéticos durante toda a vida. Marcos Paulo é um artista que joga sua arte para o alto, e ela é lida naturalmente como panfletos de cultura subversiva. O verdadeiro revolucionário se mostra. Um grande artista que mostra exatamente como pensa, sinceridade! VIVA A ARTE
TUCA NEVES

Anônimo disse...

Eu entendo perfeitamente o sentimento deste seu relato
sinto o mesmo que o Marcos, o mundo piorou, ficamos egoistas, apressados, não lutamos mais como antigamente, os jovens não tem mais idealismo, uma pena

silvio selva disse...

seu blog é como saborear alguns de meus clássicos preferidos, volto a ler, dou uma reconferida, releio e sempre descubro coisas que me fazem pensar, grande abraço cara, saudades docêis...

Anônimo disse...

infelizmente a maioria da humanidade está dormindo ou é distraída por futebol ,religião,cerveja,drogas,sexo pervertido, novelas da globo e palhaços remunerados pela multinacionais que degradam a solciedade.Não percamos nosso tempo com eles, que não tem o habito da leitura de livros e nada questionam, que são inconscientes que são fantoches manipulados.
Bertoni(unesp-botu)

Anônimo disse...

tem pessoas que vêem esse post e tentam não ficar indiferentes; ficam promovendo idéias ignorantes e incoerentes como as do goffi... mas não tem jeito o Henrique falou tudo! O marcos propõe as coisas como elas são! a hipocrisia dele é nula! diferente dos pelegos partidarios

Anônimo disse...

Caro Henrique.
Parabéns pelo texto, é extremamente dignificante ser pessoas que se orgulham de sua ideollogia política e se mantem fieis ( srá que perdeu o acento) a mesma.
Não conheço seu amigo, mas meus parabéns pela garra que o mesmo possui.
Do amigo de sempre,
Professor Toka

Anônimo disse...

concordo com o Bertoni, Henrique e Toka e o outro qnd diz que "a hipocrisia dele é nula diferente de pelegos!" recebo os textos dele por email e são criticas impactantes. eu, quando comecei a ver os textos dele, discordei de muita coisa. mas depois refleti... e percebi q ele tem um ponto muito importante q muitas pessoas nao entendem, na base de tudo ele critica como nós, seres humanos, achamos q somos mais do q realmente somos, doutrinados pelos dogmas sociais.
Acho bom essa oportunidade de fazermos um miniforum de debate neste blog.
Até mais amigos,
Matheus

Anônimo disse...

tudo bem cara, eu tb recebo os emails, mas tem muita coisa delirante, palavras jogadas sem nenhum sentido.

Anônimo disse...

Não amigo, vc não entendeu os escritos e criticas do marcão.
A questão é que se vc ler e ouvir cheio de preconceitos, sem conhecer a origem da idéia e numa situação sem contexto, fica complicado. ele sabe o que tá escrevendo nada é jogado, porém, o texto dele é muito mais complexo do que parece e pode ser meio inacessivel pq nas primeiras leituras soa muito estranho, mas tudo faz sentido e se encaixa, só tem q refletir.
Matheus

Anônimo disse...

Hasta Siempre Comandante Marcos!!

Bkl -Bruno Lopes

Anônimo disse...

Perfeito os comentários acima, é isso mesmo... ele questiona as coisas que muita gente nem liga


Melina Kurkjed

Anônimo disse...

Caro Henrique e demais amigos permita-me fazer mais um comentario antes que este post se encerre. Adorei mesmo tudo o que o Henrique fez neste artigo e tb dou os parabens a todos os amigos do Marcão. Foi muito bom as postagens, sabia q a coisa ia ter uma receptividade legal, mandei para todos os meus contatos e nossos amigos postaram em massa e uma justa homenagem ao nosso amigo foi feita e me fez pensar sobre muitas coisas, me fez lembrar todos os longos anos de amizade com o Marcão e como todos nós os amigos temos uma ou muitas historias com esse amigo em especial, quem não o conhece é só perguntar para qualquer amigo se a vida não sai do comum ao conviver com um autentico comunista. O henrique sem duvida na sua qualidade de bom escritor que é consegue expressar melhor como é diferente e legal ter um amigo assim e fico a pensar como nós amigos poderiamos agir mais, ter mais a garra e indignação que o marcos tem. Se o mundo está num momento de pura desilução não deveriamos, nós, nos afastar de coisas boas que vivemos, acho que deveriamos sair mais, viajar mais, beber mais, fazer mais encontros culturais como os que faziamos todos os sabados na casa do marcos.
Deixamos muitas vezes nosso sistema nos consumir por demais e passamos a elogiar algo em nosso camarada que tenho a certeza que o q ele realmente gostaria é que todos nós vivessemos uma revolução interna em nossas vidas, mudar o mundo não é uma certeza, provavelmente nem seja algo viavel, mas nada deveria impedir de vivermos as coisas da forma q sempre faziamos, apreciar algo prazeroso e rico em valores em nossas vidas, como apreciar e lutar ao lado de nosso grande amigo.
E que novas pessoas possam tb ter a oportunidade de sair desse senso comum, padrão da sociedade a partir deste relato belo feito pelo mafua do Henrique.

Um forte abraço

Matheus

Henrique disse...

recado do mafuá

quero agradecer a todos que aqui estiveram postando sobre nosso amigo em comum, o marcão comunista de paulo.

tudo o que tinham para falar dele já está postado aí.

ele continuará sendo tema de muitos dos textos aqui presentes, pois é fonte inspiradora de muitos deles.

com relação às pessoas que pediram um contato, ele me autorizou a publicar aqui o seu email, o do grupo que pertence:

sercomunista@yahoo.com.br

escrevam para ele e continuam viajando por esse desorganizado, porém atuante mafuá

hpa, direto do mafuá