sábado, 16 de maio de 2009

FRASES DE UM LIVRO LIDO (26)

LIVROS, SEMPRE ELES, SARAMAGO, LEILA DINIZ E ATÉ O MANIFESTO COMUNISTA
Eu não me canso de escrever sobre livros. Não vivo sem eles e se forem me dar presentes, prefiro essas peças às de vestuário. Acabo de ler nesse momento sobre o fim dos livros impressos, que sei serão substituídos um dia pela tela de um computador, talvez o tal do Kindle DX (tela de 9,7 polegadas e, dizem, perfeito para leitura de livros e jornais). Tudo bem, desde que sejam livros. Não será por isso que continuarei travando uma eterna batalha contra os cupins e traças, esses sim meus inimigos (os humanos me lixo para eles, pois a mente humana é mesmo dadivosa para artimanhas variadas). Não me afastarei dos de papel enquanto viver. Das minhas separações amorosas, algo que não me separei foram os livros e discos. Elas não fizeram tanta questão, eu sempre fiz.

Conto aqui, sem contar o santo, algo sobre o último de Saramago, “A viagem do elefante” que emprestei de uma amiga, li e o repassei para outra pessoa. O livro já me veio meio amarfanhado, pois a dona me havia dito que ele chegou a ser pisoteado em seu carro. Li e repassei para outra pessoa antes de devolvê-lo, mesmo sem consultar a dona. A missão do livro é essa, circular e assim deve ser feito. Foi lido e transportado para vários lugares. Num desses, por um descuido, uma bolsa de gelo foi parar em cima do dito cujo. Ficou todo molhado e ela ainda teve o cuidado de colocar uma folha de jornal entre cada página, secá-lo, para que voltasse a ter aspecto apresentável. E foi muito bem sucedida. Ficou preocupada, me liga e diz se precisa comprar um novo ao devolver. Eu, conhecendo a dona, disse que não. Livro precisa ter cara de ter sido lido e esse foi várias vezes, está tendo sua missão mais do que cumprida. Imagine um livro novinho em folha lá na estante, sem indícios de ter sido um dia manuseado. Quer algo mais triste.

Depois dessa, conto outra. Ontem, sexta, estive em Pederneiras e à noite o deputado comunista Aldo Rebelo receberia o Título de Cidadão da cidade. Conheci por lá um ótimo sujeito que não é comunista, mas se diz admirador do deputado. Veio até Bauru, distante 30 km, só para comprar um livro para o deputado autografar. Comprou o “Manifesto Comunista” e estava todo pimpão, pois seria ali que seria cravada uma dedicatória do comunista. A intenção foi boa, mas o livro não será lido. Receberá o autógrafo, mas depois irá para uma estante, lá permanecendo “ad eternum”. Uma tristeza de dar dó.

E por fim, empresto um livro para ler, de outra amiga. É a biografia da Leila Diniz, obra do Joaquim Ferreira dos Santos. Vendo minha mãe com depressão repasso a ela e vejo uma transformação em seus traços. Durante dias não falamos em outra coisa. Ela me conta passagens, ri da ousadia da personagem, divaga sobre as oportunidades que perdeu de agir da mesma forma e esquece da depressão. Queria que esse livro durasse um tempo interminável. Olha que coisa maravilhosa. Tenho comigo que, uma boa leitura e um rádio ligado ao nosso lado, não nos permiti sentir a solidão. Viajo com as leituras e assim toco minha vida. E ainda sobre emprestar livros, outro dia um amigo se espantou quando disse que empresto livros na biblioteca pública para ler. Sou rato de bibliotecas e empresto de qualquer lugar, desde que possa devorá-lo. E procuro sempre devolver, intacto quando possível. E empresto também, mesmo ainda possuindo um arraigado sentimento de posse. E adoro quando voltam (ufa!), amarfanhados ou não. Veja esse cartum do leitor sendo sugado pelos livros. Lindo, não?

Citei o livro de Saramago lá em cima, sendo assim, algumas frases de seu último livro, recolhidas num caderno que mantenho só com essa finalidade:
- “A dura experiência da vida tem-nos mostrado que não é aconselhável confiar demasiado na natureza humana, em geral”.
- “Costuma-se dizer que as paredes têm ouvidos, imagine-se o tamanho que terão as orelhas das estrelas”.
- “A experiência já me ensinou que dois destacamentos militares colocados frente a frente numa fronteira tudo se pode esperar”.
- “Somos, cada vez mais, os defeitos que temos, não as qualidades”.
- “...poucas coisas na vida doam mais a consciência de haver traído os ideais da juventude...”
- “Que bonita é a neve vista por trás da vidraça, (...) mas lá fora, com os olhos cegados pela ventania e as botas feitas numa sopa, com as frieiras dos pés e das mãos a arderem como fogo do inferno, é caso para perguntar aos céus o que fizemos para merecermos tal castigo”.
- “...a história não é apenas relativa, é também discriminatória, só colhe da vida o que lhe interessa como material socialmente tido por histórico e despreza todo o resto, precisamente onde talvez poderia ser encontrada a verdadeira explicação dos fatos, das coisas, da puta realidade”.
- “...o respeito pelos sentimentos alheios é a melhor condição para uma próspera e feliz vida de relação e afetos”.
- “Não basta saber como e onde nasceu fernando de bulhões, há de esperar para ver como e onde irá morrer santo antonio.
Em Tempo: Obrigado, amigo Antonio Carlos Pavanato, pelos cartuns livrescos. Aí estão.
OBS.: Tenho que sair correndo, desculpem, uma fila me espera. É a da retirada dos ingressos para os shows da Virada Cultural aqui em Bauru, de sua parte realizada no Teatro Municipal, que começam a ser distribuidos daqui 20 minutinhos. Tchau...

23 comentários:

Anônimo disse...

Henrique,você contagia seus amigos(as)que convivem diariamente com você, com essa paixão que tem pelos livros.

Implicitamente com seu jeito, acaba despertando o interesse pela leitura,devido aos seus comentários e citações de trechos de livros,lidos e "devorados"por você.

Os livros nos levam a uma viagem fantástica e imaginária,onde encontramos sabedoria e prazer.

Vale a pena conferir os livros citados aqui nesse blog!!!

Bjo da amiga
M.J.

Anônimo disse...

HENRIQUE

Que texto gostoso de ler e de saborear.
Se todos tivessem essa relação com os livros, o mundo não seria tão curel como o é.
Gosto muito quando você divaga sobre esses assuntos, com essas citações todas.
Não pare.

Marisa

Anônimo disse...

Algumas " Frases " para ilustrar esse maravilhoso texto.

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem !
(Mário Quintana)


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante em que o livro fala e a alma responde."
(André Maurois)

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos,os mais acessíveis e sábios conselheiros,e os mais pacientes professores."
(Charles W. Elliot)


M.J.

Anônimo disse...

VOCÊ ME DEIXARIA FREQUENTAR SUA BIBLIOTECA PARTICULAR?

UMA FÃ

Anônimo disse...

you are in гeality a just right webmastеr.
Тhe web site loading speed is incredible. Ιt sort of feels that
yоu arе doing аny distinctіve trick.
Moreover, The сontents аre masterpiece.
you've performed a fantastic job in this topic!

Feel free to surf to my page; our website

Anônimo disse...

Ӏ loved as much аs you'll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an impatience over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.

Feel free to surf to my web blog - www.prasabermais.com

Anônimo disse...

Wondегful gooԁs from уou, man.

I have remеmbеr your stuff рrevious tο
and yοu are just extгemеlу magnificent.
I actuаlly liκe what уοu've obtained right here, really like what you're saying anԁ the best wау through whісh you say
it. You maκe it enϳoyable and уou still tаke cаre of to κеep іt sensіblе.
I can't wait to learn far more from you. That is actually a wonderful web site.

Feel free to surf to my homepage - http://www.sfgate.com

Anônimo disse...

Hmm is anyone else encountering problems with the іmаges on thіs blog
loading? I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it'ѕ the blog.

Any feed-back would bе greatly appгeciated.


Here іs my ωeb-site; http://www.prweb.com/

Anônimo disse...

Howdy woulԁ yоu mind shaгing which blog platform you're working with? I'm going to start my own blog in thе
near future but І'm having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm lοoking for ѕomething unique.
P.S My aрolοgies for gettіng off-tοpic but I had
tо ask!

Also visit my websіte ... Recommended Webpage

Anônimo disse...

Hey there just wanted tο give you a brіеf heads uρ and lеt уοu know a few οf the іmages
aren't loading properly. I'm not sure ωhy but I think its a
linking issue. ӏ've tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

Also visit my website; Raindog.Pixnet.net

Anônimo disse...

I simply couldn't leave your site before suggesting that I extremely enjoyed the standard info an individual provide in your visitors? Is going to be again incessantly to check up on new posts

Feel free to surf to my blog post Going On this page
Also see my page :: www.jrpage.net

Anônimo disse...

Woah! Ι'm really digging the template/theme of this blog. It's simple, yеt effective.

A lot οf times it's difficult to get that "perfect balance" between superb usability and appearance. I must say you have done a excellent job with this. Also, the blog loads super fast for me on Internet explorer. Outstanding Blog!

Look at my page v2 cigs

Anônimo disse...

Woаh! I'm really digging the template/theme of this blog. It'ѕ simple, yet effectіve.
A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between superb usability and appearance. I must say you have done a excellent job with this. Also, the blog loads super fast for me on Internet explorer. Outstanding Blog!

Here is my website v2 cigs
my web site :: V2 cigs reviews

Anônimo disse...

Goοԁ site you've got here.. It'ѕ
haгd to fіnd quаlity ωrіting liκe yours thesе days.
I геally apprеciate peοple lіke you!
Take care!!

my web blog; V2 Cig Review

Anônimo disse...

I loved as much aѕ yοu'll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an edginess over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.

Check out my website; http://www.beechbumm.com/
my website > www.xfire.com

Anônimo disse...

Greetings! I've been reading your web site for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Atascocita Tx! Just wanted to say keep up the fantastic work!

Feel free to visit my page ... visit the Up Coming Post
my page: click through the next web site

Anônimo disse...

I savour, result in I found exactly whаt I used to be looking for.
You've ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

Visit my web site http://www.prweb.com/

Anônimo disse...

Ηurrah, that's what I was exploring for, what a material! existing here at this blog, thanks admin of this web page.

My webpage ... Sensepil Reviews

Anônimo disse...

Yοu need to be a part of a соntest for one οf thе best websіtes onlinе.
I am goіng to recоmmend this web sіte!


Alsο visіt my weblоg :: http://www.sfgate.com/

Anônimo disse...

Eveгyone loves ωhat yоu guуs are
usuаlly up tοο. Such clever work and
гepοгting! Keep uρ the wоndеrful works guуѕ I've added you guys to blogroll.

my blog post :: www.socsabai.com

Anônimo disse...

Magnificent beat ! I would liκe tο аρрrеntіce whilst you amеnd уοur webѕite, hоw can i subscribe foг а
weblοg web sitе? The аccount hеlped me a applіcable deal.
I were tinу bіt acquаіnted of thіѕ youг broaԁcаst proνided brilliant tгansparent conceρt

Alsο vіsit my web pаgе garywithdatea.ning.com

Anônimo disse...

Thank you fοr sharing your infο. I tгuly appreciate your efforts and
I аm waіting foг your next write ups
thаnks onсe again.

Also νisit my homеpagе: http://Kabaata.com/

Anônimo disse...

Usually these forms of complications are connected to
the skin with the compact stalk. This can be completed by adhering
to a specified sort of treatment method.

My website - dermatend ingredients