quinta-feira, 28 de maio de 2009

CENA BAURUENSE (30)

REMONTAGEM DO "SHOW OPINIÃO", de 1964, EM BAURU
Algo a ser reverenciado com grande barulho por esses dias é a remontagem que ocorre aqui em Bauru do famoso show "Opinião", encenado inicialmente em 1964, talvez nosso primeiro musical genuinamente brasileiro. Quem não se lembra daquele encontro fantástico, aonde Zé Ketti representava o malandro do morro, João do Vale o retirante nordestino e Nara Leão a burguesa da alta sociedade? O espetáculo foi um dos grandes momentos da nossa MPB, idealizado por Oduvaldo Viana Filho e Paulo Pontes, sob a direção de Augusto Boal. O texto intercalava texto e música e mostrava a mocinha fina no meio dos homens "brutos" do morro carioca e do sertão nordestino. Depois Nara foi substituída por Maria Bethânia e anos depois, em 1975 o show foi remontado sob a direção de Bibi Ferreira. Foi algo que marcou época e as músicas continuam na boca do povo até hoje. São eternos sucessos. Sivaldo é o grande culpado por tudo isso ser revivido em Bauru. Há mais de um ano retirou do fundo da gaveta o antigo texto e após idas e vindas, consegue reunir um time de primeira grandeza. Tem tudo para dar certo, todos batem um bolão.

O diretor da remontagem em Bauru é SIVALDO CAMARGO, conseguindo o aval do sempre atuante, FERNANDO, do Templo (onde acontecerá as primeiras apresentações). Já ocorreram quatro ensaios, toda segunda (faltam três para o dia da festa, 22/06, segunda, com aproximadamente 150 lugares). Presenciei o primeiro e o quarto ensaio. Vivi intensamente a preparação dos artistas bauruenses, que empolgados suam a camisa para decorar as passagens de textos e a marcação das músicas. Querem saber o nome das feras envolvidas? Lá vai, em primeiro lugar, o próprio SIVALDO, que além de dirigir, atua como ator, na apresentação dos textos. Três cantoras do primeiro time da noite bauruense: REGINA MANCEBO, AUDREN VICTORIO e DENISE AMARAL. Uma melhor que a outra e empolgadíssimas, acabam por se completarem. Escolhidas à dedo, cantam e encantam. Fui nos ensaios para ir registrando tudo com fotos e ficava embasbacado vendo a atuação delas, me esquecendo de clicar a maquininha. Junto delas a voz do malandro, ou fazendo as vezes de um, o JOÃO PAULO, cronner do Monte de Bossa. Vozeirão danado de bom, fica maluco no meio das três feras e dos músicos, todos eles experientes. NORBA MOTA (esse dispensa apresentações), comanda a trupe instrumental, tendo ao seu lado, MARQUINHO BELINAZZI no baixo e TONINHO, na bateria, trazendo a experiência acumulada nas muitas bandas onde já atuou.

Com uma composição dessas o espetáculo tem tudo para dar certo. Devem ser disputadíssimas as poucas vagas lá no Templo. Inicialmente serão duas apresentações. Pelas fotos publicadas aqui dá para ter uma "palhinha" do que está vindo por aí. Sivaldo já começa a articular as apresentações pela região, talvez no circuito SESC e viagens variadas. Isso aqui hoje é só para dar água na boca. Volto ao tema com mais fotos e muito mais.
Em tempo: As cinco primeiras fotos, as boas, são da fotógrafa PRISCILA, as demais, meio que embaçadas, são de minha autoria. Tinha motivos para tanto, fiquei trêmulo de emoção.

Nenhum comentário: