domingo, 24 de maio de 2009

ALGO DA INTERNET (17)

ERA UM DOMINGÃO, TINHA MUITO SOL...
Domingão de sol, 9h "de la matina", após dormir tarde (fui ontem no show do Kleiton & Kledir em Lençóis Pta), compareço a mais uma reunião, essa extraordinária do Conselho de Cultura de Bauru. Convite de Márcia Nuriah é coisa séria e acato sem pestanejar. Com ela secretariando tenho a certeza que não existirá divagações. Queria tirar a manhã para dar uma espiada nuns sites que me foram passados. Deixo para depois do almoço, pois às 11h bato cartão na Feira do Rolo, onde dou de cara com meu craque do ARCA, o Neizinho. Comemos juntos um pastel. Depois conheço o mais novo sócio do clube dos "Recentemente Descasados", é o radialista Aldo Wellichan, que durante bom tempo esteve à frente do "Auri-Verde Classe A", um programa diferenciado que tocava jazz, música francesa, chorinho, blues e clássicos. Faz falta diante de tudo que não ouço mais em nenhuma rádio AM de Bauru. Fico quase uma hora papeando diante da banca do Carioca (sorte ter ido de chapéu). Como é bom conhecer gente que conhece e valoriza música da boa. Saio de lá só quando toca o celular. Era a mãe dizendo que a família estava toda reunida, faltando somente minha pessoa para a macarronada. Comi e nem deitei para o sono dominical. Fui abrir os tais sites. Passo a dica para os interessados e os que viajam pelos descaminhos internetianos:

Nesse site, lançado pelo Governo Federal conhecemos a história oculta da ditadura militar. São documentos recolhidos no SNI - Serviço Nacional de Informação, CSN - Conselho de Segurança Nacional e Dops - Departamento de Ordem Política Social. São temas até então um tanto obscuros, revelados nesse momento, num serviço à democracia brasileira. Serve para devendar uma parte ainda meio que oculta de nossa história recente. Muito bom.

Temos todos que deixar a hipocrisia de lado e discutir assuntos como esse de forma franca, sincera e sem preconceitos. Encontrei no site algo muito interessante sobre o tema, além de uma organização bem estruturada. As informações que ainda não possuia sobre o movimento estão todas lá, inclusive com uma lojinha de venda de camisetas.

Para quem só conhecia o Estação Botafogo, no Rio, como referência em salas de cinema diferenciadas e totalmente voltadas para filmes de arte, esse espaço paulistano é um primor. Ainda não conheço, mas depois do que vi no site, na próxima ida para Sampa, será passagem obrigatória. Além das 4 salas, com total de 581 lugares, espaço para exposições e restaurantes. Filmes que você não encontra facilmente em tela grande. Queria muito viabilizar um espaço desses em nossa cidade, englobando tudo isso.

Essa revista caiu no meu gosto desde seu número Zero, quando do lançamento, num presente do jornalista Rocardo Kotscho. Tenho todos os números (o desse mês é o 22). Seu slogan já diz tudo, "A revista mensal de reportagens". Coisa linda, bem ao estilo da antiga Realidade. Ao abrir o site, você encontra uma janela com o Título "Digitais - Um jeito diferente de contar histórias". Lá histórias escritas e com audio-visual. Bem parecido com o que faço no Memória Oral, aqui no blog. Você pode se inscrever e ir recebendo as histórias pelo seu e-mail. Adoro essas histórias populares. Não perco nenhuma, ainda mais porque uma é mais emocionante que a outra.

3 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE
Entrei no seu blog e é muito legal, gostaríamos de agradecer a citação ao site e ao Digitais, nossa seção querida que está começando. Obrigada,

Abraços

Helena Wolfenson
Assistente Editorial
Revista Brasileiros

Aldo Wellichan disse...

Henrique dia 24/05/2009 foi um dia muito especial em minha vida. Acabei de conhecer um cara como eu. Você !!!

Anônimo disse...

Juntando os dois não dá meio coliforme fecal.