terça-feira, 5 de maio de 2009

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (16)

MAFUÁ CITADO NA COLUNA BASTIDORES DO "BOM DIA"
Abro o jornal no final da tarde de ontem e lá está na página 2, coluna Bastidores, uma nota com o título, PROTESTO. Na íntegra o texto: "O blog do Henrique Perazzi de Aquino (Mafuá do HPA) virou ponto de encontro dos contrários à atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura. É só Henrique, ex-diretor do Patrimônio Histórico, escrever alguma coisa que logo aparecem vários protestos de descontentes com a situação". Se assim foi feito, deixo aqui registrado meu posicionamento:
Não me posiciono contrário a essa Administração. Porém, não nego a frustração diante de algumas decepções com atuações pessoais, até naturais e já esperadas. Escrevo coisas amenas, resvalo nos problemas e no que ouço nas ruas, só que nos Comentários o pau come. Cheguei a criticar a forma anônima como a maioria o faz, mas entendo também ser essa a única forma de alguns conseguirem se posicionarem. Não censuro ninguém. Mantenho as críticas e os elogios, assim como as desferidas contra o detentor da pena desse mafuá. Isso é democracia. Aqui não existe filtro. Só não vale baixaria, palavrões, baixo-calão, falsidades e golpes abaixo da linha da cintura. Se existe uma avalanche de "contrários", acho que deve estar na hora de se estabelecer um diálogo, explicações, detalhamentos e esclarecimentos. Sim, fui diretor na Cultura até o início de janeiro. Fui alvo de críticas e elogios variados. Dialoguei à exaustão. Essa é a melhor saída, sempre. A época ditatorial se foi com o fim do regime militar. Ou voltou a vigorar e foi restabelecida? Não existe "Ditabranda". Ou se é ou não autoritário e prepotente.
Obs.: A ilustração do acorrentado é do grande BENETT, um craque do traço e se explica por ela mesmo. A charge acima é do imortal LAERTE (saiu na revista Bundas) e expressa a vontade que tive de comemorar a vitória do meu Corinthians (anteontem, campeão paulista invicto), mas preferi ficar em casa. Não tenho mais idade para aglomerações desse tipo. Por fim, expressa também a maneira de atuação de um que anda por aí e não sabe a que veio.

5 comentários:

Anônimo disse...

A novidade por aqui é um cadeado lacrando a cantina. Esse deve ser o símbolo da nova Secretaria de Cultura de Bauru, um cadeado fechado.
Não ficaria legal, um CADEADO FECHADO como símbolo daqueles que se achavam os bons para mudar tudo, mas vieram para decretar a bancarrota da Cultura.
Ainda bem que a cultura local não depende só das atividades desenvolvidas por nossa Secretaria, pois se assim fosse, estaríamos num mato sem cachorro.
A coisa anda feia por aqui, meu caro. Precisamos criar um espaço nos orgãos de imprensa, que venham ouvir os funcionários daqui e os artistas locais. Não temos voz e nem podemos trabalhar. Tem muita gente encostada, sem poder atuar e se manifestar. CADEADO NELES, esse foi a solução encontrada pelos novos mandatários daqui. E são mandões, como são.
Impera um clima de mêdo, verdadeiro pânico por aqui.
Que os jornais entendam isso e mostrem a todos a vergonha por que somos obrigados a passar.

P.
não posso citar meu nome

Anônimo disse...

Será que quem estimula isso tudo não é o próprio prefeito, que fez um acordo político de difícil desamarração. Com todos vindo a público e expondo os problemas ele terá como colocar o partido do cara e o próprio na parede. É o que ele quer, que o ajudemos.
Façamos isso.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Parem de falar mal do cara, gente. Não se faz necessário nada disso. Agindo do jeito que ele está, ele se mata sózinho, pois está ficando cada vez mais isolado. Nem os mais próximos, os que o ajudou no começo, já pularam fora, tal o descontentamento. Não precipitem nada. Qualquer dia ele tropeça nele mesmo.

Anônimo disse...

Acho toda essa discussão válida. Infelizmente não posso expressar-me abertamente e tenho que recorrer ao anonimato. Mas uma coisa discordo de toda essa discussão. Se tem um culpado nessa história toda é o prefeito, que colocou o atual secretário onde ele está. O que falta para o Pedro é apenas bom senso e honestidade para assumir que ali não é o seu lugar. Já o prefeito mostrou o quanto a cultura é importante para ele. Por que ele não deu o DAE para o PSB? ou a COHAB? Deixa na cultura mesmo que ela não é importante...

Anônimo disse...

Não entendo o Pedro.
É da nossa geração, somos todos filhos da Ditadura, anos bravos, de enfrentamento, de um posicionamento mais sincero e de bater de frente contra os desmandos.
O mínimo é que tivessemos mais sensibilidade.
Ele nem recebe os artistas. Faz cara feia, se esconde, implanta dia para falar com os próprios funcionários.
Que raio de aprendizado naquelas adversidades todas que tivemos, que não consegue implantar agora que chega a um cargo de destaque.
Será que ainda dá tempo ou já não tem mais volta?

Elias