domingo, 5 de janeiro de 2014

DIÁRIO DE CUBA (66)


UMA PESSOA QUE QUERO MUITO CONHECER

POSTEI ONTEM PELA MANHÃ ESSE CURTO TEXTO ABAIXO NO MEU FACEBOOK E NÃO ESPERAVA A REPERCUSSÃO QUE TEVE:
Vou contatar meus amigos lá em Agudos para em breve irmos bater um papo com a primeira médica estrangeira a atuar na região pelo programa Mais Médicos, a cubana Jaqueline Joseph Naranjo, que ontem, 03/01, sexta, começou a atuar na vizinha cidade. A pergunta que não quer calar é só uma: POR QUE SERÁ QUE O SECTÁRIO, sic, digo, SECRETÁRIO MUNCIPAL DE SAÚDE DE BAURU, O MÉDICO FERNANDO MONTI NÃO REQUISITOU NENHUM ESTRANGEIRO BAURU BAURU DIANTE DO CAOS IRRESOLVÍVEL EM QUE NOS ENCONTRAMOS? Alguém poderia me responder essa pergunta... As fotos são minhas e foram tiradas da reportagem sobre ela na TV Tem. Coisas do HPA

Inicialmente foi só isso. O Jornal da Cidade também deu somente isso como matéria: http://www.jcnet.com.br/Regional/2014/01/agudos-e-a-1a-cidade-da-regiao-com-medica-cubana.html.

O advogado Gilberto Truijo postou algo sobre o mesmo assunto no seu facebook e reproduzo aqui dois comentários. Primeiro o de Claudinei Costa: "olha á frase : ' Lançado no dia 8 de julho do ano passado pelo governo federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como objetivo acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e UBS e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país' , acho que em BAURU num chega a ser uma REGIÃO CARENTE , Sou AGUDENSE estou envergonhado , pois temos ONIBUS GRATUITO , mas dependemos DO GOVERNO FEDERAL , pq NOSSA SAÚDE está CARENTE , imagina , uma CIDADE com uma RECEITA de 103 MILHÕES DE REAIS". Depois o do prórpio sectário, ops, digo, Secretário de Saúde, Fernando Monti: "Estamos inscritos no programa desde seu início. A distribuição dos profissionais está ocorrendo de acordo com critérios próprios do Ministério da Saúde, que é quem faz a gestão do programa. Além da inscrição de Bauru no programa, tratei desta questão diretamente com o Ministro Padilha em algumas oportunidades (uma delas quando fui, em nome do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde defender a importância do programa em audiência pública no STF). Posso dizer que o Claudinei está correto no comentário acima: não chegaram ainda por aqui, porque pelos critérios do MS há outros municípios em situação de maior prioridade que nó".

Meus comentários finais: Bauru simplesmente talvez tenha se inscrito, mas pelo caos vivido pelo seu sistema de saúde é pouco, muito pouco permanecer esperando sentado, enquanto o caos aumenta. Fazer a inscrição é uma coisa e lutar pela sua implantação é outra. Tendo o Monti toda a facilidade de comunicação com o ministro (segundo ele mesmo deixa transparecer), sendo a vice prefeita de Bauru petista, afirmo que está faltando empenho de tudo e de todos. Falta boa vontade e talvez o pior, falte o desejo de ter realmente esses médicos por aqui. Não percebo o empenho dos administradores de Bauru na real solução do problema de saúde da cidade. Vejo sim, dentro da Câmara de Vereadores, principalmente de sua bancada médica e do sectário, ops, digo, secretário Monti, algo no sentido oposto. Vejo mais a defesa dos direitos do médicos sendo atendida do que, o direito da população em ter o atendimento básico garantido e com qualidade. O acordo feito entre a Câmara passada e Monti, beneficiando os médicos foi vergonhoso. Elevou os rendimentos dos médicos com superfaturamente de horas extras e plantões, hoje os maiores dentro do quadro de funcionários da Prefeitura, mas mesmo assim isso não conseguiu satisfazer à categoria profissional. Tanto que um dos vereadores médicos da atual legislatura veio a público dizer que "médico brasileiro não trabalha por mixaria, quem trabalha por mixaria é cubano". os próprios médicos deveriam vir à público repudiar isso, pois quietos assumem o que está sendo feito e o que foi dito como a mais pura verdade. Esse pouco caso de Bauru para com o Programa dos Mais Médicos é só mais um dos absurdos que continuam a acontecer no setor. Os outros estão todos aí, fraturas expostas e sem solução, pois o mandatário da Saúde é imexível. 


Por fim, para amenizar tudo o que aqui já foi exposto, algo de bom. A médica cubana Jaqueline entrou o ano novo com uma família de bauruenses. Yuri de Freitas, filho de Darcy Rodrigues, que por muitos anos esteve exilado em Cuba, estão nessa foto abaixo e na sequência irão nos contar algo mais do encontro e do primeiro contato com a primeira médica estrangeira a atuar na região, por intermédio do programa Mais Médicos do Governo Federal. O debate continua e nos comentários desse post a reprodução de tudo o que já rolou de papo entre debatedores no post no facebook.

7 comentários:

Mafuá do HPA disse...

DO FACEBOOK, FORAM 23 CURTIR E ESSES COMENTÁRIOS:

Vitor Antonio Dota Essa é a minha dúvida também. Não solicitou nem pediatras ? Será que não requisitou por conta da tão falada fundação municipal da saúde ? com o mais médicos o Dr. Davi Capistrano faria uma revolução na saúde de Bauru.
há 23 horas · Curtir · 1

Helena Aquino E pelo que ouvi na tv , o pessoal de Agudos está adorando essa médica ....
há 20 horas · Curtir · 1

Flavio Da Silva Henrique o problema é o sobrenome do sectário, e tem gente que realmente não está nem ai em resolver os problemas da população, apenas manter seu cargo, nessa hora vemos que o prefeito também nada faz para efetivar mudanças, seja de nomes ou de métodos.
há 19 horas · Curtir · 1

Yuri de Freitas Reveillon, a primeira da direita para a esquerda! Alias sempre para esquerda comarada Henrique Perazzi !!!!
Foto de Yuri de Freitas.
há 19 horas · Curtir · 1

Vera Lucia Tamião Coisas do HPA que é melhor ignorar, amigo Henrique Perazzi de Aquino. Sempre oportunas e verdadeiras. Até...
há 18 horas · Curtir (desfazer) · 1

Henrique Perazzi de Aquino Yuri de Freitas, que beleza ela ter passado a passagem de ano com sua família. Isso, com certeza tem o dedo do seu pai, o Darcy, que tantos anos viveu em Cuba. Queria publicar um breve relato com as fotos desse encontro no blog e aqui no face, na minha página, posso? Havendo seu interesse4, posso te ligar ou me passar tudo pelo email. Que tal?
há 17 horas · Curtir

Yuri de Freitas Combinado, vou falar com a Dora Mukudai fazer isso pq ela que passou maior tempo conversando com a Dra. Jackeline Josephs caso as duas concordem o encontro já esta "marcado" !!
há 17 horas via celular · Curtir

Adriano Coelho Hernandes pede p ela nos ensinar a ter faculdades de medicina p formar médicos em série tbém , logo poderemos entrar no ramo de exportação de médicos... dá um lucro enorme p o país., 9 mil por Mês por médico...
há 12 horas · Curtir

Yuri de Freitas Pergunta a opinião dela sobre o assunto, é a melhor forma de formar uma opinião, porque da folha e da veja VC já tem!
há 12 horas via celular · Editado · Curtir

Adriano Coelho Hernandes e Bauru além de médicos , faltam muitos leitos ( equipamentos , quartos , .... etc... a cois aé bem feia por aqui )
há 12 horas · Curtir

Adriano Coelho Hernandes ela pode nos ensinar ... quem sabe até uma faculdade de medicina em Agudos e outra em Bauru .... e seria ótimo por o pessoal mais pobre p estudar medicina .... 75 % das vagas poderiam ser p integrantes dos programas do governo .
há 12 horas · Curtir

Yuri de Freitas Imagina que sonho... a classe médica entregue nas mãos da periferia, tenho certeza que as coisas mudariam!!!
há 12 horas via celular · Curtir

Adriano Coelho Hernandes a máfia médica acabaria e poderiamos ter faculdades de medicina como temos p dentistas.... Arlindo Chinaglia, deputado Federal, médico, barrou novas vagas de medicina , ou novas faculdades de medicina no Brasil em 2003 ... uma barbaridade, um absurdo.
há 12 horas · Curtir

Adriano Coelho Hernandes brasileiros querendo fazer medicina não faltam... chega a ter 220 candidatos por vaga.
há 12 horas · Curtir

Adriano Coelho Hernandes mas o cartel médico não quer equilibrar a lei da oferta e procura .
há 12 horas · Curtir

Yuri de Freitas Uma corja de bandidos exploradores muito bem alinhados para extorquir o dinheiro alheio
há 12 horas via celular · Curtir

Adriano Coelho Hernandes Dissintonia crônica - Opinião - Gazeta do Povo
www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1386833...
01/07/2013 - A importação de médicos pretendida pela presidente Dilma é daquelas propostas que aferem a dissintonia crônica entre o governo fede...Ver mais
há 12 horas · Curtir

Yuri de Freitas Não querem e temem o equilíbrio com a vinda dos médicos de outros países!! Tiveram a capacidade de fazer passeatas
há 12 horas via celular · Curtir

Adriano Coelho Hernandes tinha q dar uma surra em praça pública nesse deputado Arlindo Chinaglia, PT .
há 12 horas · Curtir

CONTINUA...

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO:

Yuri de Freitas Caro Adriano a criação de novas faculdades de medicina onde só os filhos das classes mais abastadas tem acesso, pois o sistema de ensino do País não gera oportunidades iguais, só ira aumentar a classe de exploradores, o cartel não é formado por um pequeno numero de ofertantes e sim pelo comum acordo que beneficia a exploração!!!
há 12 horas via celular · Curtir

Adriano Coelho Hernandes era só o poderoso PT fazer faculdades de medicina federais p medicina com cotas p estudantes do ensino público , 75 % .... o q o PT quer eles fazem..... eles tem maioria, dão ministérios p todos partidos de aluguel p conseguir os votos.... mas isso é combinado no Foro de SP p sustentar o regime falido de Cuba.
há 12 horas · Curtir

Adriano Coelho Hernandes outra medida imediata é insentar planos de saúde de impostos p baratear e mais pobres poderem adquirir um e claro, abrir o mercado de seguro saúde p qq cia do mundo.
há 12 horas · Curtir

Rubens Colacino Atentos, tb!
há 11 horas · Curtir

Suzi Silva Bauru precisa de médicos que queiram exercer a profissão sejam cubanos,italianos,chelenos....
há 2 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Esse Adriano é contraditório até a medula. Não enxerga um, palmo diante do seu próprio nariz. Critica Cuba cegamente sem nunca enxergar seu lado positivo para o mundo de hoje. Ele vive o problema como o de BAuru e quando vê a chegada de uma médica de fora confunde mais ainda, pois está cego pela sua ideologia capitalista que o impede de enxergar tudo o mais. Transformou-se numa pessoa intratável, ou melhor, a merecer um tratamento. Ele não consegue enxergar, por exemplo, que em Cuba o estado é voltado para o ser humano e não para o lucro do indivíduo. Não consegue enxergar que parte do salário desses profissionais é devolvido ao Estado, que dessa forma consegue, mesmo sendo um país muito mais pobre que o nosso, formar professoresm cientistas, médicos e etc e distribuí-los mundo afora auxiliando os que mais necessitam. Nada mais justo que parte desse salário volte para a continuidade desse digno e necessário projeto socialista. Não entra mais na cabeça de certas pessoas a possibilidade da existência de gente que olha para o seu semelhante doque para o enriquecimento pessoal. Os argumentos deles são doentes, peço desculpa a todos, mas permito que continue, pois não tenho costume de bloquear ninguém. Espero que a permanência dele por aqui entre nós sirva como um intensivo tratamento e que melhore e volte a enxergar o mundo com os olhos e mentes sem essa influência malígna do capitalismo. Toquemos o barco.
há 2 horas · Curtir

Adilson Motta Se vc for até Agudos falar com Ela posso ir contigo?
há ± 1 hora · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Adilson Motta, viajo amanhã e só volto quinta ou sexta, mas estou prevendo que a nossa ida para lá deve ser uma espécie de excursão. Vamos agendar e talvez nos encontramos com ela fora do seu horário de trabalho (claro), num restaurante, noite, para papearmos longamente sobre sua experi~encia dee vida, como atuam os médicos cubanos e sobre a experiência que vivencia aqui no Brasil. Vamos agendar coletivamente. O Yuri de Freitas vai fazer o meio de campo para nós.
há ± 1 hora · Curtir · 1

Mafuá do HPA disse...

OS COMENTÁRIOS QUE ESTÃO SENDO FEITOS NO FACEBOOK APÓS PUBLICAÇÃO DESSE TEXTO:

Holmes Rodolfo Martins Darcy Rodrigues,pessoa maravilhosa,sempre pronto para ajudar o próximo...um exemplo de ser humano.
há 2 horas · Curtir

Gilberto Truijo PENA QUE BAURU NÃO VÁ ATRAZ DESSE PROGRAMA Holmes Rodolfo Martins. SÓ INSCRIÇÃO NÃO ADIANTA. ENQUANTO ISSO NOSSOS POLITICOS APOIAM MAIS OS MEDICOS DO QUE A POPULAÇÃO, INCLUSIVE OS 3 MEDICOS VEREADORES.
há 2 horas · Curtir

Holmes Rodolfo Martins com o lobby "medicinal" na Câmara,mais a UNIMED,v ai ser difícil...
há 2 horas · Curtir

Holmes Rodolfo Martins o secretario quando teve infarto ficou internado onde?UNIMED.
há 2 horas · Curtir

Gilberto Truijo E NOSSA VICE? NÃO É CHEGADA DO MINISTRO DA SAÚDE.
há 2 horas · Curtir

Claudinei Costa Quero deixar bem claro aqui , que de maneira nenhuma me expressei mal , a vida da Dra JACKELINE , mas sim ao MUNICÍPIO , pq se temos condições de colocar 14 ônibus de graças rodando sei parar , sem manutenção , pq temos não temos condições de CUID...Ver mais
há 2 horas · Editado · Curtir

José Eduardo Avila Darcy é a figura valeu amigo pela recepção a nossa doutora...
há 42 minutos · Curtir (desfazer) · 1

Mafuá do HPA disse...

MAIS UM COMENTÁRIO DO FACEBOOK E MINHA RESPOSTA:

Luiz Nicola Será que se fosse uma médica Americana participante do programa e com a mesma ideologia dos demais que dele participam, o oba-oba seria o mesmo? É o país de origem que faz a personalidade desses guerreiros, ou o que ele traz dentro de si próprio? Parabenizo esta senhora, como todos os demais médicos participantes do programa, independente de sua origem.
há 49 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Luiz Nicola, o que vale é o médeico em si estar predisposto a participar, ajudando o próximo, indo aos mais remotos cantos do mundo. Independente da nacionalidade, todos os que mostram-se humanos, sensíveis merecem ap-laudo e consideração, independente da nacionalidade. Quando estive em Cuba vi lá muitos norte americanos desencantados com o atendimento médico em seu país e l´pa na pobre ilha em busca de algo mais digno. É isso que falta em muito do que é ensinado hoje nas faculdades de medicina. Impõem muito de Exatas e pouco de Humanas.
alguns segundos atrás · Curtir

Anônimo disse...

Quero deixar bem claro aqui , que de maneira nenhuma me expressei mal , a vida da Dra JACKELINE , mas sim ao MUNICÍPIO , pq se temos condições de colocar 14 ônibus de graças rodando sei parar , sem manutenção , pq temos não temos condições de CUIDAR melhor da nossa SAÚDE? e pq temos que depender do PROGRAMA mais Médicos? , AGUDOS conta hoje com uma RECEITA DE 103 milhões de REAIS , EU pessoalmente não concordo pois com esta frase do regulamento para obter mais médico , faz da minha CIDADE uma CIDADE miserável , uma coisa que minha CIDADE não é , é isso que EU não concordo , não sou do tipo que diz " se tiverem que vir que venha para nos primeiro " , sou a favor de uma UTI, sou a favor de MAIS REMÉDIO e APARELHAGEM para realização de exames nos POSTO de SAÚDE , QUANTO a vinda da MEDICA seja CUBANO , AFRICANO ou qualquer CIDADÃO seja bem vindo MINHA CIDADE esta de braços abertos , agora não concordo de pessoas sair viajando por ai DIZENDO que a minha CIDADE é uma ILHA da FANTASIA , pois com a VINDA da MEDICA para AGUDOS isto prova que nossa CIDADE não é aquelas MARAVILHAS , que nosso POLÍTICOS pintam quando vão atras de RECURSOS , abraços a TODOS !!!

Claudinei Costa

DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI disse...

Meu amigo Henrique.
Isso vai dar muito o que falar ainda...
A máfia branca não se conforma em perder o seu monopólio.
Oxalá mais médicos cheguem para revolucionar esse falido sistema de saúde em todos os cantos deste país. Falência essa, movida pela ganância vergonhosa e criminosa da maioria da classe médica brasileira!
baitabraço do duka.
duilio duka de souza zanni
duiliodukadesouza@gmail.com

DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI disse...

Meu amigo Henrique.
Isso vai dar muito o que falar ainda...
A máfia branca não se conforma em perder o seu monopólio.
Oxalá mais médicos cheguem para revolucionar esse falido sistema de saúde em todos os cantos deste país. Falência essa, movida pela ganância vergonhosa e criminosa da maioria da classe médica brasileira!
baitabraço do duka.
duilio duka de souza zanni
duiliodukadesouza@gmail.com