quarta-feira, 30 de abril de 2014

RETRATOS DE BAURU (156)


EMILIANO É O ARTISTA MAIS (IN)COMPLETO DE TODA BAURU
Tem pessoas que são iluminadas assim por nada, não precisam fazer força nenhuma, mas a luz própria irradia de forma candente por tudo quanto é lado e jeito. Quando essas pessoas, mesmo com esse surreal dom, não o utilizam para ficar se vangloriando em gratuitas exibições e agem no decorrer de suas vidas com uma naturalidade sui generis, essas são ainda mais iluminadas. Poucos são assim e hoje, aqui e agora, o que fui coletando de um privilegiado no quesito bonança, perseverança, criatividade e profissionalismo.

JORGE ROBERTO EMILIANO, ou só Emiliano, ou como alguns diletos amigos o chamam, Baiano, essa singular pessoa, 56 anos no lombo, um brilhante artista, grande figura humana, nascido em Araçatuba, porém com sua vida toda construída por aqui é mais do que especial. Percebam na diversidade do que faz, verdadeiro coringa, arteiro da arte. Completo é pouco para definir essa generosa pessoa. Diria quase completo, pois a cada dia busca um algo novo e as novidades pululam dentro de si. Trabalha em várias frentes, ora com as mãos sujas de barro, ora empunhando um soldador, cabeça girando nos180º, antenado com tudo à sua volta, alucinado pelo que faz, dedicação total, sem nunca perder a fleuma e a ternura. Vive lá no seu refinado canto na vila Giunta, junto da Lila e de três filhas, no ateliê mais paparicado da cidade. Conhece fundição em bronze, soldas, monotipias, trabalhos em gesso, quadros, esculturas, um original outsider, desses fora dos grandes salões, porém cheio de fiéis clientes. “O processo criativo dele é muito particular, aliás, semelhante ao meu, não acreditamos muito em inspiração. Somos mais técnicos Vamos e fazemos movidos pela necessidade, lembro que nos anos 90, crise econômica braba, éramos os únicos artistas pobres da Cia de Artistas, um grupo de artistas contemporâneos que chacoalhou a arte da cidade. Às vezes, pintávamos quadros de flores bem bregas, com nomes meio diferentes e vendíamos em uma molduraria que havia na 1º de agosto, pegávamos a grana, separávamos uma parte para o supermercado e enchíamos a cara com o troco...”, revela o amigo Silvio Selva. Silvio diz mais: “Ah e foi o Baiano que um dia me disse: ‘suas mãos não tremem, você não pode fazer esculturas, você DEVE fazer esculturas"’ e foi assim que comecei a fazer esculturas...”. Outro muito importante na carreira de Emiliano é o industrial Zé Canella, lembrado por uma frase recolhida assim ao léu, dita tempos atrás e expressando bem o que vem a ser esse emiliano jeito de tocar sua vida: “Puta artista modernoso, sô!”. É que ele pinta e borda.

Explicando: “A Cia de Artistas foi fundada por Ivelize de Agostinho, Yara Martini, Gisele Aidar, Walter Mortari, Emiliano e Carlos Fernandes. Depois da experiência da Galeria Grafitti que era da Yara. Ficava ali, logo atrás do cemitério da saudade, um enorme galpão. Eu entrei quase no final dela. Um sonho que virou fantasia...”, revela Silvio Selva.

OBS.: Esse texto sai também hoje no meu facebook com PERSONAGENS SEM CARIMBO nº 425. Todas as fotos abaixo foram gileteadas do facebook do Emiliano, variados fotógrafos, nem todos identificados, todos admiradores do artista.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DA POSTAGEM NO FACEBOOK DO HPA:

Henrique Perazzi de Aquino Jorge Roberto Emiliano, desculpe, mas você merece uma coisas dessas.
Ontem às 13:50 · Curtir · 3

Silvio S. Selva meu querido Baiano, meu irmão de fé, vida e profissão. Grande pessoa. Sempre do lado esquerdo do meu peito.
Ontem às 13:59 · Curtir (desfazer) · 3

Ze Canella Henrique Perazzi de Aquino, vc foi muito feliz no texto sobre o nosso amigo e artista SIMPLES Jorge Roberto Emiliano, ou Baiano , uma visão objetiva de um artista objetivo . Abraços
Ontem às 14:10 · Curtir (desfazer) · 4

Elenir Emiliano · 14 amigos em comum
Nos emocionamos!!!! lindo texto!!!!
Ontem às 14:25 · Curtir (desfazer) · 2

Wellington Leite Gente fina!
Ver tradução
Ontem às 14:40 · Curtir (desfazer) · 1

Lucas Prado · Amigo de Gilson Dias e outras 35 pessoas
Jorge Roberto Emiliano um artista imensurável !
Ontem às 14:45 · Curtir (desfazer) · 1

Susy Cleide Thomazzi · 2 amigos em comum
Emiliano, talento e criação inesgotável!
Ontem às 15:06 · Curtir (desfazer) · 1

Gislaine Nilson Bom artista é pessoa Maravilhosa.
Ontem às 15:20 · Curtir (desfazer) · 2

Ariane Barros Ele é "o" cara!
Ontem às 15:31 · Curtir (desfazer) · 2

Edward Albiero Jr. O Baiano se auto intitula o "artista mais bonito de Bauru". Obviamente, não posso concordar, mas q a sua arte é das mais bonitas do mundo já é quase inquestionável. Abração mano véio.
Ontem às 15:49 · Curtir · 2

Cristina Zaiden · 27 amigos em comum
E queridoooo!
Ontem às 16:20 · Curtir (desfazer) · 2

Cilene Barros · Amigo de Claudia Pinto e outras 27 pessoas
sim, ele é o cara!!!!
Ontem às 21:37 · Curtir (desfazer) · 2

Jaqueline Andrade Grande Mili..Justíssima homenagem, orgulho de nossa terrinha!
Ontem às 23:11 · Curtir (desfazer) · 1

João Biano Esse é raro!!
Ontem às 23:30 · Curtir (desfazer) · 1

Rosangela Maria Barrenha Eu tenho um Emiliano...
há 4 horas · Curtir

Rosangela Maria Barrenha adoro seu quadro!
há 4 horas · Curtir
Henrique Perazzi de Aquino