quarta-feira, 23 de julho de 2014

BAURU POR AÍ (101)


EM ANDAMENTO LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE BAURU
Eis um assunto pouco abordado pela mídia local, o transporte coletivo bauruense. São três as empresas concessionárias, contratos prorrogados e em andamento o início de uma licitação (ufa!) para abertura de propostas para novas empresas atuarem no setor. Será isso possível? Mas como é feito hoje? Roque Ferreira, vereador do PT, postou isso dias atrás, bem elucidativo sobre a atual situação. Em poucas linhas disse mais do que havia lido, visto e ouvido por aí: “São três empresas: Baurutrans, Grande Bauru e Cidade Sem Limites, todas do Grupo Constantino. Estas empresas criaram uma associação denominada TRANSURB, que acaba sendo percebida pela população como uma empresa pública”. Dias atrás o Portal Participi repostou uma pequena fala minha sobre o tema, podendo ser vista a seguir: https://www.facebook.com/photo.php?v=320140241478627&set=vb.271430986349553&type=2&theater.
Fora a minha atávica gagueira, a mensagem foi passada e o mesmo Roque me deu um toque noutro comentário: “ Henrique, a grande mídia de "Bauru" entende toda a situação mas não fará o que você sugere, pois a TRANSURB é uma grande investidora em publicidade e patrocínios dos meios de comunicação em Bauru”. Taí outro grande problema, não só daqui, mas de tantos outros lugares: Como alguém investindo tanto em publicidade pode ter isenção dos meios de comunicação onde saem sua publicidade?

O que vira pela frente é assunto polêmico e cheio de muitas nuances. Triste ver Roque um tanto isolado lá na Câmara, com sua lança ao bom e valoroso estilo quixotesco, tentando sensibilizar os demais vereadores para promoveram algo em conjunto contra um explícito monopólio. Pelo que sei não está conseguindo arregimentar ninguém por lá, mas sim aqui do lado de fora.
Dando uma sacudida na memória, ontem vejo meu também dileto amigo Duílio Duka repostar no facebook algumas intervenções populares ocorridas na cidade quando de reajustes de tarifas e algo mais envolvendo as concessões do transporte coletivo. Vejam isso: “Manifestação Contra o Aumento da Tarifa de ônibus em Bauru (1998) - O Prefeito Antonio Izzo Filho queria elevar a tarifa de ônibus acima, muito acima da inflação e do suportável. O povo organizado (sindicatos, associações, grêmios e outras entidades estudantis, partidos políticos, e outros movimentos da cidade e do campo) foi pra rua e EXIGIU a revogação do prefeito. Resultado: esse #povoorganizado venceu. E no final ainda, o prefeito foi cassado”. Assistam um vídeo feito na época: https://www.facebook.com/photo.php?v=10201509953293488&set=vb.1316215383&type=2&theater. Foi aí que Duka levou uma cacetada na cabeça de um policial. Duílio postou mais uma imagem das lutas de décadas atrás nas ruas: www.facebook.com/photo.php?v=10201509535643047&set=vb.1316215383&type=2&theater.

As coisas parecem um tanto emboladas, o aumento da tarifa começando a ser discutido e a abertura da licitação para as concessões. Tudo é algo onde precisa existir uma maior participação popular, ou seja, do grande interessado na questão. As postagens do Duílio são ótimas para compararmos com os tempos atuais, quando a participação parece ter diminuído. Ano passado algo sui generis, com o povão nas ruas, manifestações de outra natureza, mas tudo meio que estagnado. O povo mesmo nas ruas lutando por seus direitos, exigir isso dos seus representantes é algo cada vez mais raro. Tenho comigo que, primeiro devemos estar atentos para que não ocorra isso da continuidade do monopólio na cidade, algo danoso, com dificuldade de negociação. Não permitir isso é uma coisa e outra e acompanhar com o devido cuidado o que venha a ser de fato essas planilhas de custos, pouco esclarecedoras para os aumentos de tarifa propostos. Esse é um tema que não deve sair da pauta do dia nas próximas horas, dias e no ano. Atenção redobrada e sempre pronta para uma rápida intervenção, posicionamento contundente contra os que vilipendiam com o dia a dia do povo. Vamos deixar o sinal de alerta ligados ou vamos relaxar e deixar que tudo ocorra sem darmos sequer um pio?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bons dias de luta em BAURu que acho tá na hora de voltar tá virando umcaos postos sem medico fui ontem e não fui atendida como ficamos si já estamos doentes e ninguém resolve nada.
Elisa Carulo