terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ALGO DA INTERNET (95)


NA QUALIDADE DE OUVINTE ASSÍDUO DOU MEUS PITACOS AO MOMENTO CONFLITANTE VIVIDO PELA RÁDIO AURI-VERDE:

Na manhã de hoje duas demissões, a dos jornalistas Nivaldo José e Chico Cardoso, esse sumariamente aposentado. Escrevo das duas coisas, de como vejo ir rolando as esses temas na rádio mais ouvida em Bauru e da nova administração de Alexandre Pittoli, um também competente radialista.


NIVALDO JOSÉ é para mim o último resquício daquilo que podemos denominar de jornalista de fato e de direito nas hostes da cambaleante (torço pelo seu restabelecimento, pelo bem do segmento rádio na cidade) e antes salutar Rádio Auri-Verde. Sua degradação é perceptível a quilometros de distância. Os motivos disso é a sucessão de fatos e ocorrências dos últimos tempos, feitas me parecem com o intuito da derrocada e não do alavancar algo de cunho profissional. Nivaldo gravitava dentro disso tudo praticando o bom jornalismo, a sadia forma de tentar ser imparcial dentro do permitido. Faz o que pode ser feito, sapiência de embutir nas arestas e brechas a informação ainda correta. Foram 20 anos de labuta e uma demissão às vésperas do Natal. Belo presente. Agora ele sabe, aliás sei que sempre soube, do que se referiam minhas constantes críticas. Vai fazer falta, pois não sei quem sobra. Rafael Antonio sózinho não vai dar conta do recado, muito menos o Pittoli ou o Jota Augusto (sózinho no antes saudoso Timão Esportivo, uma lástima). A tristeza é ver sua saída e Telma Gobbi continuar falando nas ondas do rádio. Será que serei obrigado a desligar e procurar outras ondas?

CHICO CARDOSO é para mim algo irreverente, que nunca soube se devia levar a sério ou não. Adoro suas sacadas brincalhonas no ar, uma demonstração de que sabe o que fazer com o microfone na mão. Mas meus elogios para ele cessam por aí. Ele sabe que minhas críticas são pela forma parcial como comenta as notícias, todas de forma jocosas, hilariantes, mas pendendo por elogiar desmedidamente um dos lados da questão e para criticar outros, como os movimentos sociais, a esquerda, Direitos Humanos, PT e tudo o mais nesse sentido. Possuia um espaço ampliado dentro da programação da rádio, até porque muitas peças foram sendo trocadas ao longo dos anos e pouca coisa renovada (o Rafa é a novidade, única). O segmento rádio fica mais pobre com a aposentadoria do Chico, mas vejo que pela forma como ocorreu seu desligamento ele deverá refletir melhor com o seu travesseiros como se dão essas coisas entre os poderosos de plantão e os seus subordinados. Ele, que tanto defendeu o lado patronal, o lado mais abastado desse país, hoje se vê do lado de cá e vai saber sacar muito bem o que estou querendo lhe dizer.

Da rádio, nem sei se posso dizer se torço por dias melhores, pois nada sei dos planos dos seus proprietários. Não sei o que foi passado para o Pittoli executar e a única coisa que me lembro no momento é o caso do chileno que veio para a USC e executou tudo o que as irmãs daqui não tiveram coragem de fazer com a universidade religiosa. Precisaram buscar alguém de fora para fazer isso. Que o Pittoli não cumpra esse triste papel e como ouvi, dia 19/01 será a data de remodelação da rádio, estarei aguardando por esse dia, pois o segmento rádio AM em Bauru está pela hora da morte e com as últimas ocorrências espero que não tenha sido a sua pá de cal. Uma Auri-Verde forte e atuante é o que todos queremos, mas voltada também para o bom jornalismo, isento e cheio de gás (toc toc toc). Vamos torcer. Era o que tinha a dizer dos meus considerados que hoje se despedem do microfone.

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1 -

Henrique Perazzi de Aquino Veja isso, caro José Esmeraldi, você havia vaticinado isso dias atrás. Meu profeta... Veja isso Márcio Miranda, essa a Auri-Verde que um dia também fez isso contigo.
23 de dezembro às 10:09 · Curtir · 4

Marcele Luize Pereira Ferreira Vai deixar saudades MESMO!!!!
23 de dezembro às 10:10 · Descurtir · 2

Neto Amaral Sou ouvinte assíduo da Auri-verde desde que me conheço por gente. Em casa e principalmente no carro, meu radio é sintonia permanente. Meu pai, José Fernando do Amaral trabalhou por muitos anos nessa rádio, como jornalista e narrador de futebol. Frequentei os estudios quando ainda era bem garoto. Me lembro das feras que atuavam lá. Tobias Ferreira, os irmãos Simonetti (Netão, Paulo Sergio e Sica), Flavio Pedroso, Walter Netto ... Época de ouro da rádio AM de Bauru. Só me resta torcer para que a nova administração tenha sucesso. Gosto muito dessa rádio.
23 de dezembro às 10:18 · Descurtir · 4

Fatima Brasilia Faria Lamentável tudo isso, vamos aguardar a tal remodelação, espero de coração que ela volte a ser a Rádio Auri Verde que ouvia na infância....
23 de dezembro às 10:50 · Descurtir · 2

José Esmeraldi Caro amigo Henrique Perazzi de Aquino, assino embaixo todo o conteúdo de seu texto, porém, por ora, conhecendo como conheci os profissionais que saíram e, principalmente, o que entrou, só tenho uma palavra neste momento: LAMENTÁVEL!!! Aguardemos a tal "remodelação", e, para o bem do rádio AM em Bauru, torçamos todos para que o "Pai Zé de Ogum" tenha errado em suas previsões...
23 de dezembro às 15:49 · Editado · Descurtir · 4

André Zambelo Caros colegas a mídia tradicional sofre do mesmo mau.... Da Auri-verde a Tv Globo todos sofrem com a concorrência com a nova midia a internet....estou sabendo que nao só à Rádio Auri- verde como um outro poderoso meio de comunicação local sofre das pernas que o sustentam...a publicidade que hoje corre toda para a Google com o seu poderoso mundo como este espaço onde escrevo....são os novos tempos que obrigam as velhas mídias a se adaptar à nova realidade....vamos ver onde tudo isso irá parar...abraços
23 de dezembro às 12:55 · Editado · Curtir · 2

Guilherme Reis É uma das pontas do pig se esfacelando. Deixe de ouvir a auri verde exatamente pela parcialidade direitista que adotou , assim como todo povão, que não é burro não.
23 de dezembro às 13:38 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Recebo isso de um baita amigo, entendido no quesito rádio e como me enviou o texto pelo Bate Papo, o publico aqui de forma anonima, sem sua identificação:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

"Oi, Henrique! Beleza? Espero que sim. Minha escrita pra você é pura deselegância, mas necessária a um bom amigo. O radialista Pitolli fará, se não for pego antes, a única coisa que sabe fazer: vitrolão de sucessos e diminuição do jornalismo pra aumentar audiência. Não o conheço pessoalmentes, mas conheço vários de seus desafetos. Sei que ele é primo do grande capitão Pitolli e não sei se é seu amigo, pelo o que peço perdão adiantado. Infelizmente, a Jovem Auri-Verde terá dias de mesmice e estamos todos preocupados do lado de cá (dos profissionais e dos dirigentes sindicais). Espero estar errado, mas alguns amigos ficam tristes com gente desse quilate sendo tão exaltada. Abração!".
23 de dezembro às 14:15 · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Respondo ao amigo anônimo aqui e agora: Conheço Pitolli de uma única experiência com alguma proximidade. Quando da campanha da eleição de Tuga, 2005 se não me engano ele esteve junto de Tania Guerra atuando nas peças feitas para a campanha. depois mais nada. Desconheço sua trajetória e eu, na qualidade de amante do jornalismo, se isso de fato ocorrer vai ser uma lástima total para o rádio bauruense. Espero que a surpresa que ele nos diz que ocorrerá em 19/01 possa ser o fortalecimento do jornalismo, tanto em falta nos dias de hoje e não o incremento do vitrolão de sucessos. Torcemos para que o AM melhore muito em Bauru e com jornalismo sério. Vejo a Telma praticando o assistencialismo no ar, mas o que queria mesmo era ver jornalismo na acepção da palavra. Aguardemos...
23 de dezembro às 14:19 · Curtir · 2

Chico Cardoso HPA OBRIGADO POR SUAS PALAVRAS.
23 de dezembro às 15:47 · Descurtir · 2

Gisela Nardelli Henrique Perazzi de Aquino, me perdoe a intromissão, mas tive a oportunidade de trabalhar na Rádio Auri Verde em dois períodos diferentes e em outras empresas da imprensa de Bauru contando com jornal impresso e TV, e o que se passa na redação da rádio auri verde não é nada do que o povo imagina. Pessoas que disputam um ego e um ambiente insuportável, há 14 anos o pittoli foi meu professor e sempre foi muito político em bauru, ou seja, sempre teve bons contatos, eu pude acompanhar muitas situações naquela redação o Nivaldo não fará tanta falta assim. Espero que ele consiga se integrar já que a idade dele não permite muito mais, espero que consiga, mas a única coisa que tenho a dizer é que o mundo dá muitas voltas.
23 de dezembro às 16:19 · Curtir · 3

Gilberto Truijo NÃO FALE ASSIM Gisela Nardelli,TENHO 62 ANOS E PRETENDO ADOGAR MAIS UNS 15 ANOS E QUERO ESTAR OUVINDO MEU AMIGO Nivaldo José.
23 de dezembro às 17:05 · Descurtir · 3

Gilberto Truijo ADVOGAR.
23 de dezembro às 17:05 · Descurtir · 2

Gilberto Truijo CONHEÇO MUITOS LOCUTORES ANTIGOS QUE DÁ DE 10 A ZERO NOS NOVATOS.........
23 de dezembro às 17:08 · Curtir · 1

Gisela Nardelli Amigo Gilberto Truijo, infelizmente o que eu falo é o que senti na pele só quem convive sabe. DEUS conhece nossos corações meu amigo.
23 de dezembro às 17:13 · Curtir · 3

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Benedito de Siqueira E uma situação muito triste que esta passando a Radio Jovem Auri Verde nesse momento acompanho esta emissora desde quando a aprendi gostar de Radio principalmente da AM. Saudades de muitos profissionais que passaram pela casa e daqueles que ainda continuam ate quando só Deus sabe, voltando no tempo e peço desculpas dos nomes que não me lembrar,más todos continuam sempre vivos e atuantes em minhas lembranças. João Carlos de Almeida, Paulo Sergio, Netão, Tadeu de Brito, Cica, Flavio Pedroso, Mauricio Picarelli, Valter Neto, Galvão de Moura, Ari Alves, Maria Dalva, Emerson Luiz, Joice Luciana, grande Chico Cardoso e Nivaldo José. Alguns desses irmãos Deus já recolheu, desses feras do microfone alguns eu conheço pessoalmente, e outros através de fotos e tem dois artistas do outro lado que eu quero conhecer pessoalmente. Barbosa Junior e o João Benedito Costa. Obs: essa e a minha opinião posso ate estar errado, más o fato e esse meios de comunicação de massa que pende para o lado da politica, bom essa é a minha opinião.
23 de dezembro às 18:25 · Curtir · 1

Reynaldo Grillo A Auriverde e a primeira radio de Bauru que eu consegui pegar pela Internet daqui de longe do Brasil...Atraves dela consegui ouvir os jogos do Noroeste, numa epoca que ela dominava via online.Hoje me dia tem muitas.E uma pena que ela esta indo por este caminho...Muitos bons radialistas estao saindo e o que vem pela frente e uma incognita.
23 de dezembro às 20:30 · Curtir · 1


Ademir Elias O grande problema, meu caro Reynaldo Grillo é que Bauru parece que está perdendo o 'bonde' da história. Há pouco tempo tínhamos rádios AMs fortes como a própria Auriverde, a Terra Branca, depois 710 e a Bauru Rádio Clube. Agora só temos a Auriverde e ainda assim caindo pelas tabelas. Tínhamos o Jornal da Cidade e o Diário de Bauru concorrendo pau a pau. Ultimamente só temos o JC. Lamentável para uma cidade de quase 400 mil habitantes.
23 de dezembro às 20:48 · Editado · Descurtir · 4

Gaspar Moreira De longa curto muito radio de nossa cidade, por ultimo a nossa Jovem Auri Verde, no esporte, noticiário, campanhas de apoio aos mais necessitados. Quando o assunto era politica tinhamos o Nivaldo José com seu encerramento " Quem viver verá", Chico Cardoso radialista e reporte policial como noticias atualizadas. Bem creio que Bauru está numa fase de declinio mesmo. Para aqueles que ficaram na Radio Auri Verde AM, desejo boa sorte nesta nova etapa!!!!
23 de dezembro às 21:24 · Curtir

Sergio Piga Falar da Auri verde é chover no molhado,,,,Ouvir Bom Rapaz em 1968, Manhã Colorida com João Costa nos anos 70, Netão não da molesa, "quebrava os discos de lançamentos que achava ruim", Omar Cardoso e seus Horóscopos e depois o João Bidu, o Vanguardão, meio dia em notícias, as historinhas teatrais, no esporte o amador de Bauru com o Bira aos domingos, os memoráveis jogos do BTC no ginásio do SESI no basquete feminino, e o fanatismo exacerbado no nosso NORUSCA, Paulo Sergio e João Bidu na narração, os inesqueciveis Ari Gomes e José Carlos Galvão de Moura nos comentários, os Jotas das reportagens de campo.........sem falar de Picarelli, Flávio Pedroso, Nelson Machado, Tadeu de Brito e etc........se falarmos tudo que vem na memória, encheria todo o face..........espero que eu continue a ouvir daqui de Tres Lagoas os jogos do meu Norusca pela internet...
23 de dezembro às 22:28 · Descurtir · 4

Reynaldo Grillo Realmente ta tudo complicado pra Bauru...Ultimamente so noticias ruins em se tratando de Bauru.
23 de dezembro às 22:37 · Curtir · 1

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:

Jair Fontao Odria Sou do tempo em que nós tínhamos profissionais na Auri Verde do quilate do Tobias Ferreira Gomes, João Carlos de Almeida, João Costa, Walter Neto, Sica, Netão Paulo Sérgio Simonetti etc., mas como estou residindo fora de Bauru a mais de 30 anos, nas vezes que ouvi a minha rádio preferida notei que algo não ia bem que programas que faziam sucesso já não existiam, profissionais competentes já não estavam mais em seu quadro de radialista e agora pelo que li escrito pelo Henrique Perazzi, fiquei triste, mas como ele comentou sobre uma remodelação na programação, iremos torcer para que de certo, vamos aguardar.
23 de dezembro às 23:22 · Curtir · 3

Ademir Elias Nossa, Jair Odria e Sergio Piga foram fundo no saudosismo....realmente, bons tempos!!!
24 de dezembro às 07:34 · Curtir · 1

Chico Cardoso JAIR, OBRIGADO PENSO A MESMA COISA. N SE FAZEM MAIS PROFISSIONAOS
24 de dezembro às 07:54 · Curtir

Guilherme Dias · 52 amigos em comum
Bons pensamentos, Gisela Nardelli. Muita gente conhece a Auri-Verde do portão pra fora, não do portão pra dentro. Se a ideia é reciclar, é preciso abrir espaço para novas ideias, novas histórias. Parabéns, Gisela e boa sorte para nossa querida RAV.
24 de dezembro às 10:15 · Curtir · 1

Reynaldo Grillo A radio Bandeirantes de Bauru e AM ou FM? ...Eu penso que ela nao e sintonizada via online.
24 de dezembro às 10:18 · Editado · Curtir

Guilherme Dias · 52 amigos em comum
É AM mas vai passar para FM também, Reynaldo Grillo. Grande abraço, Rey!
24 de dezembro às 10:19 · Curtir · 2

Reynaldo Grillo Valeu Guilherme! ... voce tambem foi uma grande perda...Voce mandava muito bem nas transmissoes dos jogos do Norusca.. Outro que eu tambem sou um grande fan e ouvi muitos dos seus programas na Auriverde foi o Jose Esmeraldi.Senti muito muito quando ele saiu da radio.
24 de dezembro às 10:23 · Curtir · 2

Gisela Nardelli Pois é Guilherme Dias, realmente o mundo do jornalismo não se resume na rádio Auri Verde, prova disso foram os ensinamentos do rádio que te passei e também a jovem camila que hoje está lá, pra mim o mundo do jornalismo tem muitos horizontes e a experiência que vc t em eu tenho três vezes mais. A rádio auri verde perdeu e muito, não por renovar mas sim por colocar ou mater pessoas incompetentes ali. Enquanto isso eu continuo minha caminhada muito bem e crescendo muito, o contrário dos amigos da auri verde que vivem a mesmisse de sempre... Kk abraços pra vc jovenzinho Guilherme Dias.
24 de dezembro às 15:35 · Curtir

Guilherme Dias · 52 amigos em comum
Bom, Gisela, eu saí de lá faz um ano. Tive uma oportunidade bacana e saí. Assim como você saiu um dia. Assim como todos que lá estão vão sair um dia. Uns pela porta da frente, outros jogados por cima do portão caindo direto na calçada. Meu dia tem apenas 24 horas, não consigo ficar em três emissoras. Por isso abri espaço para quem pede passagem. Você me ensinou muita coisa sim, todo mundo aprende com todo mundo. Sou grato. Deixei muitos amigos lá, e mesmo sendo três vezes menos experiente que você, respeito as histórias de quem ficou e apoio as ideias de quem faz algo para reciclar o rádio AM. As pessoas que comentam aqui podem divergir em alguns pensamentos, mas sempre na linha do respeito e da educação. Te desejo um Feliz Natal, três vezes mais sabedoria e nove vezes mais respeito. Abraços, velhinha.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 5:


Gisela Nardelli Não gosto de hipocrisia meu querido Guilherme Dias, vc é tão bom no que faz que realmente tem que escolher mas não se esqueça que o mais importante vc não tem e nunca terá que é humildade. Um dia vc verá como vc é bom e que cobra grande adora engolir cobra pequena. Não te procurei pra discutir nada mesmo porque vc não tem nenhuma importância na minha vida é dispenso sua gratidão falsa não necessito disso eu sou uma profissional e não tenho tempo pra conversar com amadores. E além do mais não te devo nenhum respeito se possível vá para outras bandas porque não és bem vindo entre meus amigos. Não gosto de gente falsa.
24 de dezembro às 16:47 · Curtir · 1

Guilherme Dias · 52 amigos em comum
Que Deus te em dobro tudo o que me deseja, Gi. Hahaha
24 de dezembro às 17:25 · Curtir

Adão Nereu Barbosa Intervalo, para uma boa notícia. Estive ontem com meu irmão Nivaldo José e me espantei ao ver sua serenidade e equilíbrio diante de uma situação de intensa expectativa. No momento oportuno ele vai retribuir todas as manifestações de carinho e solidariedade, que vem recebendo aqui no face. Por outro lado, ignorar tudo aquilo que não é proveitoso e aprovável, nem para el nem mesmo para quem se manifesta, misturando alhos com bugalhos. Meu irmão, com tranquilidade aguarda o desfecho do rito de sua dispensa. Conversamos sobre alguns projetos e quem sabe pinta no dial, em alguma emissora que quiser abraçar a idéia, um programa produzido e apresentado pelos "Manus", com jornalismo, prestação de servições, irreverência, humor, música. A idéia é abraçar da dona de casa, frentistas de posto, assessoristas de elevadores, até big's boss de todas as tendências sejam elas, sociais, intelectuais, políticas e empresariais. Tamu junto, mano... E se for da vontade de Deus, o Rádio vai ferver em 2015, em Bauru. Quero retribuir a este meio de comunicação, o primeiro a me abrir as portas para minha carreira jornalística e também radiofônica.
22 h · Descurtir · 1