quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

RETRATOS DE BAURU (167)


JULIO MIGUEL, SUA WOLVERINEANA BARBA REVOLUCIONÁRIA E ALGO DO DIA DE HOJE
Ontem, 24/12 e hoje, 25/12 são dias onde uma parte desse mundo onde vivemos reverencia os feitos de um homem barbudo. Um que, ao seu modo e jeito contestou os poderosos de sua época e por causa disso pagou bem caro, com a própria vida. Foi crucificado. Outros barbudos (hoje acordei com vontade de escrever deles), assim como Jesus Cristo, o reverenciado por esses dias, séculos atrás fazia, escrevo de um aqui de minha aldeia bauruense, também barbarizando, aprontando das suas e botando o bloco na rua. Muitos outros barbudos revolucionaram esse planeta, o reviraram do avesso. Cito dois mais do que históricos, Karl Marx e Che Guevara, ícones como Cristo no quesito transformações sociais. Aqui no Brasil, o primeiro que me vêem à mente e de tempos mais recentes é o dr Sócrates, o craque da bola, das idéias e de posicionamentos mais do que consistentes. Daí a motivação para procurar um barbudo em plena atuação na aldeia bauruense. Achei um que é uma figuraça, mais lado B impossível, mais inconformado idem. Os quatro citados também o eram. Exalto aqui num efusivo VIVA no dia de hoje aos inconformados desse mundo, pois sem eles, lhes pergunto, o que seria de nós?

JULIO MIGUEL possui o espírito revolucionário embutido na sua carcaça a circular pela aí. Jovem e na flor de sua vitalidade, a torcida é toda para que isso tudo permaneça ad eternum junto dele, pois não existe nada mais triste do que ver, com o passar dos anos, a pessoa abdicar da luta e justificar com algo do tipo: “aquilo foi um arroubo de minha juventude”. Esse aqui rema contra a maré, ou seja, resiste, persiste e insiste na luta por dias melhores, engajado num agrupamento sério de pessoas ideologicamente incansáveis nessa busca. Vejo isso encarnado em tudo o que faz, desde o desmedido amor pela HQ (História em Quadrinhos) e seus personagens, demonstrado fisicamente na personificação do personagem Wolverine, aliás, ele mesmo em pele e osso. Por outro lado, também no estilo musical escolhido para propagar sua verve artística, aliado aos trajes, posicionamento, postura e linguajar. Julio não é de muitas palavras. O vejo mais calado, atento observador, mas sacando muito bem tudo à sua volta. E nessa foto tirada por mim na 1ª Festa Bolivariana de Bauru, realizada em Bauru no final de novembro e nela a exatidão do que queria escrever e demonstrar. Julio não faz uma mera pose ao estilo do Che, ele é assim nas 24h do dia e da noite, algo natural. Querem sacar algo mais de sua linha de pensamento e ação? Leiam essa frase entre aspas e nela dos motivos de não esmorecer na luta: “Uma das coisas mais tristes é que a única coisa que um ser humano pode fazer durante oito horas, dia após dia, é trabalhar. Não se pode comer durante oito horas, nem beber oito horas, nem fazer amor por oito horas… A única coisa que se pode fazer durante oito horas é trabalhar (...)”. Gente assim dignifica a barbada cara e representa muito bem o segmento dos com pelo na fuça. Viva os barbudos!!!

OBS.: Inquietos revolucionários e os tentando encontrar esse caminho estarão sempre aqui. (Esse texto também está sendo publicado no facebook como mais um Personagens sem Carimbo - O Lado B de Bauru, o de número 573).

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Leandro Siqueira Esse aí é fera demais!!!
25 de dezembro às 15:37 · Descurtir · 2

Julio Miguel Valeu!! Muito honrado Henrique, com este belo texto!
25 de dezembro às 15:45 · Curtir · 3

Bruno Araújo · Amigo de Sinuhe Preto e outras 7 pessoas
Grande Júlio !
25 de dezembro às 16:57 · Curtir

Almir Martins Pereira Esse é fera........!!!
25 de dezembro às 16:58 · Curtir

Daniele Rascado Que texto !!! Julio Miguel: pessoa singular que tive o prazer de conhecer na 1 festa Bolivariana!!
25 de dezembro às 17:02 · Curtir

Heirick Jackson Algodoal Grande Wolverine!!!!! Grande camarada, vc merece meu caro....
25 de dezembro às 17:03 · Curtir

Lazaro Carneiro Carneiro assim que terminou a festa dos bolivarianos em Bauru Cuba e usa fizeram as pazes.
25 de dezembro às 17:06 · Descurtir · 2

Roque Ferreira Grande Camarada.
25 de dezembro às 17:11 · Curtir

Carlos Adalberto Murça Murça figurassa
25 de dezembro às 17:41 · Curtir

Gysele Tuumm Grde figura!!!
25 de dezembro às 17:45 · Curtir

Idenilde Almeida Conceição · 49 amigos em comum
Lindo texto Henrique. Parabéns
25 de dezembro às 17:57 · Curtir

Aparecido Carlos Leandro · 5 amigos em comum
Ótima pessoa o Julio, sem dúvida uma grande homenagem....
25 de dezembro às 18:06 · Curtir

Helena Aquino Gde figura
25 de dezembro às 18:21 · Curtir

Samuel Garcia · 42 amigos em comum
Logan