domingo, 7 de dezembro de 2014

BEIRA DE ESTRADA (42)


SAIU MAIS UM TEXTO DO HPA NO 'PEDRA DE FOGO', DE PEDERNEIRAS - UMA HISTÓRIA SOBRE UM PT E DA AHB, TODOS BAURUENSES... REPERCUSSÕES...

PARTE 1 - Coluna escrita pelo Chu Arroyo, a VIDRAÇA E ESTILINGUE, para melhor entendimento das questões colocadas por mim:

CORO DOS DESCONTENTES
O ex-secretário da Casa Civil do governo paulista, Rubens Cury, puxou o coro pela volta de Pedro Tobias ao comando do PSDB. Segundo ele, o deputado continua sendo o grande líder tucano da região. “Estou sempre em São Paulo e uma parcela muito grande dos militantes deseja sua volta à presidência estadual”, disse em seu discurso, provocando alvoroço entre os presentes.
VOLTA
A nota acima foi extraída de matéria do Jornal da Cidade (Bauru), edição de 30 de novembro. Ainda segundo o texto, quase 200 pessoas, entre militantes do PSDB e lideranças do PV (...). Tucanos de toda a região pediram pela volta do parlamentar à presidência do diretório estadual do partido.
GRANDE LÍDER
O grande líder tucano foi reeleito deputado, mas em Bauru, sua base eleitoral, Pedro Tobias, vê sua popularidade cair paulatinamente. Nas eleições de 2010, o deputado estadual teve 70 mil votos; nas eleições de 2014, 35 mil votos.
CASA CAIU
Depois da Operação Odontoma da Polícia Federal na Associação Hospitalar de Bauru, onde todos os envolvidos são, supostamente (e o comentário à boca pequena é grande), pessoas indicadas por Pedro Tobias (leia artigo do jornalista bauruense e professor de História Henrique Perazzi de Aquino na página 2), o conceito de deputado estadual está em baixa e por isso a informação de que tucanos de toda a região, incluído aí nas entrelinhas da matéria, militantes do PSDB e lideranças do PV, está totalmente equivocada.
LÓGICA
Ainda de acordo com a matéria do JC, Clodoaldo Gazzetta, presidente do PV de Bauru, estava presente. Nas eleições de 2014, o experiente e dessa vez candidato a deputado federal Gazzetta recebeu um pouco mais de 48 mil votos. Ivana Camarinha, candidata novata a deputada estadual, de Pederneiras, cidade onde o universo de eleitores é bem menor, teve 40 mil votos. Por lógica, a liderança política, inclusive do PV, na região é Ivana, só falta ela tomar conta do fato.
SEM LÓGICA
Portanto, Rubens Cury também está equivocado. E por fora. Há um mês, o ex-prefeito de outrora ligou para o prefeito Daniel Camargo e reclamou deste Pedra de Fogo. O engano de Cury foi achar que o Pedra de Fogo era coisa da atual administração.
BATE EM CHICO E FRANCISCO
Ei, Cury, o Pedra de Fogo não tem nada a ver com a atual administração, mas a linha editorial é simpática, por enquanto, à maneira de governar Pederneiras. Mas fica tranquilo, o jornal é do leitor e independente; se os três mosqueteiros e a direita mortadela forem contundente com seus trabalhos e denúncias, todos têm espaço, haja vista que pau que bate em Chico também bate em Francisco.
UUUH
Mas Cury não foi o único. O assessor braço direito de Arnaldo Jardim, Sérgio Murilo, também achou que o Pedra de Fogo era coisa do vice-prefeito Juarez Solana. Numa festa de premiação às melhores empresas da região, o assessor do deputado federal cumprimentou o jornalista efusivamente, coisas de política, mas quando ficou sabendo que era o dono do jornal, a mão do sujeito amoleceu e o cumprimento terminou friamente. O jornalista ainda perguntou por que a assessora parlamentar de Jardim da região não estava presente. Alguém respondeu que fantasma não aparece nem em festa.
PERSONA
Em tom de despedida da presidência da Câmara, o vereador Ricardo de Santelmo afirmou que não foi mais vezes ao Palácio dos Bandeirantes (leia-se Casa Civil do governo do Estado de São Paulo) porque recebeu recado que não era bem-vindo, era persona non grata.

PARTE 2 - Texto de minha lavra e responsabilidade, o 'TEM MENSALÃO LÁ DE LONGE E AQUI NO NOSSO QUINTAL':
Toda vez que leio algo sobre o tal do mensalão petista fico todo arrepiado e vou logo em busca de ver se estão também cobrando de outros tantos mensalões, alguns muito mais sólidos e consistentes, inclusive bem aqui no epicentro de nossa aldeia. Na maioria das vezes vejo a indignação para os de longe e quase nada para os daqui. Sim, é muito mais simples fazer uma gritaria contra quem está bem distante dos nossos olhos, do que alguém convivendo com conosco aqui na mesma cidade e região, podendo trombar com os mesmos pelas esquinas da vida, nos restaurantes ou mesmo até possuir laços de amizade.

Aqui em Bauru ocorreu um escândalo tempos atrás, uma brutalidade pela qual não deveria existir dó e piedade para seus executores, punição exemplar, pois tiraram dinheiro da saúde municipal, algo já tão escasso, tudo para enriquecer alguns poucos e isso mês a mês. Foi o mensalão (esse comprovado) na AHB – Associação Hospitalar de Bauru, investigado pela Polícia Federal e recebendo o nome de Operação Odontoma. O fato é não existir como ser jogado para debaixo do tapete o de que todos os envolvidos são pessoas indicadas e colocadas para trabalhar dentro daquela instituição hospitalar pelo deputado estadual, o PT, ou seja, Pedro Tobias – PSDB, líder desse partido na Alesp – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Todos, sem tirar nem por são gente de sua confiança e lá atuavam sugeridos por ele.

Dito isso, vejo o reeleito deputado sempre esbravejando pela imprensa algo contra os desmandos petistas e dizendo em alto e bom som algo sobre quem seria o suposto mandante no caso do mensalão petista. Contorço-me na cadeira e lanço em forma de brincadeira algo bem simples e até agora não divulgado nas investigações efetuadas pela PF e nem aventado pela mídia: Quem seria o mandante da Odontoma? Eu como não sou bidu nem nada, não atuo no campo da especulação, permaneço caladinho da silva, como deve ser o procedimento das pessoas prevenidas e atuando pautadas pelo bom senso. Calado eu fico, mas (sempre tem um mas) não vejo com bons olhos esse problema todo jogado no colo do deputado e ele meio que dizendo não ter nada a ver com a coisa. Até para sua sustentação de sua credibilidade, seria de bom alvitre ele vir a público e dar o seu quinhão de contribuição, comprovando nada ter a ver com todo o ocorrido. Falta ajuda e empenho dele na apuração e real esclarecimentos dos fatos.

Fatos como esse pipocam aqui e ali, infestam o país de cabo a rabo. Quando alguns arregalam os olhos para esse estapafúrdio escândalo da Petrobras. Também deveriam fazer o mesmo com o do Metrô paulistano, esse sendo executado há décadas e com um rombo até maior que o outro. Ruim é observar as instituições dedicadas a esclarecer um e fazendo pouco caso, corpo mole para outros. Corrupção se resolve punindo todos os acostumados com suas benesses, corruptos e corruptores, negociatas de todas as matizes, cores, partidos e demandas. Exemplar alguém e deixar outros impunes não vai resolver nada, pois tudo continuará como dantes. Pra começo de conversa é de bom alvitre o esbravejar em alto e bom som contra os desmandos locais e regionais, incentivando o desbaratar dos esquemas montados no nosso quintal. Não dá para fazer vista grossa com algo tão perto dos nossos olhos e querer botar a boca no trombone com o que ocorre tão longe.

Nenhum comentário: