sábado, 27 de dezembro de 2014

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (82)


HENRIQUE DE PAVIO MUITO CURTO NUMA FESTA NA NOITE DE ONTEM
Essa história ocorreu ontem. O conheço de longa data, somos parentes. Em cada reencontro a mesma ladainha. Nem bem nos cumprimentamos e já vem com algo incisivo, como se me apontasse o dedo por todos os erros dos petistas:

- Viu a última. Agora os estrangeiros vão processar a Petrobras e já está pintando o terceiro. O problema para a Dilma virá de fora. O investidor botou grana pesada lá dentro e agora exige honestidade.

Dou risada e só não gargalho para não alvoroçar mais a prosopopéia, mas respondo dessa forma e jeito:

- Esses investidores internacionais são os mais sacanas do planeta. Vivem escarafunchando o planeta em busca dos lugares mais rentáveis para colocar a grana lá dele, que nem sabemos direito a procedência. Não são possuidores de argumento moral para exigirem nada. Aliás no capitalismo o que predomina é o não mais trabalho. Essa grana vem para comprar ações na certeza de receber os tubos, mas com corrupção ou não, a nossa Petrobras deve ser um dos melhores negócios do planeta. Isso, infelizmente, vai virar piada internacional.

Não sossegado, a nova investida é sobre Lula (sempre ele):

- Henrique, você é inocente demais. Só você pensa que o Lula e a Dilma não sabiam de nada das maracutaias todas? Claro que sabiam, né meu?

Eu dou mais risadas e tenho que sapecar algo do tipo:

- Meu caro, todos hoje o sabem. Sabe os caras que você defende, tipo o governador Alckmin. Usando a mesma premissa, você em sã consciência imagina que ele não sabia de nada do caso do escândalo do metrô e dos trens paulistanos? Vou mais perto, aqui em nossa aldeia, nesse escândalo da AHB – Associação Hospitalar de Bauru, você imagina que o cara do mais alto escalão na hierarquia do que foi feito não sabia de nada? Todos o sabem, meu caro e o que mais gostaria é de ver todos sendo instigados e perseguidos e não só a dupla citada por ti. Essa perseguição só aos dois, como se os demais, os aliados à sua linhagem política, por exemplos, fossem santinhos e não fizessem a mesmíssima coisa.

Não me respondeu, aliás, teve que concordar, mas soltou outra. Viu o ministério montado por ela, tem Cid Gomes, filho do Barbalho e até o Garotinho pode ocupar algo de destaque. Isso já é demais. Explique isso?

Eu tento explicar ao meu modo e jeito:

- E o secretariado do seu governador, o que você votou difere disso. Nesse sistema capitalista, tudo são acordos.

Se vocês tivessem ganho a eleição, esses que hoje estão com ela estariam contigo e compondo o ministério desse governo. Essa tal de governabilidade capitalista exige isso e sem tirar nem por toma conta de tudo. Se existe um diferencial entre esses governos todos, v ejo nos programas sociais implantados, todos eles, o que de melhor tivemos no país nos últimos tempos. Isso uma coisa, já a mão humana que implanta e que está por detrás de cada programa desses, essa um horror e colocando a perder a belezura do prescrito no papel.E a diferença ainda maior disso tudo é que hoje estamos vendo os processos andarem e tanto prisões como devoluções ocorrerem.

Continuamos mais um tempo, tudo no estilo bateu levou, dele para mim e de mim para ele. Quando cansamos, bebericamos alguma coisa juntos e nos demos uma trégua, afinal a comida estava sendo servida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Toma trocha, foi dormir com a cabeça inchada. Hahahahahaha.
Oscar Fernandes da Cunha