domingo, 14 de dezembro de 2014

UMA MÚSICA (116)


A MÚSICA BRASILEIRA É MEU DOM - VIVA JOÃO BIANO E O BATUQUE DO MONOBLOCO!

Difícil o lugar por onde ande e tendo algo onde possa colocar o bloco na rua e ir presenciar ao vivo e a cores algo dessa nossa maravilhosa MPB, tenha absoluta certeza, lá estarei. Em Natal RN, junto de Ana Bia Andrade por uma semana, ela num Congresso de Design e eu nas andanças e lambanças, cerquei desde que pisei os pés na cidade um show. A Prefeitura daquela cidade (que nem sei o partido, viu!) está patrocinando uma intensa festividade de Natal (olha a redundância) com shows de varios astros da MPB, todos gratuitos e num dos lugares mais nobres da cidade, a ARENA DAS DUNAS, o palco potiguar da Copa do Mundo. O pontapé inicial desses shows ocorreu na última sexta, 13/12 e quem lá esteve foi a Banda MONOBLOCO, capitaneada pelo Pedro Luís, o do grupo A Parede, excelente estudioso das entranhas do samba e do melhor de nossa música.

Queria estar e estive por vários motivos. Primeiro pela qualidade do Monobloco, um dos melhores grupos de percussão do país. Viajam país afora com 17 pessoas tocando tudo no palco e na ao todo são 23. Sabem lá o que é bancar algo com 23 pessoas viajando por aí? Poucos são os produtores que ainda fazem isso. Os que ainda bancam é por um único motivo, o grupo tem que ser realmente bom demais, pois os custos são sempre muito altos. O outro motivo está escancarado dentro de minhas predileções. Um dos cronners da banda é o bauruense JOÃO BIANO, um dos cantores que encantou lindamente Bauru e quando a cidade ficou pequena bateu asas e foi ser gauche na vida. Saiu com a desculpa de que estaria trabalhando no SESC e numa das unidades da cidade maravilhosa (hoje na do Flamengo), mas na verdade foi para cair de boca no estrelato. João Biano é uma estrela, canta demais da conta e às vésperas de lançar seu primeiro CD, conseguiu alto auspicioso. Sabe lá os senhores é que um caipira bauruense chegar assim na cidade encantada do Rio de Janeiro, transpirando musica por todos os poros e já de cara conseguir uma vaga no seleto grupo de músicos do Monobloco? Isso, com toda certeza não é pouca coisa.

Biano conseguiu e por única e exclusiva competência. Ali só tem cobra, gente criada no mundo da música, sambistas do maior quilate e referência. Cada um vindo de uma escola diferente. O Monobloco é uma espécie de universidade da percussão, uma reunião única e divinal de tudo o que existe de melhor no mundo do batuque. Pois esse dileto bauruense chega fresquinho no Rio e entra no grupo. Está lá, o mais novo integrante do grupo já completando dois anos de intensa participação. Nem o tratam como um novato, pois percebe-se o respeito de todos os demais. O fato é que o baita negão bauruense canta muito, tem um suingue só dele, uma mistura de um monte de gente boa, todos decisivos na sua formação. Biano é cria de sambistas inesquecíveis e imortais. Tem muito de Jamelão, Candeia, Cartola, Paulinho da Viola, João Nogueira, Tim Maia, Zé Ketti, Wilson das Neves, Martinho da Vila, Noel Rosa e tantos outros. É uma mistura de tudo isso e muito mais. Biano canta tudo isso sem ler a letra, canta porque sempre o fez, conhecedor de causa.

Queria muito ver esse show, até para rever o Biano não em Bauru, mas na estrada. Ana acabou não indo por causa das obrigações lá no Congresso e naquela noite fui com dois de seus alunos, a Laís Akemi Margadona e Thomas Honda. Foi uma oportunidade única. O Monobloco bateu demais, encantou a platéia, que lotava o gramado do estadádio, todo coberto com placas e boa parte do estádio. Tocaram vários clássicos de variados ritmos brasileiros. Teve até uma seleta seleção de funks. Mas é no samba que eles são mesmo do balacobaco. Acredito que ninguém saiu de lá triste ou falando algo depreciativo do show e do grupo ali no palco, Num momento virei para os dois ao meu lado e disse: "Eles fazem lá em cima uma bagunça muito maior do que a feita aqui embaixo". Sabe algo magnetizante? O Monobloco é magnetizante. Deles só eleogios, para tudo e todos. Estão atingindo as raias da perfeição.

Agora escrevo do nosso Biano. Voto a escrever, esse baita negão está demais da conta. Por onde passe está conseguindo angariar fãs devotos e gente maravilhada com seu trabalho. Todos os três intérpetes são bons, desde o chefão Pedro, mas Biano está se saindo melhor que a encomenda, superandpo expectativas e aquela pessoa generosa, carinhosa, atenciosa que todos que o conhecem sempre reconheceram e o elogiaram por causa disso tudo. Está integradíssimo com o grupo, suando à cântaros, afinal lá dois tipos de calor, o natural de uma cidade tropical e o da platéia, que o fez ensopar a camiseta do bloco. Era isso, mas teve mais. Depois no show, ao me ver ali embaixo, terminando me indicou para ir vê-lo num dos cantos já fora do palco. Fui e ele disse aos seguranças, "ele está comigo", deixando não só eu, como a Laís e o Thomas irmos todos conhecer as entranhas do estádio e os camarins do grupo. Fomos e recepcionados com mais calor humano. Sai de lá maravilhado por ter a oportunidade de rever João Biano num momento irradiando o que melhor sabe fazer, cantar e bem.

Anos atrás escrevi no meu blog que Biano estava pronto para ganhar o mundo e fazer um baita sucesso. Isso já ocorreu e daqui para frente ele só vai angariar sucesso em cima de sucesso. Estou maravilhado pelo crescimento desse artista, que tive a felicidade de ver em várias apresentações em Bauru. Quem não se lembra dele no Opinião, lá no TemploBar Bauru, junto da Denise Amaral, da Regina Mancebo, daAudren Ruth, do Norberto De Souza Motta, do Marco Belinasi tudo dirigido pelo competente Sivaldo Camargo? Ali ele cantou de tudo e j[á era grande, junto do Monte de Bossa e outros grupos. Hoje então, está tinindo. Uma das coisas que mais gosto é ir fazendo isso, escrevendo de quem gosto, ir observando o crescimento dos que fazem por merecer, dos batalhadores, desbravadores e gente da mais fina estirpe. Biano é tudo isso e muito mais, daí merecedor de todos os meus rasgados elogios. Deixo para encerrar esse texto uma seguestão para o Elson Reis, nosso Secretário Municipal da Cultura e para o prefeito Rodrigo Agostinho, que nesse ano trouxeram o Move Over, grupo bauruense que ganhou fama no país todo e para o próximo ano, que tal levar o Monobloco e tendo o Biano lá em cima do palco mostrando para a cidade toda que o seu talento está tomando conta do país? Fica a dica. De tudo, algo muito simples: Biano é merecedor de todos os elogios, pois é bom demais. E tenho dito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique. Que honra ter um espacinho no seu mafuá pra esse cantante aqui. Me lembro até hoje de um encontro rápido que tivemos no Alameda, antes de vir morar aqui. Eu tinha acabado de chegar de um show fora de Bauru com a Manu. Nos falamos rapidamente, mas você profetizou: "João, bauru vai te 'perder'. Em breve." Eis que algum tempo depois, vim cantarolar em terras cariocas e dar uma ventilada na vida musical e pessoal. Bauru me deu a 'régua e o compasso". O resto, tive que descobrir e a descoberta é doce e divertida, como você mesmo narrou brilhantemente bem. Tô, devagarinho, conquistando meu espaço, sem esbarrar com o de ninguém. Estou do lado de ídolos e de pessoas que admiro profundamente. Então, só posso cantar a plenos pulmões e com um sorriso no rosto. Sei onde quero chegar, mas sei mais ainda, de onde vim. Sem mais delongas, que bom poder compartilhar esse show que foi um dos melhores que fiz com eles até hoje com você, e agora com seus amigos, através das suas palavras e fotos. E acredite: é só o começo, meu parceiro. Forte abraço e nos vemos pelos palcos da vida!!!
João Biano

Mafuá do HPA disse...

Esse um link para ver o Biano arrassando lá em Natal RN:

https://www.facebook.com/video.php?v=965966786766664&pnref=story

Henrique - direto do mafuá